eu realmente gosto do aston martin valkyrie me parece o mais interessante dos hipercarros modernos com um v12 aspirado que chega a mais de 10000rpm e todo o seu uso de tecnologia de formula 1 assim deveria ser um supercarro ingles algo inovador que sobe a barra ao mesmo tempo que foca nao em numeros mas na experiencia atras do volante a julgar pelas fotos e videos que a empresa divulga em intervalos constantes deve ser algo sensacional nao somente mas principalmente por seu berro de fugitivo do gp de monaco o futuro da marca parece garantido se nada mudar drasticamente no panorama de seu mercado hoje e uma empresa moderna bem administrada que por um lado aumenta seu volume com um novo suv e de outro continua fazendo gt’s belissimos e velozes o valkyrie e a cereja do bolo [caption id= attachment_254366 align= aligncenter width= 999 ] valkyrie sensacional[/caption] mas e uma empresa diferente o mundo do automovel mudou muito nao por causa de nenhuma nova soluçao de mobilidade ou eletrificaçao como se diz por ai mas sim por uma exigencia estatal de certificaçao em emissoes e segurança cada vez maior e o sucesso do desenho de carroceria de perua alta com pneu grande o tal do suv esses dois fatores nos levam para o que parece ser o futuro imediato um suv com motor dois litros turbo transversal dianteiro em versoes de 200 a 400cv dependendo da marca e preço que sera vendido e produzido aos milhoes de um barato vw ate um aristocratico bentley nao ha mais lugar para uma empresa como foi a aston martin por 80 anos antes de ser comprada pela ford em 1987 praticamente proibida por lei de existir a forma que era feito um aston martin era algo unico e especial perdido para sempre num mundo que acha que faz alguma diferença obrigar alguem que faz 200 carros por ano seguir as mesmas exigencias de alguem que faz 8 milhoes estas leis que existem para o bem para impedir fabricantes inescrupulosos a vender coisas sem nenhum cuidado com a vida humana e nosso bem estar ambiental claro mas como toda iniciativa desse tipo uma vez começada e impossivel de parar ate destruir totalmente aquilo que foi feita para salvar se torna uma ideologia que impede posiçoes contrarias a propria definiçao de ditadura mas divago; queria aqui somente explicar o que perdemos falando um pouco desta marca inglesa e o ultimo produto dessa era o v8 vantage de 1987 e o que faz e fez no passado a marca diferente e especial o que e um aston martin a aston martin nasceu como tantas marcas inglesas de uma folia inconsequente de um aristocrata lionel martin era herdeiro de grande fortuna que fazia carros especiais para competir principalmente em provas de subida de montanha seu carro de maior sucesso foi nomeado usando se a prova onde venceu pela primeira vez a subida de montanha de aston clinton e o nome de seu criador martin o carro de martin que venceu em aston logo fica tao famoso que copias sao encomendadas por amigos fazendo nascer uma pequena empresa em 1913 ate a segunda grande guerra carros esporte de competiçao que podiam ser usados nas ruas com 1 5 litros no maximo foi so o que a empresa fez mas ja apareciam algumas tradiçoes alto preço motores proprios alto desempenho baixa produçao artesanal [caption id= attachment_254367 align= aligncenter width= 999 ] aston martin international 1928[/caption] depois da guerra a empresa e comprada por sir david brown um magnata de tratores e engrenagens que a junta a sua lagonda na lagonda entao trabalhava um certo walter owen bentley depois de vender a empresa que levava seu nome para a rolls royce na lagonda mr bentley cria um novo motor seis em linha de 2 6 litros dohc david brown usa este motor para criar um novo tipo de aston martin algo parecido com os bentley no pre guerra um carro de luxo que pode acompanhar carros esporte em pista este novo aston uma serie conhecida pelas iniciais db de seu novo dono fica conhecida quando sean connery usa um db5 como carro do agente 007 dos livros de ian fleming no cinema