no auge dos meus 6 anos de idade minha maior expectativa todos os dias era a chegada do onibus escolar isso porque eu nao pegava o mesmo onibus todos os dias na maioria das vezes o busao era um urbano tradicional com bancos de fibra e assoalho de aluminio estampado de vez em quando pegavamos um classico microonibus mercedes benz 608 o popular mercedinho o mais raro de todos era um onibus rodoviario aposentado grande confortavel com bancos macios e aquele cheiro familiar de couro antigo ele era usado uma ou duas vezes ao ano ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] se eu tivesse crescido nos estados unidos isso nao aconteceria isso porque quase todos os onibus escolares americanos seguem o mesmo padrao chassi de caminhao frente bicuda ampla area envidraçada e talvez sua caracteristica mais marcante pintura amarela e ha um bom motivo para isso que pode ser resumido em uma so palavra padronizaçao parece obvio agora nao e acontece que em 1939 nao era tao obvio assim aquela altura carros caminhoes e outros tipos de veiculos ja estavam mais que estabelecidos e em grande parte graças a henry ford e seu modelo t era abundantes nas ruas e estradas dos eua mesmo os onibus eram invençao antiga os primeiros veiculos de transporte coletivo ainda com traçao animal começaram a circular no começo do seculo 19 por volta de 1830 ja havia onibus a vapor enquanto os primeiros onibus eletricos funcionais os chamados trolebus apareceram depois de 1880 antes da virada do seculo 20 os primeiros onibus com motor de combustao interna foram produzidos nos estados unidos falando assim parece ate que foi uma evoluçao continua linear mas nao assim como ocorre em qualquer pais especialmente os de proporçoes continentais as inovaçoes tecnologicas chegam em alguns lugares antes que outros assim enquanto as regioes mais ricas e com melhor infraestrutura adotaram logo os onibus movidos a gasolina partes mais distantes e cidades do interior continuaram valendo se dos veiculos a vapor ou mesmo puxados por animais tanto para o transporte coletivo urbano rural e rodoviario quanto para os onibus que levavam as crianças a escola e mesmo nos locais onde as coisas estavam mais avançadas nem todo onibus escolar era igual alguns eram fabricados por empresas especializadas outros eram improvisados colocando se bancos e janelas nos baus dos caminhoes o importante era que fossem confiaveis e capazes de cumprir o mesmo trajeto de segunda a sexta feira mas nem todo mundo concordava com isso uma dessas pessoas era o educador frank w cyr que na epoca era professor na universidade de columbia em nova york em 1937 cyr conduziu um estudo para descobrir como era o transporte das crianças a escola nos estados unidos e nao gostou do que viu para ele era absurdo que em algumas cidades circulassem os onibus mais modernos e em outras ainda resistissem os veiculos puxados por cavalos esse era um topico relativamente sensivel para cyr que havia nascido no interior de nebraska ele proprio havia sentido na pele a dificuldade para ir estudar longe de casa e passou a maior parte de sua carreira dando aulas em escolas na zona rural foi por isso que em 1939 cyr organizou uma conferencia com representantes de dez estados diferentes com o intuito de estabelecer um padrao para os onibus escolares quem tambem gostou da ideia foram as fabricantes de onibus que poderiam seguir um padrao e produzir os veiculos em massa o que tornaria o processo mais rapido e reduziria custos [caption id= attachment_291235 align= alignleft width= 307 ] frank cyr o pai do onibus escolar amarelo[/caption] assim foi feito e o negocio era serio a familia rockefeller cedeu us$ 5 000 o equivalente a quase us$ 100 000 em valores atualizados para a realizaçao da conferencia que durou sete dias e so terminou quando os participantes chegaram a um total consenso ainda que um total de 44 caracteristicas padronizadas tenham sido definidas durante a conferencia cyr deu especial importancia a cor dos onibus que afinal era sua caracteristica mais marcante e a primeira coisa que se nota