veja bem ferrari a maserati tem um quatro em linha de primeira; os ingleses tem o era de seis cilindros em linha; a alfa romeo tem um oito em linha voce no meu ponto de vista tem que fazer um doze cilindros gioachinno colombo 1945 [caption id= attachment_362481 align= aligncenter width= 780 ] ferrari maranello 1949 aurelio lampredi e gioacchino colombo[/caption] quando colombo disse isso ferrari abriu um sorriso; tinha desde sempre uma verdadeira fixaçao com o v12 uma historia sensacional que ja contamos aqui colombo acabara de ser demitido da alfa romeo e depois de dizer isso na entrevista foi imediatamente contratado por enzo o primeiro motor ferrari seria um v12 https //flatout com br/packard twin six a origem e a invencao do motor v12/ quem diria que este primeiro motor teria tanto sucesso e algo simplesmente sensacional este motor e tambem extremamente longevo durando vinte anos em seu lay out basico sohc e ainda mais um pouco depois que virou dohc leve potente liso mas especialmente potente e vocal como pouca coisa antes ou depois criou um significado sozinho para a nova marca ferrari [caption id= attachment_362451 align= aligncenter width= 999 ] colombo [/caption] na verdade o v12 colombo ainda e hoje o seu mais famoso motor sua criaçao mais importante um compacto motor nasceu para a formula 1 com 55 x 52 5 mm e 1497 cm³ era todo em aluminio e um comando por bancada; as valvulas duas por cilindro eram opostas como em um dohc operadas por balancins no fim nao fez muito sucesso na f1 com compressor aurelio lampredi faria uma versao maior do motor o v12 lampredi com 4 5 litros aspirado para a empresa vencer na categoria [caption id= attachment_362485 align= aligncenter width= 999 ] 125 s o primeiro ferrari[/caption] nao onde o colombo fez realmente sucesso foi em carros esporte tantos os chassis de rua vendidos para financiar as corridas como nos carros de corrida assim configurados como nesse inicio todo ferrari tinha 12 cilindros enzo resolveu nomea los pelo deslocamento unitario de cilindros o pequeno v12 de 1 5 litro era entao o 125 em versao monoposto 125 f1 ou biposto 125 s ; o s significando sport carro esporte [caption id= attachment_362482 align= aligncenter width= 999 ] 212 inter 2 6 litros v12[/caption] entao o pequeno 125 s virou o 159 s com 1902 cm³ em 1947; nao parou mais de crescer progressivamente virou um 166 1995 cm³ 195 2341 cm³ 212 2562 cm³ e 225 2715 cm³ mas e com 250 cm³ por cilindro tres litros de deslocamento que se tornou realmente famoso o v12 colombo definitivo maiores e menores deslocamentos existiram sim mas o 250 e o motor que mais explica o sucesso que e a ferrari [caption id= attachment_362484 align= aligncenter width= 999 ] tipo 168 o v12 250 de 3 litros[/caption] e quantos ferrari 250 existiram na epoca o motor nomeava o carro e seu sobrenome a carroceria e missao o mais popular dos v12 era o 250 colombo entao existiram muitos ferrari com este nome um amigo me perguntou ontem sobre isso o que me impeliu a pesquisar e contar como o numero e redondo e bonito resolvi contar para voces tambem queridos assinantes do flatout [caption id= attachment_362487 align= aligncenter width= 999 ] o 250 em 1958 de rua gt coupe pininfarina corrida testarossa e misto swb [/caption] com voces em ordem cronologica todos os 20 ferrari chamados de 250 250 s 1952 em 1952 a ferrari ja dominava a mille miglia do pos guerra ganhara sua primeira em 1948 com um coupe 166 s repetindo o feito em 1949 1950 e 1951 este ultimo foi ganho com o v12 big block lampredi de 4 1 litros; mas para 1952 a ferrari tinha uma arma secreta um colombo maior o 225 s era um favorito ja com 70 x 58 8 mm e 2715 cm³ o pequeno v12 dava 210 cv a 7200 rpm num carro de apenas 850 kg mas dos 27 ferraris inscritos na prova de 1952 a berlineta vignale de numero 611 criada em cima de um chassi 225 s tinha um segredo 3 mm a mais no diametro dos cilindros o primeiro ferrari 250 de tres litros era o 250 s o carro seguia pratica ferrari de entao suspensao de eixo rigido traseira por feixes de mola mas com braços de controle; independente dianteira; motor recuado o pequeno cupe com entre eixos de 2250 mm pesava 850 kg mas com tres webers duplos 36dcf tinha 230 cv a 7500 rpm foi o vencedor da prova uma estreia de sucesso para o ferrari de maior sucesso 250 mm 1953 o 250 s participou tambem em 1952 da carrera panamericana e das 24 horas de le mans mas quando chegou a mille miglia de 1953 a ferrari tinha sua evoluçao pronta um novo chassi com entre eixos de 2400 mm mais baixo e nova carroceria de pininfarina em versao fechada ou barchetta roadster era