o ano era 1964 os colegas hans werner aufrecht e erhard melcher trabalhavam em uma versao de corrida do motor m189 na divisao de desenvolvimento de motores da daimler benz era um seis em linha de tres litros que originalmente produzia 160 cv para levar o 300se w112 aos 180 km/h — suficiente para aproveitar os trechos sem limites das autobahnen mas bastante modesto para as pretensoes esportivas da mercedes benz era o trabalho dos sonhos para aufrecht desde sua adolescencia nos anos 1950 ele sonhava em construir motores de corrida para a fabricante daquelas flechas de prata que dominaram o automobilismo mundial na epoca liderados por rudolf uhlenhaut o problema e que ao final daquela temporada a mercedes decidiu abandonar o automobilismo interrompendo o projeto de aufrecht e melcher qualquer outro engenheiro lamentaria o esforço em vao engavetaria o projeto e passaria a se dedicar ao proximo mas hans werner aufrecht nao era qualquer engenheiro ele comprou um motor m189 e convenceu erhard melcher a ajuda lo a terminar a preparaçao depois do expediente em sua casa em grossaspach a pouco mais de 30 km da sede da daimler benz quando a dupla de engenheiros finalmente concluiu o motor no inicio de 1965 ele produzia 240 cv e foi direto para o cofre do 300se de manfred schiek um colega de aufrecht e melcher que tambem havia sido piloto da fabrica com esse carro e esse motor schiek se inscreveu no campeonato alemao de carros de turismo um avo do dtm chamado deutsche rundstrecken meisterschaft e venceu seis das dez etapas da temporada conquistando o titulo daquele ano na categoria de carros com mais de 2 500 cm³ foi o primeiro carro da amg porque logo depois a fama da dupla de engenheiros se espalhou pelo meio automobilistico alemao os pilotos e proprietarios entusiastas de mercedes que desejavam um desempenho um pouco mais apimentado para seus carros começaram a procurar os dois — o que os levou a fundar a empresa que levaria as iniciais de seus nomes o carro que colocou a mercedes no mapa contudo foi o 300sel 6 3 um carro equivalente ao mercedes maybach s650 atualmente e que enfrentou os melhores e mais leves esportivos europeus na 24 horas de spa de 1969 terminando em segundo lugar boa parte de seu desempenho na prova se deveu ao robusto e confiavel motor v8 de 6 8 litros baseado no v8 m100 de 6 3 litros que a mercedes acabara de lançar o sucesso na belgica apresentou a amg ao mundo e partir dali eles se tornariam a mais conhecida e renomada especialista em modelos da mercedes benz quando se tratava de preparaçao e personalizaçao — uma situaçao praticamente identica a da brabus atualmente voce comprava seu mercedes novo ou usado e levava as representantes da marca e instalava desde rodas de liga leve a pacotes completos que incluiam bancos volante para lamas e spoilers foi somente nos anos 1980 que a amg começou a desenvolver modelos proprios que nao eram apenas kits para adaptar nos modelos regulares eles transformavam o carro inteiro e o vendiam pronto depois do bizarrissimo 280ge amg — um classe g com a dianteira da classe s w116 dos anos 1970 eles desenvolveram o 560sec 6 0 o 500sl 5 4 e o 300e 5 6 — este ultimo com um inedito motor v8 de 32 valvulas numa epoca em que a mercedes ainda oferecia apenas o antigo m117 com 16 valvulas note que os primeiros modelos da amg foram direto ao topo da cadeia alimentar dos esportivos erhard melcher usou como base para os modelos da preparadora o melhor motor disponivel na linha mercedes e o levou a um novo patamar quando o 190e deu as caras em 1982 ele foi lançado para ser o menor de todos os mercedes a resposta de stuttgart ao bavaro serie 3 para evitar a concorrencia e a canibalizaçao com os modelos superiores ele foi lançado apenas com motores de quatro cilindros afinal se seu rival nao precisava de mais de quatro cilindros ele tambem nao precisaria nessa epoca a amg ate desenvolveu um programa para o 190e usando como base o modelo 2 0 8v originalmente com 122 cv e que ganhava 25 cv apos a magica da preparadora o modelo completo amg contudo teve de esperar ate 1986 quando o 190e finalmente ganhou um motor de seis cilindros [caption id= attachment_282784 align= aligncenter width= 1200 ] 190e 2 3 amg[/caption] combinando peças de prateleira como pistoes e virabrequim de motores diesel discos de freio dos modelos maiores a componentes desenvolvidos por eles proprios comandos de valvulas e sistema de escape e admissao alem de componentes aerodinamicos e de carroceria a amg criou o 190e 3 2 amg o primeiro classe c a ostentar a sigla de