quando a jaguar mostrou o e type em março de 1961 deixou o mundo inteiro embasbacado talvez o ultimo grande choque evolutivo na historia do automovel de uma hora para outra o futuro tinha chegado na forma indiscutivel e falica de um enorme capo aerodinamico e uma cabine recuada o jaguar e type era sim um dos carros mais belos ja criados belo de uma forma absoluta e irrefutavel nao belo como achamos que um nivus e bonitinho ja disse mais de uma vez o e type e belo o suficiente para virar metro padrao zero absoluto a partir do qual todos os outros carros sao comparados ate hoje deveria existir ja um metodo cientifico uma escala e type de beleza a partir da qual todos os carros seriam ranqueados mas o fato e que o carro obviamente derivado do que se aprendera com os aerodinamicos e avançados d type vencedores de le mans era uma verdadeira apariçao extraterrestre nas ruas do mundo de 1961 ainda cheias de carros com raizes nos anos 30 era uma espiadela num futuro de velocidade beleza e controle que todos desejavam e ao contrario de toda novidade de hoje uma repetiçao danada vendida como novidade o e type era simplesmente diferente de tudo que veio antes e hoje podemos dizer tambem depois uma criaçao unica inimitavel e perfeita montado atras do eixo dianteiro estava o famoso seis em linha jaguar com seu duplo comando de valvulas no cabeçote em uma epoca em que a norma ainda era valvulas laterais com tres carburadores su 3 8 litros e taxa de 9 1 rendia declarados 269 cv a 5 500 rpm estratosferica potencia para a epoca logo viria uma versao de 4 2 litros com mais torque e potencia similar [caption id= attachment_364279 align= aligncenter width= 999 ] william lyons e o seu e type genebra 1961[/caption] e visto de hoje era tambem leve 1200 kg aproximadamente a distribuiçao de peso nos eixos era perfeita metade em cada um alem disso vinha com uma sensacional suspensao independente traseira com amortecedores e molas duplas e freios montados inboard perto do diferencial para aliviar a massa nao suspensa os freios em si eram a disco nas quatro rodas outra novidade ainda rara naquele tempo e lembre se que ferraris e maseratis que tinham desempenho similar ainda usavam eixo rigido traseiro em 1961 o novo jaguar andava como ferrari mas custava metade ainda por cima era o tal lightning on a bottle que falam os ingleses algo que nunca conseguiu ser repetido nenhum jaguar depois dele conseguiu o perfeito balanço de pedigree em pista desenho belissimo avanço tecnologico e liderança em desempenho e tudo a um preço justo por muito tempo depois de descontinuado simplesmente por ser comum no primeiro mundo produzido aos milhares ficou um carro barato; mas com o tempo se tornou uma joia inestimavel simplesmente por ser inimitavel [caption id= attachment_364287 align= aligncenter width= 999 ] os eagle e type[/caption] henry pearman um entusiasta ingles nos anos 1980 abre um negocio de restauraçao de e types muito antes do modelo se valorizar o seu foco entao era uso nao se achava que um carro entao relativamente barato e comum poderia ser nada mais que um carro esporte legal para uso sim restauraçao perfeita ainda fazia parte de seu trabalho mas eram raras diferente entao das empresas de restomod atuais que apenas modernizam carros antigos trocando tudo e mantendo apenas o numero de chassi do original para nao precisar de homologaçao os carros da empresa de pearman a eagle sempre foram diferentes nasceram do metodico conserto de caracteristicas ruins do carro original funciona como se a jaguar continuasse a desenvolver o carro por 35 anos apenas resolvendo problemas e tornando cada pecinha dele melhor como um fusca 1996 um eagle e type pode ter quase nada em comum com o carro de 1962 mas e o mesmo carro melhorado um exemplo bem ilustrativo dado pela revista top gear em 2020 depois de 35 anos trabalhando com o carro e com uma fabrica repleta de artesaos especializados a eagle sabe que nao basta colocar uma peça nova jaguar no lugar de uma velha ele conhece os pontos de montagem da coluna de direçao se conecta sob o painel sao flexiveis e com o tempo racham entao soldas extras sao feitas para fortalece la sabe tambem que a jaguar cortou ranhuras no tubo para facilitar a fixaçao contra uma bucha de plastico atraves da qual a coluna de direçao girava mas aquela bucha de plastico e muito mole entao ela se desgasta eagle a substitui por uma peça de nailon mais resistente solda e depois da polimento nas ranhuras desnecessarias para obter o ajuste perfeito a bucha de nailon e fresada antes de ser montada praticamente tudo e reprojetado mas nao como em muitos onde tudo e apenas trocado o centro do negocio aqui e o longo processo de aprendizado de desenvolvimento mesmo que cada eagle e type carrega o resultado e um carro solido duravel confiavel e absolutamente de qualidade caro tambem claro; e para poucos e uma longa fila de espera existe mas diferente de praticamente todos os outros restomods e ainda um e type mais confiavel e veloz sim mas o mesmo carro a empresa e na verdade o maior especialista mundial no modelo por isso se voce quiser ela tambem realiza restauraçoes em que deixa o carro exatamente igual saiu de fabrica a jaguar em browns lane mas nao e a melhor forma de aproveitar este expertise isso acontece nos modelos especiais que a empresa desenvolveu e a melhor forma de se conhecer melhor a empresa e falar exatamente sobre eles o eagle e type o modelo basico da eagle e basicamente um e type zero km criado a partir de um doador voce pode trazer o seu carro ou a eagle pode lhe fornecer um de seu vasto estoque mas com todas as melhorias que a empresa