FlatOut!
Image default
História

O Ferrari 599 GTB Fiorano, e o último V12 manual

Se a gente esquecer os carros de corrida, dos especiais e exóticos F50, Enzo, La Ferrari, e focarmos nos Ferrari de produção normal de rua, veremos que a Ferrari nunca teve um V12 de motor central traseiro. Nunca. Nem mesmo se considerarmos, como é o correto, que o doze cilindros contraposto dos Berlinetta Boxer (e depois, Testarossa e descendentes) não era Boxer, e sim um V12 a 180°. Isso não pela configuração do motor, e sim por ele nunca ter sido central! Tecnicamente, um motor central tem que estar todo para dentro do entre-eixos; todo mesmo, inteirinho. O motor contraposto do Berlinetta Boxer está com o fim dele em cima do eixo. É um carro de motor traseiro, tecnicamente. Sim, é só semântica. Sim, a maioria dele está para dentro do carro, no espaço entre-eixos. Mas não todo! É indicativo da escorregada no tomate que cometeram ali. Pressionados a colocar um moto