a cultura automotiva japonesa nunca esteve tao em evidencia quanto agora por isso decidimos fazer aos leitores uma pergunta que parece simples mas nao e tanto assim qual e o carro japones mais emblematico de todos os tempos nossa sugestao foi a geraçao r32 do nissan skyline gt r o primeiro da linhagem moderna e na opiniao de boa parte dos fas o mais bonito de todos agora vamos ver as respostas de voces nissan skyline 2000gt r hakosuka sugerido por dan da mata versao esportiva da primeira geraçao do skyline o 2000 gt r era um seda de visual mais agressivo mas ainda civilizado equipado com um belissimo seis em linha de dois litros o s20 derivado dos motores de competiçao tinha deslocamento de 1 996 cm³ comando duplo no cabeçote e injeçao mecanica de combustivel o que garantia 160 cv a 7 000 rpm e 17 7 mkgf de torque a 5 600 rpm — o bastante para chegar aos 195 km/h detalhe em 1969 o visual era agressivo mas ainda civilizado e o carro tinha suspensao independente nas quatro rodas — mcpherson na dianteira braços semi arrastados na traseira o interior trazia bancos individuais alavanca de cambio no chao e um volante de tres raios de metal — elementos sempre associados aos esportivos da epoca em 1970 a nissan apresentou a versao cupe do gt r — e com ela o visual classico do skyline 2000gt r entre eixos mais curto uma pequena janela traseira e para lamas com molduras pretas e rebites aparentes nem precisamos dizer que logo os fas japoneses de esportivos foram conquistados nao e ele ate ganhou um apelido — hakosuka que vem de hako que pode ser entendido como caixote e suka uma abreviaçao para a pronuncia japonesa de skyline esse tipo de coisa so acontece com carros que tem carisma honda s500 sugerido por nos mesmos fundada em 1955 a honda nao precisou de mais que quatro anos para se tornar a maior fabricante de motocicletas do planeta assim em 1962 soichiro honda decidiu que era hora de expandir sua atuaçao e começaram a surgir os primeiros esboços de um roadster com motor de moto assim em junho daquele ano a honda apresentou s360 um roadster equipado com com um quatro cilindros de apenas 356 cm³ e 30 cv a 8 500 rpm a ideia era criar um esportivopopular barato e capaz de chegar aos 100 km/h [youtube id= ds4rm4bq5qq width= 620 height= 350 ] a ideia era boa e foi aperfeiçoada dando origem ao honda s500 que foi lançado em outubro de 1963 e assim tornou se o primeiro automovel produzido em serie pela honda so com isto sua inclusao nesta lista ja esta mais do que justificada o motor era pequeno com apenas 531cm³ mas tinha quatro carburadores duplo comando no cabeçote e disposiçao para girar entregava 44 cv a 8 000 rpm e era o corte de giro vinha estratosfericos 9 500 rpm por estas caracteristicas o pequeno quatro cilindros era considerado um mini motor de formula 1 a transmissao era manual de quatro marchas e a traçao era traseira por corrente a suspensao era independente nas quatro rodas — barras de torçao na dianteira e coilovers diagonais na traseira — algo que somado ao baixissimo peso de 725 kg garantia um comportamento mais do que animado dava ate para chegar aos 130 km/h toyota supra mk4 sugerido por thecanadian o toyota supra de quarta geraçao e um dos icones da cultura automotiva noventista e nao estamos falando apenas de dentro do japao com gran turismo e velozes e furiosos so para citar dois exemplos o supra tornou se um esportivo adorado mundialmente [youtube id= xx dvctbhlm width= 620 height= 350 ] e a adoraçao e justificada ele e um carro absurdamente bonito com linhas limpas e suaves e proporçoes que dao a impressao de se tratar de um carro maior tem um seis em linha de tres litros com dois turbos capaz de entregar pelo menos 280 cv quando original de fabrica e como outros motores da epoca era projetado para suportar muito mais potencia sem modificaçoes muito