a noticia ja era aguardada mas nao como chegou na tarde de ontem 19 de forma bombastica a ford anunciou o fechamento de sua fabrica de sao bernardo do campo com o encerramento imediato da operaçao no local isto significa que a ford deixara de atuar no segmento dos caminhoes na america do sul e tambem o fim do fiesta hatch como vimos mais cedo a medida faz parte da reestruturaçao global da marca e nao e apenas um caso isolado no cenario atual da ford a marca vem amargando prejuizos consecutivos na america do sul e esta perdendo mercado na europa e nos eua no brasil a ford era a lanterna no ranking de vendas de caminhoes ha alguns anos perdendo ate mesmo para as novatas daf e man seu unico modelo de destaque no mercado de caminhoes era o cargo 1119 que era vice lider no segmento dos medios pbt entre 10t e 15t mesmo vendendo menos que a metade do lider volkswagen delivery 11 180 no segmento dos comerciais leves a historia nao era muito melhor primeiro a ford demorou demais para atualizar a ranger e por isso começou a perder terreno a partir de 2008 — primeiro para a toyota hilux depois para a mitsubishi l200 e mais tarde ate mesmo para a amarok quando a atual geraçao chegou em 2013 ela nao conseguiu retomar a vice liderança e se mantem ate hoje isolada no terceiro lugar do mercado depois a ford inexplicavelmente matou a excelente courier para substitui la por nada a marca simplesmente abandonou o segmento mesmo tendo um dos melhores projetos deixando o caminho livre para a chevrolet montana e para a fiat strada como resultado a picape fiat se tornou o comercial mais vendido do brasil mesmo no auge de seus 20 anos de idade — ironicamente a mesma idade que a courier teria hoje a ford ainda tentou emplacar a transit que e tao popular na europa em especial na inglaterra e peninsula iberica quanto a kombi no brasil mas a van nunca conseguiu enfrentar os rivais da renault fiat/iveco e mercedes sua importaçao foi interrompida em 2014 menos de seis anos depois de seu lançamento nacional e ela estava longe de ser um produto ruim uma vez que lidera o segmento na europa e nos eua estes problemas contudo nao foram exclusividade da ford brasileira a marca abandonou a australia simplesmente extinguindo sua divisao local e tambem fechou sua fabrica belga em 2014 — ambos fechamentos motivados pela queda nas vendas e reduçao de custos na europa e nos eua a participaçao da ford no segmento de veiculos de passageiros caiu pela metade desde o inicio da decada passada no velho mundo o focus deixou de ser o hatch medio mais vendido perdendo a liderança para seu arquirrival golf embora ainda mantenha seus 8% de participaçao nos 20 mercados mais tradicionais do continente embalada pelo ecosport renovado e pelo kuga alem da oitava geraçao do fiesta lançada no ano passado nos eua os sedas da marca nunca mais conseguiram repetir o sucesso do taurus nos anos 1980 e 1990 ficando sempre atras dos modelos da honda e toyota — e mais recentemente dos hyundai e kia em 2018 os sedas da marca fecharam seu segundo ano em queda livre com uma reduçao de 40% em relaçao a 2015 no geral a ford conseguiu minimizar a queda com o sucesso das picapes f series que subiram quase 2% e ficaram a umas poucas unidades de um recorde historico e de seus suv que foram auxiliados pelo ecosport renovado [caption id= attachment_218666 align= aligncenter width= 768 ] interior do ecosport americano[/caption] esse cenario e o principal motivador das mudanças na ford a marca desistiu dos sedas nos eua e no brasil e devera fazer o mesmo na europa onde precisa urgentemente de um parceiro para o desenvolvimento e produçao dos veiculos de passeio como afirmam os analistas de mercado locais note que a volkswagen dilui os custos de desenvolvimento entre seat vw audi e škoda a psa tem citroen peugeot opel e ds a renault tem sua aliança com a mitsubishi e nissan e a fiat compartilha plataformas com a chrysler a ford ate tentou seguir o modelo das fabricantes asiaticas de produzir modelos globais com variaçoes locais — era aquela estrategia one ford — mas ela nunca foi adotada amplamente e chegou tardiamente quando a marca ja tinha perdido metade de sua participaçao nos mercados americano e europeu restou a ela portanto apostar em seus suv nestes mercados e concentrar seus esforços nos modelos campeoes de venda como o fiesta na europa a f series nos eua o ka no brasil e o mustang globalmente ele ainda e o esportivo mais vendido no planeta a estrategia da ford contudo pode dar certo — ainda que tardia passada a repercussao do fechamento da fabrica ela tera uma oportunidade de enxugar custos e se concentrar em seus melhores produtos — algo que a apple fez no fim dos anos 1990 quando steve jobs retornou ao comando da empresa ela so nao pode repetir a bizarra trajetoria brasileira a atuaçao da ford no brasil sempre pareceu seguir uma linha do tempo paralela a sua