se nenhum dos carros do comboio for lerdo demais sempre prefiro ser o ultimo desta forma nao ha necessidade de ditar o ritmo e se por algum motivo decidir ir mais devagar nao vou atrapalhar o progresso de ninguem ainda mais debaixo daquela chuva danada que caia sobre a estrada dos romeiros; pensei em diminuir o ritmo e andar mais devagar naquela volta ate a capital que começava depois de um dia intenso de avaliaçoes mas meus dois companheiros a frente nao pensavam assim ambos foram apertando o ritmo constantemente sem do fui seguindo eles de longe mas percebendo que nao existia razao para medo o carro parecia fazer curvas no molhado como se estivesse no seco dando completa confiança pensei quer saber vamos ver o que isto pode fazer o que se segue sao trinta minutos ao volante absolutamente inesqueciveis como o trabalho de verdade ja tinha acabado resolvi me concentrar nao mais na futura materia que deveria sair daquele dia mas sim naquilo que realmente gostamos de fazer dirigir focado apenas na direçao e mais nada desliguei o som tirei a folga do cinto me ajeitei no banco e cravei o pe imediatamente o cambio automatico desceu duas marchas nao importa quais; para isso que automaticos servem o motor gritou seu feio mas aqui entusiasmante berro de baritono e sai a caça dos dois outros carros um motor dois litros turbo acoplado a um cambio automatico nao e uma receita ideal de algo entusiasmante mas aqui regulado para alto desempenho e resposta rapida com 192 cv a disposiçao e um chassi impecavel em direçao esportiva funcionava muito bem obrigado sim estava num mini cooper s seguindo dois carros similares um conversivel azul na minha frente e la na frente dele um bravo jcw preto com todos os seus 231 cv e ajuste agressivo de suspensao se naquela estrada truncada e com chuva a maior potencia e capacidade dinamica geral do jcw teoricamente nao faria diferença alguma isso nao impediu meu colega la na frente de tentar estava puxando um ritmo realmente forte os vinte minutos que se seguem debaixo de muita chuva e numa estrada completamente vazia sao simplesmente sensacionais aceleravamos forte a cada saida de curva freavamos e reduziamos marchas batendo na alavanca do cambio auto como pilotos de rali num cambio sequencial e aceleravamos de novo a cada saida curva sem parar freando cada vez mais para dentro delas a cada repetiçao la de tras a visao era sensacional um verdadeiro bale de minis ferozmente atacando as belas e vazias curvas dos romeiros sem do os carros continuavam impassiveis sem colocar uma roda fora do lugar pedindo mais como sao faceis de guiar rapido pensei que a qualquer momento ia começar a introduçao instrumental de self preservation society e ao passar por uma poça gigante olhei pelo retrovisor para garantir que uma eventual alfa romeo giulia dos carabinieri nao tivesse acabado dentro do rio levada pela correnteza as cores dos tres minis nao eram azul branco e vermelho como deveriam ser mas mesmo assim garanto que se aparecesse uma estaçao de metro os tres instintivamente dariam cavalos de pau com o freio de mao e desceriam as escadarias [embed]https //www youtube com/watch v=ht57ryilhr0[/embed] uma viagem sensacional aquela um daqueles transes que entramos quando nos concentramos totalmente na direçao e dirigir vira involuntario num carro tao seguro aconchegante com seus bancos perfeitos e ergonomia idem e que e incapaz de nos assustar a direçao vira movimento basal realizado sem consciencia do ato e a mente viaja no meu caso inevitavelmente para o carro que dirigia e tudo que teve que acontecer para ele existir e de como e uma contradiçao moderna um carro objetivamente sensacional mas ao mesmo tempo com uma fina camada de falsidade que tem que ser completamente esquecida para que a magica nao desapareça por completo bmw faz um mini me parece incrivel que o relançamento do mini como carro moderno pela bmw aconteceu a vinte anos atras mas sim e verdade eu diria que o tempo passa rapido quando estamos nos divertindo mas este ano falar que alguem esta se divertindo chega a ser de mau gosto vinte anos e um aniversario importante que nos da a oportunidade de ponderar sobre esta historia moderna o assumidamente anglofilo bernd pischetsrieder repita tres vezes sem errar e ganhe um mini 2001 pouco rodado quando convenceu o conselho da bmw a comprar a rover em 1994 estava de olho principalmente em tres coisas um numero incrivel de marcas ainda valiosas como a mg o range rover e o mini incrivelmente o mini de 1959 ainda continuava em produçao em 1994 e desde o inicio dos anos 1990 experimentava um ressurgimento incrivel a nostalgia e as ainda impressionantes qualidades do carrinho fazem reaparecer o mini cooper e uma nova mania pelo carro especialmente no japao e na europa continental pischetsrieder tinha seus proprios motivos aqui tambem era primo de alec issigonis o criador do mini original ao tomar posse da rover a bmw inicia