a formula 1 dos anos 1980 teve um verdadeiro panteao de herois do automobilismo lauda prost piquet mansell senna e bellof sao apenas alguns deles mas esse grupo poderia ter mais um integrante o irlandes tommy byrne o melhor piloto que ninguem nunca ouviu falar tommy byrne despontou como uma das grandes promessas do automobilismo britanico no começo dos anos 1980 depois de bons resultados na formula ford em 1981 byrne passou a disputar a formula 3 britanica no ano seguinte mesmo perdendo algumas corridas para disputar as cinco ultimas etapas da temporada de 1982 da formula 1 pela theodore racing ele conquistou o titulo e uma vaga nos testes da mclaren em outubro daquele ano nos testes ele correu contra stefan johansson e thierry boutsen ambos vindos da formula 2 europeia e patrocinados pela marlboro — que logicamente os colocara naquele teste o irlandes acredita que acabou insultando ron dennis entao chefe da mclaren quando recusou uma proposta anterior para ser piloto de testes somente uma performance impecavel no teste de silverstone poderia corrigir a besteira byrne foi o mais rapido mas de alguma forma ele acabou ignorado pela equipe de woking e nunca mais entrou em um formula 1 em seu livro crashed and byrned nao publicado no brasil byrne conta sua conta como escalou no automobilismo europeu impulsionado por talento arrogancia e alcool este trecho a seguir conta em detalhes como a formula 1 perdeu o melhor piloto que nunca teve eu estava la com outros quatro pretendentes thierry boutsen stefan johansson quique mansilla e dave scott havia saido com um amigo na noite anterior pegamos umas garotas e levamos elas ao teste o que provavelmente criou uma impressao ruim quero dizer a minha parecia uma puta ela nao era mas usava muita maquiagem e uma saia que mal cobria sua bunda este era o teste que todos falam quando meu nome e mencionado todos sabem tudo sobre ele como eu disse a ron dennis que o carro era uma merda como eu ferrei minha carreira por ser metido demais mas eles nao sabem nada porque nada disso e verdade ron dennis sequer estava no teste o teste foi comandado por tyler alexander johansson havia pilotado no dia anteror quando estava um pouco umido entao nao podemos comparar os tempos scott e mansilla fizeram suas voltas no terceiro dia e boutsen e eu no segundo no dia do meu teste boutsen foi primeiro ele fez umas quinze voltas voltou e reclamou de sub esterço ele pegou um novo jogo de pneus voltou a pista e fez em 1 10 9 tudo de modo muito profissional os mecanicos da mclaren começaram a instalar meus pedais que eu havia feito quando visitei a fabrica da mclaren na semana anterior eles nos deram nossos proprios pedais cada um com nossos nomes gravados quando faziamos nossas voltas eles colocavam o nome na lateral do carro havia muita atençao aos detalhes enquanto isso eu estava um pouco nervoso senti muita ansiedade nesse teste era a unica oortunidade para reparar o estrago que havia feito antes em minha relaçao com ron dennis mas ali estava boutsen reclamando de sub esterço e ele era um cara que eu respeitava assim que entrei no carro minhas preocupaçoes se foram completamente sim havia algum sub esterço mas tudo o que fiz foi frear um pouco antes virar um pouco antes e antecipar a aceleraçao o resultado nenhum sub esterço o carro era incrivelmente bom eu estava fazendo curvas em quarta que na theodore eu faria em terceira e que boutsen aparentemente fez em terceira tambem logo depois da segunda volta senti que precisaria subir uma marcha estava quase no limite da quarta na stowe o que era incrivel na theodore eu sequer havia levado a terceira ao limite assim que peguei os pneus antigos fui tao rapido quanto boutsen com seus pneus novos depois eles instalaram meu novo jogo ai sim eu fiquei empolgado eu estava quatro segundos por volta mais rapido que na theodor subtraia quatro segundos das voltas da theodore nos gps e eu estaria na frente de todos deram minhas tres ultimas voltas como 1 10 01 1 10 01 e 1 10 01 meu amigo joey greenan estava la cronometrando por conta propria e ele estava convencido de que minhas duas ultimas voltas foram ainda mais rapidas mas por alguma razao nao me mostraram os tempos joey cronometrou 1 09 6 em minha ultima volta com pneus de corrida nao de classificaçao para mim isso era a simples confirmaçao do que eu suspeitava ha tempos pilotando um carro de f1 nao era mais dificil ser tao competitivo como em um bom ff1600 de um carro de f3 se eu entrasse em um bom carro independentemente da categoria seria bom o bastante para vencer este teste apenas confirmou isso se eu tivesse minha estreia em gps com um mclaren ou um williams poderia estar em condiçoes de ganhar imediatamente nao ha misterio vinte e cinco anos atras eu era o melhor piloto la as pessoas ficaram impressionadas com os tempos que eu fiz na mclaren mas eu nao estava era normal foi o registro de tudo o que eu faria se tivesse um carro competitivo [youtube id= l7vpbdus9ui width= 620 height= 350 ] eu disse a equipe algo depreciativo sobre o carro claro que nao era um carro fantastico eu devo ter dito algo como sim ha um leve sub esterço em curvas de baixa mas se conseguirmos corrigir isso eu poderei ir mais rapido apenas como feedback eles me agradeceram pelo teste e fui para casa e esperei o telefone nao tocou nao houve mensagem de ron dennis entao o motoring news saiu na semana seguinte e havia uma reportagem do teste que era um pouco decepcionante e dizia que minha postura arrogante nao havia deixado boa impressao para a diretoria e naquele momento todos os pensamentos que eu tinha sobre meu desempenho no teste