em 2001 a nissan mudou radicalmente a historia do skyline gt r o esportivo ainda estava em produçao quando o skyline foi atualizado com uma nova geraçao mais voltada ao segmento de luxo que compartilhava sua plataforma com o novo 350z sucessor do 300zx e o esportivo de entrada da nissan como ficaria o gt r nessa historia a primeira pista veio ainda em 2001 quando a nissan apresentou o conceito gt r no tokyo motor show daquele ano aparentemente baseado na recem lançada geraçao do skyline porem com elementos visuais proprios como os farois a grade dianteira e claro as tradicionais lanternas circulares dos gt r o gt r r34 contudo continuou produzido ao longo de 2001 e 2002 e ate ganhou uma ediçao especial postuma em 2003 — a lendaria z tune [gallery type= grid link= file size= medium ids= 275677 275678 275679 ] apesar do conceito e da expectativa por um novo gt r a nissan levou quatro anos para mostrar alguma novidade a respeito do esportivo e ela veio em 2005 na forma de mais um conceito novamente apresentado no tokyo motor show mas desta vez completamente descolado do skyline e mais desenvolvido em relaçao aquele conceito de 2001 agora batizado de gt r proto a nissan o apresentou dizendo que ele tinha entre 80% e 90% do que veriamos na versao de serie do esportivo [gallery type= grid link= file size= medium ids= 275680 275681 275682 ] tivemos que esperar mais dois anos mas em 2007 a nissan finalmente trouxe o novo gt r sem skyline no nome sem um motor de seis cilindros em linha mas ainda com dois turbos traçao integral e desempenho suficiente para preocupar os engenheiros de supercarros https //www youtube com/watch v=rqsdikjwloo isso porque o gt r chegou arrebentando os portoes do segmento dos esportivos a nissan voltou ao nurburgring nordschleife e fez seu gt r r35 completar uma volta no traçado em sete minutos e 29 segundos — tres segundos mais rapido que o todo poderoso e carissimo porsche 997 gt2 os alemaes acharam tudo aquilo um acinte e nao hesitaram em chamar o tempo de fraude so para ter de engolir um video onboard da volta provando que o gt2 fora superado por um esportivo japones que custava menos da metade de seu preço https //www youtube com/watch v=74edyz6pnb8 para tornar a situaçao mais desnorteante para a porsche em 2009 o gt r voltou ao nordschleife e baixou seu tempo para 7 26 70 superando tambem o porsche carrera gt o mais rapido modelo de rua da marca o nissan gt r se tornou uma sensaçao instantanea a marca sempre explorou comercialmente seus tempos de volta em nurburgring mas desta vez eles levariam a campanha a um novo patamar a cada atualizaçao mecanica ou aerodinamica do modelo eles voltavam a alemanha e cravavam um tempo mais baixo em 2011 quando a potencia subiu de 487 cv para 492 cv eles baixaram o tempo de 7 26 70 para 7 24 22 depois em 2012 quando o v6 saltou dos 492 cv para 553 cv sim 61 cv a mais o tempo baixou para 7 19 10 mas o melhor viria em 2013 foi quando a nissan apresentou o nismo gt r uma versao de 600 cv com suspensao retrabalhada medidas de alivio de peso e aerodinamica revisada com alguns ajustes finos para torna lo ainda mais rapido ele completou a volta em 7 08 679 um tempo assombroso para a epoca e que lhe rendeu o topo da tabela de tempos de nurburgring nordschleife — ao menos ate descobrirem que o carro usou alteraçoes nao oferecidas no modelo apresentado ao publico para reparar o deslize a nissan acabou lançando uma serie especial com estes upgrades de nurburgring o que nos leva as outras series especiais do modelo a medida em que ficou mais rapido e mais competente o nissan gt r tambem ficou mais caro o que começou a diminuir sua atratividade afinal alem de seu preço aumentar a porsche e os demais fabricantes de esportivos evoluiram seus carros e o nissan gt r acabou estacionado naquela configuraçao de 2007 claro ele teve reestilizaçoes teve upgrades de potencia aerodinamica e suspensao mas seu projeto basico nunca mudou e novas versoes especiais foram lançadas nesse contexto as versoes especiais tem o papel de reforçar a atratividade do modelo e tambem o caixa da fabricante cobrando um valor mais alto por um carro ja desenvolvido a seguir conheceremos cada uma delas nissan gt r specv 2009 a primeira ediçao especial do gt r r35 chegou em 7 de janeiro de 2009 diferentemente das v spec das geraçoes anteriores esta specv foi uma serie especial limitada oferecida somente naquele ano e somente ao leste do atlantico para cria la a nissan remapeou o controlador de