parece incrivel visto de hoje mas meros 15 anos atras a toyota era uma empresa ja enorme e respeitada mas ainda conhecida como conservadora demais era a empresa do vovorolla focada em qualidade durabilidade e eficiencia mecanica qualidades que a tornariam rapidamente a maior empresa do mundo talvez pelo mesmo motivo por buscar com foco o meio do mercado no compromisso no maximo de clientes possivel seus carros começavam a ficar extremamente chatos nao que fosse diferente em seu passado a toyota e conhecida por despejar milhoes de carros eletrodomesticos no mundo desenfreadamente desde sempre mas em 2009 parecia que era so isso que despejava nada se salvava ali https //flatout com br/toyota 2000gt o primeiro supercarro japones/ a empresa tinha provado do que era capaz ja no meio dos anos 1960 com o absolutamente sensacional 2000 gt o carro que e em muitas formas o antecessor espiritual do lexus lfa sobre quem falaremos hoje mas o 2000gt em 2009 era passado distante mas nao so ele nao existia mais supra desde 2002 e nenhum sinal existia de que um dia ela voltaria o mr2 que nasceu em 1984 como um sensacional carro esporte pequeno e leve de motor central traseiro tinha virado um mini ferrari na segunda geraçao e um roadster na terceira; mas nao viu nem o segundo milenio acabando em 1999 corolla ae86 de traçao traseira o lendario hachi roku nao me faça rir e engasgar no tofu fresco dos fujiwara passado distante tambem nem mesmo o cupe esportivado do corolla o celica existia mais em 2009 era um verdadeiro deserto para nosso credo como uma empresa assim pode se transformar na toyota de hoje um dos unicos lugares onde o entusiasmo pelo volante ainda e claramente vivo e importante simples 2009 e o ano em que akio toyoda neto do fundador se torna presidente da empresa basta um entusiasta no lugar certo e este o mais claro exemplo disso [caption id= attachment_360546 align= aligncenter width= 999 ] naruse e toyoda[/caption] akio entrou para o conselho da empresa em 2000 mas nao estava pronto; nos anos seguintes ele trabalhou com o seu mentor hiromu cap naruse para se tornar um piloto chamado morizo kinoshita o pseudonimo da a ele um ar surreal de rei fantasiado de mendigo de personagem de manga ficticio mas real ele e em 2009 o tal morizo correu nas 24 horas de nurburgring por exemplo o samurai morizo iria influenciar enormemente o shogum que era toyoda https //flatout com br/como akio toyoda virou o morizo/ e o que ele faz assim que se torna o senhor da cidade toyota anuncia que o projeto do lexus lf a nesse ponto quase uma piada na imprensa por estar quase ha dez anos em desenvolvimento seria sim lançado e vendido ao publico akio toyoda viu o lfa como uma oportunidade para criar um icone global para a marca lexus incorporando a sua ideia de que o carro definitivo deveria se conectar com seu proprietario vinha o incentivando e apoiando desde que o conheceu e e certamente o motivo de nao ter morrido como projeto como o 2000 gt mostrou que o japao podia mais que copiar o lf a seria o simbolo e o treinamento dos engenheiros de uma nova toyota a toyota que conhecemos hoje lexus faz um ferrari [caption id= attachment_360548 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro conceito mostrado em 2005[/caption] a primeira coisa que se precisa saber sobre o lfa e que ele levou dez anos para ficar pronto dez anos para quem nao esta familiarizado com os ciclos de produto modernos e uma eternidade uma era inteira da para fazer 3 geraçoes inteiras de um carro comum com dez anos e ainda sobraria tempo pacas nao que o lf a seja comum de alguma forma; mas e muito tempo muito disso e indecisao e mudanças de foco claro; mas muito e pelo momento de transiçao na empresa mas muito tambem e pelo seu objetivo maior ser o melhor carro esporte moderno veja bem estamos falando de japoneses um americano precisa medir competir para achar o melhor para ele hoje e um hennessey venon de 21983461419 cv pronto resolvido outro assunto por favor nao para os japoneses muito mais sofisticados que isso como as tentativas anteriores toyota 2000 gt e honda nsx numeros absolutos de desempenho seriam secundarios ao comportamento geral