ter mudado minhas chances com a mclaren se foram ha cerca de seis anos eu estava no pitlane no road america quando um cara me parou eu o reconheci de algum lugar ele disse ola tommy como voce esta e o que voce tem feito todos esses anos — ah apenas dando aulas e treinos eu disse — e voce foi tao rapido naquele dia em que testou a mclaren e voce nem estava com o melhor carro — o que voce esta falando perguntei eu tinha o mesmo carro que boutsen que havia acabado de sair dele — sim ele disse mas quando eu estava trocando seus pedais me mandaram nao te dar aceleraçao total isso me deixou pensando sera verdade isso explica por que comecei usando a quarta marcha em vez da terceira e e provavelmente por isso que eu estava quase no limite na stowe por isso que o carro se aproximava da curva tao devagar mas tenho certeza que a mclaren nunca havia feito algo como aquilo ou haviam me dado os tempos errados eles sao profissionais demais e por que alguem daria bola para tommy byrne eu preferiria nao ter encontrado tony vandunger naquele dia porque lembrei de todo aquele teste e minhas sensaçoes sobre ele reacenderam entao vamos perguntar ao proprio vandunger o que ele lembra daquele dia bem foi ha muito tempo mas sim minha lembrança e de que fomos instruidos para dar a tommy menos que aceleraçao total e somente a tommy nao aos outros por que isso honestamente nao acredito que tenha sido para ferrar tommy mas para proteger ele e o carro lembro de ter falado com ele no gp da austria quando estava pilotando a theodore e parecia como se estivesse em um teste da mclaren ele era bem metido totalmente confiante sobre ir para a mclaren e no teste foi igual acho que havia uma sensaçao provavelmente de tyler alexander de que aquela confiança o deixaria mais propenso a bater o carro nao era um carro de exibiçao mas sim um carro usado nas corridas e destrui lo nao seria nada bom sentimos que os outros caras nao eram tao agressivos mas com tommy ficamos preocupados principalmente por ele andar depois de boutsen pois teria um tempo para baixar entao mexemos um pouco no carro voce so precisa ajustar o curso do acelerador avançando o batente do pedal depois voce olha pelas cornetas do motor as borboletas nao estao totalmente abertas leva apenas uns poucos segundos ele foi muito rapido apesar disso e nos rimos muito imaginando como seria sem a sabotagem [ ] tommy era um daqueles pilotos superconfiantes e agressivos que vao para a pista e dao tudo de si depois ha a questao dos tempos de volta os 1 10 01 que mostraram no painel foi super impressionante mas duas testemunhas que estavam assistindo tudo de perto joey greenan e john uprichard dois irlandeses que foram assistir o teste de tommy estao certos de que ele estava virando mais rapido que aquilo john estava trabalhando para a van diemen e fomos ate la com o caminhao da fabrica diz greenan john estava apenas cronometrando tommy com seu relogio de pulso e os tempos pareciam nao bater com o que estavam colocando no painel entao ele me enviou de volta ao caminhao para pegar o cronometro comecei a cronometra lo e ele estava cerca de um segundo mais rapido do que estavam mostrando perguntei para a equipe por que eles nao estavam mostrando os tempos corretos no fim ele estava em 1 09 suas tres ultimas voltas foram 1 09 9 1 09 7 e 1 09 6 mesmo se pegarmos os tempos oficiais isto foi o mais rapido que o mclaren mp4/1 de efeito solo ja andou em silverstone com uma margem substancial o ar fresco do outono teria contribuido para tempos mais baixos que o ar quente da metade da temporada no verao de julho o motor aspiraria mais oxigenio talvez a equipe tenha instalado relaçoes maiores de marcha no carro para proteger o motor durante o teste e consequentemente fez o ajuste perfeito para melhorar o desempenho do motor o que ajudaria a explicar os tempos mas o que nao ajuda e o fato de ele nao ter tido abertura total da borboleta apesar disso como diz watson nao importa como voce tenta explicar ou qual versao dos acontecimentos voce conhece ainda e uma performance sensacional sim tommy foi sensacional naquele dia diz greenan mas repito nao foi nada alem do que eu esperava thierry boutsen era um bom piloto mas ele nao era tommy byrne em termos de talento tommy era um ayrton senna se ron dennis tivesse contratado o eu nao tenho duvidas de que ele seria varias vezes campeao o proprio dennis relembra de tommy de forma que 25 anos depois soa com algum afeto o bom e velho tommy byrne que personalidade e que talento acho que a maioria das pessoas que viram esse cara correr concorda que ele tinha tudo em termos de controle do carro para chegar ao topo mas talvez ele precisasse de outros ingredientes indispensaveis como uma ferrenha determinaçao foco e ambiçao como resultado a carreira de tommy deve ser vista como um fracasso se ficarmos no contexto de sua consideravel habilidade natural ele venceu o campeonato britanico de f3 muito bem em 1982 e fez os testes para a mclaren no final daquele ano ele era veloz e seu indubitavel talento casa com os requisitos para ser um piloto de ponta ele poderia ter sido um grande piloto e eu ficaria orgulhoso se tivesse sido pela mclaren infelizmente nao era para ser depois do teste byrne saiu da f1 e disputou a formula 3 em 1983 antes de mudar se para os eua e disputar a indy lights a partir de 1986 ele venceu 10 corridas em 55 largadas e chegou a disputar o titulo em 1988 e 1989 em 1992 byrne se aposentou como piloto e hoje e instrutor de pilotos na indy lights e na academia de pilotagem e direçao defensiva da acura na florida
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