em 2008 ha exatos 16 anos uma açao conjunta da chrysler e da revista americana motortrend levou o recem lançado dodge viper acr ao circuito de nurburgring com uma missao obter o recorde no desafiador nordschleife na epoca esse tipo de recorde ainda era pouco falado a internet social ainda estava perdendo os dentes de leite e nurburgring era mais conhecido pelos gamers e pelos entusiastas que tinham acesso ao lendario faszination on the nurburgring ou as ediçoes da revista alema sport auto que fazia seu supertest no circuito antes disso somente a nissan havia explorado os tempos de volta como recurso de marketing desde 1989 quando ela relançou o skyline gt r cada nova geraçao superava os tempos estabelecidos no circuito fazendo dele o primeiro rei de nurburgring a campanha da nissan contudo era limitada em termos de alcance o skyline gt r sempre foi um modelo voltado ao mercado interno que so escapou para reino unido e australia por meio das importaçoes independentes como tinha direçao na direita nao podia ser emplacado em boa parte do planeta https //www youtube com/watch v=3u26ddkvw2q foi a propria nissan que fez o recorde se tornar relevante para o resto do mundo em 2009 com a nova geraçao do gt r agora um modelo proprio separado do skyline eles foram ao circuito e estabeleceram mais um recorde so que agora o gt r nao era mais um carro exclusivo do mercado japones mas um produto global que seria vendido em todos os mercados onde a nissan atuava — ate mesmo no brasil a meta era uma volta abaixo dos 7 30 algo que ninguem havia feito ate entao e como fizera nas geraçoes anteriores a nissan obteve a marca desejada em 17 de abril de 2008 o gt r completou a volta em 7 29 03 mantendo se o recordista da pista https //flatout com br/o nissan gt r um sera um classico no futuro/ mas agora como ja disse mais acima o nissan gt r era um carro global um concorrente direto dos esportivos ocidentais e ate mesmo de alguns supercarros muito mais caros que eles foi esta alias uma de suas revoluçoes desempenho de supercarro a preço de esportivo de repente o recorde em nurburgring se tornou uma poderosa açao de marketing nao mais para a nissan apenas mas para qualquer fabricante que desejasse convencer o mercado que seu carro era realmente veloz https //flatout com br/as duas revolucoes do nissan gt r/ nao e para menos a nissan escolheu nurburgring justamente por sua inigualavel compilaçao de curvas variaçoes de superficie e relevo condensados em pouco mais de 20 000 metros nenhum outro lugar do mundo era tao desafiador — tanto que jackie stewart o apelidou de inferno verde uma vez que o circuito e cercado pela vegetaçao das montanhas eifel quem fosse mais rapido ali seria mais rapido em qualquer circuito foi por isso que sete semanas depois a general motors enviou o corvette zr1 ao circuito para tentar e conseguir superar a marca do gt r mesmo sem as vantagens do sistema de traçao integral attesa o corvette completou a volta em 7 26 04 tomando a coroa do gt r o reinado contudo nao durou muito em agosto de 2008 os ingleses da evo magazine fizeram um supercomparativo com o maserati mc12 o porsche carrera gt a ferrari enzo o koenigsegg ccx e o pagani zonda f clubsport todos exceto o koenigsegg superaram os 7 30 maserati pagani e ferrari superaram o corvette sendo o mc12 o mais rapido deles com 7 24 29 nao deu nem tempo de comemorar naquele mesmo mes a chrysler e a revista americana motor trend levaram o recem lançado dodge viper acr a alemanha e estabeleceram um novo recorde 7 22 1 a coroa voltava aos americanos com a disputa aquecida os anos seguintes viram uma troca de recordistas e uma escalada de tempos sem precedentes em nurburgring veja o primeiro carro a quebrar a barreira dos oito minutos foi proprio nissan skyline gt r r33 em 1996 foi um recorde controverso pois o carro usou gaiola de proteçao e foi conduzido pela propria nissan mas foi a primeira vez que um carro completou a volta em 7 59 887 superando a marca de 8 01 estabelecida pelo bugatti eb110 em 1993 ou seja a evoluçao dos tempos dos 8 minutos para os 7 30 levou 12 anos com a escalada da decada de 2010 contudo foi preciso esperar apenas metade do tempo para ver uma nova revoluçao nos tempos de volta em 2013 a porsche quebrou a barreira dos 7 minutos com o 918 spyder que completou a volta em 6 57 depois disso o atual patamar de 6 30 levou 11 anos para ser atingido — foi somente neste ano que o mercedes amg one o atual recordista fez a volta em 6 29 090 — o que mostra quao rapida foi a evoluçao dos tempos de volta em nurburgring ao longo da decada passada https //www youtube com/watch v=h njjee2eje nao espere contudo uma nova revoluçao nos tempos de volta o mercedes amg one devera ficar algum tempo no topo ate que um hipercarro derivado da formula 1 supere seu tempo os candidatos mais provaveis seriam o aston martin valkyrie o red bull rb17 o gma t 50 e quem sabe algum koenigsegg mas nao acho que algum destes ira acelerar em nurburgring com este objetivo