a quarta geraçao do mustang teve uma passagem breve pelo brasil quando beneficiada pela valorizaçao do real se tornou razoavelmente acessivel para ser trazida por importadores independentes — algo muito comum naquela metade dos anos 1990 mas nos anos seguintes o cambio flutuante fez o dolar subir o real voltou a realidade as importaçoes diminuiram e o mustang passou a virada do milenio meio apagado no brasil que fique claro la fora o mustang so melhorou ano apos ano e como vimos na parte anterior desta serie chegou ao seu auge nos svt cobra e svt cobra r que ganharam suspensao traseira independente e um acerto de motor e chassi capaz de enfrentar grandes esportivos europeus nas pistas da america do norte essa evoluçao foi fundamental para que o mustang recuperasse seu prestigio como o muscle car favorito dos eua — algo que ele perdeu para o camaro nos anos 1980 com as expectativas elevadas a quinta geraçao chegou em 2006 aproveitando a onda retro que afetou o mundo automobilistico e trazendo o visual classico da carroceria fastback da primeira geraçao [caption id= attachment_246279 align= aligncenter width= 999 ] o mustang de quinta geraçao ainda na fase conceitual[/caption] foi um sucesso imediato de publico e de critica — especialmente porque na segunda metade de seu ciclo de vida ja com o novo motor v8 5 0 ele começou a incomodar os grandes figuroes da europa nao apenas em suas versoes mais radicais mas tambem na versao gt basica e principalmente no gt500 como as geraçoes anteriores ele teve diversas series especiais — algumas delas estao entre as melhores de todos os tempos e duas sao as favoritas deste que vos escreve conheça todas a seguir mas antes um esclarecimento nesta lista incluimos somente as versoes oficiais da ford algumas foram fabricadas pela shelby outras pela svt o mustang de quinta geraçao teve ao menos quatro versoes especiais feitas pela shelby de forma independente mas por seu carater fora de serie e por serem tambem vendidos como pacotes para quem ja tivesse seu mustang eles nao foram incluidos nesta listagem shelby gt h 2006/2008 a primeira versao especial do novo mustang apareceu logo em seu segundo ano e honrando a inspiraçao retro fez renascer um icone dos anos 1960 o shelby gt h se fosse lançado hoje pensariamos que se trata de um mustang hibrido mas como ele apareceu antes da histeria carbonica o h se refere a hertz a famosa rede de locadoras que em 1966 fez um acordo com a shelby american para seu programa rent a racer que alugava o shelby gt350 a qualquer americano com dinheiro no bolso para comemorar os 40 anos da parceria a ford relançou em 2006 o gt h desta vez ele nao era um shelby gt350 mas um gt v8 ainda com o motor 4 6 que foi modificado pela carroll shelby international para produzir 325 cv usando uma admissao ford racing escape menos restritivo e um novo mapa para a ecu do motor como o original ele foi oferecido inicialmente para locaçao nas lojas da hertz e com as cores da locadora — preto com faixas douradas alem do esquema de pintura ele se diferenciava por usar grade feita a partir de um billet de aluminio e capo shelby com travas de pino alem do arranjo do painel traseiro e da grade que seriam usados mais tarde nos modelos shelby gt e gt/cs mecanicamente o gt h alem dos upgrades do motor tambem recebia o pacote handling com molas mais curtas amortecedores com mais carga barras estabilizadoras barra de amarraçao nas torres dos amortecedores dianteiros e um novo diferencial de relaçao 3 55 1 foram feitos apenas 500 exemplares do gt h em 2006 e outros 500 em 2008 — a primeira leva apenas na carroceria cupe a segunda apenas na carroceria conversivel ford mustang california edition 2006/2007 ainda em 2006 a ford lançou o gt california special outra homenagem a um modelo dos anos 1960 o california special de 1968 foram feitas apenas 400 unidades entre 2006 e 2007 o modelo era baseado no gt mas ganhava rodas de aluminio polido de 18 polegadas tomadas de ar laterais decorativas e faixas adesivas no lugar dos emblemas gt como o gt h ele tambem tinha dianteira e traseira sutilmente diferentes do gt por dentro ele tinha tapetes com o logotipo do mustang e revestimento de couro com cores exclusivas da versao em 2007 o modelo