a maioria dos flatouters jogou pelo menos uma das versoes do gran turismo estou certo de que o jogo ajudou a formar uma legiao de entusiastas por automoveis e tambem a mostrar ao mundo que o japao guarda para si seus melhores carros — ou pelo menos as melhores versoes de carros mundialmente consagrados um deles em especial era em sua epoca um gra turismo com preço razoavelmente alto extremamente confiavel e acabou se mostrando um baita ponto de partida para projetos de preparaçao toyota supra deste apenas o japao em seu campeonato de carros de turismo viu a versao de corrida e ao contrario do que todo mundo pensa ele nao usava o classico 2jz preparado por força de regulamento ele usava um mundano quatro cilindros de dois litros 16 valvulas e um turbocompressor descomunal so que esse motor ao contrario do que eu escrevi acima nao tem nada de mundano 3s ge ou 3s gte mitico porem quase desconhecido frente ao 2jz e 4a ge dos toyota corolla ae86 a familia de motores s da toyota foi bem longeva sendo lançada na primeira geraçao do camry em 1982 antes dele houve uma versao seda de quatro portas do celica chamada celica camry todos eram de quatro cilindros deslocando de 1 8 a 2 2 litros com bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio a toyota fabricou cinco variaçoes dessa familia de motores 1s a 5s todas elas como nao poderia deixar de ser conhecidas por simplesmente se recusarem a quebrar consumo frugal e durarem por muitos milhares de quilometros sem que nada alem da troca de fluidos e algumas peças de desgaste natural fossem trocadas aqui falemos da mais especial delas a 3s ela foi introduzida em 1984 e ficou em linha ate 2007 era um motor de dois litros com a onipresente configuraçao de diametro e curso 86x86 mm podia contar com cabeçote de oito ou 16 valvulas comandos acionados por correia dentada igniçao eletronica por distribuidor virabrequim forjado com oito contrapesos e apoiado em cinco mancais ate ai nada de novo e realmente uma configuraçao bem usual os pistoes de aluminio contavam com cavas para evitar o choque das valvulas no caso de uma falha da correia a toyota chamou isso de beams um acronimo para breakthrough engine with advanced mechanism system motor inovador com sistema de mecanismo avançado em traduçao minha na pratica isso o tornava um motor de nao interferencia o 3s ge e 3s gte partindo dessa base e em parceria com a yamaha foi desenvolvido um cabeçote de 16v para o bloco 3s as cavas nos pistoes tambem foram feitas o tornando um motor de nao interferencia na primeira geraçao entregava 135 hp e provando que o japao costuma guardar o melhor para si 160 hp nas versoes domesticas esta e a primeira geraçao deste motor na versao turbo equipou o celica gt four e entregava entre 182 e 190 hp rodando com 0 6 bar de pressao a partir dai ele foi evoluindo gradativamente na segunda geraçao o motor ganhou um coletor de admissao de geometria variavel acis ou t vis nas versoes turbo o t de gte e passou a entregar 165 hp no mercado europeu novamente a versao turbo equipou o celica gt four assim como o mr2 de segunda geraçao entregando de 200 a 232 hp a terceira geraçao viu um aumento da taxa de compressao para 10 3 1 e um aumento de potencia para 180 hp no mercado japones e 170 hp no restante do mundo a versao turbo contou com uma serie de melhorias em comandos de valvulas corpo de borboleta injetores maiores e mais pressao de turbo 0 9 bar como resultado o 3s gte passou a entregar algo entre 242 e 252 hp dependendo do cambio a quarta geraçao recebeu melhorias significativas as valvulas de admissao aumentaram de 33 5 mm para 34 5 mm na admissao e de 29 mm para 29 5 mm no escape a taxa de compressao subiu para 11 1 e o motor recebeu o sistema vvt i para possibilitar variaçao de fase de abertura e fechamento das valvulas de admissao como resultado a primeira versao tampa vermelha entregava 197 hp a 7 000 rpm ou 187 hp a mesma rotaçao variando de acordo com a caixa de cambio manual ou automatica respectivamente equipou o mr2 g e g limited o celica st202 ss ii e ss iii e o caldina todos esses restritos ao mercado japones a segunda versao tampa cinza saiu nos rav4 e na segunda geraçao do caldina active sports gt novamente restrito ao