as pessoas hoje em dia estao tao doutrinadas pela logica corporativa que nem parecem mais se tocarem dos absurdos que dizem por ai on a daily basis absolutamente todos rezam no altar do lucro sem exceçao; tudo e reduzido a ele muito alem da necessidade de sobrevivencia que e citada para dar algum verniz moral para o que e na realidade nada mais que mera usura e usura lembramos costumava ser pecado; se voce e religioso ou nao nao importa aqui pecado no sentido de um ensinamento antigo ancient wisdom sabedoria passado adiante como lei pelas religioes organizadas dinheiro so pelo dinheiro nao e bom melhor evitarmos; todo ganho deve ser baseado em algo real claro que hoje ninguem mais acredita nisso mas o oposto disso a crença de que apenas o dinheiro e o importante tem muitos fieis e mesmo estes novos fieis fervorosos da linguagem corporativa tem dificuldade de entender os efeitos desta nova religiao diretamente em si como sempre entao uma ajuda aqui este tipo de pensamento vai acabar com todas as coisas realmente legais que temos um exemplo no mundo do automovel se faz necessario aqui todo carro realmente especial nao nasceu da vontade de fazer dinheiro claro todo mundo faz conta e nao quer perder dinheiro mas a ideia original nao e de lucro se so lucro impota nao teriamos tido sandero r s ; foi uma tentativa da marca de elevar seu cache e criar algo realmente especial conseguiu claro o carro certamente se tornara um classico nacional e todo mundo que entende sua capacidade num autodromo o tem em um pedestal; um completo sucesso de critica e com inumeros seguidores fanaticos um detalhe que steve jobs explicava bem aqui um produto realmente importante e aquele que a pessoa faz nao para preencher um mercado mas sim para seus amigos colegas de profissao e familiares aquele que voce mesmo quer ter e que quer oferecer a gente que gosta e respeita gente se nos mesmos nao fizermos coisas que gostamos e queremos compartilhar quem vai fazer a industria costumava fazer mais disso criar carros interessantes e so nao mais outro exemplo claro disso o alpine a110 um dos mais inteligentes e importantes carros modernos a reediçao do classico dos anos 1960/1970 que apareceu em 2016 e mais que apenas uma reediçao de classico em estilo e um que procura traduzir seu significado para o mundo moderno e uma unanimidade completa de critica um dos carros modernos mais adorados pelos entusiastas ate gordon murray tem um para uso diario mas e tambem um carro de pouco sucesso sua influencia tem sido cada vez mais importante para mostrar que e possivel criar um carro esporte moderno e leve mas mesmo assim em termos de vendas e apenas ok de 2017 a 2022 13 649 carros foram vendidos; seu principal concorrente o porsche boxster/cayman no pior ano de sua historia 2022 vendeu 18 085 carros um fracasso longe disso o alpine a110 sera lembrado com carinho no futuro um daqueles classicos instantaneos e e um dos mais incriveis carros modernos que existem uma prova que modernidade e baixo peso nao sao mutualmente excludentes e como este carro aconteceu e o que vamos explorar hoje contando um pouco de sua historia alpine de novo a gente sabe o que e o a110 tivemos aqui no brasil o alpine a108 conhecido aqui como willys interlagos criado pela vontade de um heroi brasileiro o piloto christian bino heins como todos os herois das lendas bino morreu jovem perseguindo seus sonhos em seu caso nas 24 horas de le mans de 1963 com um alpine renault m63 em um acidente horrivel tinha apenas 28 anos de idade https //flatout com br/alpine a alma esporte da renault/ o a110 original de 1963 era uma versao de bitolas alargadas e motor maior do a108 nosso interlagos com apenas algo em torno de 700 kg e um quatro em linha renault bravo de 1 1 a 1 6 litros frequentemente com mais de 100 cv pendurado atras do eixo traseiro venceu inumeras corridas e se tornou uma lenda instantanea a alpine como sabemos virou parte da renault em 1973 e sumiu nos anos 1990 para reaparecer com o a110 moderno em 2016/2017 o fato da renault nao trazer o novo a110 para o brasil com o nome de interlagos e uma das grandes oportunidades perdidas da historia os boatos da industria dizem que a renault tentou montou um plano e tinha tudo pronto para trazer um lote de 100 carros; o que impediu foram as legislaçoes de emissoes brasileiras diferentes das europeias exigiriam uma nova validaçao e testes o que tornou uma proposta ja originalmente baseada em imagem apenas nao vendas em algo totalmente inviavel mas