bruce wood com seus 37 anos de cosworth e seu atual cargo de managing director odeia quando gente chama a sua empresa de engine tuners preparadores de motor claro ha muito tempo a empresa projeta e constroi motores inteiros a partir do zero hoje em dia inclusive sistemas de propulsao completos a cosworth propulsion em northhampton sua sede original faz motores de combustao interna; cosworth eletronics em cambridge faz sistemas de controle eletronico e data logging; finalmente a cosworth delta em silverstone que faz baterias gerenciamento de baterias e integraçao veicular um pacote completo [caption id= attachment_375968 align= aligncenter width= 999 ] bruce wood md da cosworth[/caption] mas a gente pode entender o motivo de algumas pessoas terem engine tuner na cabeça foi como a empresa começou keith duckworth e mike costin cosworth e junçao de seus nomes eram funcionarios da lotus quando começam em 1958 seu principal trabalho era preparar motores ford para os lotus eventualmente seu sucesso os leva a desenhar e produzir cabeçotes dohc para os ford de quatro cilindros em linha; e depois a fazer motores inteiros começando com o famoso ford dfv v8 da formula 1 mas preparadores eles foram por muito tempo ainda que uma forma superior de preparaçao cabeçotes cosworth apareceriam em fords chevrolets e ate mercedes benz [caption id= attachment_375969 align= aligncenter width= 999 ] com o lendario dfv v8 duckworth hill e chapman 1967[/caption] mas hoje e muito mais que isso e na verdade um dos grandes enablers da maioria dos hipercarros exclusivos e carissimos que existe hoje e uma evoluçao logica da preparaçao de motores de competiçao para a criaçao de motores de competiçao inteiros; dai a criaçao de cabeçotes para veiculos especiais dos fabricantes de grande volume e finalmente motores inteiros para carros esporte de primeira linha tudo e correlacionado tudo e de alto desempenho e nada aqui e barato https //flatout com br/o primeiro cosworth de rua foi um chevrolet/ o resultado e que hoje a cosworth e um verdadeiro templo para os amantes da combustao interna os motores que projeta e produz sao o pinaculo desta arte e tecnologia; e sao feitos meticulosamente a mao em series pequenas tomando o tempo necessario que obras de arte exigem a lista de fabricantes que hoje recorre a cosworth para seus motores e incrivel a gma de gordon murray para seu t 50 e t 33; o aston martin valkyrie; um novo bizzarrini giotto; o red bull rb17 de adrian newey e muitos outros que ainda nao podem ser mencionados [caption id= attachment_375970 align= aligncenter width= 999 ] o v12 de 3 9 litros para a gma[/caption] e tambem onde foi criado o v16 do novo bugatti tourbillon uma unidade de nada menos que 8 3 litros aspirada que gira ate 9000 rpm e que mesmo antes de receber os motores eletricos auxiliares que farao do carro um hibrido ja da sozinho 1000 cv a bugatti ja vem antes de um w16 com quatro turbos; uma configuraçao ja rarissima mas ao criar um v16 fez um motor de configuraçao realmente especial e uma novidade ate para a tarimbada cosworth [caption id= attachment_375971 align= aligncenter width= 999 ] o v12 do valkyrye[/caption] o projeto envolveu a cosworth desde o inicio começa com bruce wood recebendo uma ligaçao de um numero desconhecido como a maioria de nos raramente atendo mas talvez uma em cada cinco vezes eu atendo na esperança de que seja alguem com quem eu realmente queira falar neste caso valeu a pena mate rimac estava do outro lado da linha [caption id= attachment_375977 align= aligncenter width= 999 ] mate rimac compra bugatti novembro de 2021[/caption] na epoca inicio de 2021 rimac ainda nao podia revelar sua ligaçao iminente com a bugatti mas wood sentiu que algo grande estava por vir pelo rumo da conversa; lembre se que mate rimac era conhecido por carros eletricos somente ate ali wood viu algum tempo depois surpreso mate rimac tomando posse da bugatti com ajuda da porsche