pressao do turbo para elevar o torque em 2 kgfm nas rotaçoes medias altas instalou um escape de titanio discos de carbono ceramica recalibrou a suspensao do carro e deu a ele rodas de 20 polegadas da nismo com pneus bridgestone potenza re070r [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 275652 275651 ] por dentro ele ganhou bancos recaro detalhes de fibra de carbono no acabamento e perdeu os bancos traseiros a carroceria tambem foi decorada com elementos de fibra de carbono e uma nova pintura black opal foram feitos 110 gt r specv dos quais 77 foram para o japao 24 para a europa continental um para o reino unido sete para o oriente medio e um ultimo carro que aparentemente ficou com a nissan nissan gt r egoist/vvip 2012 o nissan gt r era muito mais barato que os esportivos de desempenho semelhante porem ele tambem parecia mais barato para atrair quem procurava um pouco mais de refinamento em um gt r a nissan lançou em 2012 o gt r egoist uma versao de luxo do esportivo voltada aos mercados do japao e da europa foram feitos apenas 43 exemplares que ganharam um aumento de potencia para 537 cv revestimento de couro e alcantara tapetes de tecido e bancos de couro no lado de dentro e spoiler de fibra de carbono luzes de freio de led abafador de titanio rodas de aluminio forjado da rays e discos de freio de carbono ceramica ainda baseado no egoist a nissan criou dois exemplares batizados vvip que tinha 12 opçoes de combinaçao de cores internas bancos de competiçao sistema de audio bose e spoiler traseiro de fibra de carbono alem de rodas estrutura dos bancos e outros componentes pintados de dourado [caption id= attachment_275660 align= aligncenter width= 1024 ] gt r vvip[/caption] o preço dos egoist/vvip era us$ 140 000 — quando o gt r basico nao chegava aos us$ 70 000 dos 43 exemplares produzidos 35 ficaram no japao tres foram para o reino unido tres para a europa continental e os outros dois eram os vvip do oriente medio nissan gt r gentleman edition 2012 a gentleman edition foi uma serie especial de apenas 10 unidades vendida apenas na frança e na belgica o modelo e baseado no pacote opcional premium com spoiler na cor da carroceria farois de led com acendimento automatico luzes diurnas lanternas de led retrovisores com aquecimento/desembaçador maçanetas de aluminio escape com saidas de cinco polegadas e vidros com proteçao uv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 275670 275669 275668 275671 ] para fazer a versao gentleman a nissan pintou o carro com a cor cinza grey squale e deu aos bancos um revestimento de couro vermelho costurado a mao que se repete no volante e na parte inferior do painel alem de um conjunto de malas exclusivo os modelos sao identificados por uma plaqueta no console central logo abaixo do leitor de discos com o nome da versao e o numero na serie de 10 carros nissan gt r midnight opal 2013 lembra dos gt r midnight purple pois a camaleonica tonalidade voltou com outro nome nesta geraçao do gt r midnight opal era uma cor exclusiva do gt r como tambem foram as midnight purple e alem da pintura especial os carros tambem eram equipados com rodas rays de liga super leve com pintura titanio spoiler traseiro de fibra de carbono e uma plaqueta dourada no cofre do motor indicando a numeraçao do carro na serie originalmente a nissan pretendia vender 100 unidades mas acabou excedendo esse numero em 15 exemplares destes 48 ficaram no japao 50 foram para os eua tres para a europa nove para o oriente medio um para a coreia e um para taiwan nissan gt r nismo n attack 2013 em 2013 a nissan lançou a versao nismo do gt r e para o lançamento preparou uma incursao recordista em nurburgring que assombrou o mundo com um tempo de 7 08 so que esse tempo nao foi obtido com o carro exatamente do jeito que se encontrava nas lojas para dar um jeito de transforma lo em um carro produzido em serie a nissan criou a versao n attack — que significa nurburgring attack na pratica era um pacote opcional do gt r nismo que incluia novas pastilhas de freio suspensao com barra estabilizadora e amortecedores ohlins ajustaveis para lamas para choques capo e asa traseira ajustavel de fibra de carbono — esta ultima capaz de aumentar em 100 kg a downforce a 300 km/h como era um pacote opcional oferecido temporariamente — e vendido ate mesmo para quem ja tivesse um nismo gt r usado — nao ha numeros de produçao nissan gt r 45th anniversary gold 2016 em 2015 quando o gt r completou 45 anos a nissan lançou uma versao