em maio passado retomamos nosso guia de compras por faixa de preços um pedido antigo e recorrente dos leitores começamos com uma seleçao de sete carros para uso diario de ate r$ 25 000 a menor faixa de preço possivel para se comprar algo com menos de 10 anos de uso e 100 000 km rodados depois tivemos uma seleçao de sete carros de ate r$ 25 000 para curtir e agora voltamos com a terceira lista sete carros de r$ 25 000 a r$ 30 000 para curtir como explicamos na ocasiao os carros para curtir sao as opçoes mais passionais aqueles carros para curtir nos fins de semana para ir a encontros ou simplesmente para ter um segundo carro mais prazeroso de dirigir — ou que seja muito legal mas praticamente inviavel de se rodar diariamente sim estou falando de motores v8 antigos antes de começarmos com os carros e importante citar que mantive o criterio utilizado nas duas primeiras listas por se tratar de carros cuja utilizaçao e voltada para o lazer incluimos modelos com mais de dez anos de uso disponiveis em um volume razoavel no mercado de usados e com quilometragem media condizente com sua idade por outro lado nao incluimos modelos classicos ou seja carros com mais de 30 anos isso porque esse mercado tem muitas nuances — seja nos preços nas condiçoes dos carros na idade e nas versoes veja a kombi por exemplo por entre r$ 25 000 e r$ 30 000 voce consegue comprar modelos excelentes dos anos 1980 e 1990 mas nao consegue comprar nada produzido antes de 1976 entao por esta razao deixamos os modelos ja classicos fora da lista e nos concentramos em modelos de ate 30 anos — o mais antigo e de 1995 enquanto o mais novo tem pouco menos de 10 anos todo o restante esta compreendido neste periodo chevrolet omega 2005 e 2006 quanto custa entre r$ 25 000 e r$ 31 000 este e um segredo bem guardado do mercado de usados brasileiro o chevrolet omega de 2005 a 2006 atençao aos anos modelo porque ele e quase identico aos modelos 2003 e 2004 mas a recomendaçao aqui sao os modelos seguintes por uma unica razao o motor alloytec 3 6 e um v6 de 60 graus e 24 valvulas com comando duplo vairavel nos cabeçotes todo de aluminio injeçao sequencial o pulso da injeçao segue a ordem de igniçao virabrequim e bielas forjadas e coletor de admissao de geometria variavel capaz de produzir 258 cv e 34 7 kgfm sim estou falando de 260 cv por r$ 25 000 — e de um carro que tem apenas 15 anos de idade isso significa que ele nao e tao antigo a ponto de ser inseguro beberrao desconfortavel ou pouco confiavel — ao contrario ele ja tem abs ebd e airbags suspensao traseira multilink e seu entre eixos mede 2 79 metros o cambio e somente automatico mas tem cinco marchas e borboletas no volante para trocas manuais alem de um mapa inteligente que cruza os dados de posiçao do acelerador e do volante para nao subir marcha durante uma aceleraçao de meio curso ou durante uma curva mais quente o conjunto e o mesmo que acabou usado nos primeiros anos da geraçao seguinte do omega antes de ele ganhar o nome fittipaldi e 34 cv alem disso ele e um seda a moda antiga entao voce nao fica enclausurado por linhas de cintura altas janelas minusculas e colunas paquidermicas voce tambem senta baixo no carro entao e possivel encontrar alguma esportividade — ou no minimo envolvimento — neste canguru de seis cilindros a aceleraçao de zero a 100 km/h e completada em 7 5 segundos e a maxima e de 235 km/h enquanto o consumo medio fica na casa dos 9 km/l e rodoviario chega aos 12 km/l e o carro perfeito para quem quer algo para curtir a estrada no fim de semana alias voce sabia que a australia tambem tinha uma autobahn ilimitada na epoca era para esse tipo de estrada que carros como este foram feitos chevrolet tigra 1998 e 1999 quanto custa entre r$ 25 000 e r$ 27 000 o tigra foi um dos carros mencionados na lista dos 17 modelos que voce deveria pensar em comprar antes que inflacionem isso porque ainda se encontram exemplares na faixa dos r$ 18 000 a r$ 24 000 mas os exemplares com os quais voce sonha estao um pouco mais caros eles habitam atualmente a faixa dos r$ 25 000 a r$ 27 000 mas o lado positivo e que voce nao tera que sair como um louco atras de peças sobressalentes nem tera que rodar com alguma coisa capenga porque a peça nao existe o tigra apesar de ser baseado no corsa e compartilhar a mecanica com o gsi tem muitas peças proprias — especialmente de acabamento como os paineis das portas entao para evitar dores de cabeça e mais prudente comprar um exemplar no melhor estado possivel sobre o temido vidro traseiro e possivel encontra lo por menos de r$ 5 000 sim e caro mas este e o preço dos carros raros eu reservaria esse valor para ter um extra guardado em casa o esforço compensa apesar de nao ter numeros impressionantes — especialmente quando se olha de 2020 — ele e o retrato de uma epoca do mercado brasileiro alem de ser um dos raros cupes compactos dos ultimos tempos combinando um visual tipicamente noventista perfil aerodinamico cx 0 31 e um valente motor 1 6 16v de 106 cv que o leva aos 100 km/h em 10 segundos e a maxima de 200 km/h some isso ao acerto de suspensao semelhante ao do corsa gsi e a diversao e garantida se voce nao for do tipo que prefere numeros chamativos alfa romeo 156 1999 a 2001 quanto custa entre r$ 24 000 e r$ 30 000 voce nao sera um verdadeiro entusiasta enquanto nao tiver um alfa romeo nao sou eu quem esta dizendo mas jeremy clarkson e claro que a frase e um pouco exagerada como quase tudo o que ele fala e nao cabe muito bem no contexto brasileiro — afinal tivemos menos de dez modelos da alfa romeo vendidos oficialmente por aqui — mas ela sintetiza muito bem o significado da alfa romeo e uma marca que consegue reunir tudo o que os entusiastas desejam em um carro beleza desempenho e qualidade de rodagem e se e dever de um entusiasta ter um alfa romeo aqui esta nossa sugestao para a faixa de preço desta lista o alfa romeo 156 a escolha se deve a uma simples razao ele e o alfa romeo mais abundante no brasil atualmente sim o 164 fez um sucesso tremendo no inicio dos anos 1990 mas a maioria esta caindo aos pedaços em desmanches e terrenos baldios entao os bons exemplares ja valorizaram o mesmo vale para o 155 e o 145 dois belos alfa da mesma epoca com isso por uma simples questao de pragmatismo o modelo desta lista e o 156 2 0 16v vendido no brasil entre 1999 e 2002 ele tinha 153 cv a 6 400 rpm 19 1 kgfm a 3 500 rpm e um ronco deliciosamente sonoro — especialmente para um motor quatro cilindros por dentro ele justifica todos os cliches sobre o design italiano os bancos momo de couro parecem poltronas de grife pensando bem e isso o que elas sao o volante tambem da momo tinha aro de madeira que emoldurava o quadro de instrumentos binocular uma elegancia que nao se ve mais ha tempos nesses dias de clusters digitais e bancos veganos por fora a tradicional beleza exotica da alfa romeo — algo como as loucas guitarras italianas dos anos 1960 ele nao era convencional com um bmw um mercedes ou um audi mas nao era extravagante era apenas muito bem desenhado por pessoas com muito bom gosto e um senso estetico refinado nenhum outro carro desta lista sera tao bonito quanto ele e como se nao bastasse ele tambem e bom de guiar equilibrando conforto e desempenho dinamico bem acertado que engaja o motorista jeep grand cherokee zj 1995 a 1998 quanto custa entre r$ 25 000 e r$ 32 000 sim um suv por essa voce nao esperava nao e mesmo pois este nao e um suv qualquer mas o suv que começou a moda dos suv e ele tem um v8 pushrod debaixo do capo um v8 de 5 2 litros e 225 cv ou 5 9 litros e 245 cv se voce procurar direito o negocio e que os suv dos anos 1990 sao cool e de todos eles o grand cherokee zj e o mais descolado com seu visual quadrado e seu desempenho acima da media da epoca e nao estou falando apenas em linha reta ha um detalhe ignorado por muita gente o grand cherokee tem carroceria do tipo monobloco e isso faz muita diferença quando comparado a rivais da epoca porque esse tipo de construçao resulta em mais conforto melhor aproveitamento do espaço interno e acima de tudo um melhor comportamento dinamico guardadas as proporçoes ele e um suv que faz curvas mesmo como base para um project car a maioria das pessoas aponta a dianteira do carro para fora do asfalto mas ele e perfeito para um srt8 zj que nunca existiu imagine o motor 5 9 pulsando sem restriçoes por dois canos de escape de duas polegadas com pneus esportivos em rodas de 18 polegadas fazendo o meio campo com o asfalto vai beber gasolina em volumes transatlanticos vai mas e por isso que ele esta na lista de carros para curtir bmw serie 5 e39 1996 a 1999 quanto custa entre r$ 27 000 e r$ 31 000 finalmente o meme entrou na