agora tudo fazia sentido para a cosworth rimac obviamente queria mais que um motor vw ou mesmo porsche superdesenvolvido para seu novo bugatti os compradores de carros de mais de 3 milhoes de dolares podem ter mais que isso mas ainda assim o plano inicial era pegar o w16 existente remover os turbos e torna lo naturalmente aspirado para criar um hibrido mas a cosworth mostra que embora compacto o w16 nunca seria girador como a concorrencia largamente usando v12 cosworth conversa vai conversa vem e o v16 e o escolhido a sorte estava lançada para o que pode ser a criaçao mais espetacular da cosworth a bugatti claro nao pode ser mais uma e o atual simbolo do excesso absoluto e nada pode ser comparavel o v16 tem mais que o dobro da cilindrada do v12 dos carros de gordon murray para começar e e uma configuraçao rarissima quao raro e o v16 [caption id= attachment_375981 align= aligncenter width= 999 ] cadillac 1930 o primeiro v16 em produçao[/caption] pausa para falar um pouco dos v16 que vieram antes para ilustrar melhor quao rara e a configuraçao o primeiro v16 que pode se dizer de produçao normal foi o do cadillac 1930; uma unidade a 45° com valvulas no cabeçote criada para ser silenciosa a incrivel novidade eram os tuchos hidraulicos o cadillac v16 foi tambem o primeiro cofre de motor desenhado por designers da historia; era lindo e monolitico uma grande novidade media 76 x 100 mm e 7 4 litros; dava perto de 170 cv em 1938 apareceria um v16 cadillac mais barato de se produzir com valvulas laterais e um 135° entre bancadas; com 7 1 litros este motor dava 185 cv durou ate 1940 somente depois apareceu o marmon v16 a empresa famosa por ser a vencedora das primeiras 500 milhas de indianapolis em 1911 criou ou enorme v16 de aluminio tambem ohv e a 45° como o cadillac em 1931 o v16 marmon tinha 8 litros e 200 cv mas apenas 86 unidades foram fabricadas [caption id= attachment_375985 align= aligncenter width= 999 ] marmon v16[/caption] o v16 apareceu nos auto union de grand prix dos anos 1930 tambem; mas no pos guerra teria sido esquecido se nao fosse o famoso brm v16 de formula 1 ingles de 1946 este brm nao foi um sucesso mas era incrivel um v16 de 1 5 litro a 135° sobrealimentado por compressor de dois estagios centrifugos dohc duas valvulas por cilindro e carter seco dava nada menos que 600 cv a 12 000 rpm embora os numeros de teste da rolls royce sugerissem que o motor seria capaz de funcionar a ate 14 000 rpm [caption id= attachment_375986 align= aligncenter width= 999 ] marmon v16 aluminio[/caption] mas nas ruas depois do marmon nunca mais bom existiu o maluco cizeta moroder v16t; uma historia muito louca que existe so pela historia mesmo apenas sete carros foram feitos e aparentemente sao prototipos nao completamente desenvolvidos https //flatout com br/cizeta moroder o supercarro que tem sua propria musica/ nao definitivamente nao ha quase nenhum v16 de rua no mundo no mesmo balaio do quase exemplificado pelo cizeta mais de forma secreta no final da decada de 1980 existiu bmw goldfish v16 de 6 7 l com base no entao novo motor v12 da bmw os prototipos foram instalados em um serie 7 e no inicio da decada de 1990 em um bentley mulsanne mais ou menos na mesma epoca a mercedes benz desenvolveu um motor v16 de 8 0 l para a limusine classe s baseado em seu v12 de seis litros https //flatout com br/bmw 767i vs mercedes 800sel o duelo dos sedas v16 que quase aconteceu nos anos 1990/ o carro conceito cadillac sixteen foi mostrado em 2003 com um motor v16 de 13 6 l basicamente dois chevrolet v8 ls da general motors juntos o que devia ter sido colocado em produçao mas nao foi no ano seguinte o carro conceito rolls royce 100ex aparece no filme o retorno de johnny english com um v16 de nove litros bmw mas e so sim o bugatti tourbillon e apenas o terceiro carro a jamais receber um v16 e ser vendido e homologado para uso nas ruas o v16 bugatti um dos motivos e que e um motor enorme basicamente