dinamico a absoluta perfeiçao ergonomica e a uma experiencia sensorial superlativa a perfeita integraçao metafisica entre homem e maquina como seus antecessores tambem o lfa foi criado nao com o objetivo de encher os cofres da empresa e sim com e de ser um investimento em imagem tecnologia e em mais um retrato da maneira japonesa de fazer as coisas treinamento de jovens engenheiros nesta ultima parte e que começamos a entender o novo lexus os dez anos foram necessarios tambem porque tudo foi desenvolvido pela toyota da transmissao ao chassi e suspensoes fazendo tudo em casa a empresa espera desenvolver tambem seu corpo tecnico e mais gerar entusiasmo pela marca nao somente fora da empresa mas tambem dentro dela sacou mas dizer tudo isso de que desempenho em si nao era tudo nao quer dizer que o carro e como um miata ou um ae 86 estamos nos anos 2000 e o melhor carro esporte aqui tem que ser algo a mais e foi inicialmente a ideia era uma estrutura de aluminio no meio do caminho porem resolveram ir mais alem e usar resina impregnada de fibra de carbono alem da vontade de aprender a tecnica ainda nova de estrutura plastica termofixa tambem visou reduçao de peso peso claro e sempre o maior inimigo de um carro memoravel para se dirigir a toyota simplesmente se jogou de cabeça desenvolveu uma estrutura feita de peças manufaturadas em todos os processos conhecidos para se moldar termofixo reforçado usando o processo que a peça pedia tecnicamente sem pensar em custo em alguns casos como na coluna a desenvolveu um tear especifico para criar um tubo de fibra dentro do outro a estrutura no fim se tornou uma banheira central de fibra de carbono com subframes de aluminio montadas nela esses dois subchassis podem ser removidos e substituidos para reparo sao unidos ao centro de fibra de carbono usando um colar flangeado de aluminio exclusivo criado para o carro cerca de 65% da massa total da carroceria do veiculo e de fibra de carbono enquanto os 35% restantes sao de aluminio aproximadamente 100 kg foram economizados com a fibra de carbono o motor foi totalmente desenvolvido com a yamaha tradicional parceiro da toyota para este tipo de coisa e uma obra de arte um v 10 de 4805 cm³ aspirado que e efetivamente um motor de f1 dos anos 2000 mas criado para rua dava nada menos que 560 cv a estratosfericos 8 700 rpm a linha vermelha começava em 9000 rpm e o corte se dava a 9500 rpm da marcha lenta ao corte sao apenas seis decimos de segundo o que impos um conta giros digital pois nada analogico conseguiria acompanhar o ar admitido chegava atraves de um sistema de admissao dupla que mudava de uma porta de entrada primaria em velocidades baixas para portas duplas em rotaçoes mais altas para aumentar a eficiencia dentro do sistema de admissao havia uma camara de compensaçao responsavel por gerar o rugido de induçao do motor no estilo de formula 1 inspirado no design de instrumentos musicais esta camara era dividida horizontalmente e ajustada usando paredes rigidas com nervuras horizontais para gerar uma acustica ideal apos a combustao os gases de escape expelidos saiam atraves de um verdadeiro sistema duplo começando com coletores de escape de comprimento igual um layout que aumentava o torque por meio de backpressure otimizada e criava uma qualidade de som extremamente nitida o gerenciamento harmonico tambem foi usado no silenciador traseiro de titanio de dois estagios que era acionada por valvula para minimizar ou maximizar o som do escapamento acima de 3 000 rpm todas as camaras de isolamento acustico eram desviadas; a rota de saida ficava direta e o motor gritava como se estivessemos todos em spa francochamps um berro gutural grave que se torna alto agudo e agradavelmente assustador em alta rotaçao o motor em si tinha 72° entre as bancadas angulo que permite even firing do v10 todo em aluminio e extremamente leve pesando menos do que o motor 2gr fe v6 de 3 5 litros do camry provavelmente nao muito mais de 200 kg e construido com pistoes de aluminio forjado bielas de titanio forjado e valvulas de titanio solido seu torque maximo e de 49 mkgf a 6 800 rpm 90% do qual esta disponivel a partir de 3 700 rpm a preocupaçao