cyr levou diversas amostras de cor para que os participantes decidissem em um espectro que ia do verde limao ao terracota passando por uma serie de tonalidades de amarelo laranja e vermelho em uma entrevista concedida em 1989 cyr lembrou que havia uma serie de inconsistencias nas cores usadas pelos onibus escolares antes da reuniao e que um dos distritos escolares tinha pintado seus onibus de vermelho branco e azul para tentar inspirar patriotismo nas crianças era como uma camuflagem se voce parar para pensar acho que a ideia foi movida por um sentimento patriota o que e bem intencionado mas tornava os onibus muito menos visiveis alem disso nao acho que as cores tenham mesmo contribuido para aumentar o patriotismo contou o educador a decisao final foi por um tom de amarelo quente levemente alaranjado que recebeu o nome oficial de national school bus yellow chrome uma referencia ao cromato de chumbo pigmento que era utilizado na fabricaçao da tinta atualmente o nome oficial da cor e national school bus glossy yellow a ciencia por tras do school bus yellow um fato interessante ainda que os participantes da reuniao dificilmente tivessem levado isto em conta a tonalidade amarela realmente era a mais adequada para um onibus escolar cientificamente falando o motivo tem a ver com a forma como nossos olhos funcionam para detectar o espectro de cerca de 10 milhoes diferentes que conseguimos enxergar os seres humanos tem tres tipos diferentes de celulas chamadas cones um para detectar os comprimentos de onda longos que nos fazem enxergar a cor vermelha; um para as ondas medias que correspondem aos tons de verde; e um para as ondas curtas que nos fazem enxergar tons de azul com os tres cones conseguimos detectar os milhoes de variaçoes em tonalidades curiosidade algumas pessoas tem quatro tipos diferentes de cones e conseguem enxergar ainda mais cores mas isso e bastante raro a cor amarela por sua propria natureza e mais facil de ser vista nao apenas por ser uma cor vibrante que chama atençao mas porque seu comprimento de onda fica exatamente entre o vermelho e o verde e ambos os cones sao estimulados igualmente na pratica isto quer dizer que o estimulo que chega ao cerebro tem o dobro da intensidade e a cor amarela e percebida e processada mais rapido com isso fica mais facil para os motoristas dos outros veiculos notarem os onibus amarelos algo para que tambem contribui seu tamanho claro a nhtsa national highway traffic safety administration nao exige que todos os onibus sejam amarelos e apenas uma recomendaçao fora a cor existem tambem todas as caracteristicas comuns aos onibus escolares os ja mencionados 44 itens padronizados em 1939 tambem diziam respeito as dimensoes do veiculo nao apenas as dimensoes externas como comprimento altura e largura mas tambem o a distancia entre os bancos e a largura do corredor entre os assentos por exemplo detalhe os onibus escolares nao precisam ter cintos de segurança pois foram especificamente projetados para mitigar os efeitos de uma colisao e tambem para facilitar o evacuamento do veiculo em situaçoes de emergencia o uso dos chassis de caminhao bicudo por outro lado nao foi uma disposiçao definida pelo comite especial mas sim uma questao de conveniencia e custos de produçao a formula nao mudou muito de la para ca foram incorporadas luzes auxiliares na dianteira e na traseira e uma saida de emergencia na traseira alem de uma placa de pare escamoteavel em cada uma das laterais e e proibido ultrapassa los quando a placa estiver a mostra mas as atualizaçoes tiveram mais a ver com o projeto do veiculo em si motor cambio e aspectos tecnicos do que com as caracteristicas proprias dos onibus escolares os onibus modernos por exemplo tem velocidade limitada eletronicamente a 80 km/h o que so foi possivel com a evoluçao dos powertrains de forma geral os onibus escolares seguem o mesmo padrao ha mais de oito decadas e ainda sao considerados seguros o bastante entao nao devem ficar muito diferentes nos proximos 80 anos
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