em pouco mais de uma semana o museu do indianapolis motor speedway começara uma serie de leiloes para vender 11 carros de seu acervo o objetivo e arrecadar recursos para uma renovaçao do museu que passara por uma reforma e tambem por uma mudança de foco de seu acervo dando mais enfase aos carros da indy — que sao os carros que correram no circuito segundo a administraçao do museu alguns carros do acervo por acaso sao muito valiosos e o dinheiro da venda destes modelos seria suficiente para comprar mais carros e para bancar a manutençao do acervo por algum tempo os dois principais modelos certamente entrarao na lista de carros mais caros ja leiloados — nao e uma questao de se entrarao na lista mas de onde eles serao posicionados nessa lista porque meus amigos flatouters sao dois carros especialissimos que estao fora do mercado ha decadas o primeiro deles e simplesmente um mercedes benz w196 stromlininen a versao com carroceria aerodinamica do formula 1 usado por juan manuel fangio e stirling moss em 1954 e 1955 respectivamente fangio o usou no gp de buenos aires da formula libre em 1954 ainda com a carroceria convencional com rodas descobertas em duas rodadas do gp fangio terminou em segundo lugar o que lhe rendeu a vitoria geral do evento no ano seguinte ja com a atual carroceria aerodinamica stirling moss disputou com esse carro o gp da italia em monza classificando o em segundo lugar uma quebra no motor contudo o tirou da disputa na 28ª volta por que eu afirmo categoricamente que este carro entrara no top 1 simples porque o atual recordista de leilao e o 300 slr uhlenhaut que usa o mesmo chassi e motor — o cupe e de fato um w196 de formula 1 com uma carroceria fechada e portas asa de gaivota alem disso a ultima vez que um w196 de formula 1 foi vendido ha quase 12 anos em julho de 2013 ele foi arrematado por insanos us$ 29 600 000 us$ 39 860 000 em 2025 e e atualmente o formula 1 mais caro de todos os tempos ainda que o modelo aerodinamico nao tenha vencido um gp ele foi pilotado por fangio e moss tem uma carroceria rarissima foi do acervo do museu de indianapolis nenhum modelo deste foi leiloado ate hoje e sera leiloado no proprio museu da mercedes a rm sotheby s que ira realizar o leilao espera que ele seja vendido por mais de € 50 000 000 — o que o tornaria o carro de formula 1 mais caro da historia o outro modelo e uma ferrari 250 gt lm de 1964 que foi usada por ninguem menos que masten gregory e jochen rindt na vitoria da ferrari nas 24 horas de le mans de 1965 a rm espera que ele seja arrematado por mais de € 25 000 000 mas novamente trata se de uma ferrari 250 gt que venceu a ultima ediçao das 24 horas de le mans da ferrari antes do jejum de quase 60 anos da scuderia na prova alem disso o fato de ser parte do acervo de indianapolis conta alguns pontos na valorizaçao do modelo onde estes carros ficariam na lista dos 10 mais considerando os valores estimados bem vamos conhecer a lista atualizada ate janeiro de 2025 1º lugar mercedes benz 300slr uhlenhaut coupe 1955 preço de venda us$ 143 000 000 2022 preço atualizado us$ 153 000 000 o carro e um dos dois unicos exemplares de rua produzidos com base no 300slr e eles nunca foram vendidos ao publico como o outro exemplar devera permanecer para sempre no acervo da mercedes o unico exemplar disponivel para compra nao poderia ter outro desempenho se nao o maior valor ja pago por um automovel e por uma boa causa o 300slr uhlenhaut coupe foi arrematado em maio de 2022 por nada menos que us$ 143 000 000 https //flatout com br/mercedes 300 slr coupe carro mais caro do mundo/ 2º lugar ferrari 250 gto 1962 #3413gt preço de venda us$ 48 405 000 2018 preço atualizado us$ 60 470 000 arrematado por us$ 48 405 000 em 2018 esta 250 gto foi por quatro anos o carro mais caro leiloado em toda a historia e ainda