com centro de gravidade baixo era incrivel o motor central dianteiro tem carter seco para ficar mais baixo mas vai mais alem que isso uma engrenagem possibilita ele ficar mais baixo que a tomada de força para o transeixo traseiro o tubo de torque de fibra de carbono que leva a força para a caixa de cambio traseira e entao mais alto que o centro do virabrequim do motor o transeixo traseiro em si e uma caixa manual sequencial automatizada com seis marchas o dct foi recusado por peso complexidade e por se julgar ainda nao suficientemente desenvolvido e por incrivelmente ser suave demais sem a agradavel sensaçao de troca de um manual o sistema foi desenvolvido pela empresa de tecnologia norueguesa kongsberg devotek agora semcon todo o sistema motor tubo de torque transmissao extremamente rigido e suportado apenas nas suas extremidades geometricas anulando os efeitos da aplicaçao de potencia no chassi e mole tudo isso gera uma altura do centro de gravidade sem precedentes apenas 450 mm do solo logo abaixo do volante de direçao com radiadores na traseira do carro a distribuiçao de peso e de 48% na frente e 52% na traseira quase sem balanços com uma sofisticada suspensao de braços triangulares sobrepostos na dianteira e multibraço traseira e colocando os ocupantes ao maximo possivel do centro do carro a sensaçao de controle a uniao perfeita entre motorista e montaria parece facil de alcançar o carro nao e pequeno; mede 4 506 mm num entre eixos de 2 606 mm seus 560 cv tem que empurrar somente 1450 kg em ordem de marcha com uma relaçao peso potencia desta magnitude e uma velocidade final de 325 km/h o carro precisa de pneus e freios realmente especiais enormes bridgestones assimetricos desenvolvidos especialmente para o carro calçam rodas de 20 polegadas forjadas em aluminio as pinças de freio monobloco brembo dianteiras eram de seis pistoes e traseiras de quatro pistoes com discos de carbono ceramica de 390 mm dianteiros e traseiros de 360 mm controlados pelo sistema brake by wire eletronico da toyota a direçao era uma das primeiras vezes que se usava assistencia eletrica em carros deste tipo uma maneira de novo de desenvolver know how; operava uma caixa de pinhao e cremalheira com relaçao de 14 3 1 todo o carro foi acertado dando se liberdade total de escolha a hiromu cap naruse o piloto mentor de akio toyoda o interior e de uma artesania totalmente esperada em lexus hoje em dia mas extremamente agradavel e diferente para 2010 quando chegou finalmente as ruas o painel digital com varias configuraçoes hoje tambem nao espanta mais ninguem mas em 2010 parecia que o futuro acabara de chegar e era verdade [caption id= attachment_360579 align= aligncenter width= 999 ] o pacote nurburgring ainda mais serio[/caption] apenas 500 carros foram fabricados ate 2012 inclusos ai os mais radicais modelos com o pacote nurburgring nos eua para evitar especulaçao era vendido apenas em esquema de leasing de dois anos com opçao de compra no final mas o resto do mundo pode comprar seus lf a normalmente custava no minimo us$ 375 000 em 2010 um absurdo para a epoca cada carro era encomendado de acordo com as especificaçoes do cliente entre cores exteriores e interiores cores das pinças de freio bancos couro do volante e outros entre outros itens customizaveis mais de 30 bilhoes de combinaçoes eram possiveis; voce so tinha um lf a igual ao do vizinho se assim quisesse era feito em uma pequena fabrica dedicada e artesanal em motomatchi distrito de aichi no japao no papel nao parecia muito; mas o carro e de acordo com todos os depoimentos algo sublime ao volante jeremy clarkson disse que e o carro mais sensacional que ja dirigiu na vida e depois decepcionado com o cupe lexus rc f concluiu que o lfa era provavelmente tao perfeito que nem mesmo a propria lexus sabe como refaze lo e nao estava sozinho suas declaraçoes tinham eco em toda imprensa especializada mas o real legado deste carro nao foi a experiencia ao volante foi treinar engenheiros executivos e pilotos da empresa para uma nova realidade uma toyota para entusiastas criada por um entusiasta obrigado morizo sama
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