no finalzinho dos anos 1970 a sadia lançou um produto inedito no mercado brasileiro o peru que apita e claro que ele nao tinha esse nome absurdo era um peru congelado que tinha um termometro embutido nao um termometro de mercurio claro mas um pino plastico espetado no peito do peru e que se levantava quando a carne estava no ponto ideal de cozimento assim voce nao precisava abrir o forno para verificar bastava acender a luz do forno e ver como estava o pino a novidade merecia uma campanha de lançamento afinal os concorrentes nao tinham esta maravilhosa tecnologia a sadia chamou sua agencia de publicidade a lendaria dpz e o resultado foi um comercial para a tv que mostrava o peru no forno e o momento magico em que o pino do termometro saltava para avisar que a comida estava pronta os produtores da agencia acharam que o negocio nao chamava muito a atençao e pra ressaltar o pino colocaram no video o som de um apito no momento em que o pino saltava do peru o negocio foi um sucesso de vendas mas depois do natal a sadia começou a receber centenas de ligaçoes reclamando que o peru nao apitou quando ficou pronto e por isso o peru acabou queimado o pessoal da agencia teve que refazer a campanha a sadia precisou explicar que o negocio nao apitava e tudo acabou se resolvendo com o tempo mesmo assim sem nunca ter apitado o peru ficou conhecido como o peru que apita essa historia e um otimo exemplo do poder do video como mensageiro a intençao dos produtores nao era enganar as donas de casa com um peru que nao apitava era apenas chamar a atençao usando um simbolo facilmente identificavel voce pode trocar o cozimento do peru e o apito por qualquer outra relaçao de causa e efeito e tera o mesmo resultado no video voce nao precisa ser verdadeiro para convencer as pessoas; basta parecer plausivel se em vez de cozimento do peru colocarmos um policial atravessando uma porta de vidro fechada apos despedaça la com seu proprio corpo isso tambem ira convencer o espectador porque ele sabe que o vidro e fragil e que uma pessoa pode quebrar vidro — ainda que uma porta de vidro temperado seja extremamente resistente a colisoes com corpos humanos quem ja deu uma trombada em uma destas sabe como https //flatout com br/rush o que e real e o que e ficcao na historia de james hunt e niki lauda/ os filmes fazem isso o tempo todo e mesmo um filme baseado em uma historia real como ford vs ferrari pode nos convencer de que as coisas aconteceram de um jeito bem diferente como por exemplo de que a ferrari era uma fabricante poderosa e imbativel e que a ford era uma pobre coitada que precisava derrotar aqueles carcamanos malditos a premissa do filme todos conhecem bem — afinal contamos tudo em uma serie de sete materias e um video resumidamente ele conta o drama da ford em sua tentativa de derrubar a ferrari em um territorio que ela dominava as 24 horas de le mans na epoca a ferrari era ao lado da jaguar a maior vencedora da prova e a ford depois de ser humilhada por enzo ferrari decidiu dar o troco https //flatout com br/ford vs ferrari a historia real que inspirou o filme/ o filme mostra os italianos um tanto arrogantes e combativos mestres do oficio e uma potencia imbativel algo como os suiços em jamaica abaixo de zero lembra mas no mundo real o que a ford fez foi simplesmente uma reaçao desproporcional em 1963 quando o conflito ford ferrari começou a marca americana era a segunda maior fabricante de automoveis do planeta a ferrari coitada era apenas um galpao com uns veteranos muito habilidosos que vendia carros de rua para bancar os carros de corrida como a gastronomia a engenharia automobilistica dos italianos consiste em poucos ingredientes de alta qualidade combinados de forma esmerada criativa e saborosa nao havia fartura mas voce nao precisa disso para comer bem nem para correr bem a declaraçao de guerra da ford contra a ferrari era como o gigante golias olhando para baixo e jurando esganar o jovem davi e eu provo isso com uma dose de fatos o primeiro deles e o proprio ponto de partida desta historia ja deixa isso claro enzo precisava vender a ferrari enzo nao queria vender a ferrari para se aposentar e morar na praia com dona laura ele queria vender a ferrari pois nao iria muito longe sem um investidor se hoje valendo dezenas de bilhoes de dolares a ferrari nao mantem um programa para o wec paralelo ao da f1 imagine como isso abalou as finanças de uma marca independente que se bancava apenas com a venda de esportivos — que por sua vez dependiam do sucesso nas pistas na epoca enzo estava no fundo do poço seu unico filho legitimo havia morrido aos 24 anos de idade alem do filho ele tambem perdera seus pilotos em acidentes pelos quais acabou responsabilizado pela opiniao publica sendo chamado ate mesmo de o monstro de maranello para piorar quase toda a receita da ferrari era consumida pelos programas de automobilismo havia um risco real de a ferrari desaparecer nos anos seguintes o trabalho de toda uma vida acabaria em absolutamente nada alem de glorias do passado a negociaçao com a ford portanto apesar da aparente arrogancia de enzo foi um ato de desespero — alem de uma manobra de pressao sobre a fiat que acabaria comprando metade da ferrari em 1969 e a ford so procurou a ferrari porque tinha dinheiro suficiente para comprar os campeoes de formula 1 e le mans construtores de alguns dos esportivos mais cobiçados da epoca era a ford quem dominaria a ferrari e nao o contrario em 1963 as tres grandes fabricantes americanas produziram sozinhas mais de 7 600 000 automoveis