tres letras e tambem o carro que convenceu a mercedes de que a amg poderia ser uma futura subsidiaria afinal ele foi o primeiro modelo amg vendido nas concessionarias mercedes benz agora note que a amg ja colocou suas maos no 190e desde seu lançamento em 1982 mas so o transformou em um modelo proprio com a chegada do motor 2 6 de seis cilindros em linha que foi a base para o 3 2 citado acima era como nas decadas anteriores a amg ate vendia acessorios e equipamentos para as versoes de quatro cilindros da classe e w115 e w123 mas os componentes de alto desempenho estavam reservados para os modelos seis em linha e v8 era uma questao da mais pura logica germanica se voce quer desempenho e vai gastar mais dinheiro para obte lo por que nao comprar logo a versao mais potente em vez de preparar a versao de entrada no caso do 190e contudo havia um outro fator que manteve a amg afastada dos quatro cilindros o fator cosworth a mercedes ja havia fechado um acordo de desenvolvimento de seu motor de corrida com os britanicos — a amg na epoca ate fazia cabeçotes multivalvulas para os mercedes mas somente de seis cilindros ou para o v8 e embora possa parecer que um cabeçote de v8 e igual ao de um l4 o 2 3 do 190e era uma geraçao mais novo que o v8 para o qual os cabeçotes amg eram desenvolvidos apesar disso a amg deu seus retoques no 190e cosworth a versao 2 5 16 podia ser equipada com um pacote opcional batizado amg power pack ele aumentava o limite de rotaçoes para 7 700 rpm colocando a potencia maxima que aumentou de 204 cv para 225 cv nas 7 200 rpm em 1992 a mercedes oficializou sua parceria com a amg ja como parte do processo de compra da preparadora e no ano seguinte veio o primeiro modelo desenvolvido oficialmente pelas duas marcas o c36 amg o motor claro era um seis em linha de 3 6 litros com 280 cv diferentemente dos amg puros porem ele foi oferecido apenas com cambio automatico a partir dali a amg passaria a trabalhar em todas as classes da mercedes para desenvolver suas versoes esportivas ate mesmo na classe a a nova baby benz lançada na europa em 1997 tres anos mais tarde quando ele passou pelo facelift de meia vida foi a primeira vez que a amg desenvolveu um carro de quatro cilindros [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282789 282790 ] a historia desta versao esportiva do classe a tem poucos detalhes confirmados o que se sabe e que a amg tentou desenvolver uma versao esportiva para rivalizar com o golf gti de quarta geraçao que havia sido lançado com o motor 1 8 turbo de 20 valvulas e 180 cv a ideia era fazer um classe a com o mesmo nivel de potencia porem com quase 150 kg a menos que o volkswagen o projeto inicial nao pode ser levado adiante devido a transmissao e a embreagem o alto torque dos motores sobrealimentados tornaria a caixa muito suscetivel a quebras ao contrario de todos os demais modelos mercedes o classe a era o unico com motor transversal e traçao dianteira o que o impedia de usar a transmissao de outros modelos construir uma nova caixa especialmente para um modelo de baixo volume era inviavel e estava fora de questao restou a amg trabalhar a moda antiga como nos seus anos de preparadora independente modificando o motor mais potente disponivel na linha nesse caso era o m166 1 9 8v do a190 a amg manteve o bloco original e trocou pistoes bielas e virabrequim para aumentar a cilindrada para 2 1 litros o cabeçote ganhou novas molas de valvulas e um comando de maior graduaçao o motor ainda ganhou um sistema de lubrificaçao de maior capacidade e um novo sistema de escape de fluxo duplo o resultado 140 cv e 20 6 kgfm o carro ainda foi equipado com discos de freio frisados e perfurados de 260 mm barra estabilizadora traseira mais grossa e um novo conjunto de amortecedores bilstein sport b4 com molas mais rigidas depois das alteraçoes o carro ficou com 1 165 kg resultando em uma apetitosa relaçao peso/potencia de 8 32 kg/cv que permitia numeros de desempenho como 8 segundos para a aceleraçao de zero a 100 km/h e 205 km/h de velocidade maxima o visual foi retocado com para choques e saia lateral exclusivos da amg e rodas 17×7 com pneus 205/40 o interior seguia o padrao dos amg da epoca com cintos e painel de instrumentos levemente prateados volante com empunhadura esportiva bancos de couro perfurado com mais apoio para o corpo pedais e soleiras e detalhes no painel e nas portas em aluminio escovado o problema e que segundo a historia comumente contada pela imprensa europeia e pelos foruns alemaes de proprietarios de mercedes na epoca havia uma suposta