A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 61: um guia de compra do Focus Mk1, um raro Chevette GP 78, os motores mais antigos e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

O último dos GP – uma das versões esportivas mais raras do Chevette, lançada em 1978. O dono admite: ele é pouco mais que um esportivo de adesivo, com praticamente o mesmo motor 1.4 dos outros Chevette. Mas isto não significa que o Chevette GP 1978 deixa de ser colecionável. Na verdade, ele é um carro com uma história bem interessante e diversos detalhes que o separam de um Chevette normal – e Rafael Pereira, o proprietário, manja de todos eles.

Rafael e seu Chevette GP 1978 | FlatOut Classics


FlatOut Entrevista

“Alexandre Garcia é uma pessoa rara. Apesar de ser bancário de profissão, agora aposentado, é na verdade um mecânico, e um preparador, extremamente hábil. Mais que isso: é quase um encantador de motores, alguém que consegue em minutos abrir um motor e entendê-lo por completo, mesmo sem nunca ter visto este motor antes. Então imagine o que ele consegue fazer com motores que conhece profundamente. O “AG” é um preparador entusiasta, que faz coisas com as ferramentas que tem e as peças que tem, mas querendo sempre um resultado legal, do qual possa se orgulhar. Um hot-rodder de estirpe, de uma maneira rara aqui no Brasil.”

Alexandre Garcia, o Ogro do Cerrado | Flatout Entrevista


 

Guia de Compra

Pensando em comprar um Ford Focus Mk1, mas tem dúvidas sobre qual comprar e quant custa manter? Então confira esta: publicamos a segunda matéria do Guia de Compras Flatout! Esta série é um levantamento de tudo que é necessário saber para comprar um carro: preços, onde achar listas de peças, manuais, peças em si, o preço do carro, o preço das peças que necessitam troca frequente. Um guia completo, feito com carinho, como só podia vir do Flatout!  Nesta semana, o @leocontesini dá sequência à série falando do Ford Focus de primeira geração com uma ajuda de donos do modelo: @tampa_trick, @cassiorfaraujo, @guswrc e @henriquealmazan.

Ford Focus Mk1: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu


Técnica

A modernização do carro matou a arte de entender o que está acontecendo entre o volante e as rodas. O lado positivo disso é que o carro se tornou mais acessível e fácil de usar. O lado negativo, é que o motorista perdeu a conexão com a máquina de forma lógica. Ele não precisa mais saber como um carro funciona para poder guiá-lo. Mesmo o câmbio manual, um símbolo vigoroso da conexão homem máquina, hoje é mais “automatizado” que no passado. Isso graças aos anéis sincronizadores. Nesta matéria, o @leocontesini explica como isso aconteceu e como os anéis sincronizadores funcionam.

Como funcionam os anéis sincronizadores do câmbio?


 

Games

Gran Turismo ganhou uma nova edição na última semana, então nos parece um momento propício para olhar para trás e analisar a evolução da franquia de games em seus 23 anos e oito jogos.

A evolução de Gran Turismo em 23 anos e oito jogos


História

Não. Não era um touro. Muita gente sabe o que ele significa, mas… como o nome Countach chegou a este Lamborghini? O @leocontesini responde nesta matéria do FlatOut!

A improvável origem do nome Countach


 

Hans Mezger, o famoso engenheiro de motores da Porsche falecido recentemente, teve participação direta em toda vez que a Porsche competiu na F1. Uma história onde o acaso, o inesperado, tem mais influência do que pode imaginar.

Como Hans Mezger ajudou a Porsche a escrever sua história na F1


Cinema

O filme Cétait un rendez-vous”, com seus sete minutos de pilotagem ininterrupta pelas ruas de Paris, é um verdadeiro clássico entre os filmes de carro – uma obra prima em seu minimalismo e autenticidade. Nesta matéria, exploramos todos os aspectos que fazem deste curta-metragem uma das melhores produções cinematográficas sobre carros já feitas. E também damos nossa opinião sobre a “homenagem” que a Ferrari tentou fazer..

“C’etait un rendez-vous”: os carros e os detalhes desta obra prima – e como não homenageá-la


Car Culture

Todo mundo conhece as principais inovações de Colin Chapman na Lotus, do monocoque em carros de fórmula até o aparecimento do patrocínio e a profissionalização da F1. Mas hoje, o @mao4100 fala de inovações menos conhecidas, mas não menos importantes. Dois componentes, e duas filosofias, que ajudaram a Lotus, e Colin Chapman, a se tornarem lendas. Quatro pequenas amostras de genialidade pura, não destilada.

Quatro inovações da Lotus que você provavelmente não conhecia


 

Apesar de raros, a história está cheia de carros de rua produzidos em série que foram abençoados com motores de corrida — alguns tem até motor de F1. Nesta matéria, o @leocontesinireúne dez modelos de rua com motores de corrida

Dez carros de rua que usam motores desenvolvidos para corridas


 

Todo mundo conhece exemplos de carros lançados com carrocerias novas, bonitas e inéditas, mas que carregam consigo a mecânica antiga do carro que substituiu. O @mao4100 conta cinco vezes que aconteceu justamente o contrário: carros totalmente novos, mas com carrocerias que parecem idênticas à do carro anterior.

Cinco vezes em que tudo mudou, mas nada mudou


 

Agora que o V8 da Bentley deixou de ser produzido, qual motor ocupou seu lugar como o mais antigo ainda produzido em série? O @leocontesiniresponde nesta matéria (não é o Renault da foto, caso você esteja pensando)

Quais são as famílias de motores mais antigas ainda em produção?


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 62: guia de compra do Uno 1.5R e 1.6R, um Fiat Brava HGT com V6 de Alfa, a história do Mustang Mach 1 e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 03: a história da Leyton House Racing, os M3 E30 de seis cilindros, a evolução do Circuito da Catalunha e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 59: os preços dos clássicos, um Alfa 164 de família, o futuro da indústria e mais!

Leonardo Contesini