quando criança eu nao tinha muitos carrinhos nao era uma questao de dinheiro eu era apenas um grande destruidor de brinquedos muito provavelmente com aval dos meus pais isso por que como tantas crianças eu os desmontava para ver como eram por dentro como eles funcionavam por que faziam tal coisa e se voce foi uma destas crianças sabe que na remontagem sempre sobram algumas peças e o brinquedo nunca mais e o mesmo meus pais nao eram relapsos por me deixarem fazer isso quem tem filhos ja sabe o porque se a criança tem essa inclinaçao para a curiosidade e habilidade para desmontar um brinquedo e melhor deixa lo fazer isso desenvolvendo sua cogniçao e coordenaçao o que inclui a frustraçao de nao ter mais o brinquedo do que protege lo de si mesmo como se fosse uma fragil boneca de porcelana ainda hoje passadas mais de tres decadas eu tento desmontar algumas coisas para compreende las comecei antes do flatout podcast #37 aquele no qual falamos sobre a toxicidade das redes sociais mas continuei observando os comentarios inspiraçoes e aspiraçoes dos entusiastas nos grupos das redes sociais e ate mesmo em meu proprio perfil e assim como meus carrinhos da infancia comecei a desmontar os avatares as personas os estereotipos de quem falavamos no podcast imaginei um entusiasta de 27 anos uma idade em que eu proprio ainda tinha muitas convicçoes petrificadas na minha cabeça um entusiasta de 27 anos em 2021 nasceu em 1994 suas primeiras memorias claras devem datar de 1996 ou 1997 o desenvolvimento de sua personalidade começou em 1999 e seus interesses e gostos pessoais foram adquiridos ao longo da primeira decada deste seculo os anos 2000 a idade para dirigir veio apenas em 2012 e a chance de comprar seu primeiro carro logo apos isso se voce tem mais de 30 anos coloque se no lugar deste entusiasta imagine como seriam seus interesses se voce tivesse visto um video game pela primeira vez ja na forma de um playstation 2 com gran turismo 3 se voce vivesse em uma cidade grande provavelmente so poderia andar sozinho pelas ruas com mais de 12 anos nessa epoca as telas ja dominavam o interesse dos seus amigos os primeiros celulares com cameras apareceram em 2002 e em 2009 quando voce tinha 15 anos eles ja usavam telas sensiveis ao toque a internet ja estava no bolso com alta velocidade o youtube ja era parte da sua infancia junto com todo o conteudo bom ou ruim disponivel por ali quando voce finalmente começou a dirigir o volume da frota brasileira explodiu as ruas e estradas nunca foram tao ocupadas por veiculos motorizados os congestionamentos e os radares ja eram regra em todos os seus percursos — no dia a dia ou nas viagens de lazer quando voce finalmente conseguiu juntar um dinheirinho para comprar um carro o mercado quebrou [caption id= attachment_285803 align= aligncenter width= 713 ] um dos primeiros hits do youtube killing a toyota hilux[/caption] por mais que voce discorde de rousseau e inegavel que este ambiente ira influenciar a relaçao deste entusiasta com os automoveis um entusiasta que nunca teve a chance de acompanhar um project car sendo construido lentamente ao longo de anos — as vezes decadas — tende a achar que a velocidade de realizaçao e mesmo como nos videos do youtube ou nos programas da tv esse entusiasta pegou o ocaso das revistas impressas e o boom da internet social fruto de uma revoluçao midiatica que so nao foi mais transformadora que a criaçao da prensa por guttenberg de repente parecia que todo o conhecimento da humanidade estava a alguns cliques de distancia imagine voce aos 10 12 15 anos de idade nao ter mais duvidas nao respondidas sobre as coisas pelas quais voce se interessa voce tem todas as respostas como nao se sentir confiante para ter opiniao sobre alguma coisa ao mesmo tempo este entusiasta e um motorista do transito moderno ele nao teve a chance de dirigir em uma rodovia livre nao vigiada em uma cidade nao congestionada e aqui nao estou falando de ilegalidades mas simplesmente de imprimir um ritmo fluido e sem interrupçoes e preocupaçoes como o temor constante de ter sido flagrado por um radar estrategicamente posicionado para multar em vez de garantir a segurança o dia a dia na cidade provavelmente consiste em um para e anda da saida da rua de casa ate a garagem/estacionamento do trabalho qual a chance de este motorista desenvolver plenamente sua habilidade dentro da cidade https //www youtube com/watch v=rszstv3g9l4 um domingo qualquer de 1988 em sao paulo hoje a cidade mais congestionada do brasil quando finalmente desenvolvi todo esse raciocinio comecei a entender um pouco mais as diferenças geracionais aqui permitam me falar da minha geraçao que começou com os anos 1980 e terminou nos primeiros anos da decada de 1990 segundo alguns estudiosos tenho 37 anos apenas dez anos a mais que este entusiasta de 27 anos que desconstrui na minha cabeça minha personalidade se formou a partir de 1989 ano em que ganhei meu primeiro video game embora meu pai ja tivesse os seus desde os anos 1970 mesmo os games eram mais sociais que os games online de hoje porque voce dividia a tela com seus amigos ao seu lado na mesma sala ou entao ir a um shopping ou fliperama jogar nos arcades com gente que voce nunca viu nao havia o escudo do anonimato na internet voce precisava interagir