o motor recebeu bielas forjadas na preparaçao voce ja leu isso antes e voce sabe o que isso significa as bielas originais foram substituidas por bielas mais fortes como expressao informal nao ha nada errado nessa afirmaçao tecnicamente contudo ela e imprecisa isso porque ja faz um bom tempo que a industria usa bielas forjadas na produçao de motores em serie e nem estou me referindo a motores de alto desempenho turbo ou com injeçao direta mas motores comuns de modelos sem pretensao esportiva quando se fala em eficiencia dos motores estamos falando da conversao de energia termica em energia mecanica e como voce bem sabe essa transformaçao esta na aplicaçao da energia termica sobre o pistao que empurra o mancal do virabrequim para baixo fazendo com que o movimento linear se transforme em movimento angular aumentar a eficiencia do motor significa transformar a energia termica em mais energia mecanica e como o aumento da energia mecanica no motor a combustao implica em aumentar a aplicaçao de força sobre o conjunto de pistao/biela para aumentar a eficiencia do motor voce precisara de componentes mais resistentes para entender o motivo voce precisa visualizar que esse conjunto de pistao biela e virabrequim alterna continuamente seu movimento em um tempo eles estao comprimindo a mistura e no tempo seguinte eles estao sendo lançados para baixo violentamente por uma explosao controlada na camara de combustao isso significa que eles sao submetidos a uma aplicaçao de força durante metade dos 720 graus do ciclo de quatro tempos — na compressao por causa da resistencia da mistura ar combustivel na camara de combustao e na expansao por causa da liberaçao de energia da combustao veja o caso do motor 1 0 do up tsi por exemplo os engenheiros da vw precisaram reforçar suas bielas porque a pressao na camara e de 100 bar em media enquanto no motor mpi a pressao e 90 bar isso significa que a força aplicada a ponta da biela aumenta e 11 1% maior no motor mpi a ponta da biela recebe uma carga de 4 000 kgf; no motor tsi ela recebe uma carga de 4 445 kgf https //www youtube com/watch v=fduti0opitk se o conjunto nao tiver a especificaçao necessaria para suportar esta carga ele acabara danificado como uma biela nao forjada em uma preparaçao turbo e e por isso que se usa bielas e pistoes reforçados quando se pretende aumentar significativamente a potencia do motor so que este reforço nao se deve apenas ao fato de a biela ser forjada mas tambem a especificaçao de sua liga metalica e aos processos de tratamento termico que ela e submetida tanto que ao comprar bielas forjadas voce encontrara diferentes especificaçoes para diferentes aplicaçoes em palavras simples uma biela desenvolvida para um motor de 250 cv nao sera necessariamente suficiente para um projeto de 500 cv somente pelo fato de ser forjada as especificaçoes da liga e que vao dizer se ela e adequada para a potencia desejada o que e uma biela forjada afinal o fato de serem forjadas se deve a tecnica usada para produçao da peça ha quatro processos mais comuns atualmente o mais basico e a fundiçao que consiste na inserçao do metal derretido em um molde de areia chamado matriz onde ele e resfriado e volta a ser solidificado agora com a forma do molde evidentemente uma boa analogia e a produçao do ovos de pascoa artesanais o chocolate e derretido em alta temperatura e despejado no molde oval resfriado e depois removido do molde substitua chocolate por aço substitua molde oval pela matriz da biela e basicamente isso depois ha o chamado sinterforjamento e um processo de siderurgia do po como seu nome sugere o processo usa uma combinaçao de diferentes tipos de po metalico para compor a liga desejada na produçao de bielas estas ligas usam niquel molibdenio cobre e pequenas quantidades de manganes para otimizar o endurecimento do ferro sem desenvolver oxidaçoes https //www youtube com/watch v=vyus tjewxg esta mistura e prensada a frio em uma matriz que lhe da uma forma proxima da forma final dali ela passa pelo tratamento termico — um processo chamado sinterizaçao que e o aquecimento da peça a maxima temperatura abaixo do seu ponto de fusao ou seja extremamente quente mas nao a ponto de derrete la esse processo altera a estrutura cristalina da liga — estrutura cristalina e basicamente a forma de organizaçao dos atomos da liga — que a tornam mais resistente apos a sinterizaçao a peça e novamente comprimida mas agora em um processo de forjamento a quente onde toma sua forma final dali ela passa por um processo de shot peening no qual microdeformaçoes sao feitas em sua superficie para eliminar tensoes indesejadas e aumentar a resistencia da peça e entao passa ao processo de acabamento https //www youtube com/watch v=agpsxoznea0 ja o forjamento em si consiste na moldagem de uma peça metalica pela compressao localizada se voce ja viu um ferreiro/cuteleiro moldando uma lamina ja viu um forjamento — a compressao localizada e o nome tecnico do impacto das marteladas o processo e iniciado pelo corte do material bruto na proporçao da peça final em seguida essa peça bruta e aquecida e inserida na matriz onde e feita a compressao/estampagem dali a biela ja sai em seu formato final porem ainda sem acabamento a etapa seguinte e a perfuraçao dos orificios e aberturas da biela e a remoçao do excesso de material antes do acabamento final ela tambem passa por um processo de shot peening para aumentar sua dureza depois e fraturada para a separaçao da capa da biela e por ultimo recebe o acabamento final https //www youtube com/watch v=mz acoz2b74 agora vem a resposta a biela forjada usada na preparaçao de motores se diferencia das bielas originais de um motor pela composiçao de sua liga a maioria das bielas forjadas usa aço 4130 ou 4140 que se diferenciam pela concentraçao de carbono na liga as bielas de maior dureza usam aço 4340 que e considerado o padrao de comparaçao para as outras ligas de aço de alta resistencia https //www youtube com/watch v=xb6bsvamhzi essa liga de aço 4340 combina alto indice de dureza tenacidade e ductilidade alem de alta resistencia a fadiga metalica e a fluencia que e a deformaçao do material apos longos periodos de tensao por esta razao ela e a liga mais utilizada nas bielas voltadas a preparaçao de motores ja as ligas da industria automobilistica nao costumam ter sua composiçao divulgada por questoes de sigilo e propriedade industrial especialmente porque atualmente ha uma busca por mais racionalizaçao dos materiais em nome da eficiencia entao ha diferentes composiçoes de liga para diferentes aplicaçoes dentro de uma mesma linha de produtos por ultimo e importante mencionar que ha uma outra forma de se fazer uma biela forjada em vez de fazer a moldagem por compressao ela e usinada a partir de um lingote de aço forjado nesse caso nao e a biela que passa pelo forjamento mas sua materia prima esse processo contudo e praticamente artesanal e inviavel para produçao em escala
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