james bond era uma imagem perfeita para os aston o gentleman ingles que sabe encarar qualquer briga e com licença para matar nao e a toa que nos livros de fleming bond usava bentleys [caption id= attachment_254369 align= aligncenter width= 999 ] db2 1950 um novo aston martin[/caption] esta e a imagem que temos ate hoje dos aston martin ternos de saville row feitos sob medida para um gentleman atletico e musculoso mas note aqui que esta ja e a segunda imagem da empresa os fas da aston martin do pre guerra nervosos pequenos e velozes carrinhos de competiçao de 4 cilindros perderam sua marca preferida em 1939 esta nova imagem criada por david brown foi real baseada em fatos ate 1987 quando a empresa foi comprada pela ford dali em diante se manteve a imagem do carro de bond apenas mas em coisas totalmente diferentes principalmente fabricadas de forma muito mas muito diferente explico ate a ford chegar os aston martin eram feitos por um pequeno grupo de apenas 160 ingleses caipiras e simplorios numa vila chamada newport pagnel perdida bem no meio da inglaterra era um predio pequeno simples um shed como eles gostam de falar; um simples barracao [caption id= attachment_254370 align= aligncenter width= 999 ] db5 a serviço de sua majestade[/caption] dentro dele nao havia linha de montagem claro tudo era produzido artesanalmente o carro parado e as pessoas indo ate ele e nao o contrario como e mais comum hoje em um canto ficava um sujeito de cabelo branco com um aprendiz/ajudante jovem sempre ao lado gastando o dia inteiro para transformar umas folhas de aluminio em uma lateral de carro pacientemente sem compromisso de tempo apenas de qualidade na mao sem molde no martelinho em outro canto um buck de madeira um carro padrao servia de referencia para todos os batedores de martelo do predio em outro canto outro velhinho e seu assistente montavam a magnifica ponte traseira de dion com discos inboard ventilados e assim por diante sem pressa artisticamente e nao industrialmente quando cada subconjunto ficasse pronto ia ao carro e existia tambem o engenheiro do motor dois ou tres deles no maximo estes eram encarregados em fazer os motores recebiam forjados e fundidos brutos e os usinavam para transforma los em virabrequins comandos mancais blocos recebiam os pistoes e bielas de fornecedores mas igualavam pacientemente seus pesos segundo tabelinhas que alguem redigiu a lapis e pregou numa bancada a muito tempo atras depois montavam tudo aquilo pacientemente transformando aquele metal inerte em algo vivo que podia ser ligado com um barulho maravilhoso entao faziam a rotina basica de testes depois autorizando o motor a ir ao carro afixavam sua plaquinha com seu nome e assinatura a ideia e que se um dia o motor voltasse para reparo a responsabilidade estaria com quem o montou so isso nada mais que isso nenhum marketing envolvido a plaquinha com o tempo ficou famosa todo mundo adorou e com a admiraçao vem a inevitavel copia mas claro que sem o significado original plaquinhas desse tipo hoje sao muito comuns em versoes especiais mas a pratica de realmente se fazer um motor a mao sumiu um cara so monta o motor e coloca sua plaquinha mas so recebe peças e as monta a um ritmo muito maior e mais produtivo com ferramentas modernas montar nao construir de novo o mundo moderno troca o real pela imagem algo legal por uma foto pela imagem de algo legal alquimia reversa ouro transformando se em bosta de vaca a aston martin da ford pelo menos nao errou em seus carros tinham a mesma missao dos carros que substituiram a maioria deles sao simplesmente lindos de se ver classudos com desempenho maravilhoso carros sensacionais todos eles sem sombra de duvida [caption id= attachment_254373 align= aligncenter width= 922 ] vanquish 2001 carro fantastico mas diferente[/caption] mas nao sao mais a mesma coisa uma nova aston com maior volume industrial moderna a fabrica agora tinha linha de montagem como qualquer uma em sao bernardo do campo as