propria historia algo como aquele 1985 alternativo em de volta para o futuro ii apesar de ter chegado ao brasil em 1919 seu primeiro carro de passeio foi lançado somente em 1967 na forma de um seda full size americano que estava em seu ultimo ano de produçao sim o galaxie depois enquanto lançava o escort na europa a ford aproveitou o projeto da willys overland que daria origem ao renault 12 deu a ele o visual do escort e lançou o corcel uma especie endemica brasileira que jamais conseguiu superar o fusca e o chevette em 1978 ele mudou para encarar tambem o passat mas claro nao deu jeito mais intrigante foi a opçao da ford para substituir o anacronico galaxie agora batizado de landau no inicio dos anos 1980 em vez de trazer da argentina o sierra que era um projeto global como o volkswagen santana e o chevrolet monza a marca optou por fazer um corcel ii hardtop com visual inspirado no cortina mk4 e no granada mk2 e o chamou de del rey sendo apenas um corcel remodelado e com acabamento mais refinado ele nunca conseguiu enfrentar os rivais da gm e da vw nem mesmo quando passou a adotar os motores ap1800 da volkswagen chegados com a formaçao da joint venture autolatina a associaçao entre ford e volkswagen tambem foi uma decisao equivocada que nunca uniu as duas empresas de fato e deu origem aos vw da ford versailles e royale e aos ford da vw apollo pointer e logus que apesar do emblema mantinham seu dna e destoavam do resto da linha a melhor fase da marca no brasil começou em 1996 quando apos o fim da autolatina a marca renovou sua linha completa oferecendo o ka o fiesta e o escort atualizados em relaçao a europa — com os mesmos motores — alem de trazer importados o mondeo o taurus o explorer e a picape ranger mas logo no final da decada a ford demorou a reagir a chegada das novas fabricantes peugeot citroen renault honda e toyota e so foi oferecer um rival para o civic e o corolla em 2001 quando lançou o focus seda aquela altura o publico ja havia sido conquistado pelas novidades quando as coisas desandaram nao e dificil dizer exatamente quando acabou a boa fase da ford depois de um recorde de 24 trimestres de lucro entre 2007 e 2012 a marca começou a perder dinheiro a ford nao lucra desde o quarto trimestre de 2013 na america do sul — exatamente cinco anos [caption id= attachment_218661 align= aligncenter width= 630 ] grafico publicado no site da bloomberg[/caption] o que aconteceu nesta epoca primeiro a ford nao conseguiu competir com os sedas medios asiaticos que praticamente anularam o focus depois o sucesso do ecosport parece ter deixado a ford acomodada o suv compacto inventou sua categoria e reinou sozinho ate o fim de 2011 quando o renault duster foi lançado o modelo franco romeno nao chegou a destrona lo mas iniciou a expansao do segmento que culminou com a derrocada da liderança do ecosport em 2015 quando ele foi superado pelo honda hr v desde entao ele nunca mais recuperou a ponta pouco antes disso em 2013 a ford tomou uma decisao inexplicavel e encerrou a produçao da courier que era defasada mas tinha qualidades para frotistas que seguem comprando a fiat strada ainda mais defasada uma vez que foi lançada no mesmo ano que a picape do fiesta [caption id= attachment_218662 align= aligncenter width= 999 ] acredite a caçamba da courier tinha o mesmo tamanho da caçamba da ranger de cabine simples[/caption] nesta mesma epoca a chevrolet estava faturando com o camaro ss o primeiro muscle car vendido oficialmente no brasil que logo se tornou o esportivo mais vendido no pais foi justamente no auge da bolha do mercado automobilistico do inicio desta decada uma oportunidade que a ford deixou passar mesmo com um mustang gt prontinho nos eua por ultimo a ford tinha no focus hatch um bom produto e ele chegou a liderar o segmento em suas duas primeiras geraçoes e tambem na terceira enquanto o golf nao era renovado bastou a volkswagen trazer o seu hatch com os motores tsi que o focus sem o apelo dos motores downsized e recorrendo a uma atualizaçao do antigo duratec perdeu a liderança do mercado o ford so foi recupera la em 2016 mas entao os problemas no cambio powershift começaram a surgir e incineraram a reputaçao do hatch mesmo com garantia de 10 anos o risco de ficar com o carro encostado por um cambio problematico afugentou os compradores agora com o fim do focus do fiesta e de seus caminhoes a ford ira se concentrar no ka no ecosport na ranger e no mustang seus carros mais bem sucedidos no brasil e com o maior potencial de vendas o fusion tambem deve acabar descontinuado a marca ainda pretende trazer em algum momento de 2020 o suv territory que e uma aposta arriscada sendo basicamente um modelo chines rebatizado ele tera qualidades suficientes para enfrentar tiguan compass e equinox ou acabara na coleçao de apostas perdidas da ford no brasil
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