o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts um caminho diferente o motor ea827 da volkswagen e uma instituiçao brasileira como o small block da chevrolet ele nasceu pela necessidade de uma renovaçao e se tornou extremamente popular o sucesso trouxe na bagagem uma combinaçao de confiabilidade e disponibilidade de componentes o caminho para se tornar a primeira opçao dos entusiastas e preparadores brasileiros foi natural se nao ele qual outro bem gus loeffler ate começou com os volkswagen ap — primeiro um passat gts pointer depois um gol gt — mas quase que por acaso acabou tomando um caminho diferente em seu segundo projeto o ford focus que ele comprara para ser seu carro de uso diario foi se revelando pouco a pouco a base ideal para o que costumamos chamar de track toy — e uma grande homenagem a um de seus herois das pistas colin mcrae o caminho diferente tomado por gus neste seu segundo grande projeto contudo foi tambem um caminho ainda nao desbravado ate entao eram poucos os que se aventuravam no territorio de preparaçao dos ford — especialmente um modelo pouco popular e equipado com um motor ainda menos comum o zetec e o ford focus mk 1 lançado na europa em 1998 o focus chegou ao brasil dois anos mais tarde com duas opçoes de motorizaçao o zetec 1 8 16v de 115 cv que tambem equipava seu antecessor o escort e o zetec 2 0 16v de 132 cv que ja era conhecido por aqui no cofre dos ford mondeo apesar das qualidades como o motor multivalvulas e principalmente o acerto dinamico primoroso obtido em parte pela suspensao multilink traseira ele enfrentou uma concorrencia acirrada naquele que foi o momento mais prolifico para os hatches medios no brasil durante seu tempo de produçao — entre 2000 e 2009 — ele dividiu as ruas com citroen xsara e c4 peugeot 307 chevrolet astra e vectra gt e fiat stilo em 2003 o motor 1 8 deixou de ser oferecido em favor do 1 6 rocam que nao tinha o comando duplo de valvulas nem quatro valvulas por cilindro mas oferecia uma curva de torque mais alta em baixas rotaçoes uma preferencia dos brasileiros na linha 2005 foi a vez do motor 2 0 zetec e se aposentar em seu lugar entrou o novo duratec um 2 0 de 147 cv que deu ao focus uma dinamica renovada para os ultimos anos de sua carreira ainda hoje o focus e um fornecedor dos motores duratec para projetos geralmente envolvendo o fiesta mas por alguma razao inexplicavel o focus raramente e usado como base para projetos de rua ou de pista o que torna a escolha de gus ainda mais inusitada quase por acaso o focus chegou para ser um carro de uso diario gus certa vez fez sua lista de carros que gostaria de ter lancia delta integrale evo2 ford escort rs cosworth subaru impreza 22b toyota celica gt four mitsubishi lancer evo v e ford focus todos em trajes de rally quando um daqueles acasos da vida permitiu ele foi logo procurar um destes em suas versoes sociais que foram vendidos no brasil entre subaru impreza e focus ele optou pelo ultimo um exemplar branco pronto para receber as cores da martini racing por sorte o carro o estava esperando na loja de um amigo que ainda concedeu um desconto na compra o visual original durou dez quilometros — foi o caminho entre a concessionaria e a loja onde foram instaladas as molas eibach e as rodas tsw que o carro calçou em sua primeira versao com gus [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258204 258181 ] o carro chegou para ser usado diariamente mas nos entusiastas sabemos que esse tipo de coisa nao se escolhe alguns carros parecem pedir um destino diferente o focus implorou ele começou conquistando gus com as rodas e as molas depois ganhou amortecedores bilstein e mostrou do que era capaz gus entendeu o recado era para ser um carro de uso diario era saida a inglesa convencido do potencial gus decidiu ir alem o ano era 2007 nao havia praticamente nenhuma preparaçao baseada no focus que servisse de referencia para gus ao menos nao no brasil saida a inglesa e o jeito que os franceses chamam a saida a francesa no caso de gus a saida a inglesa ganhou outro significado na ilha regida por elizabeth ii os motores ford sao o volkswagen ap e o chevy small block sao eles a opçao natural para os projetos britanicos se quer saber como um ford preparar e para os ingleses que voce deve perguntar e foi o que gus fez sessoes diarias e intensas no ebay o levaram a um novo mundo de peças e componentes de performance para o focus as receitas estao prontas testadas provadas e aprovadas gus decidiu que faria um projeto completamente diferente algo com a performance de um rs e o visual de um carro de rali o