e o fim mas provavelmente nao anunciar o fim de algo ao mesmo tempo que promete a volta normalmente e receita para fazer um dinheiro extra numa ultima versao mais cara um embuste mas este nao parece ser o caso aqui a morgan afinal de contas nao funciona como as empresas normais a que estamos acostumados vamos dar um desconto a eles mas o fato e que a empresa anunciou o fim do seu modelo de 3 rodas ja em novembro do ano passado; esta semana chega noticia que a produçao finalmente chega ao fim com a liberaçao de um video apropriadamente melancolico da montagem dos ultimos carros [embed]https //www youtube com/watch v=fafejmf1 zk[/embed] diz a morgan o morgan 3 wheeler apresentado pela primeira vez em 2011 deixara de ser produzido no verao de 2021 morgan esta comemorando o fim da produçao do 3 wheeler com 33 carros em uma ediçao limitada chamada p101 o nosso pequeno triciclo esporte e uma rebeliao contra o automovel higienizado e moderno representando um carro sem frescuras emocional com atitude e carater nao seria a primeira escolha para viagens de longa distancia mas exala um notavel senso de aventura que compele os proprietarios a embarcar regularmente em viagens cruzando paises e ate mesmo continentes como diziam os aviadores da primeira guerra mundial sobre seus morgan o mais proximo de voar sem deixar o solo a ediçao final do carro esta esgotada no entanto o morgan 3 wheeler vai retornar os motivos para este fim pero no mucho esse fim com retorno prometido e algo que so pode se esperar de empresas como a morgan pequenas e que sobrevivem hoje em dia mantendo carros em produçao por decadas a empresa acaba de reformular toda sua linha de carros tradicionais de quatro rodas e certamente por isso nao tinha condiçoes de tocar em paralelo o projeto de um substituto para o seu triciclo tambem isso vai ter que acontecer depois no tempo dela e qual o motivo da descontinuaçao emissoes claro o motor americano s&s uma unidade motociclistica baseado num antigo v twin harley davidson refrigerado a ar chegou ao fim de suas possibilidades de amordaçamento para emitir menos poluentes nao e uma questao de demanda; o carro foi efetivamente proibido de existir o que nos mostra a profunda injustiça do mundo do automovel hoje exigir da morgan uma empresa artesanal que a 112 anos produz carros especiais a mao no interior da inglaterra numa quantidade pifia que siga as mesmas regras de emissao e proteçao aos ocupantes de uma vw ou uma toyota e realmente uma injustiça nao so com os donos e funcionarios dela mas tambem com os proprietarios e os fas da marca que diferença faz um punhado de caros triciclos fabricados por ano na emissao mundial de poluentes e quem compra um morgan certamente nao esta interessado em segurança passiva superior se voce nao entendeu a diferença em escala aqui deixe me explicar nos dez anos que esteve em produçao de 2011 a 2021 pouco mais de 2500 triciclos morgan foram produzidos uma media de 250 carros/ano ou um carro por dia da semana sabado e domingo de descanso claro sabe como a fabrica da ford f150 americana chama 2500 carros uma manha normal de segunda feira metade de um dia certamente privar o mundo de morgan de tres rodas nao fara diferença alguma no grande esquema das coisas mas enfim a boa novidade e que prometem voltar a ele o que parece obvio 1/3 da produçao da pequena fabrica de malvern link era dedicada ao triciclo um modelo de grande aceitaçao e fama na verdade e um dos carros mais felizes diferentes e puramente divertidos da historia do automovel uma verdadeira dadiva de alegria e felicidade da morgan para o mundo deviamos ser mais agradecidos por isso porque todo mundo sabe que alegria e o que mais precisamos hoje em dia como sera o novo triciclo certamente nao sera igual; como os novos plus four e plus six provavelmente um carro moderno no espirito do antigo e nao mais um carro antigo ainda produzido em 2021 uma pena porque a grande coisa que sempre nos atraiu a malvern link por decadas foi precisamente isso carros antigos fabricados como antes hoje de onde saiu o morgan 3 rodas tradiçoes nao sao necessariamente coisas que devemos manter para sempre; algumas delas pedem importancia ou tolerancia e precisam ser quebradas todos sabemos mas nao quer dizer que todas as tradiçoes mereçam acabar vejam a morgan os ultimos cinco anos viram a quebra de varias tradiçoes da empresa que esperavamos que nunca acabassem era reconfortante saber que por mais que o mundo do automovel mudasse a morgan ainda permanecia igual [caption id= attachment_297205 align= aligncenter width= 999 ] um plus 8 1985 o morgan tradicional[/caption] nao entenda mal os