ganhou um novo capo com tomada de ar saidas de escape cromadas e uma cobertura no motor shelby gt barrett jackson 2008 em 2008 foi a vez do gt barrett jackson que teve 100 unidades produzidas em parceria com a tradicional casa de leiloes do arizona [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 246288 246287 ] o modelo foi uma daquelas variaçoes regionais que a ford costuma fazer e foi vendido somente naquele estado ele era um shelby gt convencional com o mesmo conjunto mecanico do gt h diferenciado dos demais por ser pintado de preto com faixas vermelhas e grade de billet de aluminio shelby gt500 kr 40th anniversary 2008 e claro que nao poderia faltar por aqui uma ediçao de aniversario se as quatro primeiras geraçoes tiveram por que este nao teria e ela chegou em 2008 nao para comemorar o aniversario do mustang mas para marcar os 40 anos da criaçao do shelby gt500 kr que veio ao mundo em 1968 foi a primeira versao especial a nao ser baseada no gt e sim no gt500 por isso ele usava uma versao de 5 4 litros do motor v8 modular 4 6 no gt sobrealimentada por um compressor de polia e dotado de um coletor de ar frio cai para produzir 547 cv o que fez dele o mustang mais potente ate entao fora o upgrade do motor ele tambem tinha capo de fibra de carbono com tomadas de ar e respiros funcionais travas de capo por pino splitter de fibra de carbono capas de retrovisores tambem de fibra de carbono dutos de arrefecimento dos freios suspensao svt com molas amortecedores e barras estabilizadoras desenvolvidos exclusivamente para a versao alem de uma barra de amarraçao dianteira vinda da ford racing ate os pneus goodyear eagle f1 usavam uma especificaçao feita por encomenda para o gt500 kr a versao especial contudo foi feita apenas em 2008 somente neste ano ele saiu com os emblemas 40th anniversary edition foram 1 000 unidades em 2008 e outras 712 unidades em 2009 que nao eram chamadas 40th anniversary edition mustang warriors in pink 2008 batizada com o nome guerreiras de rosa esta serie especial do mustang faz parte das açoes de apoio da ford as campanhas de prevençao do cancer de mama a versao foi produzida em 2008 e 2009 e era baseada no mustang premium v6 — tanto cupe quanto conversivel ele se diferenciava apenas pela pintura que poderia ser prata preta ou branca com uma faixa rosa na parte inferior da lateral alem de costuras rosa no interior ele tambem tinha o laço rosa que se tornou simbolo destas campanhas combinado ao logotipo do mustang a versao de 2009 e sutilmente diferente a faixa lateral foi redesenhada e o capo tambem passou a ter a faixa rosa pintada o carro tambem poderia ser equipado com o teto panoramico de vidro foram feitas 3 500 unidades e a ford doou us$ 500 de cada venda para organizaçoes dedicadas a pesquisa e a prevençao da doença o que significa um total de us$ 1 750 000 ford mustang bullitt 2008/2009 comemorando 40 anos da pelicula estrelada por steve mcqueen a ford decidiu repetir a dose com o mustang de quinta geraçao apresentado em 2005 novamente as modificaçoes esteticas visavam remeter ao carro de 1968 obviamente no entanto para muita gente o resultado ficou mais interessante por conta da carroceria retro do mustang mk5 desta vez as opçoes de cores eram so duas dark highland green e preto e novamente os emblemas e letreiros eram removidos com exceçao do emblema bullitt no centro da tampa traseira as rodas mais uma vez eram inspiradas pelas torq thrust porem com 18×8 polegadas e calçadas com pneus 235/50 os freios eram brembo de 315 mm na dianteira e 299 mm na traseira o motor ainda era o modular de 4 6 litros ainda que tivesse duas valvulas por cilindro em vez de quatro era mais potente com 319 cv a 6 000 rpm e 44 9 mkgf de torque a 4 250 rpm suficientes para com o cambio manual tremec de cinco marchas ir de zero a 100 km/h em cinco segundos cravados em comparaçao o mustang gt fazia o mesmo em cerca de 5 3 segundos ja o quarto de milha era cumprido em 13 8 segundos a 164 km/h tudo isto enquanto o sistema de escape produzia um ronco trabalhado para lembrar o som do mustang do filme a suspensao recebia uma strut bar no cofre do motor e era 6 mm mais baixa no total 5 808 exemplares foram fabricados sendo 4 377 verdes e 1 431 pretos