i used to be among the crowd you re in with do you take me for such a fool to think i d make contact with the one who tries to hide what he don t know to begin with bob dylan positively 4th street ainda bem que sou catolico praticante e minha religiao exige que perdoemos mesmo os piores inimigos se eles se arrependem de seus atos vis se nao perdoassemos como poderiamos amar a companhia que leva o nome de herr doktor ingenieur honoris causa ferdinand porsche se voce passou os ultimos 90 anos numa viagem de exploraçao a urano cabe explicar os porsche eram nao so nazistas quando o famoso partido alemao estava no poder na alemanha eram entusiastas da coisa toda; contribuiram de coraçao para a gloria do terceiro reich de varias formas de carros de corrida auto union financiados pessoalmente pelo fuhrer passando pelo carro do povo alemao projeto que fez a familia rica ate o projeto de tanques de guerra e a produçao da bomba voadora v1 um instrumento de vingança sem moral nenhuma sim eles mesmos os porsche e os piech inclusive ferry porsche que posava depois de bom velhinho e patriarca ate sua morte em 1998 [caption id= attachment_355589 align= aligncenter width= 999 ] ferry porsche em 1998 bom velhinho [/caption] mas eles de alguma forma escaparam do pelotao de fuzilamento no fim da guerra como todos os outros cientistas daquele regime que se espalharam mundo afora e nos deram tanta coisa boa em troca do foguete saturno v que nos levou a lua ate o mazda rx 7 e o porsche 911 a gente tem que supor que eles se arrependeram de seus crimes ne uma vida longa e prospera eles tiveram pelo menos meu avo e todos seus irmaos que nao eram padres catolicos fugiram da alemanha quando o partido subiu ao poder os tres padres nao duraram muito falecendo em acidentes estranhos durante a guerra; nao existem mais descendentes da familia no seu pais de origem mas espalhamo nos mundo afora suiça eua brasil meu avo tinha forte espirito natalino e por ele nao perco a chance de todo natal dar uma espetada nos que se beneficiaram do regime nazista; a gente nao devia esquecer ne [caption id= attachment_355590 align= aligncenter width= 940 ] o jovem ferry levando uns amigos para passear[/caption] mas esquecer e o que o mundo fez pelo menos no varejo senao no atacado quem se importa sobre o que se ergueu a familia porsche se ela nos deu tanta coisa boa em troca eu mesmo nao posso deixar de admirar suas criaçoes um conjunto de obra que realmente deixa qualquer um boquiaberto e quem pode odiar quem deu ao mundo coisas tao incriveis quanto o 356 speedster o 911 carrera rs o 911 turbo original dificil ne mas a empresa tem hoje mais de 70 anos e seu ultimo grande feito realmente sim o 911 ja fez 60 anos dali em diante so degringolou ou se mantem em incrivel evoluçao constante e e melhor hoje do que nunca foi duas frases que mostram os extremos da divisao entre os fas da marca hoje em dia a vida dos amantes da porsche sempre teve espinhos love hurts como ja dizia o quarteto escoces nazareth a empresa de zuffenhausen continua testando os limites possiveis deste amor mas sempre consegue escapar para tentar de novo se voce acha que isso ocorre por causa do infame cayenne que completou 20 anos em 2023 ou o novo impulso eletrificado do taycan se engana a celeuma entre os fas da marca se da desde muito antes lembrei disso ao fazer a materia o porsche 912 recentemente onde contei a historia de denis jenkinson e sua revolta para com o crime contra o espirito da companhia que foi o porsche 911 original no meio dos anos 1960 https //flatout com br/quando um 911 nao e 911 quando e um 912 ue/ isso aconteceu porque a porsche no inicio era muito diferente do que e hoje em seus primeiros anos de vida como fabricante fazia uns carros que a primeira vista seriam dificilimos de vender eram pequenos estranhos parecendo uma nave extraterrestre na qual foram adicionadas rodinhas para rodar no solo alem disso eram obviamente baseados no vw mas custavam uma fortuna eram velozes em termos relativos para motores de menos de 1 5 litro mas em termos absolutos lentos pelo preço que era cobrado por eles [caption id= attachment_355584 align= aligncenter width= 999 ] porsches eram extremamente diferentes [/caption] por meio de um inteligente programa de competiçoes da fama do nome porsche e da exclusividade advinda da pequena quantidade de carros produzidos a empresa conseguiu um status invejavel em pouco tempo quem tinha um porsche acreditava fazer parte de um clube seleto que entendia por que aquelas banheirinhas invertidas eram especiais acreditava ser um motorista melhor por causa da notoria propensao a sair de traseira subitamente acreditava dirigir um carro do futuro pequeno mas veloz aerodinamico e eficiente se imaginava diferente e sabedor de segredos que os menos iniciados na arte de dirigir nao conheciam desta forma desde cedo a especie que hoje conhecemos com o nome geral de porschefilo começou a proliferar e diversificar esta primeira turma obviamente ficou chateadissima quando o carro cresceu e virou seis cilindros justamente no 911 [caption