ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a historia da oldsmobile que foi a primeira fabricante de automoveis dos estados unidos e a quarta mais antiga do planta a olds existiu entre 1897 e 2004 atuando por 107 anos e desde o inicio ate os anos 80 tinha a imagem de uma marca moderna e inovadora entao vieram os anos 90 e tudo mudou [gt40 content tag= classico americano widget= 1 title= born in the usa ] mas a gente vai por partes na primeira parte deste post passei pelo inicio da oldsmobile por sua compra pela gm e por suas primeiras grandes inovaçoes a invençao da linha de montagem o primeiro carro produzido em serie e o primeiro carro com cambio automatico e ainda nem chegamos aos anos 50 o primeiro cupe sem colunas ate os anos 50 os oldsmobile eram batizados de acordo com o numero de cilindros e o tamanho da carroceria os motores tinham seis e oito cilindros em linha e as carrocerias tinham os tamanhos 6 7 8 e 9 da menor para a maior desse modo os oldsmobile iam do 66 ao 98 entao em 1949 a oldsmobile causou uma pequena revoluçao ao apresentar o motor rocket primeiro v8 norte americano lançado depois da segunda guerra mundial sendo um motor em v tinha tamanho compacto e permitia melhor distribuiçao de peso que os compridos oito cilindros em linha sem comprometer a potencia na verdade o motor da olds era um dos mais potentes disponiveis nos eua para destacar se ainda mais a oldsmobile começou a nova decada promovendo mudanças no visual de seus carros que ganharam linhas mais fluidas e cheias de curvas ficando tambem visualmente mais largos e baixos um dos frutos mais importantes desta mudança foi a versao cupe hardtop do oldsmobile 88 chamada holiday isto porque ele foi o primeiro carro a ter uma capota rigida fixa bem destacada da carroceria e portas sem molduras ele foi um dos primeiros cupes sem colunas do planeta nao demorou para que a buick e a cadillac apresentassem suas proprias versoes chamadas riviera e coupe de ville em 1954 o oldsmobile 88 holiday coupe tambem foi o primeiro a ter um para brisa envolvente com as colunas a bastante recuadas e inclinadas em direçao ao bico do carro entre 1953 e 1964 toda fabricante americana teve um carro com este tipo de para brisa em algum momento um dos primeiros carros turbinados do planeta justiça seja feita o primeiro carro produzido em serie com motor turbinado do planeta foi o chevrolet corvair em 1962 era uma resposta direta ao motor v8 de 260 pol³ 4 2 litros e 164 cv oferecido pelo ford falcon naquele ano o boxer de seis cilindros e 2 3 litros entregava 96 cv com a ajuda do turbocompressor no entanto em paralelo ao desenvolvimento do corvair turbinado pela chevrolet a oldsmobile tambem estava preparando um motor sobrealimentado que estreou nas concessionarias poucas semanas depois do corvair da quase para dizer que foi um empate tecnico [youtube id= htav3hnoqfi width= 620 height= 350 ] o motor v8 de 215 pol³ de 3 5 litros opcional para o oldsmobile cutlass entregava 215 cv a 4 600 rpm e 41 8 mkgf de torque e respirava com a ajuda de uma turbina garrett t5 operando a 0 35 bar a taxa de compressao era de 10 25 1 e o motor era alimentado por um carburador de corpo simples como a tecnologia ainda estava fresca e era relativamente desconhecida a verdade e que um motor turbinado ainda nao era uma ideia muito boa em 1962 o sistema superaquecia o ar que era admitido pelo motor o que reduzia a eficiencia da queima quando se exigia um pouco mais do acelerador [youtube id= iiededneyui width= 620 height= 350 ] para contornar a situaçao a partir de 1963 a oldsmobile introduziu um sistema que borrifava agua destilada e metanol no coletor para resfriar o ar admitido pelo motor a mistura era chamada de turbo rocket fluid mas os proprietarios nao acostumados com o novo recurso geralmente esqueciam de completar o reservatorio o que ocasionava os mesmos problemas por isto muitos dos carros tinham o sistema removido e recebiam um carburador de corpo quadruplo e um coletor comum em seu lugar os turbos ainda demorariam alguns anos para serem adotados em massa mas olds e a chevrolet deram o primeiro passo oldsmobile cutlass holiday coupe 1967 alem disso a oldsmobile estava muito bem na fita seus carros mais convencionais como o cutlass e o vista cruiser perua que tinha a porçao traseira do teto feita de vidro e tinha mais de 5 5 metros de comprimento fizeram um sucesso tremendo nos anos 60 e 70 o cutlass fazia o papel de muscle car na linha da oldsmobile e foi o carro mais vendido nos eua em 1976 o primeiro carro de traçao dianteira dos estados unidos depois de 30 anos olhe bem para este cara seu nome e oldsmobile toronado vendido entre 1967 e 1970 ele nao parece um belo muscle car bem na verdade ele fazia parte de um nicho chamado personal luxury carros com visual bacana relativamente rapidos ainda que nao fossem considerados esportivos de fatos cheios de equipamentos e preço mais elevado o ford thunderbird era um bom exemplo e o principal representante deste segmento agora por definiçao um muscle car americano e um cupe com motor v8 na dianteira e traçao traseira o oldsmobile toronado com aquele tamanho todo eram 5 45 metros de comprimento e 1 99 metro de largura e um v8 de pelo menos sete litros e 390 cv debaixo do capo tinha traçao dianteira mas vai dizer que voce nao teria um o ultimo carro com traçao dianteira produzido nos estados unidos foi o cord cuja fabricante fechou as portas em 1937 na europa a traçao dianteira se popularizara ja em 1934 com a chegada do citroen traction avant primeiro carro produzido em serie a contar com construçao monobloco traçao dianteira e suspensao independente a verdade e que a oldsmobile ja estava planejando um carro