A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

O acidente de Zanardi, BMW M5 CS e Série 8 Golden Thunder, o primeiro trailer do novo Need For Speed e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Alessandro Zanardi sofre grave acidente

O piloto e atleta olímpico Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente na última sexta-feira (19) durante uma volta ciclística na região da Toscana, Itália. Segundo testemunhas do acidente, Zanardi perdeu o controle de sua bicicleta de mão e colidiu contra um caminhão a cerca de 50 km/h. O caminhoneiro, que dirigia a cerca de 30 km/h, chegou a desviar de Zanardi, mas não conseguiu evitar o acidente.

Zanardi estava consciente até a chegada do serviço de emergência, mas ao dar entrada na unidade de terapia intensiva do hospital, foi colocado em coma induzido devido às lesões sofridas na cabeça, que exigiram uma cirurgia neurológica. Seu quadro após três dias ainda é grave, mas se manteve estável. Segundo os médicos que o atenderam, Zanardi não corre risco de morte, mas as lesões na cabeça podem prejudicar a visão de um de seus olhos.

Ainda de acordo com as informações do hospital, ele segue estável, em coma induzido e respirando com auxílio de aparelhos — uma condição normal nesse tipo de tratamento. A equipe médica agora irá avaliar a recuperação do piloto e se a sedação poderá ser reduzida. O próximo boletim médico será divulgado nesta terça-feira, 23. (Leo Contesini)

 

BMW Série 8 ganha edição especial Golden Thunder

Se há uma forma muito comum de aumentar a lucratividade de um determinado modelo, é fazendo versões especiais dele. É por isso que a Bugatti teve tantas edições especiais do Veyron, e a Pagani ainda vende o Zonda até hoje. A Porsche também gosta de uma versão limitada e, no Brasil, a Mitsubishi fez isso por muito tempo com seus SUV. Agora a BMW parece ter começado a praticar esse método com o Série 8, que acaba de ganhar sua terceira edição especial em menos de dois anos de mercado, a Golden Thunder.

Trata-se de um pacote estético que traz ao Série 8 uma combinação de pintura preta — “Sapphire Black” ou “Frozen Black” — com detalhes dourados nas rodas e elementos estéticos externos e em elementos gráficos decorativos. A BMW não cita a inspiração para o pacote, mas não pude deixar de pensar nos 635CSi da equipe australiana JPS Team BMW, que disputou o Grupo C local entre 1981 e 1984 e seguiu no Grupo A até 1987.

O pacote será oferecido para as três variações de carroceria da Série 8 — cupê, conversível e “gran coupé” —  e para as duas versões não-M, a 840i e a M850i. Todas serão equipadas de série com o pacote M Sports, composto por rodas de 20 polegadas, spoiler traseiro, freios com discos de maior diâmetro e volante esportivo.

 

Por dentro os BMW Golden Thunder têm bancos de couro Merino da BMW Individual, com a assinatura da versão no encosto de cabeça, o revestimento de teto feito com Alcantara cinza escuro, e detalhes de alumínio com efeito de trama dourada — infelizmente a BMW parece ter esquecido de divulgar fotos desse acabamento. Todos os modelos serão equipados com o sistema de áudio da Bowers & Wilkins.

A BMW não divulgou preços nem datas para o início das vendas da edição Golden Thunder, mas anunciou que a produção inicia em setembro. (Leo Contesini)

 

Corvette Z06 flagrado em testes com Ferrari 458 e Porsche GT2 RS

Há pouco menos de duas semanas vimos novos detalhes sobre o Corvette Z06 — como a adoção de aerodinâmica ativa e rodas de fibra de carbono —, agora, o modelo voltou a ser flagrado em testes ao lado de dois esportivos europeus que, aparentemente, servem de benchmark para o futuro supercarro americano.

Como vimos em abril no vazamento dos planos da fabricante para os próximos anos, o novo Z06 chegará em 2022 e, segundo fontes ligadas à marca, terá um V8 LT6 derivado do motor do C8.R, um 5.5 com virabrequim plano, comando duplo e 32 válvulas capaz de girar até 9.000 rpm para produzir entre 600 cv e 650 cv.

Ele também terá aerodinâmica ativa e rodas de fibra de carbono, além da carroceria mais larga que a do modelo básico. O sistema terá splitter, “side flaps” e asa traseira automaticamente ajustáveis de acordo com o programa de condução selecionado — algo que permitirá também que os apêndices sejam movidos para reduzir o arrasto em linha reta, e posicionados de forma ideal para otimizar a produção de downforce nas curvas.