plataformas eram compartilhadas com os jaguar entao tambem parte da ford ar condicionado e equipamentos de som de ford etc um metodo industrial normal apenas fazendo carros mais caros que o normal tao diferente da anterior quanto foi a do pre guerra comparada aos aston de david brown o ultimo aston pode se pensar que esta aston martin artesanal pre ford fizesse carros tecnologicamente atrasados mas nao; o v8 vantage dos anos 1980 e na verdade o apice da tecnologia pre eletronica embarcada o maior expoente do carro analogico quando foi lançado em 1977 era algo no topo do desempenho e tecnologia e o carro mais veloz do mundo mais que qualquer lamborghini ou ferrari [caption id= attachment_254374 align= aligncenter width= 999 ] v8 vantage 1984[/caption] um belissimo cupe ingles uma evoluçao mais musculosa e parruda dos antigos db com alargadores de paralama enormes pneus avon grade fechada e spoiler dianteiro um carro para homens e mulheres com musculos tambem o cambio zf com primeira dog leg e a embreagem sao famosamente pesados seu motor era uma obra de arte um v 8 todo em aluminio desenhado para competiçao que acabou na rua uma versao mais brava do v 8 normal o motor do vantage tinha o mesmo tamanho com diametro dos cilindros 100 mm e curso dos pistoes 85 mm bem superquadrado e que somava generosos 5 340 cm³ tinha duplo comando de valvulas no cabeçote acionados por correntes duplex camara de combustao hemisferica mas apenas duas valvulas por cilindro a alimentaçao era por um quarteto de webers duplos 48 idf/3 algo extremamente exotico pornografico ate visto nos dias de hoje um cabo acionava uma serie de alavancas com articulaçoes esfericas e semiesfericas para fazer todas as oito borboletas dos carburadores italianos abrirem a um so tempo definir movimentos teoricamente perfeitos para estes acionamentos era uma arte neste tipo de carro que era levada a serio nada de economizar juntas esfericas caras nada de comprometer o perfeito e livre movimento por uns centavos a menos no custo perfeiçao mecanica era o objetivo custasse o que fosse a suspensao dianteira era via duplo a de comprimentos diferentes e uma direçao de pinhao e cremalheira adwest com assistencia hidraulica como a assistencia nao era variavel a baixa velocidade e pesada mas ficava perfeita andando nas altas velocidades de que o carro era capaz na traseira outra coisa que nao existe mais uma suspensao dedion com freios inboard internos junto do diferencial suspenso este tipo de suspensao da um comportamento excelente com todas as vantagens de um eixo rigido e de uma suspensao independente combinadas mas exorcizando os vicios do eixo rigido tradicional de novo uma geometria de movimento e funcionamento elegante e eficiente era o objetivo principal o diferencial traseiro era um salisbury autobloqueante o maximo da sofisticaçao um enorme cupe que media 4 8 metros pesava mais de 1800 kg mas ainda assim fazia o 0 100 km/h na casa dos 5 segundos quarto de milha em 13 segundos e chegava a 280 km/h sim hoje e um desempenho que nao espanta mais tanto mas vamos combinar interessantissimo mesmo hoje a natureza desse carro de estar no topo da tecnologia e desempenho de sua epoca somada a sua caracteristica artesanal artistica ate seu intenso envolvimento humano em sua construçao e que fazia a aston martin especial algo que perdemos para sempre presente e futuro hoje a aston martin nao faz mais parte da ford e usa motores desenvolvidos pela mercedes benz/amg esta prestes a lançar um suv mas ainda assim nao vejo com maus olhos seu presente e seu futuro como ja disse aqui aquela aston martin dos anos 1980 foi perdida para sempre nao ha mais volta possivel; o mundo moderno tona isso inviavel e outra aston martin ainda cuidando dos interesses de um tipo peculiar de entusiasta so que de forma diferente [caption id= attachment_254384 align= aligncenter width= 999 ] o corrente db11[/caption] mas uma coisa me preocupa antes da fase atual apenas uma coisa era constante na