em maio passado retomamos nosso guia de compras por faixa de preços um pedido antigo e recorrente dos leitores começamos com uma seleçao de sete carros para uso diario de ate r$ 25 000 a menor faixa de preço possivel para se comprar algo com menos de 10 anos de uso e 100 000 km rodados depois tivemos uma seleçao de sete carros de ate r$ 25 000 para curtir e no inicio de julho fizemos a terceira lista sete carros de r$ 25 000 a r$ 30 000 para curtir agora e a vez dos carros para o dia a dia na faixa dos r$ 25 000 a r$ 30 000 diferentemente dos carros para curtir esta lista tem alguns criterios mais rigidos porque as mudanças nas tecnologias e nos padroes de consumo e segurança mudaram a percepçao e as demandas dos motoristas o ar condicionado de serie por exemplo foi uma tendencia iniciada pelo hyundai hb20 e seguida pelo atual ford ka que elevaram a barra e forçaram os rivais a fazer o mesmo se em 2015 ou 2016 quando fizemos os primeiros guias de usados por faixa de preço ainda era aceitavel comprar um carro sem airbags e abs a obrigatoriedade destes itens instituida em 2014 fez com que eles se tornassem quase onipresentes de forma que em 2020 nao faz sentido comprar um carro sem estes equipamentos por isso os criterios sao os seguintes os carros precisam ter no maximo 10 anos e 80 000 km ou uma quilometragem media de 8 000 km/ano isso por duas razoes carros com mais de dez anos ja começam a sofrer com escassez de peças e a quilometragem media dos usados fica demasiadamente elevada entao limitamos a dez anos e 80 000 km depois os carros precisam ter airbags abs e ar condicionado ha carros interessantes que poderiam ter entrado na lista mas acabaram ficando fora pela ausencia destes equipamentos por ultimo para oferecer alguma variedade de opçoes para os diversos tipos de necessidade selecionamos desde modelos compactos e mais refinados ate modelos maiores e pouco mais antigos e potentes porem mais adequados a quem viaja muito com a familia volkswagen spacefox trend 2014 quanto custa de r$ 29 000 a r$ 31 000 começo a lista com uma das ultimas peruas disponiveis no brasil a spacefox trendline embora esteja fora de linha desde o final de 2019 seu irmao encurtado o fox ainda esta em produçao o que significa que a oferta de peças de reposiçao nao sera um problema pelos proximos anos — ja que o fox deve continuar por ai ate 2022 o conjunto mecanico e o mesmo 1 6 8v de 104 cv e praticamente todos os componentes internos e externos ate as portas traseiras sao compartilhados com o hatch nesta faixa de preço o spacefox que voce encontrara somente a versao de entrada que nao tem radio nem rodas de liga leve ou farois auxiliares mas ela tem o pacote basico da dignidade a bordo ar condicionado direçao hidraulica vidros eletricos retrovisores eletricos e direçao hidraulica computador de bordo farois de dupla parabola mesas auxiliares no encosto dos bancos dianteiros e tem os 430 litros de volume para bagagem que os fox mais completos nessa mesma faixa de preço nao tem e uma decisao racional por sua propria natureza mas com algo emocional por ser uma perua — ate bem pouco tempo atras o tipo de carro preferido dos pais de familia se e uma perua que voce quer a spacefox e a pedida nesta faixa de preço renault fluence dynamique 2 0 2013/2014 quanto custa de r$ 27 000 a r$ 30 000 nesta faixa de preços voce ja encontra tres sedas medios a venda o nissan sentra o ford focus e o renault fluence escolhi o fluence pois ele combina o bom conjunto mecanico do sentra de sexta geraçao aquele do tiozao com quem divide a plataforma porem e possivel encontra lo ate dois anos mais novo que os sentra do mesmo valor o motor e o mesmo 2 0 mr20de de 143 cv usado ate hoje pelo sentra e o cambio cvt que diferentemente do irmao japones tem simulaçao de seis marchas para trocas manuais o que o torna mais versatil na estrada sem abrir mao da economia de combustivel e este e seu principal trunfo o cambio de relaçoes variaveis consegue atingir medias excelentes em velocidades rodoviarias — e aqui falo em ate 14 km/l com gasolina tambem ha a opçao de cambio manual de seis marchas caso voce queira mais envolvimento um ponto negativo e a suspensao traseira por eixo de torçao mas ele compensa com um pacote generoso de equipamentos com gps integrado sistema de audio com bluetooth airbag de cortina sensor de chuva ar condicionado de duas zonas rodas de liga leve e farois de neblina com sorte voce encontra ate mesmo um exemplar com o desejado teto solar outra vantagem e o espaço interno o entre eixos tem 2 70 metros e o porta malas acomoda ate 530 litros de bagagem nenhum outro modelo dessa faixa de preço ira oferecer o equilibrio entre confiabilidade e bom nivel equipamentos como o esquecido fluence chevrolet sonic lt 1 6 manual 2012/2013 [caption id= attachment_264893 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/victor correa[/caption] quanto custa de r$ 26 000 a r$ 30 000 o sonic teve uma passagem curta pelo mercado brasileiro em uma epoca de transiçao da chevrolet por estas bandas foi quando os modelos da opel foram aos poucos substituidos por modelos globais o vectra deu lugar ao coreano cruze a minivan zafira foi trocada pela spin o corsa foi substituido pelo tragico