e a ferrari mais cara ja leiloada publicamente se considerarmos seu valor atualizado o motivo do preço e o historico nas pistas combinado ao nivel de originalidade ela foi usada pelo entao recem campeao de f1 phil hill durante os treinos para a targa florio de 1962 depois da corrida o carro foi vendido ao cliente da ferrari edoardo lualdi gabardi que disputou mais dez corridas vencendo nove delas em 1963 gabardi vendeu o carro para gianni bulgari que venceu sua categoria na targa florio de 1963 e 1964 depois disso a ferrari ainda disputou mais 20 corridas sem nenhum incidente e por isso mesmo com mais de 50 anos ainda mantem o motor caixa eixo traseiro e a carroceria original da serie 2 feita pela carrozzeria scaglietti em 1964 a mando da propria ferrari https //flatout com br/ferrari 250 gto valorizada/ 3º lugar ferrari 330 lm/250gto 1962 #3765lm preço de venda us$ 51 705 000 2023 preço atualizado us$ 53 230 000 a antiga ferrari mais cara do mundo era esta 250 gto que nao tem o motor de 3 litros mas um de 4 litros por isso ela se chama tambem 330 lm ela foi vendida em um leilao da sotheby’s em nova york em novembro de 2023 e se tornou a ferrari mais cara da historia o carro italiano mais caro da historia alem de ser o segundo preço mais alto pago por um carro em um leilao publico em toda a historia — atras somente do 300 slr uhlenhaut coupe — se considerarmos o valor nominal nao relativo corrigido o motivo e uma 250 gto de primeira serie equipada com o motor de 4 litros pela propria ferrari que venceu sua classe nos 1000 km de nurnberg nao e nurburgring ok de 1962 e tambem se classificou em quarto para as 24 horas de le mans daquele ano mas abandonou a prova por superaquecimento 4º lugar ferrari 250 gto 1962 #3851gt valor de venda us$ 38 115 000 2014 valor atualizado us$ 50 504 000 leiloado pela bonhams em agosto de 2014 ela foi o automovel mais caro ja arrematado em seu valor nominal de epoca e tambem corrigido pela inflaçao ate 2018 quando a ferrari segunda colocada desta lista foi vendida o carro saiu da fabrica em 1962 e foi entregue ao frances jo schlesser que a usou na tour de france daquele ano e chegou em segundo lugar depois da prova o carro foi vendido ao italiano paolo colombo que o usou naquele ano e o vendeu em 1963 a ernesto prinoth que a usou em subidas de montanha e provas de velocidade locais o carro entao foi vendido em 1965 a um jovem entusiasta fabrizio violati filho de uma familia que fez fortuna com produtos agricolas e engarrafamento de agua mineral um mercado imenso na italia onde a agua de torneira tem gosto forte devido ao calcareo fabrizio usou o carro em provas de regularidade entre 1965 e 1986 depois disso ele guardou a 250 gto ate 2010 quando morreu aos 75 anos sua familia ainda preservou o carro por mais quatro anos antes de vende lo em um leilao da bonhams o historico no tour de france e o fato de ter permanecido quase 50 anos com um mesmo proprietario que nao a restaurou nem a bateu fez dela a recordista de preço em um leilao 5º lugar ferrari 335s sport scaglietti 1957 #0674 valor de venda us$ 35 730 510 2016 valor atualizado us$ 46 700 000 esta ferrari 335 s spider scaglietti uma das quatro produzidas entre 1957 e 1958 foi anunciada em 2016 como o carro mais caro ja vendido ate entao porem o pessoal esqueceu de avisar que tratava se do carro mais caro vendido em um leilao e nao ja comercializado como ela foi vendida em euros a cotaçao da moeda europeia em relaçao ao dolar distorceu um pouco as coisas e a colocou acima da 250 gto ai de cima o fato de ser uma das unicas quatro se seria suficiente para que ela valesse uma pequena fortuna mas ela foi usada por mike hawthorn peter collins wolfgang von trips e depois por sir stirling moss e masten gregory so isso o carro estreou nas 12 horas de sebring de 1957 com peter