de qualquer forma seja este motivo real ou qualquer outro alternativo uma oportunidade de fazer historia perdida para sempre mas o que fez a alpine resolver criar outro a110 na segunda metade dos anos 2010 depois de vinte anos desaparecida de acordo com o engenheiro chefe do projeto o irlandes david twohig a ideia vem de um entusiasta da marca na epoca era o coo da renault mas hoje e o ceo de todo conglomerado stellantis deixou a renault no fim de 2013 e um gajo porreta o portugues carlos tavares o a110 na verdade e uma instituiçao francesa profundamente amada e reconhecida naquele pais fora de la nao tem o cachet de uma porsche claro o que explica muito a diferença de vendas hoje mas la no seu pais natal uma lenda seu uso pela gendamerie e uma parte disso mas talvez seja seu sucesso em rali que realmente pegou forte o profundo amor dos franceses por uma historia de davi vencendo golias um pequeno garagiste frances independente ainda lembre vencendo os gigantes italianos e alemaes entre o ultimo a610 1995 ate 2013 existiram nove tentativas separadas de ressuscitar a alpine segundo twohig alguns deles eram meros sketches de design e alguns dados e calculos alguns chegaram a construir prototipos fisicos mas todos falharam a fria e dificil realidade dos carros esportivos de baixo volume nao passaria nos rigorosos testes economicos de um fabicante de grande volume com acionistas para satisfazer incluindo ai um governo frances que nao toleraria o desperdicio do dinheiro dos contribuintes em fantasias de entusiastas mas carlos tavares e uma daquelas pessoas que sabem que nao se pode largar o sonho de se fazer algo especial no mundo real nascido em 1958 ele era da geraçao que se lembrava dos dias de gloria da alpine um verdadeiro entusiasta; atras de sua mesa estava uma foto gigante de um a110 de lado em algum rali dos anos 1970 em 2013 ele se esforçou para patrocinar uma tentativa final e conseguiu persuadir seu parceiro de velha data carlos ghosn a aprovar a brincadeira como aplicando seu famoso cuidado financeiro em cada detalhe do projeto e um bocado de criatividade para bolar um projeto viavel primeiro a estrutura da alpine seria separada da renault para se manter pequena leve e barata como o carro em si deveria ser e este time foi cobrado de forma extremamente seria em termos de tempo de execuçao e dinheiro mas crucial aqui so isso de resto estava completamente livre para realizar o carro como quisesse um exemplo de administraçao eficiente controle onde interessa liberdade onde e importante ghosn porem nao era bobo uma coisa exigiu de tavares um parceiro seu raciocinio era que se o negocio desse para tras daria apenas metade do prejuizo e assim que se pensa em carros esporte na industria meninos certamente vamos perder dinheiro e na maioria das vezes isso acontece; mesmo assim eles ainda sao criados o parceiro que tavares encontrou nada menos que a caterham cars inglesa a caterham e comparativamente um anao comparado a renault nissan mas naquele ponto tinha dinheiro tinha sido comprada por tony fernandes um bilionario malaio extremamente rico a empresa tinha entao contratado tambem um time de engenharia basicamente de gente da lotus o time que desenhara o elise uma nova empresa foi montada a alpine caterham cars e no lugar de ceo o fundador da renault sport bernard ollivier nao durou muito coisa de um ano; o dinheiro de tony fernandes nao apareceu e a renault resolve dissolver a parceria e continuar efetivamente sozinha a partir de 2014 o novo a110 o peso baixo seria o cerne do projeto do novo a110 diz twohig e um cliche mas ainda e verdade e circulo virtuoso onde se voce puder diminuir o peso pode ter freios menores pode ter constantes de mola mais baixas se eu puder diminuir o tamanho da roda terei menos massa nao suspensa e assim por diante o resultado e um carro que pesa pouco mais de 1150 kg em sua forma mais pesada quase 300 kg mais leve que um porsche cayman claro e mais pesado que o antigo lotus elise mas e muito mais facil de dirigir no dia a dia ajuda tambem que e um carro pequeno medindo 4 178 mm num entre eixos de 2 419 mm 200 mm a menos que um cayman tambem ajuda a estrutura de aluminio uma herança dos engenheiros ex lotus/caterham e da propria experiencia anterior da renault sport desde o inicio o time sabia que nao poderia pedir muito dinheiro pelo carro teria que ser relativamente barato afinal de contas nao obstante o amor frances pela marca alpine nao tem o cachet de uma ferrari ou mesmo uma reles