agile e pelo onix enquanto dois novos modelos acabaram substituindo o astra o seda cobalt e o sonic que acabou meio perdido com uma versao hatch de porte semelhante ao do agile e um seda menor que o cobalt acontece que o sonic e um carro mais interessante que a maioria dos seus vizinhos de showroom nessa epoca o motor e uma evoluçao do familia 1 usado no corsa nos anos 1990 batizada como ecotec com 120 cv comando de valvulas e coletor de admissao variaveis o interior tem um estilo relativamente atual e sua lista de equipamentos inclui o basico que se espera de um carro em 2020 o espaço interno e bem aproveitado mas somente para os ocupantes; a bagagem precisa ser compactada nos 265 litros do porta malas a suspensao e bem acertada e o visual tem sua agressividade com a dianteira ampla e os farois com refletores separados com estas qualidades e um preço razoavelmente baixo o sonic e um dos raros casos de bons carros incompreendidos isto e que desvalorizaram sem ter ma reputaçao ou problemas cronicos sua rejeiçao entre os usados se deve justamente por sua rejeiçao quando novo em uma epoca na qual ficou perdido e caro demais para seu proprio bem nesta faixa de r$ 25 000 a r$ 30 000 voce encontra o modelo de entrada lt equipado sempre com cambio manual com sorte e possivel encontrar um ltz que tem sensor de re farois de neblina comando do som no volante rodas de 16 polegadas e bancos de couro ford fiesta se 1 6 16v 2012 a 2014 [caption id= attachment_264895 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/pedro[/caption] quanto custa de r$ 26 000 a r$ 29 000 se voce nao gosta do estilo do sonic — ou tem receio de compra lo por causa do baixo volume vendido no brasil — a opçao e o ford fiesta se 1 6 16v o modelo chegou ao brasil como new fiesta em 2011 porque a geraçao anterior do fiesta ainda era oferecida por aqui e trouxe de volta o motor sigma de 16 valvulas — uma atualizaçao do zetec se 1 4 usado no fiesta e na courier entre 1996 e 1999 [caption id= attachment_264897 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/cadu[/caption] inicialmente importado do mexico ele começou a ser produzido no brasil em 2013 ganhando uma nova dianteira mais agressiva comparada a grade da aston martin na epoca a nacionalizaçao mudou um pouco os pacotes de equipamentos do fiesta se de forma que os modelos importados geralmente sao os mais equipados — especialmente se voce encontrar um dos modelos equipados com o pacote opcional mais recheado que incluia rodas de 16 polegadas sistema multimidia controle de estabilidade sete airbags bancos de couro e as drl que identificam esta versao de topo [caption id= attachment_264896 align= aligncenter width= 999 ] foto eduardo simas frutuoso/flatouters[/caption] o modelo brasileiro perdeu airbags e as luzes diurnas mas ganhou um upgrade no motor sigma 1 6 16v que o levou dos 115 cv do modelo mexicano aos 130 cv — este contudo era um opcional ao 1 5 fique atento outra informaçao que voce precisa saber ha dezenas de fiesta se 1 6 com o cambio powershift um cambio condenado pela propria ford por ter problemas cronicos que exigem manutençao permanente nem pense em comprar um desse motivado pela garantia estendida da fabricante e certo que ele tera problemas e te deixara a pe [caption id= attachment_264898 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/yan[/caption] com o cambio manual contudo o fiesta tem o bom acerto dinamico tipico da ford equilibrando conforto e uma conduçao que entusiasma embalada por um 1 6 que gosta de girar como foi produzido ate 2019 a oferta de peças de manutençao nao sera um problema ate o fim desta decada pelo menos ford focus glx 2 0 2011/2012 [caption id= attachment_264894 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/helio[/caption] quanto custa de r$ 28 000 a r$ 31 000 se voce acompanhou nosso guia de compra do focus mk2 ja sabe o glx e uma das versoes recomendadas pelos proprietarios e fas do modelo tanto na carroceria hatchback quanto na forma de seda o focus de segunda geraçao e o unico modelo desta lista com suspensao traseira independente o que lhe confere um acerto dinamico exemplar https //flatout com br/guia de compra ford focus mk 2 5 tudo o que voce precisa saber antes de comprar/ o motor duratec 2 0 16 valvulas nao tem comando variavel como o do sentra mas tem coletor de admissao variavel e 148 cv o cambio ja nao e o admirado mtx75 mas o ib5 da conta do recado se voce nao tentar usa lo como um rebocador de navios ou como um carro de rali ha alguns problemas cronicos menores como a bieleta da barra estabilizadora que e fragil demais mas eles sao facilmente contornados — nesse caso usando a bieleta da picape chevrolet s10 [caption id= attachment_264899 align= aligncenter width= 999 ] foto matheus/flatouters[/caption] o modelo seda como em todo focus e o menos valorizado devido ao visual demasiadamente conservador de sua traseira — ele nao e harmonico como seus rivais civic e corolla mas tambem tem suspensao independente acabamento esmerado e um motor de quase 150 cv como a dupla japonesa o que o torna uma opçao bem atraente se voce nao se importar com a maior dificuldade de revenda e a desvalorizaçao
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