tambem nao espere ver a ferrari f80 por la pois a ferrari tradicionalmente mede seus carros apenas no circuito de fiorano comparando os entre si quem pode surpreender e o corvette zora que ja esta em desenvolvimento e tera 1 200 cv produzidos por um powertrain hibrido como o do amg one o vette ja foi flagrado em nurburgring e no passado participou da disputa pelo recorde do circuito enquanto isso o que devemos ver nos proximos anos e um maior numero de esportivos na casa dos seis minutos altos antes ocupada apenas pelos modelos gt da porsche e pelas versoes extremas dos lamborghini a bolha foi furada em 2020 pela mercedes amg com seu gt black series — ainda hoje o carro de motor dianteiro e traçao traseira mais rapido no circuito — e agora por ninguem menos que o mustang gtd o primeiro carro americano a adentrar os seis minutos conseguindo o que o viper tentou e por muito pouco nao conseguiu em 2017 com um tempo de 6 57 685 o mustang gtd praticamente empata com o porsche 918 spyder e o porsche 718 gt4 rs manthey racing ele poderia tambem ser considerado o muscle car mais rapido em nurburgring mas sinceramente pouco sobrou de muscle nesta versao gtd pense que o mustang gtd esta para o mustang gt como o 911 gt3 rs esta para o 911 carrera o mesmo nome a mesma plataforma mas completamente diferentes [caption id= attachment_374818 align= aligncenter width= 1500 ] o mustang gt3 de le mans[/caption] o gtd alias e realmente uma versao de rua do mustang gt3 de pista as duas versoes foram desenvolvidas juntas e cada aspecto aerodinamico do gt3 foi adaptado para que o gtd pudesse ser usado nas ruas segundo o diretor do mustang na ford greg goodall que trabalhou em todos os mustang desde a quarta geraçao o gtd pega tudo o que ha de melhor das pistas e homologa para as ruas usamos amortecedores com valvulas de ajuste para ajudar o carro a se manter pregado na pista mas a suspensao tem duplo ajuste de altura e de constante de mola para ser usado com conforto nas ruas disse goodall ao site top gear https //www youtube com/watch v=8anhxb8xh6w alem dos componentes aerodinamicos do mustang gt3 o mustang gtd ainda tem freios de carbono ceramica e um novo supercharger de maior capacidade volumetrica em seu v8 com isso ele chega aos 826 cv e atinge a maxima de 325 km/h goodall tambem disse que o objetivo da equipe era desde o inicio completar uma volta abaixo dos sete minutos em nurburgring https //www youtube com/watch v=yuxuslb1hg8 o tempo veio logo na primeira volta dos testes que foram executados pelo piloto alemao dirk muller vencedor das 24 horas de nurburgring e da gte pro nas 24 horas de le mans de 2016 com o ford gt com o tempo homologado pelo registro oficial de nurburgring os 6 57 685 do mustang gtd o colocam entre o porsche 911 gt3 992 1 6 59 93 e o 91 gt3 com o kit manthey performance 6 55 737 extra oficialmente ele empata na pratica com o porsche 918 spyder 6 57 e com a ferrari 296gtb testada pela revista sport auto 6 58 70 alem de ser o americano mais rapido em nurburgring o mustang gtd tambem e o segundo entre os carros de motor dianteiro agora para encerrar me permitam uma pequena reflexao o mustang gtd se tornou o primeiro carro americano a cruzar a chegar aos seis minutos em nurburgring em 2024 isso usando todos os recursos que a ford racing tem disponiveis uma vez que o carro foi desenvolvido juntamente do gt3 alem disso o carro desfruta de um extenso know how obtido pela ford em seu programa de endurance com o gt e nesta temporada do gt3 dito isso considere o seguinte o que seria do srt viper acr se a fca nao o tivesse abandonado a propria sorte uma iniciativa independente bancada por crowdfunding e capitaneada por um clube de proprietarios do viper que contou com a doaçao dos carros por uma concessionaria e com o apoio de duas oficinas envolvidas no desenvolvimento do viper no passado https //flatout com br/o que o dodge viper acr nos ensinou com seus 7 minutos em nurburgring/ com todas as dificuldades impostas pelo orçamento limitadissimo eles foram a alemanha e conseguiram completar a volta em 7 01 3 — e estavam prestes a baixar o tempo quando um pneu estourado causou um acidente e encerrou o sonho de colocar o viper abaixo dos seis minutos isso em 2017 com um v10 aspirado de 8 4 litros e 640 cv o que teria sido dele se a fca nao tivesse virado as costas e dado ao viper uma despedida digna de sua historia — e do tamanho dos cofres da empresa o que me leva a outra reflexao os 6 57 do mustang gtd pressionam a chevrolet a fazer um zr 1 e um zora muito mais rapidos no minimo 6 56 para o zr1 e 6 40 6 30 para o zora da mesma forma se o viper tivesse obtido os almejados 6 59 sera que a ford se contentaria com 6 57 um carro muito mais tecnologico e sete anos mais novo apenas um segundo mais rapido e uma questao que jamais poderemos responder mas so reforça a importancia da rivalidade nas pistas nao existe mais rapido sem um rival para te acelerar
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