porsche; tem que estar abaixo disso assim o carro e muito bem projetado e pensado; usa de muitos componentes renault mas nao parece algo feito num ferro velho dedicado a marca motor transmissao cambio central de infotainment modulo de aquecimento e ar condicionado e mais um monte de outras coisas que fazem um automovel foram retirados de carros renault ou nissan mas algumas coisas importantes mudaram bancos chassi e suspensao so o que interessa a suspensao aqui e digna de nota ao inves de economizar e colocar algo de um renault megane e tudo exclusivo para o carro e especial mais ate do que o que se ve em porsches duplo a sobreposto nas quatro rodas com braços longos curso generoso e geometria colocada em primeiro lugar por isso o espaço para malas e pequeno mas ainda existe na frente atras se fez necessario usar a transmissao dct de sete marchas sem opçao de manual por seu tamanho reduzido em largura permitindo a geometria ideal da suspensao esta transmissao e mais pesada um penalty que teve que ser assumido para manter o ideal de comportamento do carro a prioridade e o comportamento aqui outra coisa importante nao ha espaço para um motor maior no carro toda empresa ao desenhar qualquer carro normalmente empacota o cofre para receber varios motores que possui por precauçao nao aqui isso e importante e tambem como e renault fez o twingo e a vw no up quando um projeto deseja perfeiçao nao pode admitir espaço livre gasto a toa para reservar espaço para sei la um v6 de 3 litros la atras um carro lendario e sempre focado na missao e no seu desenho original gostou gostou nao gostou sorry nao cabe mais nada num a110 a nao ser o motor renault de 1 8 litros turbo e nao que este compacto e leve motor seja fraco usado antes em versoes do megane e do espace aqui tem 3 versoes de crescente potencia 252 e 292 cv com 32 6 mkgf ou 304 cv e nada menos que 34 7 mkgf num plato que vai de 2000 a incriveis 6400 rpm o a110 r para dar o exemplo mais radical do carro pesa 1049 kg e tem o motor mais potente; faz 0 100 km/h em 3 9 segundos e chega a 285 km/h e mesmo o carro basico mais barato faz o 0 100 km/h em 4 5 segundos nao ha um a110 lerdo mas o melhor e o seguinte alem de leve e agil ao contrario de praticamente todo carro esporte de hoje o alpine tem amplo curso de suspensao e ela nao e dura permite que o carro se mova em cima dela rolando um pouco mas sempre sob controle fluindo pela estrada mesmo que ela nao seja perfeita alem disso ha o beneficio de peso nao suspenso de pneus relativamente pequenos 205/40r18 dianteiros e 235/40r18 traseiros michelins no gt por exemplo e freios relativamente pequenos possibilitados pelo baixo peso geral a direçao e tambem vinda dos modelos renault de serie e tem assistencia eletrica nao e perfeita como uma caixa manual mas esta entre as melhores eletricas pelo que se reporta na imprensa; o peso e o consumo de potencia da assistencia eletrica e mais favoravel que a hidraulica o fato de que o carro existe e sensacional por si so e e claro que isso nao vai durar muito a alpine esta se tornando uma marca com linha completa com suvs e tudo mais; todos serao eletricos mas e uma prova de que basta vontade de uma pessoa realmente engajada no lugar certo e engenheiros com objetivos claros e liberdade para agir para se criar coisas realmente memoraveis gordon murray nao so e feliz proprietario de um deles mas tambem um fa; seu carro foi desmontado por seus engenheiros para descobrir seus segredos como parte do aprendizado para o projeto de seus novos supercarros nao descobriu nada de mais alem de algo bem feito e basico disse honestamente isso apenas mostra que se voce construir um carro que seja leve o suficiente suficientemente rigido em termos de torçao e tenha boa rigidez local onde ha fixaçoes de suspensao voce nao precisa de amortecimento adaptativo hidraulica nada disso se voce se ater ao basico e fizer tudo certinho pode se safar com uma suspensao de duplo triangulo um amortecedor passivo uma barra estabilizadora de bom tamanho nao muito grande e isso que temos no t 50 e t 33 amem um exemplo ate para murray direçao eletrica motor pequeno turbo e dct nao e a formula ideal que o entusiasta pede hoje entao o mais importante neste carro e isso mesmo prova de forma clara que nao e o que o seu carro tem ou deixa de ter e como ele foi feito e com que objetivo para saber mais inside the machine an engineer’s tale of the modern automotive industry david twohig
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