especial do esportivo batizada 45th anniversary gold baseada na versao premium ela tinha suspensao mais confortavel e uma configuraçao de 558 cv do motor vr38dett seu destaque contudo era a pintura dourada silica brass — a mesma do gt r r35 m spec alem da tonalidade aurea a versao tambem tinha rodas rays de 20 raios pintada de preto conjunto optico integral de led e plaquetas comemorativas no console e no cofre do motor foram feitos 80 exemplares dos quais 25 foram para o japao 27 para os eua cinco para o reino unido dois para a europa continental 16 para o oriente medio quatro para a australia e um para uso da nissan nas atividades de divulgaçao do carro nissan gt r naomi osaka 2018 [caption id= attachment_275646 align= aligncenter width= 1600 ] naomi osaka e seu gt r nismo[/caption] quando a tenista naomi osaka uma das embaixadoras da nissan venceu o us open pela primeira vez em 2018 a fabricante decidiu presentea la com a criaçao de uma ediçao especial que levou seu nome [caption id= attachment_275650 align= aligncenter width= 2560 ] nissan naomi osaka edition[/caption] apresentado em setembro de 2018 logo apos a vitoria da jovem tenista entao com apenas 21 anos ele tinha uma serie de combinaçoes exclusivas de cor externa acabamento interno e equipamentos a carroceria poderia ser pintada de roxo midnight opal branco brilliant white pearl e preto meteor flake black pearl por dentro as cores dos bancos painel e portas acompanhavam a cor escolhida para o exterior ou entao poderiam ser nas cores marfim vermelho ou caramelo o carro ainda tinha spoiler traseiro de carbono airbags de cortina vidros escurecidos e uma plaqueta comemorativa no cofre do motor foram feitos apenas 50 exemplares para todo o mundo nissan gt r 50th anniversary edition 2019 quando o lendario hakosuka completou 50 anos a nissan nao hesitou em comemorar o marco de meio seculo de seu principal esportiva com uma versao especial a gt r 50th anniversary edition a principal caracteristica da ediçao e pintura que traz de volta o iconico tom de azul bayside blue tambem conhecido como wangan blue usada pela ultima vez no gt r r34 descontinuado em 2002 por dentro o carro traz o acabamento prestige com revestimento de couro cinza nos bancos painel de instrumentos revestimentos de porta volante e alavanca de cambio; alem de teto e para sois revestidos em alcantara a mecanica permanece a mesma o motor vr38dett v6 biturbo de 3 8 litros com 565 cv e 64 5 kgfm de torque acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas que leva a força do motor para as quatro rodas o nissan gt r 50th anniversary edition teve 50 unidades fabricadas para o mercado europeu destas 18 foram para o reino unido e as outras 32 para a europa continental nissan gt r50 2019 outra serie especial de 50 anos e o gt r50 — esta talvez a mais especial de todas as series do nissan gt r r35 o carro foi estilizado pelas equipes de design da nissan mas e construido e desenvolvido pelos italianos da italdesign sim a italdesign de giugiaro o modelo e baseado no gt r nismo mas tem uma carroceria completamente modificada usando formas complexas uma enorme grade e farois mais afilados com barras de led horizontais na traseira ha o vigia de superficie concava lanternas vazadas e a face pintada de preto contrastando com a carroceria que neste carro em especifico vem na cor verde azulado alem disso a linha do teto e 54 mm mais baixa que no gt r normal o interior nao mudou tanto como o lado de fora o design do painel e o mesmo embora o acabamento tenha ganhado uma dose extra de fibra de carbono e alcantara o gtr 50 usa uma versao modificada do motor v6 vr38dett de 3 8 litros capaz de entregar 720 cv e 79 5 kgfm de torque — um acrescimo de 110 cv e 13 kgfm em relaçao ao gt r nismo obtido com a substituiçao dos turbos originais pelo par usado na versao gt3 intercoolers de maior capacidade conjunto rotativo reforçado sistema de lubrificaçao e combustivel redimensionados novos comandos de valvulas injeçao e igniçao remapeadas e novos coletores de admissao e escape a caixa de dupla embreagem e seis marchas foi reforçada para lidar com os novos numeros e o conjunto leva o carro de zero a 100 km/h em 2 6 segundos a serie tem 50 unidades planejadas mas a nissan ainda nao vendeu todas o problema talvez esteja no preço de € 990 000 que apesar de ser o padrao de carros quase artesanais como este talvez seja um pouco caro demais para um nissan de 13 anos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.