o 250 mm mm aqui significava mille miglia claro 250 europa 1953 este o primeiro 250 de rua e um peixe fora d’agua aqui e o unico 250 que nao tinha um v12 colombo de 73 x 58 8 mm e 2953 21 cm³ debaixo de seu capo nao este 250 tem um v12 lampredi o v12 de bloco grande o 250 europa era um carro de rua lançado para substituir o 212 inter em genebra 1953 a carroceria era um cupe gt de vignale e debaixo do capo estava a menor versao ja vista do v12 lampredi exatamente quadrado aos 68 x 68 mm tinha 2963 cm³ era um motor de rua mais tranquilo mas ainda com tres webers duplos; dava 200 cv a mais tranquilos 6300 rpm um carro para ser usado como aviao na europa ainda sem transito tanque de 140 litros permitia grande autonomia e velocidades de cruzeiro acima de 200 km/h la dolce vita 250 monza 1954 o carro de corrida 250 colombo continuava a evoluir em 1954 aparece a carroceria roadster monza de pininfarina tanto com o quatro em linha dohc de 3 litros o 750 monza quanto com o v12 tambem de 3 litros o 250 monza pesando 850 kg o 250 monza vinha agora com mais taxa e tres webers 36if4c para 240 cv a 7500 rpm; com area frontal reduzida um carro capaz de mais de 250 km/h 250 europa gt 1954 em 1954 a ferrari percebe seu erro e troca o motor lampredi do 250 europa por um mais leve e mais eficiente colombo de mesma cilindrada na verdade era um carro novo com um chassi novo e carroceria de pininfarina era o 250 europa gt para uso nas ruas o motor tinha agora 220 cv a 7000 rpm 250 gt competizionne tour de france 1956 este chassi nasceu criando se uma versao para competiçao do europa gt e um carro hoje famoso simples espartano bravo e pronto para corridas mas que podia ser comprado por qualquer um com dinheiro suficiente e ganhar corridas imediatamente a carroceria era um cupe criado por scaglietti no entre eixos do europa gt de 2600 mm mas equipado com um bravo v12 de 280 cv a 7500 rpm pesava pouco mais de uma tonelada e se provou quase imbativel em sua categoria 250 gt cabriolet e 250 gt california 1957 alem do sucesso nas pistas a ferrari era um sucesso tambem nos lugares onde o beautiful people dos anos 1950 se encontrava e nenhum carro dela nessa epoca e tao emblematico desta faceta quanto o magnifico roadster de pininfarina no chassi 250 gt o cabriolet vinha com o entre eixos de 2600 mm e o motor de 220 cv do europa gt; o california trocava o motor pela versao de competiçao do tour de france de 280 cv o california swb claro tinha o motor de 280 cv e o chassi curto de 2400 mm pesando ao redor de uma tonelada passava dos 270 km/h; mas era visto na maioria das vezes cruzando monaco a 5 km/h como famosamente disse ferris bueler if you have the means i highly reccomend picking one up 250 testarossa 1957 o mais evoluido dos carros de corrida de motor dianteiro com o 250 colombo e este o famosissimo testarossa central nele e uma versao ainda mais evoluida do v12 agora com taxa de 9 8 1 e uma gloriosa bateria de seis carburadores weber duplos 38dcn dava nada menos que 300 cv a 7000 rpm [caption id= attachment_362463 align= aligncenter width= 999 ] testarossa o cabeçote vermelho[/caption] a carroceria e um classico de scaglietti tambem; uma impossivelmente carismatica carroceria roadster que cobria um carro que nao passava dos 800 kg um vencedor desde o inicio ganhou le mans tres vezes 250 gt coupe boano ellena e pininfarina 1957 1958 [caption id= attachment_362450 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 250 gt pininfarina coupe de 1958[/caption] depois da temporada de 1957 o arquirrival da ferrari a maserati faz o impensavel abandona completamente as competiçoes para se concentrar em vender carros de rua produzidos em serie nascia o maserati 3500 gt um sucesso [caption id= attachment_362448 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 250 gt boano coupe[/caption] na ferrari chegava giotto bizzarrini vindo da alfa romeo bizzarrini foi incumbido de fazer do 250 gt um carro melhor e de especificaçao mais bem acertada com ele se tornaria um carro docil apenas com acerto de cargas e molas troca do fornecedor de caixa de direçao para a zf e amortecedores para koni holandesa https //flatout com br/10 motivos para voce saber mais sobre giotto bizzarrini/ tentando fazer do 250 gt um carro de produçao se seguem dois modelos chamados de 250 gt mas diferentes entre si ellena e boano eram carrocerias parecidas mas com suas diferenças no mesmo chassis; era o primeiro passo para um ferrari standart de produçao [caption id= attachment_362453 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 250 gt ellenaa coupe[/caption] essa pequena