Outro detalhe exclusivo do Z06 é que ele deverá ter o visual da traseira sutilmente modificado para acomodar uma saída de escape centralizada. Infelizmente ainda não há uma previsão de preços do Vette Z06, mas considerando o preço do modelo anterior e o preço básico do Corvette C8 atualmente, ele deverá custar cerca de US$ 85.000. Colocando em contexto, isso é US$ 15.000 a menos que o Porsche 992 Carrera de entrada, que tem cerca de 65% da potência prevista para o Z06, sem contar os recursos de condução.  (Leo Contesini)

 

BMW M5 CS pode ser lançado nos próximos meses com 650 cv

Em sua recente reestilização, o BMW M5 ganhou novo visual e chassi recalibrado, mas manteve os mesmos números de potência – 600 cv no M5 normal e 625 cv na versão Competition. Mas pode ser que o super-sedã ganhe força extra nos próximos meses: o M5 CS, supostamente, será lançado ainda em 2020 com 650 cv.

De acordo com o BMW Blog, que cita fontes anônimas, o M5 CS será a nova variante topo-de-linha do carro. Além da potência extra, ele também deverá ter mais torque – podendo passar dos 80 kgfm. A força extra, segundo a publicação, deve vir de uma reprogramação na ECU e de um retrabalho de fluxo e arrefecimento no motor V8 biturbo de 4,4 litros. O BMW M5 CS também deverá ganhar uma recalibragem no diferencial traseiro de deslizamento limitado.

Fora isto, o carro também deve ganhar um novo teto de fibra de carbono, novos componentes aerodinâmicos incluindo um spoiler na tampa do porta-malas e, como opcional, freios de carbono-cerâmica com discos perfurados. Para diferenciar-se esteticamente, o M5 CS deverá ter mudanças discretas na face frontal, rodas com design exclusivo e detalhes de acabamento distintos no interior. (Dalmo Hernandes)

 

Ford Bronco aparece antes da hora em ensaio publicitário

Já faz um bom tempo que a Ford está às voltas com o novo Bronco – afinal, trata-se do retorno de um dos utilitários mais emblemáticos do mercado norte-americano. Prometendo visual retrô e diversas configurações de carroceria, ele tem apresentação marcada para dia 13 de julho… mas já deu as caras durante um ensaio publicitário.

Um membro do fórum Bronco6G foi quem postou uma foto aérea na qual aparecem um Ford Bronco amarelo, de duas portas e entre-eixos curto; e um Bronco Sport, a versão mais compacta e com apelo mais urbano – que deverá ser construída sobre a plataforma do Ford Escape. O Bronco amarelo é definitivamente o que nos chama mais a atenção: apesar da resolução baixa da imagem, é possível ver que ele tem proporções robustas e pneus off-road bifudos de diâmetro generoso.

Embora hoje em dia seja fácil forjar flagras ou ser enganado por montagens, ao que parece estas fotos são mesmo o real deal: um funcionário da Ford que participa do fórum comentou abaixo que “a imagem definitivamente é legítima”, e acredita que a Ford estava filmando alguma coisa para o lançamento do Bronco – e alguém conseguiu tirar a foto usando um drone.

Se for este o caso, é bem possível que o Bronco e o Bronco Sport sejam revelados juntos no dia 13 de julho. (Dalmo Hernandes)

 

Veja o teaser do novo Need for Speed da Criterion Games

Na rabeira do lançamento do novo PlayStation 5, a EA Games decidiu dar uma palhinha do novo Need for Speed, que chegará em 2021 para a nova geração de consoles. É um teaser curto, de pouco mais de 20 segundos, mas já é o suficiente para nos deixar babando. Confira abaixo:

Este novo NFS é possivelmente um dos mais importantes para a franquia, pois marcará o retorno da Criterion Games como desenvolvedora. Os últimos títulos feitos pela Ghost Games dividiram opiniões – jogos como NFS HeatNFS Payback trouxeram conceitos interessantes, mas pecavam em jogabilidade. A Criterion Games promete gráficos hiper-realistas, dinâmica melhorada e tempos de loading mais curtos, quase instantâneos.

Considerando que a Criterion Games foi a responsável por clássicos absolutos – Need Ford Speed Underground, Underground 2 Most Wanted nos anos 2000, a expectativa dos fãs é alta. Mais detalhes deverão ser revelados nos próximos meses. (Dalmo Hernandes)

Matérias relacionadas

Pronto Spyder: o roadster de motor central-traseiro que poderia ter salvo a Plymouth

Dalmo Hernandes

Como uma cidade brasileira conseguiu reduzir as mortes no trânsito sem radares

Leonardo Contesini

Um Calibra impecável, dois cupês BMW dos anos 90, um raro Duster turbodiesel e as novidades do GT40!

Leonardo Contesini