em seus 55 anos de estrada o mustang teve mais de 500 versoes especiais porem esta contagem considera os pacotes criados por concessionarias por meio do programa de encomendas especiais da ford estes programas eram comuns nos eua nos anos 1960 e 1970 e permitiam que concessionarios adquirissem lotes de modelos personalizados para frotas licitaçoes publicas e afins mas tambem acabaram dando origem a versoes especiais como o golden nugget special criado por uma concessionaria de seattle ou o mustang stallion criado pela concessionaria mainway ford de toronto no canada ale m destes essa contagem considera tambem os modelos criados por preparadoras independentes ligadas a ford de alguma forma caso da roush saleen steeda e claro a shelby american por essa razao em nome da viabilidade editorial vamos nos concentrar nas versoes especiais — limitadas ou nao — criadas pela propria ford mustang pace car 1964 o publico americano mal conhecia o mustang quando a ford lançou a primeira versao especial do modelo lançado em março de 1964 ele ja estava atuando como pace car na indy 500 daquele ano realizada em maio diante disso a ford decidiu aproveitar a ocasiao para criar uma versao especial baseada no pace car que foi vendida em concessionarias selecionadas dos eua assim nasceu o mustang pace car equipado com o motor v8 260 4 3 litros direçao hidraulica e cambio manual de quatro marchas eles eram pintados de branco e diferenciavam se pelas faixas de corrida e pelo letreiro nas laterais que dizia official indianapolis 500 pace car ford mustang foram feitos 190 cupes hardtop; o fastback so foi lançado tres meses depois e 35 conversiveis porem nao se sabe quantos sobreviveram porque muitos proprietarios de segunda mao acabaram repintando o carro mustang high country special 1966/67/68 a proxima versao especial do mustang surgiu somente em 1966 na epoca ele ja era um sucesso de vendas em todo o pais com quase um milhao de unidades produzidas e vendidas porem em alguns estados ele desempenhava mal para resolver isso a ford desenvolveu o mustang high country special especialmente para o estado de colorado e o vendeu tambem em wyoming e nebraska [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244011 244006 244008 244007 ] ele era oferecido em qualquer combinaçao de carroceria motor e cambio e tinha inicialmente tres cores exclusivas verde timberline green azul columbine blue e dourado aspen gold as quais o preto se juntou em 1968 alem das cores a ford tambem criou um emblema especial que era instalado pela concessionaria — e por essa razao nao segue um padrao oficial foram vendidos 333 exemplares do high country special em 1966 416 exemplares em 1967 e 251 exemplares em 1968 ford mustang one millionth anniversary 1966 esta serie especial e a materializaçao do sucesso do mustang em 1966 o pony car tinha apenas um ano e meio de mercado mas ja havia vendido um milhao de unidades — uma marca impressionante mesmo hoje em dia para comemorar a ford criou a serie especial one millionth anniversary que teve apenas 50 exemplares [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244015 244016 244013 244012 ] todos eles eram cupes hardtop todos com pintura dourada e equipados com todos os opcionais disponiveis alem disso eles tinham motor v8 289 4 7 cambio automatico os bancos de couro branco tinham detalhes exclusivos com o cavalo mustangue em alto relevo interior pony no encosto e cintos de segurança bege springtime sprint 200 1966 em 1966 a ford mal conseguia atender a demanda pelo mustang — talvez por isso a serie especial de aniversario tenha saido somente com 50 unidades mas essa procura era apenas pelo modelo v8 289 a versao de seis cilindros 3 2 litros estava encalhada e para resolver este problema a ford sacou uma ediçao especial batizada springtime sprint 200 o nome era uma referencia a promoçao de vendas que a ford realizava na primavera spring e o numero 200 era o deslocamento do motor seis em linha em polegadas cubicas com apelo menos esportivo que o v8 o publico alvo do springtime sprint 200 eram as mulheres jovens e solteiras que supostamente valorizavam mais os equipamentos de serie que o desempenho do motor ele foi oferecido nas tres versoes de carroceria embora a fastback tenha sido a menos procurada e se diferenciava dos demais mustang de seis cilindros pela caixa do filtro de ar cromada com adesivos sprint 200 calotas raiadas e pelo console central nao ha registro do numero de unidades vendidas ski country special 1967 a ford continuou as series especiais do mustang em 1967 com uma versao um tanto inusitada a ski country special que foi vendida exclusivamente no estado do colorado onde a pratica do esqui e muito popular — especialmente na famosa cidade de aspen [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244019 244022 ] o carro era oferecido em vermelho aspen red azul vail blue verde winterpark turquoise