imediatamente o projeto de um novo mini entao a cargo dos engenheiros ingleses mas logo o projeto se move para a sede da bmw em munique na epoca a compra de todas as marcas inglesas por estrangeiros era uma realidade mas os ingleses ainda nao estavam acostumados com isso a rover nao trabalha bem com os alemaes e a uniao nunca funciona como devia e altos prejuizos da rover ameaçam a saude financeira da propria bmw na virada do milenio a situaçao fica insustentavel a bmw separa a land rover da rover e a vende para a ford mantem a mini e sua fabrica tambem separada da rover e coloca o resto da rover a venda o novo mini seria lançado em 2000 a primeira vez que seria redesenhado na verdade a primeira vez que outro carro alem do da criaçao original de issigonis seria chamado mini uma senhora responsabilidade isto porque como sabemos o mini original e um icone imortal ao mesmo tempo que revolucionou a forma como se desenha automoveis revolucionou tambem o conceito basico do carro esporte provando que traçao dianteira antes anatema completa do uso esportivo era viavel e ate interessante para isso e alem disso se tornou uma daquelas raras vezes em que algo realmente barato tambem se tornou um chique acessorio de moda para o beautifull people como repetir algo assim [caption id= attachment_271910 align= aligncenter width= 800 ] mini spiritual 1997[/caption] e impossivel claro quando os primeiros conceitos estavam sendo tentados alguns especialmente os ingleses queriam usar metodos issigonianos para fazer o novo mini uma nova revoluçao de empacotamento imaginar novamente o automovel a partir do zero como fez sir alec este pre projeto e mostrado como carro conceito em 1997 os mini spiritual em versao de duas e quatro portas o risco deste tipo de coisa era demais para a bmw porem e com razao o publico entenderia exatamente o que queriam dificil dizer parecem algo que so uma mae amaria vistos de hoje um fracasso esperando acontecer mas assim tambem eram o 2cv o fusca e claro o mini original antes de seu lançamento apenas em retrospectiva acreditamos que o povo os aceitaria [caption id= attachment_271911 align= aligncenter width= 640 ] horrivel mas tudo completamente novo e [/caption] nao o que a bmw pretendia era algo nos moldes do entao extremamente popular vw new beetle um carro moderno em um desenho moderno que lembra o carro antigo se a vw conseguiu fazer o publico engolir um fusca com motor motor de quatro cilindros em linha refrigerado a agua transversal dianteiro e traçao tambem dianteira com o mini seria ainda mais facil nao importa que o novo mini tenha mais a ver com o fiat 128 que com o mini antigo alem da configuraçao e posiçao do motor era mais facil de emular se uma evoluçao do antigo a bmw de forma acertada para um investimento mais seguro foca no que fez o mini realmente famoso o uso em direçao esportiva e acessorio de moda desta forma nao ha como errar nao ha risco num desenho ja conhecido e adorado o primeiro mini moderno aparece entao no ano 2000 como ano/modelo 2001 mecanicamente e um carro irretocavel o motor produzido no brasil pela tritec uma joint venture com a chrysler era um moderno 1 6 litro sohc de quatro valvulas por cilindro opostas duas a duas e camara de combustao triangular com injeçao eletronica moderna e 115 cv e vinha acoplado a um cambio de cinco marchas manual ou um cvt com steptronic marchas virtuais alem de controle de traçao abs e distribuiçao eletronica de freio ebd na dianteira suspensao mcpherson e na traseira multilink com freios a disco nas quatro rodas a direçao era via pinhao e cremalheria com assistencia eletro hidraulica eventualmente nas versoes mais potentes recebia compressor mecanico e 218 cv o carrinho redefinia esportividade para traçao dianteira como nao poderia deixar de ser a bmw fazia seu dever de casa aqui dando credibilidade instantanea ao seu carro esporte de traçao dianteira a primeira geraçao chegava a ser realmente duro de suspensao e muita gente inclusive reclamou mas nao importa em termos mecanicos a missao estava cumprida fez sucesso como acessorio de moda tambem este porem e a parte mais controversa de todo conceito do carro exagerando as formas e decoraçoes do mini original muita gente o achou uma caricatura orelhas e narizes gigantes para forçar uma ligaçao a um carrinho totalmente diferente as colunas principais eram todas bem verticais emulando de novo o carrinho antigo grade dianteira e farois tambem emulavam o mini antigo no interior o tema continuava um grande instrumento central combinado moderno ficava no centro do painel mas era claro tudo um embuste plastico dificil de engolir a simplicidade do original e simplesmente impossivel de ser imitado num carro moderno necessariamente bem mais complexo mas claro que para a maioria dos compradores incrivelmente funcionou o carro foi um sucesso de vendas duas geraçoes se seguem todas estas tres geraçoes que existem ate hohe como nao poderia