mercado japones apenas entregavam 178 hp e 187 hp respectivamente as maiores diferenças em relaçao ao tampa vermelha estavam nos coletores de admissao e escape no 3s gte dessa geraçao um aumento na taxa de compressao possibilitou um ligeior aumento de potencia entregando 256 hp no total esta versao saiu no caldina gt t awd wagon a quinta e ultima geraçao tampa preta e a mais rara e so foi lançada no mercado japones no alteza rs 200 valvulas ainda maiores 11 5 1 de taxa de compressao e vvt i em ambos os comandos possibilitaram debitar nada menos que 208 hp a 7 600 rpm pouco mais de 100 hp/l nos anos 1990 nao era exclusividade da honda a versao gte recebeu um sistema coil on plug e a potencia permaneceu inalterada pena que essas joias passaram despercebidas pelo mundo ja que esse motor nunca saiu do japao em carros de rua isso nao significa que nao tenha sido amplamente explorado por preparadores mundo afora o que fez com que esse se tornasse o motor mais vitorioso da toyota o 3s nas pistas sendo um motor tao eficiente e versatil obviamente a toyota nao iria deixar passar batido como foi uma epoca prolifica para a empresa e contando com uma linha amplamente diversificada de sedas cupes esportivos com traçao dianteira traseira e nas quatro rodas era so uma questao de aproveitar as oportunidades wrc a primeira vez do 3s gte no wrc veio quando a toyota decidiu entrar no campeonato com o celica gt four st165 como o 3s gte ja era o motor original do modelo ele foi extensamente preparado para render aproximadamente 265 hp a usina era responsavel por deslocar os 1 100 kg do carro em ordem de marcha e obteve sucesso razoavel na competiçao venceu 13 corridas em sua carreira e permitiu a carlos sainz levar o titulo de pilotos em 1990 a lancia ganhou o campeonato de construtores este carro tambem ganhou o campeonato britanico de rally em 1989 e 1990 assim como o campeonato asia pacifico em 1990 com o sucesso e o recente lançamento da versao st185 a toyota naturalmente continuou a campanha nos rallies este carro foi extremamente bem sucedido com 16 vitorias o titulo de construtores em 1993 e 1994 e o titulo de pilotos com carlos sainz 1992 juha kankkunen 1993 e didier auriol 1994 tambem levou o europeu de rally em 1994 e o campeonato malaio em 1997 porem alem do sucesso esse carro ficou mundialmente conhecido por ter sido o carro onde a maior trapaça da historia do automobilismo foi implantada os wrc da epoca tinham que rodar com um restritor no turbocompressor para moderar a potencia em algo em torno de 300 hp a toyota construiu um restritor extremamente sofisticado que de forma quase imperceptivel se movia para frente e para tras possibilitando uma segunda entrada de ar bem sutil mas que era o suficiente para aumentar a potencia em relaçao aos concorrentes https //flatout com br/como a toyota fez a maior trapaca da historia do automobilismo/ este carro com a classica pintura castrol foi o primeiro toyota de corrida a se tornar mundialmente popular graças ao hoje classico arcade sega rally championship https //flatout com br/sega rally championship o pioneiro dos arcades de rali dos anos 90 flatout retro review/ apos isso em 1995 eles mudaram novamente para o novo celica gt four st205 porem sem o mesmo exito das versoes anteriores apenas uma vitoria em dois anos fizeram com que a toyota modificasse o corolla hatch destinado ao mercado europeu com o trem de força do celica e tentasse novamente no wrc em pouco mais de dois anos competindo o celica foi substituido no meio da temporada de 1997 este carro possibilitou ao carlos sainz e ao didier auriol ganharem duas etapas cada e a toyota levou o caneco de construtores em 1999 apos isso ela abandonou o wrc ja se preparando para entrar na formula 1 em 2002 jgtc o all japan gran touring car championship foi um campeonato criado em 1994 para substituir o antigo jtcc japanese touring car championship apos um dominio incontestavel dos nissan skyline gtr com seu conjunto leve equilibrado motor potente e a traçao nas quatro rodas um novo regulamento foi criado na tentativa de equilibrar a disputa e atrair mais fabricantes e publico em 94 os skyline ainda dominavam mas a toyota ja preparava seu trunfo para 1995 junto com