visual começou com um modesto quadro de instrumentos do focus rs um raro quadro com unidades do sistema metrico foi o primeiro de tantas peças e componentes que cruzaram o atlantico — mais tarde viriam desde a manopla de cambio ate o bodykit e um motor de competiçao curiosamente este motor jamais foi instalado no focus em vez disso gus optou por uma preparaçao turbinada no motor 1 8 original a sobrealimentaçao ainda modesta 0 4 bar trouxe um desempenho mais condizente com o visual ja agressivo em outro daqueles acasos da vida gus acabou colocando o focus para disputar a 1ª subida de montanha de campo largo empolgado com o desempenho — e com o visivel potencial do carro — gus foi atras de um elemento fundamental para evoluir o projeto um carro para uso diario ele permitiria que o focus finalmente fosse transformado em uma recriaçao do carro de rali o sonho abreviado livre para ser transformado em um track toy o focus ganhou um novo motor zetec e 2 0 um novo turbo um novo cambio um novo bodykit com saias laterais e o para choques dianteiro do focus rs europeu bancos esportivos e novas rodas a potencia saltou para 200 cv e depois para 330 cv usando sempre como base o zetec de dois litros [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258213 258211 ] ja com o visual de um carro de rali — com direito a livery da martini — gus inscreveu o carro na segunda ediçao da subida de montanha de campo largo e conseguiu uma honrosa terceira colocaçao em sua categoria com a traseira do carro em chamas uma pane no motor causou a quebra do bloco e o subsequente incendio felizmente o carro escapou praticamente ileso — apenas o para choques traseiro e as lanternas foram danificados — mas o projeto acabaria ainda durante a investigaçao do incidente a terceira ediçao da subida de montanha de campo largo acabou adiada enquanto o carro estava na oficina desmontado para os reparos sem ter onde correr gus decidiu mudar a direçao do projeto mais uma vez renascido das cinzas em sua terceira iteraçao o focus de gus voltou a ser um carro de rua voltado ao uso diario o tipo de carro de uso diario que um fa de colin mcrae — ou talvez o proprio mcrae quem sabe — gostaria de dirigir todos os dias de casa para o trabalho sem o visual de rali mas com uma preparaçao cuidadosa ele e o exemplo perfeito de sleeper um focus mk1 aparentemente original com uma suspensao pouca coisa rebaixada mas com uma over dose de potencia pronta para ser despejada nas rodas dianteiras [gallery type= grid link= file size= large ids= 258190 258194 258195 258193 258197 258196 ] agora com um novo 2 0 turbinado ele produz cerca de 250 cv para as ruas e estradas o motor foi montado com valvulas de aço inoxidavel yamashita polias ajustaveis para os comandos de valvulas correia dentada da cosworth feita em kevlar pistoes com revestimento ceramico na cabeça e turbo mitsubishi td04 operando com 0 8 bar de pressao maxima o cambio nao poderia ser outro se nao o robusto mtx 75 usado nas versoes esportivas do focus no exterior combinado a uma embreagem de seis pastilhas e 850 lb da displatec ainda resta algo da suspensao anterior os amortecedores pro damper da eibach agora combinados as molas h&r sport e a um kit de buchas de poliuretano da energy suspension as rodas lembram o desejado modelo de 16 polegadas do fiesta mk 7 porem sao as brasileiras mangels naja tambem com 16 polegadas mas com tala de 7 5 polegadas as quatro calçadas em pneus yokohama a drive 205/50 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258184 258217 258215 258218 ] a cabine mesmo deixando o radicalismo de lado nao abriu mao das referencias esportivas que o pedal alongado da direita inspira os bancos sao do focus americano com o tecido do focus xr brasileiro e o painel tem um kit de acabamento tipo fibra de carbono para quebrar o visual sisudo e honrar seu passado recente a alavanca de cambio original nem sonhou em voltar para o lugar em vez dela o short shifter m2 performance foi mantido — uma decisao sensata considerando a origem do projeto ainda que nao tenha mais o visual do carro de colin mcrae o focus turbo de gus nao deixa de ser uma impressionante homenagem ao lendario piloto escoces diante da incerteza do inicio do projeto gus sempre acelerou diante das duvidas como um piloto de rali guiado pelas pacenotes na duvida gus acelerou por um caminho imprevisivel para criar um carro diferente de praticamente tudo o que havia ate entao usa lo no dia a dia e a melhor homenagem possivel a um piloto que sabia que a soluçao era sempre acelerar
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