atuais plus four e plus six sao carros sensacionais e graças a deus que eles e a morgan ainda existam belissimos e criados a mao sao sensacionais lembranças de um tipo de carro raro hoje em dia o roadster ingles mas apenas a aparencia e a dos plus 4 de antes ate 2019 era o mesmo chassi do carro de 1936 lentamente evoluido ate ali motor e transmissao modernos amortecedores modernos pneus modernos mas o mesmo chassi escada com suspensao dianteira independente por pilar deslizante presente no primeiro morgan de 1909 hoje e um carro moderno com a aparencia do antigo um chassi de aluminio adesivado com suspensoes duplo a sobreposto em todo canto [caption id= attachment_297210 align= aligncenter width= 900 ] o chassi 2019 e o 2020 [/caption] a carroceria ate 2019 era construida como no 3 rodas uma estrutura inteiramente de madeira especificamente freixo ingles criada por carpinteiros habilidosos revestida de aluminio formado pacientemente a mao na base de martelinho e english wheel carros fabricados exatamente como antes da segunda guerra uma fabrica que era quase um museu da revoluçao industrial uma bonita tradiçao infelizmente mas inevitavelmente abandonada o 3 rodas era o ultimo os plus tem apenas um vestigio de madeira para tentar se apegar de alguma forma a uma tradiçao perdida [caption id= attachment_297207 align= aligncenter width= 999 ] antes toda de madeira hoje apenas esse vestigio plus six atual [/caption] a outra tradiçao que tambem acabou e a de ser uma empresa familiar com um morgan como dono e presidente todo dia na fabrica fundada pelo filho do vigario de stoke lacy em malvern no ano de 1909 por tres geraçoes foi uma empresa familiar; apenas recentemente se tornou uma empresa aberta com administraçao profissional [caption id= attachment_297212 align= aligncenter width= 741 ] o vigario george morgan de cartola e seu filho hfs ao volante uma empresa familiar [/caption] e foi o filho do vigario henry frederic stanley hfs morgan que criou a tradiçao do carro de tres rodas na morgan esta tradiçao mostra que nada e para sempre e esse papo de ultimo isso ou aquilo e uma previsao de futuro que nao passa de um chute como todas sao ta as vezes um chute bem dado e com base mas ainda um chute isso porque essa primeira tradiçao a dos carros de tres rodas durou 30 anos na morgan acabou completamente no pos guerra sessenta anos depois reapareceu e foi retomada de uma forma que parecia nunca ter parado as noticias do ultimo morgan de tres rodas em 1952 pelo visto foram exageradas; ainda que tiveram que esperar ate 2011 para que outro aparecesse hfs morgan foi um dos pioneiros do automovel o reverendo george morgan tinha um verdadeiro xodo com seu filho engenheiro e encorajou sua paixao por aquela grande novidade tecnica do inicio do seculo 20 o automovel logo hfs cria um pequeno carro barato de tres rodas e apenas um passageiro e mostra o em 1909 no salao do automovel de londres onde levanta grande interesse hfs queria como henry ford criar meio de transporte barato o seu primeiro triciclo era incrivelmente simples e pequeno mas ja mostrava caracteristicas que se tornariam famosas na marca a principal e justamente a suspensao dianteira independente por meio de pilar deslizante outra ficaria famosa apenas nos triciclos o motor v twin de motocicleta neste caso um motor peugeot de 7 cv a empresa foi fundada em 1909 mas na realidade a fabrica financiada pelo reverendo morgan so começou a entregar um carro muito modificado ja com lugar para duas pessoas em 1912 naqueles anos iniciais o barato morgan fez muito sucesso e dinheiro mas estava longe de ser um carro esportivo era um carro barato apenas para comprar e manter mas claro que hfs era um entusiasta e bate uma serie de recordes em carros de corrida especiais aumentando a fama de sua empresa logo lança um triciclo chamado de super sports um minusculo carrinho esporte que tinha incrivel estabilidade e velocidade devido a sua baixa altura e seu baixo peso apesar de ser espartano ao extremo deixar os ocupantes expostos ao mundo feito motociclistas e de nao ter sequer marcha a re os pequenos morgans criavam uma ligaçao unica com seus donos aquela ligaçao incrivel que acontece entre um carro obediente e veloz e seu motorista eram muitas vezes bem mais rapidos e ageis que os grandes carros de prestigio da epoca como eram tambem mais baratos que eles se tornaram objeto de desejo do entusiasta da epoca a partir dos anos 30 quando carros baratos de grandes fabricantes acabaram com a galinha de ovos de ouro de hfs o mercado de meio de transporte barato ele reduziu o tamanho da fabrica e seu volume de produçao inteligentemente