em 2017 quando a formula 1 fez sua ultima grande alteraçao no regulamento sugerimos dez mudanças para salvar a categoria do marasmo e torna la atraente de novo e claro que eles nao nos ouviram mas a formula 1 divulgou nesta quinta feira as novas regras para 2021 e coincidentemente elas trazem duas mudanças propostas pelo flatout ha dois anos ou quase isso segundo a formula 1 e a fia as novas regras foram feitas para permitir disputas mais acirradas na pista equilibrar o desempenho dos carros e para beneficiar como o orçamento e aplicado em vez de quanto orçamento e aplicado de forma que a categoria seja atraente para novas equipes e fabricantes a principal mudança e o visual do carro — resultado das novas regras aerodinamicas e de rodas/pneus — que ficou mais moderno mais atraente e mais simples em termos aerodinamicos as rodas de 13 polegadas serao substituidas por novas rodas de 18 polegadas que tambem calçarao pneus mais largos depois as asas serao simplificadas a barbatana eliminada e os carros vao depender mais de efeito solo isso ira manter os niveis de downforce mas ira reduzir o fluxo de ar turbulento na traseira do carro o que permitira que os rivais sigam o carro da frente mais de perto podendo trazer de volta a guerra do vacuo segundo a f1 atualmente os carros de f1 perdem entre 40 e 50% da downforce ao seguir outro carro o que os impede de seguir o carro da frente tambem nas curvas com a nova aerodinamica a f1 espera que a downforce seja reduzida em apenas 10% como os carros usarao pneus com maior area de contato isso deve aumentar a aderencia mecanica dos carros — que tambem usarao suspensoes mais simples — o que ira colaborar com as disputas de posiçao mais acirradas ross brawn diretor tecnico da f1 estima que os carros ficarao 3 5 segundos mais lentos no primeiro ano sao justamente estas mudanças duas das dez modificaçoes que sugerimos em 2017 veja so o que dissemos sobre o excesso de aderencia aerodinamica faz ao menos vinte anos que as disputas por posiçoes na formula 1 apresentam o mesmo problema tecnico os perseguidores nao conseguem se manter tao proximos do rival adiante em curvas de media e alta velocidade quanto menos em trechos sinuosos consecutivos devido ao stall perda de sustentaçao aerodinamica da asa dianteira do perseguidor causado pelo ar sujo turbulento deixado pelo carro imediatamente a frente o problema e tao grave que afetou ate mesmo a filosofia das construçoes dos novos autodromos que trazem retas imensas finalizadas com curvas fechadas criando um cenario artificial de ultrapassagem para piorar o regulamento de 2017 decidiu aumentar a largura das asas dianteiras de forma proporcional ao ganho de dimensoes dos eixos 20 mm perdeu a chance de retrabalhar esta proporçao de grip mecanico e aerodinamico nossa sugestao e aumentar ainda mais a largura dos pneus dianteiros e retrabalhar as asas dianteiras o regulamento deve simplificar estes componentes eliminando a cascata de apendices e limitando a tres peças plano principal flap principal e endplate adicionalmente o flap tera dimensoes reduzidas e o endplate nao podera conter apendices anexos em resumo voltaremos as asas do fim dos anos 90 um bonus diretamente relacionado a isso e que com menos aderencia aerodinamica na dianteira as equipes ficarao amarradas em relaçao a proporçao de downforce na traseira gerada pelo difusor e pela asa traseira com menos agressividade aerodinamica na traseira a massa de ar turbulenta largada atras do perseguido cai bastante ajudando a reduzir ainda mais as dificuldades do perseguidor com a queda de proporçao do grip aerodinamico e aumento do mecanico ha uma equidade tecnica maior entre o carro da frente e o que quer ultrapassar e o que dissemos sobre o fluxo turbulento na traseira em paralelo ao aumento da aderencia mecanica e da reduçao de aderencia aerodinamica na dianteira sugerimos a introduçao de uma comissao de aerodinamicistas com um proposito principal reduzir o wake o emaranhado de fluxo aerodinamico turbulento atras dos monopostos para isso farao uso de alteraçoes no regulamento tecnico que define os difusores e as asas traseiras a esta comissao de aerodinamicistas tambem cabera avaliar e julgar em conjunto com a fia os casos de zona cinza alem das asas mais simples e dos dutos aerodinamicos para produzir efeito solo os carros tambem terao laminas sobre as rodas para reduzir o arrasto sobre as rodas que voltarao a usar calotas aerodinamicas as laminas eliminam a turbulencia produzida pela area de baixa pressao formada atras da roda em movimento ja as calotas ajudam a manter o fluxo de ar mais limpo na face da roda e serao a afixadas a roda girando junto com elas https //www youtube com/watch v=epdmatdvszk fora das pistas o regulamento ira se concentrar nas limitaçoes de upgrades mudanças nos treinos e um teto orçamentario cada equipe podera usar apenas us$ 175 milhoes por temporada o que parece muito mas e quase 25% do que a ferrari e a mercedes anunciaram para 2019 evidentemente o orçamento nao inclui salarios de pilotos e publicidade mas a fia acredita que isso ira resultar em uma maior proximidade das equipes de ponta e acabar com a atual divisao dentro da pista que coloca tres equipes disputando as vitorias e o restante brigando pelas outras quatro posiçoes de pontuaçao alem disso o tempo gasto em tuneis de vento sera limitado assim como o numero de upgrades que uma equipe podera fazer no carro ao longo da temporada a formula 1 tambem ira mudar a programaçao do fim de semana os treinos livres de sexta feira continuam mas eles serao realizados antes da coletiva atualmente realizada na quinta feira e eles deverao ter mais novatos porque o novo regulamento exige que cada equipe coloque um piloto com menos de duas corridas na f1 em pelo menos duas sessoes de treinos ao longo da temporada e mais os carros nao poderao ser modificados apos a terceira sessao de treinos livres porque eles irao direto para o parque fechado de onde sairao somente no sabado para os treinos de classificaçao isso ira beneficiar os bons acertadores e os bons conservadores de carros alem de habituar o publico aos novos pilotos e os novos pilotos ao ambiente real da formula 1 por ultimo o cambio tambem tem um novo regulamento as equipes so poderao reprojeta los a cada cinco anos infelizmente os motores v6 turbo serao mantidos o que significa que o ronco nao devera ficar muito melhor do que e atualmente — o que e uma pena mesmo assim se as ultrapassagens disputadas e a briga de posiçoes voltar as novidades ja terao valido a pena
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.