id= attachment_355594 align= aligncenter width= 999 ] dsj denis sargeant jenkinson[/caption] o maior exemplo desse pessoal era justamente denis jenkinson como contei na materia do 912 vale lembrar aqui o que ele disse sobre o 911 antes dele ser lançado tive permissao para experimentar um prototipo da nova serie 911 de seis cilindros e estando imerso no mundo do 356 nao gostei nada do novo carro era muito maior com suspensao mais mole e rolava muito em comparaçao com um 356 e era obviamente voltado para o publico automobilistico em geral nao apenas para os entusiastas a serie 911 se tornaria muito melhor quando ampliado para 3 3 litros e turboalimentado mas naquela epoca eu cortei minhas associaçoes com a porsche e me voltei para um carro rapido convencional na forma de um jaguar e type era um mundo totalmente diferente sem nenhuma relaçao com meus dez anos com o 356 mas era o unico caminho que eu poderia seguir olhei o tamanho e a complexidade do porsche 911 e decidi que se tinha de aprender a conviver com isso seria melhor ter 4 2 litros de jaguar em vez de 2 litros de porsche lembrei tambem que ha quase exatamente ha 15 anos atras escrevi a minha classificaçao particular dos niveis de porschefilia cronica mas olha so na epoca nem existia porsche eletrico; era no lançamento do primeiro panamera abaixo segue o resultado do ultimo estudo cientifico tirado da cartola pelo mao feito para classificar ja atualizado com as especies mais recentes de porsche que apareceram classificados por ordem de nivel de porschefilia cronica sendo 10 os mais doentes e 1 os mais normais nivel 10 em 1954 zora arkus duntov o engenheiro russo da chevrolet famoso depois como mr corvette estava em seu segundo ano como engenheiro na gm americana e ainda sonhava com a sua carreira como piloto de competiçao nos dois anos anteriores tinha participado da 24 horas de le mans dirigindo allards de seu velho empregador sidney [caption id= attachment_355583 align= aligncenter width= 1000 ] zora em le mans 1954 com a porsche [/caption] nesse ano acabou sendo convidado pela porsche para dirigir um 550 spyder de 1 1 litro na famosa corrida zora acabou indo correr com permissao de ed cole com os custos pagos pela chevrolet e ainda recebendo os dias como trabalho o plano era que apos a corrida zora passasse algum tempo na porsche em stuttgart zuffenhausen para um contato tecnico que se esperava frutifero para ambas empresas pois bem zora acabou ganhando a corrida na classe 701 1 100 cm³ para total alegria sua e da porsche parentese um rodape na vida de zora mas algo que seria ponto alto da vida de qualquer mortal ganhou le mans [caption id= attachment_355587 align= aligncenter width= 999 ] zora vence le mans [/caption] como o russo era extremamente carismatico e falava bem alemao acabou desenvolvendo solida amizade com o bigodudo e divertido barao huschke von hanstein lendario gerente de competiçoes da porsche e com ferry porsche himself zora era russo e judeu o que ambos aparentemente relevaram nesta epoca a porsche testava carros na rua ja a gm usava o vasto campo de provas de milford que contava inclusive com skidpad um circulo de concreto imenso 61 metros de diametro onde se faz curva ate o limite de aderencia a gm tinha tambem zilhoes de procedimentos experiencia e principalmente metodos de mediçao e comparaçoes objetivas vindos na maior parte do ingles maurice olley segundo zora o homem que mais entendia de suspensao na face da terra e era seu chefe na gm helmuth bott famoso engenheiro da porsche tentava um jeito de fazer o 356 mais palatavel a um publico maior; vendia bem na europa e para entusiastas americanos mas o publico em geral parecia nao muito disposto a enfrentar a saida de traseira repentina do carro esporte zora tinha a soluçao a soluçao da gm para tudo nesse assunto subesterço [caption id= attachment_355585 align= aligncenter width= 744 ] herr bott bombeia [/caption] explica se a gm queria segurança em comportamento; fazia carros para o povao assim acostumou uma geraçao de americanos com o comportamento seguro norma mundo afora ate hoje carro sai de frente no limite tira o pe ele volta a se comportar chato mais seguro e quando tentou diferente se deu mal com o corvair zora apresentou tudo isso a bott e a porsche; arrumaram uma pista de aeroporto vazia para simular o skidpad e zora ajustou barras estabilizadoras dianteiras de varios porsches la ensinou metodo trocou experiencias carros agora mais seguros com subesterço benigno todo porsche a partir do ano modelo 1955 teve uma barra estabilizadora la na frente e o comportamento seguro e as vendas começaram a aumentar pois bem foi o que bastou para uma primeira leva de clientes fieis da porche abandonarem completamente a marca este e o nivel de porschefilia numero dez abandonou a porsche por ter se vendido ao publico nao entusiasta em 1955 [caption id= attachment_355588 align= aligncenter width= 999 ] porsche 356a 1955 decadencia da porsche [/caption] este individuo acredita que a porsche traiu seus principios quando lançou o 356a em 1955 e so o pre a era um porsche de verdade