se concentrando em seus carros esporte vendido em menores quantidades mas com maior lucro unitario criou em 1936 um morgan esporte de quatro rodas e o resto ja sabemos as morgan continuou fabricando o ate hoje seu filho peter morgan o sucedeu e o filho deste charles em seguida ate recentemente mas o tres rodas acaba no pos guerra como sabemos por longos e longos anos apenas os plus 4 e plus 8 os carros esporte de quatro rodas existiam a tradiçao dos carros esporte de tres rodas totalmente esquecida e permaneceria assim se nao fosse um acaso do destino no inicio dos anos 2000 peter larsen de seattle nos eua era um fabricante de side cars especializado em harleys que tinha uma tara secreta por triciclos como o morgan durante os anos varias copias em espirito modernizadas tinham aparecido em produçao pequena mas nenhuma era exatamente como queria uma mescla mais cuidadosa de passado e presente eram na verdade modernizaçoes do conceito resolve que ia ele mesmo fazer o que imaginava [caption id= attachment_297221 align= aligncenter width= 640 ] o liberty ace harley[/caption] o carro que criou era por falta de um adjetivo melhor sensacional era obviamente um morgan dos anos 1930 mas com algumas mudanças basicas que o tornavam tambem estranhamente moderno era muito mais baixo e largo que o original para começo de conversa as rodas dianteiras podiam ainda ser finas parte do estilo desejado mas agora eram suspensas por dois braços em a sobrepostos de comprimento generoso em um carro muito mais baixo fazendo uma base dinamica incrivel freios a disco claro e a roda traseira um pneu automotivo largo e moderno o motor era um harley davidson de 1440cm3 refrigerado a ar acoplado a um cambio manual de mazda miata e uma correia dentada harley para relaçao final o chassi tubular soldado com carroceria de fibra de vidro o sensacional carrinho fez tanto sucesso que larsen o colocou em produçao limitada na fabrica de sidecars liberty era o liberty ace harley ace significando american cyclecar endeavor iniciativa de ciclocarro americano isso foi em 2005; o carro entrou em produçao mas nao conseguia atender a demanda a comunidade entusiasta se perguntou como a morgan nao pensou nisso [caption id= attachment_297220 align= aligncenter width= 620 ] um ace 2010[/caption] charles morgan obviamente estava ouvindo em pouco tempo entra num acordo e compra o projeto que apareceria finalmente em 2011 como o novo morgan 3 rodas a traduçao de ace harley para morgan incluiu a criaçao de uma carroceria mais sofisticada e profissionalmente desenhada pela morgan obviamente agora em madeira e aluminio o motor passou a ser um encomendado especialmente para a s&s de wisconsin; baseado no v twin harley era um dois litros de 115cv com injeçao eletronica [caption id= attachment_297229 align= aligncenter width= 999 ] 2011 o morgan 3 rodas renasce [/caption] pesando apenas 490 kg e claro que era uma coisa interessantissima o 0 96 km/h era realizado em 4 5 segundos apesar da velocidade final baixa de 185 km/h isso claro se voce aguentar o furacao na cabine a partir de 130 km/h o carro obviamente nao tem teto e aberto nao um conversivel para ser usado como motocicletas e em alguns paises ser licenciado como tal era uma coisa simplesmente sensacional este novo morgan um daqueles carros criados apenas para o prazer na direçao cru espartano simples incapotavel leve e veloz agil carismatico unico andar em algo tao baixo estando tao exposto com o motorzao de moto la na frente puxando forte com seu caracteristico som sincopado deve ser o nirvana para quem tem afinidade mecanica que gosta de realmente dirigir uma maquina vibrante e temperamental algo com personalidade vivo dirigir apenas por dirigir uma cruza de harley davidson com um lotus 7 com pitadas de biplano ingles de 1930 tudo de bom de uma moto unido a tudo de bom em carros esporte de verdade em uma amostra de como a legislaçao o impactou hoje duas versoes estavam disponiveis ate o fim da produçao a euro 3 com 85cv ou a euro 4 com apenas 68cv ainda assim a versao euro 4 ainda fazia o 0 100km/h em menos de 7 segundos e chegava a 185 km/h o que ja e bem mais que suficiente o que vira agora morgan garante que nao sera eletrico como o estudo de alguns anos atras abandonado; apenas um motor mais moderno parece ser o caminho o carro sera novo e ainda mais moderno ou mesmo carro de hoje com um motor de moto mais moderno e menos poluente apenas o tempo dira mas toda vez que alguem lhe disser que esse e o ultimo de algo lembre se desta historia diferente de gente maquinas podem sim voltar a vida
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