mustang iacocca 45th anniversary edition 2009 em 2009 a ford trouxe duas novidades para o mustang um teto de vidro opcional e um pacote opcional para o gt que comemorava os 45 anos do mustang foram feitos 46 420 carros com esse pacote que incluia radio por satelite interior premium tomada de ar no capo escape de inox spoiler traseiro e iluminaçao ambiente na cabine alem de rodas polidas de 17 polegadas a serie especial de aniversario contudo foi bem mais exclusiva batizada mustang iacocca 45th anniversary edition ela nao homenageava apenas o mustang mas tambem seu idealizador lee iacocca era praticamente um carro conceito que acabou ganhando uma pequena serie de produçao o carro era baseado no gt mas tinha linhas mais limpas e era construido pela gaffoglio family metalcrafters uma tradicional encarroçadora americana responsavel por praticamente todos os carros conceito feitos nos eua leia mais sobre eles aqui [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 246305 246302 ] mesmo sendo feito fora da ford como a maioria dos shelby oficiais ele tinha garantia de fabrica como qualquer mustang feito pela fabricante foram feitos somente 45 exemplares e o primeiro ficou com lee iacocca recentemente um dos 44 outros carros foi vendido em um leilao nos eua por us$ 342 000 ford mustang boss 302 laguna seca 2011 a 2014 a segunda leva do boss nasceu em 2012 com um motor de 302 12 pol³ desta vez ele nao precisava homologar nenhum carro de corrida para nenhuma categoria o objetivo era outro responder a altura do camaro z/28 e do bmw m3 dois cupes extremamente populares nos eua e extremamente competentes na pista usando como base o mustang gt o modelo ganhou o sistema de admissao do 302r de competiçao com coletor de ar frio cai comando de valvulas mais agressivo e com variaçao na admissao e no escape pistoes bielas e virabrequim sao forjados e a potencia maxima chega tarde como no m3 e92 sao 450 cv a 7 400 rpm sim um v8 americano girador minha opçao começa a fazer sentido agora mas nao era so isso com o cambio manual de seis marchas de relaçoes curtas embreagem de competiçao diferencial alongado para 3 73 1 ele chega aos 100 km/h em 4 segundos e tem velocidade maxima de 260 km/h limitada pelo arrasto aerodinamico — algo esperado por seu bodykit aerodinamico feito para gerar downforce nas pistas em relaçao ao gt o boss tem suspensao 11 mm mais baixa na dianteira e 1 mm mais baixa na traseira e uma relaçao parecida com a do boss 429 pois a razao e a mesma conter as escapadas da dianteira pesada e rebelde ela ainda recebeu buchas e molas mais firmes os amortecedores sao ajustaveis manualmente com uma chave de fenda comum com as rodas de 19 polegadas com tala 9 na dianteira e 10 5 na traseira calçadas em pneus pirelli trofeo r ele conseguia aceleraçao lateral superior a 1g freios brembo com pinças de quatro pistoes mordendo discos ventilados de 356 mm na frente ate aqui as especificaçoes sao as mesmas do boss comum o laguna seca vai mais alem o interior teve o banco traseiro removido e substituido por uma barra estrutural em x os bancos dianteiros foram substituidos por novos da recaro e o diferencial traseiro tem deslizamento limitado e e do tipo torsen molas e amortecedores sao ainda mais rigidos e a barra estabilizadora traseira e mais grossa foram feitas apenas 750 unidades do boss 302 laguna seca shelby gt500 svt 20th anniversary convertible 2012/2013 em 2012 a ford special vehicle team completou 20 anos e para comemorar e claro que eles lançaram um mustang especial o gt500 svt convertible ate entao o gt500 conversivel havia sido apenas uma proposta de design mas para marcar a data a svt o transformou em um modelo produzido em serie como seu nome sugere ele e exatamente como a versao fechada diferenciando se apenas pelo teto o motor e o mesmo 5 8 supercharged de 659 cv e 82 8 kgfm e a unica diferença e que por alguma razao a svt achou melhor limitar a velocidade do conversivel em 250 km/h ele podia ser equipado com os pacotes performance e track; o primeiro com amortecedores bilstein ajustaveis eletronicamente em um muscle car e o segundo incluia um radiador para o oleo do motor e outro para o oleo do diferencial
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.