com uma pessoa real a meio metro do seu nariz depois havia a informaçao passei a adolescencia inteira dependendo da escassa informaçao das revistas e jornais limitados nao por falta de vontade de seus editores mas pelo espaço de impressao e custo de produçao a internet ilimitada e recheada de informaçoes começou a aparecer quando eu ja tinha 16 anos dois exemplos de o que eram aqueles tempos eu e meu irmao perdemos a chance de comprar uma das kombi mais raras ja feitas simplesmente por que nao encontramos informaçoes criveis sobre ela voce ate poderia abrir o google e procurar kombi clipper seis portas mas nao encontraria nada a respeito porque ninguem estava falando sobre ela na epoca nao tinhamos certeza sobre nada porque afinal a vida era assim ninguem havia escrito em uma pedra virtual que tal coisa e assim e nao assado e ponto final o outro foi o mclaren f1 eu sabia tudo sobre ele mas nunca tinha visto seus bancos seu console central antes de 2008 quando as primeiras fotos de alta qualidade da imprensa americana começaram a ser divulgadas eu ja tinha 24 anos quando vi o interior do mclaren f1 pela primeira vez em fotos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285800 285801 ] tambem por esta razao a ideia de um project car nao era uma recorrencia nos encontros do posto ou nas rodas de amigos entusiastas nao havia tanta gente mostrando uma transformaçao completa em tres meses havia uma certa noçao de que uma restauraçao era um trabalho caro e demorado e por falar no encontro de posto — ou nas praças ou ruas mais badaladas — eles eram a unica opçao e nao uma alternativa aos grupos online como sao hoje era preciso se expor e a exposiçao exige respeito e diplomacia voce nao fala para um desconhecido na cara dele que nao gostou das rodas do carro dele primeiro porque voce nao e um babaca depois porque se fizesse isso estaria sujeito a tomar um tapa na orelha para deixar de ser babaca talvez por tudo isso — informaçao escassa mais regionalizada — esta geraçao tinha uma satisfaçao mais modesta ninguem buscava referencias euro em 1998 havia um mercado e usavamos o que havia nele da melhor forma possivel hoje se tornou um estilo velha escola brasil ate o inicio dos anos 2000 um carro com suspensao mais firme umas rodas mais bacanas e um tapa no carburador ainda era algo satisfatorio naqueles carros de 10 ou 15 anos e havia onde aproveitar e apreciar tudo isso as estradas eram mais vazias menos vigiadas novamente nao estou falando em ilegalidades mas em viajar preocupando se apenas com duas coisas apreciar o carro e o caminho e prestar atençao apenas ao transito o mesmo acontecia nas cidades transito mais fluido falta tempo para distraçao sobram situaçoes que exigem atençao e pratica que tornam o motorista urbano mais seguro e habilidoso nos dois ambientes voce era parado pelo agente quando fazia besteira a experiencia faz o gosto ou desgosto entao nesta decada de 20 estas duas geraçoes diferentes se encontraram as duas juntas correspondem a 100 milhoes de pessoas praticamente 90% da populaçao economicamente ativa e composta por estas duas geraçoes formadas de jeitos diferentes mas agora juntas no mesmo ambiente convivendo forçadamente com estas diferenças estamos diante de um inevitavel conflito de geraçoes nao estou dizendo que uma e melhor que a outra — apesar de eu ter um tempero saudosista ao falar da virada dos anos 1990 para os anos 2000 havia muitos inconvenientes como o consumo de alcool mais permissivo ao volante e claro carros mais inseguros mas nossas atitudes sao muito motivadas pela nossa cultura e a cultura e formada pela lida com a realidade com tudo o que fazemos para viver e sobreviver com o que entendemos que e necessario positivo ou pragmatico para seguir em frente e por isso que existe o choque de geraçoes as expectativas de uma geraçao sao diferentes das expectativas da outra cada uma aprendeu a lidar com a realidade de jeitos diferentes porque as realidades eram diferentes so que estas duas realidades — e tambem a dos boomers a geraçao dos nossos pais — juntas e que formaram a cultura automobilistica atual porque a cultura e isso a conservaçao de valores transmitida atraves das geraçoes sem ela começariamos do zero a cada nova geraçao e isso o que nos diferencia de todos os outros animais e nos coloca no topo do mundo momentos revolucionarios causam o conflito existe ruptura ruptura e dramatica brusca nunca e suave foi o que aconteceu entre estas duas geraçoes limitrofes digamos fomos do papel das coisas fisicas para o digital e virtual da informaçao escassa para toda a informaçao do mundo disponivel 100% do tempo a um custo irrisorio quem nunca precisou lidar com uma situaçao nao sabe como agir diante dela e aqui voltamos a cultura quem lidou sabera como seja ele da geraçao anterior ou da nova o conflito de geraçoes certamente sera amenizado com o passar do tempo a medida em que a geraçao mais antiga se adapta e a mais nova amadurece e se torna mais proxima das subsequentes a menos que haja uma nova revoluçao socio cultural para bagunçar tudo novamente mas mesmo nesse caso vamos nos adaptar — porque e isso o que a humanidade faz ela se adapta a sua realidade nao e esta a origem deste conflito afinal
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