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Car Culture

Os 35 anos da última vitória do Audi Quattro – Lendas de Pikes Peak

Julho de 1987. Walter Röhrl sentou-se ao volante do Audi Quattro, um dos carros de rali mais dominantes de todos os tempos, deu a partida e acelerou até o topo do monte de Pikes Peak, no Colorado. O Audi Quattro estava naquela que se tornaria sua configuração final. Àquela altura, o Quattro já havia passado por uma extensa reformulação, que reduziu seu entre-eixos de 2.524 mm para 2.204 mm como forma de reduzir a inércia polar nas curvas, sem deslocar o motor para a posição central-traseira, como faziam os outros carros do Grupo B de rali. Além disso, o cinco-cilindros de 2,1 litros agora estava produzindo 480 cv a 8.000 rpm. Era um carro promissor no Grupo B se... ele não tivesse sido cancelado. O Grupo B, não o carro. Com uma gravíssima sequência de acidentes ocorrida em 1986, a FIA optou por encerrar a classe e a Audi se viu com um carro altamente competitivo e o investimento sem retorno. O jeito foi procurar algum lugar que o aceitasse. E esse lugar era a subida de montanha mais