lista por esse preço voce compra mesmo um bmw v8 o 540i e39 uma versao que curiosamente anda custando o mesmo que seu irmao de seis cilindros o 528i embora o visual nao seja dos melhores da bmw o conjunto mecanico e o sistema eletrico sao um dos mais confiaveis da historia da marca e a qualidade de construçao e a que tornou os carros alemaes famosos por esse aspecto sabe aquele cheiro de qualidade que os carros alemaes dessa epoca tem e disso que estou falando o v8 em questao era o m62 que produzia 286 cv para levar o seda autobahnico do zero aos 100 km/h em 6 2 segundos e a maxima de 250 km/h limitada eletronicamente o cambio e automatico de cinco marchas — os raros modelos manuais custam bem mais que isso nem sempre se pode ter tudo o que se quer nao e o que dizem — mas a pegada aqui e outra como o omega o serie 5 e um carro estradeiro feito para voce chegar rapidamente e inteiro ao destino se o 540i estiver dificil de se encontrar voce pode optar pelo 528i que tem o seis em linha de 2 8 litros e 193 cv o desempenho nao e tao musculoso mas voce ainda vai de zero a 100 km/h em 7 5 segundos e chega aos 240 km/h e e mais facil de se encontrar com cambio manual mercedes benz e320 1996 e 1997 quanto custa entre r$ 24 000 e r$ 30 000 se voce nao gosta da bmw ou do visual do e39 mas nao abre mao de um carro de autobahn a escolha e o rival do e39 o mercedes benz classe e w210 o modelo rompeu o design tradicional dos mercedes com seus farois circulares e grade reduzida em comparaçao ao antecessor mas manteve o que ele tinha de melhor o motor m104 note que eu mencionei apenas dois anos nesta lista que sao justamente os dois anos em que o e320 saiu com o motor m104 seis em linha e um dos melhores motores ja feitos pela mercedes combinando robustez e desempenho com cabeçote de aluminio e comando duplo variavel na admissao ele produzia 220 cv e levava o seda aos 100 km/h em 7 5 segundos e aos 238 km/h o cambio aqui diferentemente dos bmw e apenas automatico mas tambem e uma das melhores transmissoes que a mercedes ja produziu o 5g tronic ou 722 6 de cinco marchas com comando eletronico o w210 foi vendido em duas versoes elegance e avantgarde sendo a primeira com decoraçao mais tradicional com elementos imitando madeira e rodas de 16 polegadas mais caretas e a segunda com uma pegada mais esportiva usando suspensao sutilmente rebaixada pela remoçao de calços acabamento interno imitando ardosia e rodas de 16 polegadas monoblock em 1998 o w210 trocou o seis em linha m104 pelo novo v6 m112 — um exotico v6 de 90 graus pois era modular com o v8 que trocou a suavidade do seis em linha pela aspereza do angulo inadequado e ainda tinha certa propensao a borras ha quem prefira este v6 ao seis em linha mas considerando o historico do m104 e o fato de ele ter durado mais tempo no mercado que o m112 e ele a recomendaçao desta lista volkswagen jetta mkv 2007 a 2009 quanto custa entre r$ 27 000 e r$ 31 000 os ultimos jetta da quinta geraçao ja estao completando 10 anos em 2020 entao seguindo o criterio de nossos guias nao e mais um modelo que recomendariamos para o uso severo do dia a dia contudo isso nao muda o fato de ele ser um carro bem interessante equipado com um belo cinco cilindros de 2 5 litros e 170 cv cinco cilindros voce ja sabe o que isso significa nao sim ele ronca como poucos sedas medios do mercado talvez se voce encontrar um volvo s40 e justamente este um dos fatores que o trouxeram a esta lista ele tem ronco tem potencia tem um visual interessante e um comportamento dinamico divertido com sua suspensao traseira independente infelizmente ele foi equipado somente com o cambio automatico tiptronic de seis marchas mas ao menos e possivel fazer as trocas manualmente a aceleraçao de zero a 100 km/h e feita em 9 segundos e a velocidade maxima e 205 km/h [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 263364 263362 ] o ponto positivo e que ele nao e um carro com vocaçao estradeira como o omega e a dupla alema e39/w210 por ser derivado do golf ele e mais versatil e encara melhor aquelas estradinhas de serra que so voce conhece os pontos negativos sao o consumo — uma fraqueza dos cinco cilindros em geral — e a fragilidade das bieletas da barra estabilizadora mas ele ja nao sera mais um carro do dia a dia nao e mesmo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.