verde loveland green e amarelo breckenridge yellow alem das cores especiais ele vinha com adesivos com o nome da versao pneus traseiros de neve diferencial de deslizamento limitado e um porta esquis e bagageiro na traseira o modelo surpreendentemente foi muito popular a ponto de a ford oferecer o mesmo pacote para o galaxie e para o fairlane indy pacesetter 1967 em 1967 a ford esperava emplacar o mustang como pace car da indy 500 mais uma vez da mesma forma que fez em 1964 nao deu certo e o escolhido foi o camaro recem lançado pela chevrolet para combater a publicidade do rival a ford lançou uma versao especial chamada indy pacesetter [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244026 244025 ] o modelo foi vendido somente no estado de indiana e era identificado pela pintura wimbledon white a mesma dos shelby gt350 com interior azul capo com respiros acabamento cromado na parte inferior das laterais alem de faixas azuis refletivas nas laterais caixa cromada do filtro de ar tampa do bocal de combustivel do tipo pop open e calotas integrais nao ha registro do numero de unidades vendidas california special cs/sc 1968 outro mustang especial regional foi o california special cs/sc de 1968 criado apos o sucesso do high country special mas desta vez exclusivamente para a california — como voce ja deve ter percebido pelo nome e ele tambem foi criado para compensar a baixa de vendas no estado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244027 244031 244030 244029 ] ele vinha equipado somente com motores v8 e o pacote completo de opcionais ele tambem tinha uma traseira diferente inspirada nos modelos da shelby com spoiler lanternas do mercury cougar e emblemas cs alem de teto de vinil adesivos nas laterais e tomadas de ar falsas apesar de ter vendido 4 325 exemplares ele nao superou a meta prevista pela ford e 251 exemplares foram transformados em high country special para serem vendidos no colorado em 1968 mustang e 1969 em 2019 ele seria um mustang eletrico mas ha 50 anos este nao era o caso a letra e vinha de economy porque este era um mustang mais economico que as versoes regulares ele tinha o motor seis em linha de 250 polegadas cubicas 4 1 litros e cambio automatico com um conversor de torque modificado para auxiliar na economia de combustivel curiosamente o diferencial era mais curto que os convencionais mesmo assim ele conseguia ser extremamente economico para os padroes da epoca e foi justamente por causa destes padroes da epoca que ele se tornou tao raro 1969 foi o auge da loucura dos mescle cars como as proximas versoes especiais deixarao claro e quase cinco anos antes da crise do petroleo que acabaria com eles por isso ninguem deu bola para o mustang e e apenas 50 exemplares foram construidos boss 302 1969 em 1969 a ford ja tinha o mustang mach 1 como versao de alto desempenho do modelo mas para disputar a trans am eles precisavam de mais foi assim que surgiu o boss 302 um especial de homologaçao do motor 302 que combinava o bloco do windsor com o cabeçote do cleveland a exigencia era que o carro de corrida tivesse o mesmo motor e a mesma carroceria do modelo produzido em serie sem usar componentes de fibra de vidro e sem alteraçoes radicais de design a ideia era que o publico sentisse que aqueles carros que estavam acelerando nos circuitos nao eram tao diferentes do que eles viam nos showrooms das concessionarias no caso do mustang boss 302 isto significava uma versao amansada do v8 no modelo de rua com apenas um carburador de corpo quadruplo e potencia declarada em 295 cv a 6 250 rpm e 40 kgfm de torque a 4 300 rpm com cambio manual de quatro marchas o motor tinha força suficiente para levar o boss 302 de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com o quarto de milha cumprido em 14 6 segundos a 158 km/h o visual do boss 302 incluia mascaras negras nos farois faixas pretas nas laterais e spoilers dianteiro e traseiro a maioria dos carros tinha capo preto e uma persiana sobre o vigia traseiro o que pode levar a pensar que se tratavam de modificaçoes de serie mas nao elas eram opcionais assim como a alavanca hurst para o cambio as modificaçoes foram feitas por larry shinoda ex projetista da chevrolet e foi ele quem colocou o nome boss no carro sem querer quando questionado pelos colegas sobre o carro em que estava trabalhando ele respondia apenas o carro do chefe the boss’s car pois o projeto estava sendo tocado em segredo seu chefe era semon bunkie knudson entao recem nomeado presidente da ford que tambem trabalhava na chevrolet e trouxe shinoda consigo quando mudou de casa para o ano seguinte o mustang passou por uma reestilizaçao que incluiu tambem o boss os farois passaram para a parte de dentro da grade e em seu lugar foram instaladas duas entradas de ar de cada lado o sistema de escape tambem foi modificado com duas saidas e a suspensao teve a geometria retrabalhada para