para ele a terrivel instabilidade dos porsches era uma virtude porque separava os homens das crianças os pilotos dos meros motoristas com o 356a a porsche ficou molenga marca para americanos gordos e abandonou seus seguidores fieis a maioria desse tipo de porschefilo ja morreu alguns poucos ainda podem ser vistos indo pra la e pra ca em umas estranhas banheirinhas invertidas com pequenos motores de 1 1 litro e 40 cv e ainda se acham superiores a tudo mais que existe a maioria deles obviamente se concentra na inglaterra ilha para onde foram banidos todos os realmente estranhos nivel 9 denis jenkinson nao gostou do 356a mas meio a contragosto acabou aceitando o mas quando a empresa cresceu o tamanho do porsche e o fez seis cilindros ao inves de quatro nao pode aceitar esta patente traiçao dos principios que fundaram a empresa [caption id= attachment_355591 align= aligncenter width= 999 ] o 911 original sacrilegio [/caption] sim denis jenkinson nem e a forma mais doente de porschefilo mas e das mais radicais nao gostou do 911 e abandonou a irmandade trocou o seu 356 pre a por um jaguar e type e so voltou a admirar a marca quando apareceu o 911 turbo em 1975 claro mais veloz que os italianos de doze cilindros com apenas seis e um carro extremamente dificil de dirigir rapido era a volta da marca em um patamar acima o 911 turbo recriou a imperfeiçao da marca nos anos 1970 nivel 8 a maioria dos nivel 8 conheceu a porsche ja no 911 mas ainda era ligado as suas raizes do 356 mas acharam que a porsche morreu quando lançou em 1976 o 924 tudo bem era feito de componentes vw como os 356 mas motor dianteiro e arrefecido a liquido inaceitavel [caption id= attachment_355595 align= aligncenter width= 999 ] porsche 924 e o fim [/caption] o pior e na verdade o comportamento benigno demais se tivesse propensao a acabar no meio do mato traseira primeiro talvez ajudasse sua aceitaçao; benigno e neutro como era divertia pouco em comparaçao quando veio o 928 entao com um v8 la na frente o nivel 7 vendeu seu 911 e se mudou para o tibete para aprender a controlar a raiva com monges budistas nivel 7 tolerou os porsche arrefecidos a liquido mas nao suportou o 911 turbo ganhar a 5a marcha em 1986 [caption id= attachment_355597 align= aligncenter width= 999 ] 5 marchas sacrilegio [/caption] explica se o turbo que se mantinha inalterado desde 1978 era o exemplo da perfeiçao para a maioria dos fas da marca mexer nele era sacrilegio esse tipo de entusiasta da marca usava o turbo como bandeira a porsche tentava substituir os 911 pelo 928 e o 944 mas eles continuavam comprando o velho carro que por seu comportamento assassino turbo lag abundante sobresterço maligno era como os primeiros porsche separadores de homens e moçoilas na verdade o problema nao foi so a quinta overdrive; em 86 deram uma civilizada geral no comportamento do carro de novo a porsche fazia concessoes a pessoas normais segundo o nivel 7 nivel 6 uma variaçao pequena aceitaram o 911 turbo de 1986 mas quando o carro foi finalmente descontinuado em 1989 os porschefilos nivel 6 ficaram ofendidissimos e compraram um corvette nivel 5 em 1997 o porsche 911 original foi descontinuado e um substituto com o mesmo nome mas codigo interno 996 apareceu seu motor continuava com seis cilindros contrapostos mas agora era arrefecido a liquido precisa dizer mais nivel 4 https //flatout com br/admiravel porsche novo os 20 anos do cayenne/ aceitou o 911 arrefecido a liquido achou o boxster genial mas nao pode pactuar com uma perua porsche de 893572935 toneladas traçao total e v8 dianteiro arrefecido a liquido por mais rapida veloz e agil que ela fosse o cayenne e o maior sucesso da porsche mas o seu pior pecado tambem nivel 3 tinha relevado a cayenne meio a contragosto mas com o lançamento do panamera decidiu que nada e mesmo sagrado e voltou a achar que o ultimo porsche de verdade foi o ultimo refrigerado a ar o 911 turbo de 1998 nivel 2 se o taycan e o futuro da porsche nao e o dos porschefilos do nivel 2 quando o primeiro porsche 100% eletrico apareceu esses caras so de birra compraram um tesla model s nivel 1 nivel de pessoa normal para este tipo de fa da marca nao importa como sao os porsches e sim o resultado se e porsche foi bem projetado entao ele gosta mesmo sem experimenta los dirigi los so ira confirmar o que era esperado logica perfeita mas um pouco pragmatico demais nao https //flatout com br/a imperfeita perfeicao do porsche 356/ na verdade esta historia e a de uma marca com carisma extremo vindo da imperfeiçao lentamente se tornando perfeita e todo mundo sabe que perfeiçao pode ser um objetivo interessante se nao pensarmos muito; mas era tambem o objetivo supremo declarado de tudo de ruim que ja foi feito para a humanidade desde tempos imemoriais sim inclusive o objetivo do bigode e topete la amigo do doktor porsche se deus fez o homem a sua imagem e semelhança ele mesmo e imperfeito como nos nossas criaçoes tambem precisam ser assim senao podemos ate admira las mas amar sem chance deus nos livre da perfeiçao
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