historia importante acaba com o ferrari 250 gt pininfarina coupe de 1958 dali em diante a pininfarina seria o fornecedor base de carrocerias para maranello e o desenho normalizado em um so sem encomendas que diferiam uma da outra o inicio da industria que e hoje onde competiçao lentamente ia tomando importancia secundaria https //flatout com br/o surfista de 18 anos e o ferrari 250 gt uma lenda carioca revelada/ 250 gt spider 1959 esta e a versao conversivel do coupe pininfarina de 1958 com a produçao normalizada e de um so modelo agora uma quantidade maior deles existe; cerca de 200 spider de 1959 a 1962 como o coupe entre eixos de 2600 mm ao redor de 1100 1200 kg e o v12 agora dava 240 cv a 7000 rpm com tres carburadores weber 250 swb 1959 obra de giotto bizzarrini e com uma classica carroceria de pininfarina e um dos mais sensacionais e desejados dos 250 a sua criaçao leva a mesma logica do anterior 250 competizionne o tour de france simples leve forte para competiçao apenas agora partindo do chassi mais evoluido do gt 1957 de bizzarrini o nome vem de small wheelbase berlinetta um nome anglo italiano que registra a crescente importancia dos eua para a empresa com o entre eixos reduzido para 2400 mm era agora estritamente um dois lugares e mais baixo e mais equilibrado pesava tambem 960 kg apenas quando criado em carroceria de aluminio e 1 tonelada exata com carroceria em aço o v12 era uma versao de 280 cv a 7000 rpm com taxa de 9 7 1 e tres carburadores webers maiores 40dcl6 como o tdf antes dele se mostrou absolutamente imbativel em sua categoria ate 1961 250 gte 2+2 1960 com a versao mais extrema de competiçao o 250 swb pronta e cumprindo seu papel nas pistas outra versao evoluida do 250 aparece desta vez para o uso grand touring com o entre eixos de 2600 mm a pininfarina criou o ferrari familia um 2+2 com espaço bom atras o v12 aqui era a versao mais mansa de 240 cv ficaria famoso tambem como carro de policia especial na italia 250 gto 1962 esta historia e talvez a mais conhecida da familia com medo do jaguar e type enzo pede a bizzarrini uma versao mais extrema do 250 de competiçao um gt omologatto que seria feito apenas na quantidade necessaria para poder competir https //flatout com br/ferrari 250 gto o melhor carro esporte da historia/ baseando se no 250 swb o engenheiro recua e abaixa mais o motor usa a versao dele usada no testarossa e cria um prototipo feio mas terrivelmente efetivo chamado il mostro pesava 880 kg para 300 cv bizzarrini e outros 7 gerentes sao demitidos em seguida na famosa noite do facao; o 250 gto e terminado por scaglietti e o jovem engenheiro forghieri uma lenda para muitos o melhor carro esporte da historia que vale hoje em torno de 80 milhoes de dolares cada 250 gtl lusso 1962 a ultima evoluçao do 250 de rua se chamou 250 gt lusso ou gtl o entre eixos era o mais curto 2400 mm mas o carro era basicamente um gt civilizado com o v12 de 240 cv a 7500 rpm e tres webers 36 dcs a carroceria e belissima e o carro e o ultimo dos 250 de produçao normal durou ate 1964 250p e 250 lm 1963 1965 [caption id= attachment_362472 align= aligncenter width= 999 ] 250 p[/caption] essencialmente um carro de competiçao de motor central traseiro usando o v12 colombo do testarossa o 250 p posteriore tinha suspensoes independentes nas quatro rodas e o mesmo entre eixos dos ferrari de rua 2400 mm com 760 kg e 310 cv foi cronometrado a 290 km/h em le mans onde foi vitorioso em 1963; em 1964 uma versao de motor maior a 275 p venceu tambem [caption id= attachment_362473 align= aligncenter width= 999 ] 250 lm[/caption] o 250 lm le mans era para ser um gt um substituto para o gto; apesar de 32 carros serem fabricados esta homologaçao foi negada fazendo o correr como prototipo mesmo assim esta versao evoluida de rua do 250 p venceu le mans em 1964 em cima dos ford gt para desespero de henry the deuce ford ii https //flatout com br/o ferrari que venceu le mans ha 58 anos atras/ o 250 lm estranhamente era um 250 so no nome; era na verdade um 275 pois usava um motor de 3 3 litros 77 x 58 8 mm que com seis weber 40 dcn duplos dava 320 cv a 7500 rpm e pesava 820 kg era capaz de 300 km/h em le mans 250 gto/64 como o 250 lm nao foi homologado em 1964 aparece uma versao evoluida do gto uma nova carroceria ainda mais baixa e aerodinamica que usava os aprendizados do projeto do 250 p foi utilizada ao todo apenas sete carros foram construidos com esta carroceria a ultima evoluçao do lendario gto e o ultimo ferrari a se chamar 250 https //www youtube com/watch v=ewqaikxtujs
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