radicais tanto que hoje em dia um supra turbo mk4 completamente original e coisa rara alem disso voce acha que todo o hype em torno da nova geraçao do supra que ja dura mais de dez anos na real e algo que ja vem desde 2002 quando ele deixou de ser produzido e por acaso mazda rx 7 sugerido por thurinfunfly outro que voce vai lembrar por seu impacto cultural o mazda rx 7 da geraçao fd a ultima produzida de 1991 a 2002 apareceu em games filmes e animes como initial d e wangan midnight e tambem se tornou um icone cultural e ele tambem e um carro belissimo porque aparentemente os designers japoneses da decada de 1990 estavam competindo entre si so que o rx 7 tem outra caracteristica marcante o motor rotativo wankel que nao tem pistoes e ronca feito um enxame de abelhas furiosas sabemos que este e o maior cliche do mundo mas e mentira alem disso o chamado 13b impressiona por sua potencia especifica com dois turbos o wankel de 1 3 litro entrega 280 cv [youtube id= mloyx124hru width= 620 height= 350 ] infelizmente diferentemente do supra o rx 7 provavelmente nao vai voltar o suposto novo carro com motor rotativo da mazda nao sera um novo rx 7 mas sim um modelo novo chamado rx 9 por outro lado ja nos dariamos por satisfeitos com um novo esportivo motivo pelo doritos power toyota 2000gt sugerido por bk no mesmo pais que deu ao mundo o nissan skyline gt r o toyota supra mk4 o mazda rx 7 e diversos outros esportivos lendarios um grand tourer com um seis em linha de dois litros e 150 cv e considerado um verdadeiro mito sobre rodas ha ate quem o chame de o primeiro supercarro da historia do japao claro ele nao tem um v8 v10 ou v12 girador atras dos bancos mas seu motor nao faz feio alimentado por tres carburadores solex com comando duplo no cabeçote e projetado com a ajuda da yamaha o seis em linha e capaz de levar o carro que pesa apenas 1 150 kg ate os 217 km/h lembre se estamos falando de um esportivo fabricado entre 1967 e 1970 o visual belissimo e inspirado pelos gt britanicos em especial o jaguar e type enquanto o interior e luxuoso confortavel e muito bem acabado alias diferentemente do e type que tinha apelo popular e dificil de acreditar sabemos o toyota 2000gt era um carro bem exclusivo com apenas 343 unidades produzidas subaru impreza wrx sti 22b sugerido por madsubaru o que nao nos surpreende nem um pouco baseado na primeira geraçao do subaru impreza wrx o sti 22b e considerado sua melhor versao ele foi lançado em1998 para comemorar os 40 anos da subaru como fabricante de automoveis e tambem o terceiro titulo do wrc consecutivo para a equipe de rali conquistado naquele ano o motor era um flat four de 2 2 litros capaz de entregar ao menos 280 cv mais de 300 cv na pratica a 6 000 rpm e 36 7 mkgf a 3 200 rpm acoplado a um cambio manual de cinco marchas que era considerado um dos melhores na epoca apesar da embreagem que funcionava como um botao e tornava a pilotagem em alta velocidade bastante desafiadora os amortecedores eram especiais da bistein dizem que o nome 22b vem do deslocamento do motor e da marca dos amortecedores alias e a carroceria era pintada em um tom de azul especial mais vibrante e so estava disponivel como cupe seda de duas portas pratica mas isto e so um detalhe foi planejada a produçao de 400 unidades para o mercado japones custando tres vezes mais do que um wrx comum na epoca isto nao impediu que o fas disputassem o carro a tapa com os mais devotos ate dispostos a pagar o equivalente a 7 mil dolares por um certificado de autenticidade para se ter ideia de como o carro foi cobiçado e do tamanho do culto ao wrx no japao saiba que todas elas foram vendidas em questao de dias — alguns relatos dizem ate que os carros estavam esgotados meia hora depois do lançamento nos parece exagero mas nao impossivel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.