desenvolveu durante os anos uma mudança e o motor varias opçoes de seis em linha xk estao disponiveis mas a mais popular e uma unidade desenvolvida pela empresa com deslocamento aumentado para 4 7 litros e com injeçao eletronica com seis borboletas individuais este motor e conhecido por dar ao redor de 380 cv e 52 mkgf ou mais dependendo da especificaçao de forma totalmente confiavel o cambio e manual de cinco marchas feito na propria eagle especificamente para o carro com carcaça de aluminio para menor peso e provavelmente por um preço exorbitante pode se pedir o bloco em aluminio da crosthwaite and gardiner; um bloco que reduz consideravelmente o peso na frente do carro o carro tem varios ajustes de suspensao disponiveis gt sport e supersports e todo o resto e modernizado tudo mesmo o alternador e moderno e tocado por polia poli v; o motor de arranque e mais potente menor e mais leve o radiador e de aluminio de alta eficiencia com ventiladores eletricos as mangueiras sao de silicone tudo e completado com refrigerante sem agua todo o chicote e a iluminaçao sao modernos mas nada de led um ar condicionado moderno tambem e instalado toda suspensao e aprimorada com buchas amortecedores e molas especificos para cada modelo freios vem com pinças de 4 pistoes e discos ventilados e servofreio moderno de alta potencia; mas sem abs claro o eagle speedster o primeiro speedster foi construido como uma encomenda especial unica para um cliente americano mas fez tanto sucesso que acabou como uma modificaçao de catalogo da empresa ainda que a preço alto e em pouquissimas unidades construidas o carro conta com parabrisa mais baixo carroceria sutilmente alargada para paralamas mais largos e um interior diferente e unico conta com o motor de bloco de aluminio e outras modificaçoes para menor peso e inclusive um carro aberto sem teto conversivel e nao tem ar condicionado para isso pesa apenas 985 kg eagle low drag coupe e o lightweight gt [caption id= attachment_364302 align= aligncenter width= 999 ] o low drag coupe[/caption] o low drag coupe e baseado no desenho do raro carro homonimo da jaguar criado para ser um carro de competiçao nos anos 1960 este vem com capota fixa para ser um gt para ser usado mesmo em dias de chuva ou neve todo o catalogo de opcionais da eagle e disponivel para ele [caption id= attachment_364303 align= aligncenter width= 999 ] o low drag como o jaguar de corrida original fastback[/caption] no caso do lightweight gt baseado no speedster mas com teto fixo este conceito vai alem na reduçao de peso o ar de admissao para o motor entra atraves de uma caixa de ar totalmente em fibra de carbono passando para a injeçao ou carburadores weber atraves de uma carcaça de nailon impressa em 3d do lado do escape passa para um coletor de escape em inconel e depois sai por um escapamento de titanio as rodas sao de magnesio assim como o carter a carcaça do diferencial a caixa de cambio e muito mais este e um esforço surpreendente muito mais do que qualquer fabricante de automoveis moderno ao economizar peso em seus supercarros o eagle lightweight gt pesa 200 kg a menos que um eagle low drag coupe com um peso total de apenas 1 017 kg [caption id= attachment_364304 align= aligncenter width= 999 ] eagle lightweight gt roadster com teto fixo[/caption] eagle spyder gt [caption id= attachment_364310 align= aligncenter width= 999 ] eagle spyder gt[/caption] junte o design do speedster com toda a base leve do lightweight gt mas com um teto conversivel para que possa ser usado tambem quando chove e se tem o eagle spyder gt um carro que mantem todas as caracteristicas de 1962 mas sem os problemas que vem com um carro antigo e performance aprimorada e talvez o apice das criaçoes da marca pelo menos por enquanto todos nos lembramos como jeremy clarkson gostou do speedster original quando fez uma avaliaçao dele ainda para o top gear da bbc jeezza disse que acho que este e de longe o carro mais bonito que ja vi na verdade pode ser a coisa mais linda que ja vi https //www youtube com/watch v=66owxqzaexs&t=2s tiff needel acrescentou a isso falando sobre a versao com teto do speedster o eagle spyder gt o eagle spyder gt nao e apenas bonito de se ver mas tambem impressionante de dirigir ele tipifica tudo o que o mundo moderno evita deixando voce com controle total e com suspensao moderna tem um comportamento melhor do que qualquer e type antes [caption id= attachment_364311 align= aligncenter width= 999 ] tiff e o spyder gt com teto [/caption] ollie marriage da revista top gear concluiu o seguinte os supercarros modernos trocaram experiencia por velocidade voce quer vicio em dirigir aqui esta um carro que canta para voce nao apenas pelo motor mas por todos os componentes anda com muita rapidez e com equilibrio destreza e aderencia perfeitamente calculados eu o dirigi com cuidado no inicio nunca pensei em deslizar este £ 800 000 unico em uma curva mas o lightweight gt inspira tanta confiança que nao pude evitar pena que este tipo de coisa seja restrita hoje em dia somente a gente com muito dinheiro na conta embora a empresa nao tenha problema nenhum de chama lo de restomod e ele realmente se enquadre perfeitamente no conceito de restauro com modificaçoes que define o tipo os eagle e type sao mais que isso levam o conceito de paciente desenvolvimento de anos e anos de lapidaçao e esforço num modelo ja sensacional para começar que chegam a um nivel de perfeiçao dificil de repetir e quase como se a jaguar tivesse decidido continuar fazendo e types agora a preço exorbitante para todo sempre graças a deus por eles
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