deixar de ser com a bmw sao totalmente antenadas com o estado da arte tecnologico de seu tempo o carro atual vai de um tres cilindros turbo de 136 cv ate o dois litros de 231 cv do cooper s jcw e e um modernissimo carro esporte de traçao dianteira mesmo se voce o ve como uma cafona e obesa caricatura de um pequeno carrinho que a muito nao existe mais deve saber isso ainda e um carro esporte de traçao dianteira de primeira linha numa tentativa de tornar mini realmente uma marca e nao apenas um modelo de carro o que o faria suscetivel ao efeito new beetle sumir passada a novidade a bmw tenta varias expansoes na linha uma perua mini clubman conversivel e ate um cupe/roadster de dois lugares rip 2015 em 2010 aparece o inevitavel suv o countryman seguido de uma esquisita versao duas portas cupe dele chamada paceman felizmente de vida curta mas apesar do sucesso de vendas um suv mini e obviamente uma gigante contradiçao em termos como algo grande assim pode ser chamado seriamente mini 20 anos do mini bmw e foi pensando nisso que me vi perdido nesta historia enquanto andava rapido mais tranquilamente pelo romeiros naquela tarde tao chuvosa como a de hoje dias escuros levam a pensamentos introspectivos e me peguei a pensar sobre o carro definitivamente estava tendo um dia memoravel e o carro se comportava divinamente ate me fez realmente lembrar do caro original em toda sua lenda de agilidade e diversao ao volante tao bem registrada pelo posteridade no filme the italian job teria a bmw acertado entao fazendo a perfeita traduçao do mini original para o mundo moderno talvez se nunca tivesse andado no original achasse que sim talvez se nao soubesse toda a historia do carro original seu excentrico e genial criador se desconhecesse seu vies iconoclasta ascetico logico e ainda assim profundamente entusiasmado acreditaria que o novo mini era igual ao antigo piamente ignorancia e uma bençao mas neste assunto nao era o caso infelizmente o fino e transparente verniz de falsidade era perfeitamente visivel para mim o carro funciona perfeitamente sim mas de uma forma moderna veloz ao extremo se comporta de forma extremamente benigna e tem muito freio muito pneu muito motor mas como qualquer moderno tudo acontece sem drama algum e isolado da minha influencia a gente esta dentro de um tanque de isolaçao do exterior que passa pelas janelas para a gente como um filme longe distante la fora em algum lugar a direçao e precisa e rapida eficiente em seu objetivo mas sem vida e reaçao alguma ando rapido mas sem esforço habilidade ou medo algum o cambio trocava as marchas por si sem minha interferencia um carro moderno so se sente mesmo com alguma adrenalina fluindo se se anda rapido demais tomando riscos demais ou seja de preferencia em circuito fechado sim estava tendo um dia na direçao muito legal mas neste idioma moderno menos intenso e mais tranquilo e contemplativo maravilhando me com a velocidade segura possivel o que e uma experiencia boa tambem de carro moderno diversao sim; afinal todo automovel e divertido em alguma situaçao caso voce nao tenha percebido carro e um treco sensacional sempre mas uma olhada para o painel e tudo desmoronava aquela enorme tela de cristal liquido tentando imitar o velocimetro do espartano do carro original me fez rir afinal de contas estava no modo maximum gokart feeling o mais esportivo um nome obviamente que deve ser pronunciado como o engenheiro que criou com forte sotaque alemao e obviamente um bmw moderno com uma fantasia de ingles e como vestir um chimpanze de fraque e apresenta lo como sir walter raleigh conde de oxford esta na cara que e um macaco de fraque so para quem nunca viu uma foto de sir walter fica duvida nao sabia que macaco podia receber titulo de nobreza o mini original era completamente diferente do atual em tudo do metafisico da filosofia espirito e sensaçoes que provoca o objetivo intelectual ate o fisico o real configuraçao mecanica tamanho desempenho equipamentos ocupaçao de espaço interno suspensoes mesmo na aparencia se se colocar um do lado do outro os donos sao alemaes e e projetado na bmw como fechar os olhos para isso tudo eu sinceramente nao consigo e uma coisa tao obvia que me doi esta caricaturizaçao do passado sempre acaba uma hora pelo simples fato de que as pessoas se cansam da mesma coisa e querem ir adiante exemplos como o do new beetle do thunderbird 2002 do pt cruiser e ate do fiat 500 bem na nossa cara o mini foi o que mais durou mas nao parece imune a este efeito as vendas da marca nos eua tiveram seu pico em 2013 e estao em declinio desde entao com 2019 na metade das vendas de 2013 claro que isso pode ser revertido a marca existe a vinte anos afinal de contas posso estar errado claro e certamente nunca imaginei que fosse durar tanto mas durou mas se eu fosse um cara com costume de apostar voces sabem onde colocaria todo meu dinheiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.