dois oito em linha e obviamente o dobro do comprimento de um v8 similar; e um v8 poderia deslocar mais de 8 litros tambem o v16 que a cosworth fez para a bugatti e como todo motor dela algo que carrega imenso know how de competiçao; e compacto e leve mas aqui relativamente apenas o bloco mede 1 metro de comprimento e o virabrequim uma peça magnifica feita a partir de um tarugo so usinado tem 900 mm de comprimento o diametro dos pistoes e de 92 mm e o curso de 78 55 mm o que resulta em enormes 8 35 litros o v e a 90° e como os v8 americanos o virabrequim tem dois planos o peso e contido se considerando seu tamanho 252 kg mais leve por exemplo que um v12 de 6 litros da aston martin o comprimento de 1m do bloco e na verdade otimo; o motor por exemplo nao tem camisas de aço entao os cilindros podem ficar mais proximos um do outro o carter e seco e e desprovido de acessorios como alternador e motor de partida; o gerador/motor do sistema hibrido faz essas funçoes como sabemos o carro tera tres motores eletricos dois na frente um atras e baterias para funçao plug in e autonomia eletrica de 60 km e uma adiçao de 800 cv na potencia total do carro durante os estagios iniciais do conceito do projeto um design hot vee escape pelo vale do v foi considerado e foi o modelo de computador mostrado para o board da vw inicialmente mas o empacotamento geral do veiculo levou ao layout mais convencional e logico de admissao por cima escape por baixo em um motor que gira ate 9000 rpm se imaginam molas duplas nas valvulas mas nao; sao molas simples aqui; algo que ajuda ate reduzir peso de peças moveis mas tambem o geral afinal uma mola pesa pouco mas lembre se que aqui existem 64 delas as molas em si sao de titanio o teto de rotaçoes tambem note e sensivelmente mais baixo que o dos v12 da gma por exemplo o que ajudou aqui diferente dos v12 cosworth modernos tambem o v16 usa correntes para acionar comandos e nao trem de engrenagens aparentemente a corrente pede menos rigidez dos componentes onde e montada; o que se traduz em menos peso em aplicaçoes otimizadas ao extremo como esta [caption id= attachment_375994 align= aligncenter width= 999 ] o v12 da gma no bugatti sao correntes mais simples[/caption] a maneira de se projetar motores e toda nova em relaçao ao passado na verdade por causa de legislaçao e emissoes hoje nao se projeta primeiro o motor se projeta primeiro o sistema de combustao a camara e a injeçao e exaustao para depois se fazer o motor em volta dela a primeira mula fisica para os v12 da cosworth era um 3 em linha; para o v16 teve que ser um quatro em linha que deve ter dado algo como 250 cv aspirados de pouco mais de dois litros depois ha o controle eletronico aqui a colaboraçao teve que ser proxima entre as equipes da cosworth bosch dana transmissao e claro bugatti wood diz que uma das grandes vitorias do programa foi fazer o motor e os motores eletricos se comunicarem por meio da caixa de cambio e funcionarem de forma tao convincente outro desafio parece ter sido custo sim custo mesmo em um dos carros mais caros do mundo a bugatti pode ser de rimac mas bugatti rimac tem 45% de participaçao da porsche que e a dona da vw e alema sao sempre obcecados por custo os objetivos de preço para cada peça existem so sao mais altos que os de um carro normal mas tem que ser atingidos de qualquer forma os tempos de carros como arte de ettore jano e ate ferrari realmente foram embora para sempre um bugatti nos metodos de criaçao de um um golf o tourbillon marca o inicio do que provavelmente sera a maior produçao da cosworth 250 unidades como os outros dois bugattis da era vw espera se um total de 500 carros ate o fim da produçao; inevitavelmente gerara novos modelos ao longo do caminho e o v16 deve durar muito e nao podemos deixar de dizer o motor pode um dia ser turbinado nao se a bugatti significa o pinaculo absoluto nada espanta
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