nao deve ser novidade para nossos leitores a fauna automobilistica brasileira e bastante exotica quando vista pelos estrangeiros carros criados especialmente para o brasil como o vw sp2 e o puma por exemplo sao alvos de curiosidade e ate mesmo cobiça pelo pessoal la fora mas o oposto tambem e verdade nos brasileiros tambem olhamos com espanto para alguns carros que so existiram em outros paises e mesmo aqui do lado o nosso chevette e um bom exemplo a versao com cara de opel e o emblema da chevrolet na dianteira so existiu por aqui na alemanha ele e o opel kadett e o chevrolet chevette dos estados unidos e um carro bem diferente muito mais americano com cromados para choques maiores um visual meio desajeitado se nos permitem e em algumas versoes ate mesmo apliques imitando madeira nas laterais nosso chevas e bem mais interessante se nos permitem novamente o caso e que nossos vizinhos da argentina e do uruguai tambem tiveram variaçoes bem curiosas do chevette chamadas respectivamente opel k 180 e grumett opel k 180 o chevette com motor 1 8 o chevrolet chevette como voce deve saber e uma excelente base para projetos entusiastas talvez fosse ainda mais ha alguns anos mas a alta procura elevou os preços dos melhores exemplares a um patamar bem mais alto recentemente entretanto se voce quiser fazer um chevette rapido deve no minimo preparar o motor ou troca lo de vez ele nunca foi potente de fabrica e mesmo nas versoes mais esportivas seu desempenho era so marginalmente maior do que nas outras variantes tanto que ha poucos dias falamos sobre as receitas de swap mais populares para o chevette chepala chevectra e cheprisma na argentina porem foi vendido um chevette com motor 1 8 aspas porque ele nao foi comercializado como chevette mas como opel k 180 e ele era produzido localmente a general motors começou a atuar na argentina bem cedo diferentemente do que ocorreu no brasil onde os primeiros gm eram utilitarios e caminhoes a divisao argentina da empresa começou a montar carros desde o inicio muito antes do opala e do chevette no brasil a gm argentina ja tinha seus modelos exclusivos como o chevy 400 que era baseado no chevrolet nova e a chevrolet pick up sim era este seu nome o que eles nao tinham era um carro pequeno e em uma situaçao semelhante a brasileira o primeiro foi o chevette a diferença era que em vez de usar a marca chevrolet os hermanos decidiram manter a marca opel e tambem os farois quadrados vistos nos carros alemaes seu nome k180 era uma referencia ao nome kadett e ao deslocamento de 1 8 litros do motor so que este motor nao era uma versao maior do ohc usado pelo chevette em todo o mundo na pratica ele era um primo argentino do quatro cilindros 151 usado no opala tambem derivado da terceira geraçao do seis em linha gm a diferença e que os motores quatro cilindros 153 e 151 do opala eram derivado dos seis em linha 230 3 8 e 250 4 1 enquanto o 1 8 argentino era derivado do motor 194 3 2 o mais interessante e que o cambio do chevette foi mantido — o que de certa forma torna o k180 um chepala de fabrica [gallery type= grid link= file size= medium ids= 249389 249388 249390 ] o motor que ficou conhecido como chevrolet 110 por conta de seu deslocamento em polegadas cubicas era razoavelmente potente com 86 cv para se ter ideia o chevette gp com motor 1 4 tinha 77 cv enquanto o chevette s/r de 1981 dispunha de 86 cv no motor 1 6 o k180 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 16 8 segundos nao era um foguete e nao tinha pretensoes esportivas tanto que a unica carroceria disponivel era a seda de quatro portas mas era competente e robusto a divisao argentina da general motors fez planos para o k180 chegando ate mesmo a colocar no mercado uma versao com decoraçao esportiva o k180 rally que trazia para choques pretos farois auxiliares e conta giros no painel mas nao contava com modificaçoes mecanicas isto posto sua vida foi curta entre 1974 e 1978 pouco mais de 23 000 unidades foram feitas depois disto a gm fechou a fabrica de onde os carros saiam e passou a importar o chevette brasileiro para a argentina a partir de 1981 ja com o primeiro facelift o chevette bicudo grumett o chevette uruguaio de fibra de vidro se um chepala de fabrica com motor 1 8 nao lhe for estranho o bastante o grumett pode satisfazer seus anseios por esquisitice era a decada de 1970 e diferentemente do que aconteceu na argentina e no brasil nao havia uma versao oficial do t car nome do projeto global do chevette no uruguai mas havia a empresa esposito s a que começou como uma revendedora gm e com o tempo passou a fabricar modelos fora de serie usando como base a mecanica dos vauxhall britanicos nao muito diferente do que a dacon fez com os volkswagen por exemplo inicialmente o projeto escolhido foi o do kadett b antecessor da geraçao que deu origem ao nosso chevette os primeiros prototipos tinham visual identico ao do original europeu mas quando a produçao em serie começou em 1972 a dianteira ganhou estilo proprio curiosa era a configuraçao de carroceria uma picape de cabine dupla com um banco traseiro minusculo e caçamba coberta na maioria dos casos embora alguns sedas e peruas tenham sido feitos todos eram equipados com um motor 1 2 de 47 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249397 249398 ] a ideia de usar o design do chevette veio depois em 1976 com a chegada da grumett 250m que era nada menos que uma marajo com carroceria de fibra de vidro e o motor 1 4 importado do brasil dois anos depois em 1978 a linha foi expandida para acomodar uma versao picape um furgao e um cupe fastback todos com o mesmo motor 1 4 curiosamente as portas eram feitas de aço e a dianteira tinha a face sem grade inspirada pelo chevette da vauxhall outro detalhe interessante era o interior que utilizava os mesmos componentes do nosso chevette olhando por dentro nem parece que se trata de uma replica de fibra [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249391 249383 249376 249385 ] curiosamente o chevette seda brasileiro era vendido no uruguai o que ocorria e que pelas leis de importaçao vigentes no urugai naquela epoca os impostos que incidiam sobre as outras versoes de carroceria eram maiores o que tornava seu custo proibitivo os uruguaios entao tiveram de se virar na pratica porem eles estavam adiantados em relaçao a nos brasileiros a nossa chevrolet marajo so veio a ser lançada em 1980 enquanto a picape chevy 500 começou a ser produzida em 1983 a partir dai os dois modelos começaram a ser exportados para o uruguai o que tornou as versoes locais da esposito redundantes e desnecessarias por mais que os grumett tambem fossem exportados em pequenas quantidades para paises como a argentina a guatemala e ate mesmo a espanha no total cerca de 5 000 unidades foram feitas contando todas as versoes de carroceria antes que a fabricaçao dos grumett fosse encerrada em 1982
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