ficar mais firme a alavanca hurst passou a ser de serie e o desenho das faixas na carroceria tambem mudou no mais o carro era parecidissimo com o que se via em 1969 foram vendidos 7 013 exemplares do ford mustang boss 302 em 1969 e 1970 fazendo dele uma das versoes mais raras do pony car em sua fase classica boss 429 1969 o boss 429 e um dos mais raros foram feitas apenas 1 358 unidades em 1969 e 1970 e eles sao esteticamente diferentes em cada ano tudo começou quando a ford decidiu criar um motor com camaras hemisfericas em resposta ao 426 hemi da chrysler para homologar o motor ele precisaria equipar no minimo 500 unidades de algum veiculo produzido em serie e o modelo escolhido foi o mustang ainda que ele nao disputasse a nascar o 429 deriva do motor 385 que foi modificado com virabrequim e bielas forjadas cabeçotes de aluminio do tipo dry deck com aneis de vedaçao nas galerias de agua e oleo em vez de uma junta e um carburador holley de corpo quadruplo para produzir 380 cv declarados algumas fontes falam em 450 cv e ate 500 cv os componentes permitem que ele gire mais de 8 000 rpm mas no boss 429 ele foi calibrado para nao passar de 6 200 rpm como o motor era largo demais para o cofre do mustang a ford contratou uma empresa terceirizada chamada kar kraft que atuava como a ford performance hoje para modificar os mustang cobra jet de forma que o novo 429 coubesse no cofre para compensar o peso do motor na dianteira e minimizar a tendencia ao sub esterço do muscle car a suspensao dianteira era rebaixada e a traseira tinha uma barra estabilizadora de 20 mm que deixava a traseira do boss 9 mais solta ajudando o a rotacionar nas curvas o tamanho do motor tambem nao deixava espaço para a bateria e para o ar condicionado por isso ele tinha somente ventilaçao forçada e a bateria era deslocada para o porta malas o cambio era manual de quatro marchas e o diferencial tinha deslizamento limitado e relaçao 3 91 1 a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 5 1 segundos e a velocidade maxima era declaradamente superior a 280 km/h embora isso nunca tenha sido verificado devido a raridade do carro mach i twister special 1970 este e mais um dos especiais regionais a ford desenvolveu em 1970 o mach i twister special para a regiao de kansas city ele era baseado no mach i 1970 e originalmente seria oferecido com o maior motor disponivel o 428 cobra jet contudo por uma questao logistica a ford ficou sem motores suficientes para fazer o twister special 428 e algumas unidades sairam o 351 alem do motor ele se diferenciava dos mach 1 normais por um adesivo de um tornado na lateral traseira [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244038 244036 ] foram feitos 96 carros em 1970 todos na cor laranja grabber orange com faixa preta no capo acredita se que destes 96 restaram 52 twister special dos quais 18 sao equipados com o motor 351 sidewinder special 1970 outro especial regional o sidewinder special e um dos mustang mais raros de todos os tempos e foi criado para promover o modelo nos estados de nebraska e iowa ele era baseado no modelo sportsroof fastback com o motor v8 351 o que leva muitos especialistas no mustang a dizer que ele era baseado no mach i mas a ford nunca confirmou esta informaçao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244043 244044 ] ele se diferenciava dos demais mustang pela combinaçao do 351 com a suspensao de competiçao e o cambio automatico cruise o matic os carros eram enviados com o pacote de adesivos no porta malas e o setor de funilaria e pintura das concessionarias era responsavel pela aplicaçao das faixas e da cobra fazendo um burnout colada na lateral traseira foram feitos apenas 40 exemplares somente em 1970 olympic sprint 1972 em 1972 a ford lançou uma serie especial chamada olympic sprint para o mustang o maverick e o pinto aproveitando a realizaçao dos jogos olimpicos de munique na alemanha os carros eram pintados com um esquema de cores digamos patriotico base branca com elementos em vermelho e azul por dentro o esquema era repetido nos bancos que tambem eram brancos com a porçao central azul com detalhes vermelhos nos para lamas traseiros eles tinham o emblema da equipe olimpica dos eua o sprint foi oferecido em todas as carrocerias do mustang e todos os motores disponiveis foram feitos apenas 9 383 unidades do olympic sprint dos quais 6 247 eram hardtop 3 086 eram fastbacks e apenas 50 conversiveis — que foram vendidos somente em washington d c ha uma variaçao ainda mais rara nesta versao especial os modelos vendidos no canada que nao tinham os detalhes em vermelho tinham faixas diferentes no capo e claro o emblema da equipe olimpica canadense na traseira os modelos canadenses entram na contagem de 9 383 unidades e correspondem a 495 exemplares coupe e fastback atualmente apenas seis exemplares sao conhecidos
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