de traçao dianteira desde 1958 como foi um processo demorado e caro fazia sentido colocar o sistema que consistia em um transeixo dianteiro hydramatic de tres marchas so no desenvolvimento da nova plataforma de traçao dianteira que seria usada no toronado foram investidos sete anos o toronado tambem foi o primeiro carro da general motors a usar um subchassi a estrutura de metal servia de suporte para a suspensao dianteira o conjunto de motor e cambio e todo o assoalho garantindo que o habitaculo ficasse mais isolado dos impactos em pisos irregulares e da aspereza do motor tambem servia de ponto de fixaçao as molas semielipticas elemento elastico da suspensao traseira por eixo rigido a dianteira usava barras de torçao primeira aplicaçao do sistema em um carro norte americano [youtube id= 0tvilgrkws0 width= 620 height= 350 ] o estilo do toronado dava certa ideia de como o chevrolet camaro e o pontiac firebird os primeiros pony cars da gm seriam ambos foram introduzidos no ano seguinte as formas eram genuinamente agradaveis com um capo longo e uma traseira relativamente curta o que dava ao cupe um certo ar de grand tourer um detalhe interessante era o velocimetro caça niqueis uma linha vermelha na face do instrumento indicava o numero impresso em um tambor rotativo os numeros iam subindo atras da linha o motor de sete litros deu lugar a um 7 5 litros 455 pol³ em 1970 que na versao w 34 com carburador de corpo quadruplo e comando de valvulas de perfil mais agressivo entregava 405 cv a velocidade maxima alias era de 217 km/h o 0 100 km/h era cumprido em 7 5 segundos e o quarto de milha era percorrido em 15 7 segundo a 144 km/h e olhe que estamos falando de um carro de 2 300 kg [youtube id= zub5dulvw7y width= 620 height= 350 ] apesar de nao ser capaz de escorregar a traseira com a facilidade dos traçao dianteira o toronado nao exibia caracteristicas de manejo muito diferentes dos rivais semelhantes em porte com traçao traseira na verdade em situaçoes de emergencia o toronado foi descrito por publicaçoes da epoca como um carro mais responsivo e mais estavel do que a concorrencia oldsmobile toronado 1981 o oldsmobile toronado foi vendido de 1967 a 1992 ao longo de quatro geraçoes todas elas com traçao dianteira ao longo destes 25 anos ter as rodas motrizes na frente tornou se a norma da industria nao e o que os entusiastas gostam de admitir mas a traçao dianteira costuma garantir beneficios na eficiencia energetica no aproveitamento da potencia do motor na economia de combustivel e ate mesmo no processo de desenvolvimento e fabricaçao dos automoveis pois permite medidas como as plataformas modulares que se adaptam aos varios tamanhos de carro existentes no mercado partindo de um mesmo nucleo a plataforma mqb da volkswagen aproveitada por toda a linha da marca e o primeiro exemplo que vem a mente firenza o monza da olds repare no formato das portas dos anos 70 aos anos 80 a oldsmobile se estabeleceu como uma das marcas mais queridas pelos americanos a olds sobreviveu a invasao dos japoneses dos anos 70 e as crises do petroleo encontrando um lugar na garagem de todos aqueles que se recusavam a abandonar suas maquinas feitas de american iron mesmo na segunda metade dos anos 80 com a chegada do carros globais era mais honroso comprar um oldsmobile firenza do que um cadillac cimarron ou um chevrolet cavalier todos eles eram interpretaçoes americanas da plataforma que nos deu o opel/chevrolet monza e considerados alguns dos carros mais deprimentes ja feitos nos estados unidos no entanto depois do primeiro carro de traçao dianteira a oldsmobile deixou de ser a divisao inovadora e experimental da gm que começou a dedicar se mais a suas outras subdivisoes os oldsmobile da decada de 1990 perderam muito em personalidade e sua linha perdeu o destaque em relaçao as outras fabricantes sob o guarda chuva da general motors com a segunda invasao de marcas japonesas no fim do anos 80 especialmente aquelas que foram criadas especialmente para o mercado norte americano como a acura divisao norte americana da honda a lexus toyota e a infiniti nissan a gm decidiu reposicionar a oldsmobile como uma arma contra os importados o resultado foram carros com o aurora com linhas arredondadas como as dos rivais vindos do oriente no entanto com seu preço relativamente baixo construçao robusta e mecanica moderna e confiavel os automoveis japoneses haviam chegado para ficar oldsmobile aurora produzido de 1994 a 1999 na decada de 1990 as vendas foram caindo e caindo dizem que a oldsmobile encontrou seu fim por causa de uma campanha publicitaria infeliz o slogan introduzido no fim dos anos 80 era not your father s oldsmobile que pode ser traduzido literalmente como nao e o oldsmobile do seu pai querendo dizer que os novos modelos eram carros jovens e descolados para quem queria algo parecido com os japoneses sem abrir mao da tradiçao americana os fas da marca defendem que foi justamente esta campanha que acabou com a imagem da marca pois boa parte do seu publico consistia de caras cujos pais tiveram um oldsmobile e procuravam algo que tivesse o mesmo espirito inovador confiavel confortavel e atual mas ainda assim um oldsmobile [youtube id= qjrzjj0tmsu width= 620 height= 350 ] nem a presença de ringo starr adiantou a canibalizaçao pela buick e pela chevrolet que faziam o papel de marca de luxo de entrada e marca de baixo custo muito bem acabou derrubando a oldsmobile de uma vez apesar de se arrastar por ainda mais alguns anos a primeira fabricante de automoveis aberta nos estados unidos fechou as portas em 2004 encerrando de forma melancolica um ciclo de mais de um seculo de inovaçoes
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