a equipe tom’s taichi owa motor sports parceira de longa data decidiram preparar o toyota supra mk4 para a categoria gt500 o regulamento dessa categoria era bem permissivo e o motor do carro poderia ser qualquer um desde que fosse um motor de rua do proprio fabricante ao inves de irem pelo caminho natural preparar o 2jz gte eles pegaram o 3s gte do celica de rally e fizeram uma extensa preparaçao nele como por força de regulamento carros com traçao nas quatro rodas deveriam carregar um lastro de penalidade o supra levou vantagem o motor foi revisto e entregava nada menos que 495 hp e mais de 60 kgf m de torque o que foi mais que suficiente para bater os skyline na relaçao peso/potencia o time liderado por masanori sekiya um competente piloto que chegou a ganhar as 24 horas de le mans com yannick dalmas e j j lehto conquistou a primeira vitoria ainda em 1995 mostrando que o carro era competitivo a toyota conseguiu conquistar os titulos de 1997 e 1999 e o de pilotos tambem em 97 https //flatout com br/um dos lendarios castrol toms supra gt foi encontrado e vai ser restaurado/ esse carro apesar de utilizado apenas no arquipelago ficou mundialmente famoso graças ao gran turismo era um dos carros que mais se destacava no jogo agil e incrivelmente rapido fazia com que as vitorias viessem facilmente alem disso a pintura castrol similar a dos celica o tornaram facilmente reconhecivel aqui o jogo contem um erro pelo menos no gran turismo 2 nas especificaçoes consta que o motor e um 6 cilindros em linha o que e isso yamauchi san no inicio dos anos 2000 a toyota substituiu o 3s gte pelo 3uz fe v8 outras categorias evidentemente com o sucesso do 3s ge/gte a toyota nao iria parar apenas no jgtc e no wrc o time tambem vinha em campanha em campeonatos que seguiam o regulamento do grupo c da fia um dos carros o toyota 88c recebeu uma versao extensamente preparada desse motor designado 3s gtm com deslocamento ligeiramente aumentado para 2 1 litros rendia aproximadamente 600 hp porem devido ao insucesso nas pistas foi rapidamente substituido pelo 88c v que era equipado com um v3 de 3 2 litros e turbocompressor a all american racers equipe do mito dan gurney tambem utilizou esse motor mais ou menos nesse periodo os eagle hf89 e hf90 tambem utilizaram o 3s gtm porem com mais sucesso apesar do chassi melindroso sendo um carro pouco tolerante a erros de setup o time conquistou cinco vitorias em 38 corridas entre 1989 e 1991 ainda em 1991 o eagle mkiii fez sua estreia no mesmo ano a primeira vitoria veio em portland com juan manuel fangio ii no ano seguinte ele substituiu o hf89/90 e a partir dai o time foi bem sucedido com uma versao de absurdos 800 hp do 3s gtm e um chassi mais complacente com envelope de voo maior foram nada menos que 18 poles e 21 vitorias em 27 corridas e o campeonato de equipes fabricantes e pilotos de 1992 e 1993 em 1993 juan manuel fangio ii ganhou quase todas as etapas exceto pelas de laguna seca e phoenix onde ficou em 2º lugar e um 27º nas 24 horas de daytona esse motor ainda foi utilizado por outra lenda dessa vez na prova de subida de montanha mais famosa do mundo rod millen mais um neo zelandes maluco competiu durante varios anos na prova de pikes peak em todas as vezes utilizou um toyota celica ou tacoma extensamente preparados e equipados com o 3s gtm ele conseguiu a vitoria geral em 1994 1996 1997 1998 e 1999 sendo que em 1994 ele estabeleceu o recorde de 10 04 540 esse recorde perdurou ate 2007 quando nobuhiro tajima o quebrou com um suzuki aqui cabe salientar que enquanto o recorde de millen foi batido em piso de cascalho tajima so conseguiu bater esse tempo apos mais da metade da pista estar asfaltada https //www youtube com/watch v= vzjxwl5ybm https //www youtube com/watch v=rr0oanztjce apesar da toyota nao ser vista como uma marca entusiasta ela fez muita coisa legal tambem o 3s ge/gte/gtm e um motor absolutamente brilhante e contemporaneo dos mundialmente idolatrados honda serie b f h e k infelizmente como sairam do japao em pouquissimos modelos pouca gente o conhece apesar de ser um motor lendario https //flatout com br/por que a toyota nao e vista como uma marca entusiasta/
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