regra informal da mercedes que impedia que o nome amg fosse usado em um carro com menos de 40% mais potencia que o modelo mais potente de sua classe por isso em vez de a21 amg ele acabou batizado a210 evolution sem nenhuma relaçao com a amg alem do conjunto estetico que fora desenvolvido pela divisao ja no fim dos anos 1990 agora olhando em retrospectiva tenho que fazer uma pergunta pertinente e que infelizmente jamais sera respondida essa tal regra dos 40% foi mesmo o fator determinante para que o a210 nao fosse batizado como um amg porque ela nao resiste a uma revisao basica nas demais versoes amg da epoca veja o c32 kompressor desta epoca produzia 354 cv enquanto o c320 produzia 218 cv — um aumento de 62 5% na potencia portanto mas nas classes e e s esse aumento era significativamente menor o e430 versao de topo da linha comportada tinha 279 cv enquanto o e55 amg tinha 354 cv — uma diferença de apenas 27% que derruba a tal regra dos 40% na classe s o s600 produzia 367 cv e o s63 produzia 444 cv — uma diferença de 21% que derruba ate mesmo a hipotese de a diferença ser de 25% e nao de 40% a menos que a mercedes so adotasse o nome amg em modelos 20% mais potentes que os topos de linha a hipotese da potencia insuficiente nao faz sentido pode ser que a tal regra considerasse 20% mesmo pode mas tambem pode ser que a mercedes achou cedo demais para lançar um amg de quatro cilindros em um carro que nao foi exatamente bem recebido fora dos circulos de fas da marca — e que acima de tudo tinha centro de gravidade elevado demais devido ao chassi sanduiche a amg demoraria quase 15 anos depois do a210 evolution para lançar seu primeiro esportivo de quatro cilindros — tambem um classe a porem agora com um 2 0 turbo que tinha 150% mais potencia que a versao imediatamente anterior o a250 de 211 cv tambem foi o primeiro amg com traçao nas quatro rodas algo que radicalizava os hatches de alto desempenho como o golf r e do audi rs3 o motor 2 0 turbo do a45 amg acabaria em todos os derivados da classe a exceto a classe b sempre comportada mas nunca escapuliu para outras classes da mercedes ate agora ate agora somente o mais barato dos mercedes somente a classe de entrada da marca foi agraciada com um esportivo de quatro cilindros aconteceu em 1984 com o 190e cosworth aconteceu em 2001 com o a210 evolution e em 2013 com o a45 amg desde que a mercedes decidiu vender o 190e 3 2 amg em suas concessionarias no fim dos anos 1990 a migraçao de motores nas versoes esportivas sempre aconteceu de cima para baixo ou seja a classe mais baixa recebia o motor da classe mais alta em 1993 o c36 usava o m104 lançado no 300e na virada da decada em 1998 o c43 recebia o motor m113 da classe e e uma manobra que alem de facilitar o desenvolvimento de um esportivo agrega valor ao modelo o lendario 500e era um classe e com motor da classe s mas agora a mercedes amg decidiu que o novo esportivo da classe c vai receber o motor da classe a claro ele vai ter uma calibraçao propria e sera combinado a um sistema motriz eletrico e podera desenvolver ate 570 cv segundo as apuraçoes dos britanicos no papel e incrivel um seda medio com traçao nas quatro rodas e 570 cv — potencia dos gt1 de le mans dos anos 1990 mas isso e um ponto de vista cartesiano demais porque na pratica ele sera um classe c com motor da classe a nao importa que ele seja modificado e acompanhado de um motor eletrico ele ira roncar como um classe a e tera o motor do carro mais barato melhorado no ponto de vista do publico em geral e nao apenas isso esportivos nao sao feitos de numeros apenas os vizinhos da mercedes em stuttgart sabem muito bem disso a amg poderia ter feito do 190e 2 3 e 2 5 seu esportivo mas eles sabiamente esperaram o seis cilindros que tem um ronco mais envolvente e sonoro que e mais suave e tem mais potencial para entregar um desempenho mais visceral e logo que puderam eles deram a classe c um v8 vindo diretamente da classe e alias voce poderia ate mesmo ter o motor 5 4 do e55 amg em seu classe c da amg nao era apenas uma questao de numeros era como ganhar um upgrade num voo internacional voce compra a economica e leva a executiva e ainda tinha o ronco e o desempenho do v8 quais as chances de que este futuro classe c de 570 cv — se ele realmente tiver 570 cv — seja muito mais empolgante que um classe a de 421 cv sabendo que ele pesara no minimo 30% mais e tera na melhor das hipoteses 30% mais potencia se isso se concretizar o que restara em um classe c com motor de classe a
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