destes 2 400 000 foram feitos pela ford a compra da ferrari seria um investimento relativamente barato para a ford alem disso a ferrari tambem precisava formar uma equipe para combater a ford o filme mostra que a ford nao tinha ninguem para criar um carro que pudesse enfrentar a ferrari e por isso foi atras de carroll shelby velho desafeto de enzo e o responsavel pela interrupçao na sequencia de vitorias da ferrari em le mans a ferrari teria vencido todas as ediçoes entre 1958 e 1965 se shelby e seu amigo roy salvadori nao tivessem vencido a ediçao de 1959 com um aston martin dbr1 [caption id= attachment_291247 align= aligncenter width= 999 ] carlo chiti e enzo ferrari[/caption] apesar da sequencia de vitorias da ferrari a scuderia tambem precisava de novos nomes para se manter competitiva isso porque em 1961 uma disputa entre laura ferrari a esposa de enzo que o substituia temporariamente no comando da ferrari e os principais funcionarios da fabrica levou a uma demissao em massa de todos eles o gerente de vendas girolamo gardini o diretor tecnico carlo chiti o diretor de design giotto bizzarrini e o chefe da equipe de corridas romolo tavoni alem de outros cinco funcionarios subordinados a estes o episodio acabou conhecido como the great walkout algo como a grande debandada e aconteceu em um momento critico da ferrari porque charlo chiti havia projetado o 156 sharknose que vencera o campeonato naquele ano e a lotus estava preparando o contra ataque para a temporada seguinte alem disso giotto bizarrini havia começado a trabalhar no projeto que se tornaria a 250gto que acabou largado pela metade enquanto a jaguar estava lançando o e type a carroll shelby conseguiu o acordo com a ford para fazer o shelby cobra https //flatout com br/como uma disputa entre funcionarios e a esposa de enzo quase matou a ferrari/ enzo acabou promovendo ao cargo de diretor tecnico o jovem engenheiro mauro forghieri entao com apenas 27 anos alem dele enzo chamou seu velho amigo sergio scaglietti para cuidar do design dos carros e contratou novos funcionarios mais jovens e menos experientes o que significa que em 1964 quando a ferrari e a ford começaram a brigar nas pistas as duas tinham equipes recem formadas tentando construir o melhor carro possivel a verdadeira disputa de ford vs ferrari apesar desta critica a insistencia de apresentar a ford como um azarao contra a ferrari ford vs ferrari consegue retratar com fidelidade um outro conflito dentro desta guerra o dos entusiastas contra os burocratas car guys vs bean counters como diria o titulo do famoso livro de bob lutz carroll shelby era um enzo ferrari ao seu modo os dois foram militares os dois foram pilotos bem sucedidos os dois acabaram impedidos de continuar correndo os dois se tornaram chefes de equipe e os dois se tornaram construtores de automoveis eram antagonistas mas so por que eram exatamente iguais [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 291242 291243 291244 291245 ] e estas semelhanças estao sutilmente presentes no filme enzo ferrari recusou a subordinaçao a ford e ele fez isso exatamente devido ao que acontece com shelby e miles os dois precisam desenvolver o carro campeao ao mesmo tempo em que precisam resolver questoes politicas com os burocratas da ford e eles so conseguem evoluir de verdade quando criam a kar kraft e se enfiam em um hangar no aeroporto de los angeles convenientemente distante dos escritorios bem decorados da casa de vidro da ford em michigan para a ford shelby foi a alternativa a ferrari porque eles eram iguais nao conseguimos com o melhor vamos com o outro no fim das contas os entusiastas os corredores de raiz ganham a batalha os esforços de shelby e sua equipe de hot rodders entram para a historia — nao por que a ford derrotou a ferrari mas por que shelby derrotou um rival a sua altura tal como emerson superou stewart como senna superou prost como hakkinen superou schumacher e como rosberg superou hamilton a grandeza de quem vence se mede pela grandeza de quem perde afinal https //flatout com br/como nascem os icones forca e importancia da rivalidade nas pistas e nas ruas/ e se me permitem uma interpretaçao pessoal da historia aqui vai no lado americano os entusiastas venceram as batalhas mas nao a guerra shelby escreveu seu capitulo da historia mas em 1968 a ford o dispensou e em 1970 a shelby automobiles ja nao produzia um unico esportivo a parceria com a dodge aconteceu como chrysler shelby uma iniciativa de lee iacocca o mais entusiasta dos burocratas da ford que teve sua lealdade a shelby bem retratada no filme que era executivo da chrysler e contratou shelby para desenvolver os esportivos a shelby american so voltou a operar em 2003 e ainda esta ativa embora seja uma empresa independente ela e fortemente associada a ford e mais reconhecida pelos modelos desenvolvidos em parceria com a fabricante [caption id= attachment_291241 align= aligncenter width= 999 ] shelby em 1975 de 1969 a 1981 ele se dedicou a distribuiçao de pneus[/caption] enquanto isso no outro lado de greenwich na velha bota italiana os entusiastas venceram enzo ferrari manteve sua scuderia independente ate sua morte e desde entao a fiat valorizou o legado do velho comendador habilmente controlado por seu unico herdeiro piero ferrari desmembrada da fiat chrysler em 2015 a ferrari atingiu o valor de mercado de cerca de us$ 30 bilhoes superando general motors e a propria ford que tem seu valor estimado em pouco menos de us$ 20 bilhoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.