empresa em todas as fases desde 1913 apenas uma caracteristica foi imutavel nunca deu dinheiro durante toda sua historia entusiastas do automovel regularmente mantiveram a empresa funcionando ate nao aguentarem mais e passarem o bastao para o proximo uma empresa baseada no entusiasmo no amor pelo que se fazia ali e nao pelo lucro anthony bamford socio de lionel martin desistiu ja em 1920 substituido pelo conde louis zborowski com a tragica morte do conde ao volante de um carro de corrida martin vende a empresa para john benson em 1924 mesmo este o riquissimo filho de lady chartwood nao consegue manter aquele dreno de dinheiro sozinho e em 1925 aceita mais dois socios o engenheiro augusto cesare bertelli e bill renwick nos anos 1930 mais dois donos ajudaram a manter a chama acesa nesse periodo l prideaux brune e sir arthur sutherland cada um deles cumprindo a sina de gastar um bocado de dinheiro na esperança de levantar a empresa financeiramente seguido de uma falencia ou venda quando ficava claro que a situaçao nao melhoraria no pos guerra vem sir david brown que consegue mante la por muito tempo adorava a empresa era a joia de sua coroa mas mesmo ele quando suas outras empresas encontram dificuldades no inicio dos anos 1970 tem que vender a aston mesmo que a contragosto a venda serviu apenas para livra lo da pesada divida da aston cinco milhoes de libras esterlinas ; recebeu apenas simbolicas cem libras pela empresa que o tornou famoso aparece mais um grupo de entusiastas para manter a empresa viva peter j sprague national semiconductor eua george minden o importador da marca para o canada e jeremy turner de londres operador de jatos executivos claro que esses tambem depois de alguns anos gastando dinheiro desistem; o proximo salvador e malcolm victor gauntlett um ex executivo da bp que fez fortuna na distribuiçao de produtos petroliferos com sua pace petroleum gauntlett se torna presidente da aston martin em 1981 em seguida henry ford ii grande admirador da marca e entao morando na inglaterra resolve que era a sua hora de manter a aston como sabemos a ford muda tudo e torna a empresa industrial e moderna mas tambem nunca ganha dinheiro ali e ate a ford tem limite em 2007 com dificuldades na matriz vende a aston martin para um consorcio de investidores liderados pelo fundador da prodrive david richards desde 2013 outro consorcio e dono da empresa e um que finalmente parece ter dado a ela contorno de negocio de verdade acordo tecnologico com a mercedes benz diminuiu sobremaneira investimento a diversificaçao e modernizaçao da linha parece solida e bem planejada sem medo de ofender os entusiastas da marca e sabendo que e a atitude mais fiscalmente responsavel ate suv vai aparecer [caption id= attachment_254377 align= aligncenter width= 999 ] dbx o novo aston martin[/caption] mas incrivelmente este parece ser o maior medo aqui olhando de hoje parece um futuro brilhante mas decisoes na aston martin historicamente sempre foram tomadas olhando o bem dos carros e da marca e nunca para o bolso de um investidor nem mesmo os investidores dela tradicionalmente queriam dinheiro queriam fazer parte de uma fabrica de carros fantasticos e so mesmo gastando algum parece ridiculo numa empresa privada que objetivamente no papel existe para ganhar dinheiro apenas mas e verdade uma subversao da ordem natural das coisas so possivel nessa nossa industria movida muito mais por paixao que dinheiro foi assim que a aston martin sobreviveu por 100 anos sua unica tradiçao imutavel e esta a de ser um mau negocio produzindo carros apaixonantes sera a aston martin lucrativa uma aston martin de verdade nao sou vidente nem bidu entao nao vou prever nada aqui nem ao menos chutar realmente nao consigo prever estou apenas extremamente curioso para saber como serao os proximos anos desse incrivel e maravilhoso sumidouro de grana que finalmente 100 anos depois parece definitivamente tapado
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