collins depois foi para a mille miglia com wolfgang von trips e encerrou seu ano nas 24 horas de le mans daquele mesmo ano com mike hawthorn com esta ferrari 335 s scaglietti hawthorn completou a primeira volta abaixo dos quatro minutos na historia de la sarthe segundo a ferrari o carro era capaz de chegar aos 300 km/h na hunaudieres depois em 1958 o carro foi levado para o gp de cuba onde stirling moss e masten gregory dividiram a direçao e faturaram a vitoria na segunda ediçao do evento em 1960 o carro foi cedido a um arquiteto chamado robert n dusek que vivia nos eua ele ficou com o carro ate 1970 e o vendeu a um colecionador frances chamado pierre bardinon que a colocou em sua coleçao de 50 ferraris de corrida bardinon enviou o carro a modena para uma restauraçao na carrozerie fantuzzi e desde entao manteve o sua posse pelas quatro decadas seguintes carro ficou praticamente inacessivel por mais de quatro decadas nesse tempo o carro acumulou uma serie de bilionarios interessados no carro esperando o carro aparecer a venda quando ele finalmente apareceu o resultado foi uma disputa de lances que chegou aos 32 milhoes de euros 6º lugar mercedes benz w196 1954 #00006/54 preço de venda us$ 29 600 000 2013 preço atualizado us$ 39 860 000 este exemplar do w196 de formula 1 foi o carro mais caro vendido em um leilao em 2013 e era tido como perdido quando foi encontrado no inicio daquele ano em um galpao na inglaterra o achado em si ja valeria uma fortuna porque todos os w196 conhecidos ate entao estao sob os cuidados da mercedes em seu acervo historico/museu ao analisar o carro foi constatado que trata se do chassi 0006/54 o que significa que ele foi o carro que venceu o gp da alemanha e o gp da suiça daquele ano com ninguem menos que juan manuel fangio e jose froilan gonzales respectivamente para completar o carro ainda estava completamente original apesar do estado estar longe de impecavel mesmo com essa combinaçao de fatores de agregaçao de valor — venceu dois gp foi pilotado por fangio e o unico silver arrow do mercado e jamais foi restaurado — o leilao deste w196 surpreendeu o mundo ao superar todas as expectativas chegar ao valor de us$ 29 600 000 na epoca ele foi o carro mais caro ja leiloado ate entao e ate hoje e o formula 1 mais caro da historia https //flatout com br/os 130 anos da mercedes nas pistas/ 7º lugar ferrari 290 mm 1956 #0626 preço de venda us$ 28 050 000 2015 preço atualizado us$ 37 125 000 depois de disputar o campeonato de formula 1 com motores de quatro cilindros originados nas oficinas e pranchetas da lancia no final de 1955 vittorio jano e andrea fraschetti convenceram enzo ferrari a aprovar o desenvolvimento de um novo v12 de 3 5 litros o motor que desenvolvia 320 cv a 7 300 rpm foi instalado em uma evoluçao do chassi da 250 o carro estava sendo desenvolvido para a lendaria mille miglia daquele ano e por isso acabou batizado como 290 mm pela combinaçao do deslocamento de cada cilindro e das iniciais do nome da corrida sendo um modelo exclusivo para a corrida italiana de 1 600 km e sem a necessidade de homologaçao por carros de produçao a ferrari construiu apenas quatro exemplares do modelo — um deles feito especialmente para juan manuel fangio entao piloto da scuderia na corrida fangio nao se deu bem com a chuva que caia copiosamente sobre as strade italianas e terminou a prova em quarto lugar depois de 12 horas com 50 minutos de diferença para o vencedor eugenio castellotti que conduziu outra 290 mm depois da mille miglia o carro foi enviado para a alemanha onde disputou os 1000 km de nurburgring com phil hill e ken wharton para a frança onde correu em rouen les essarts com alfonso de portago e para o gp da suecia com wolfgang von trips aposentada pela scuderia o chassi 0626 encontrou seu primeiro proprietario independente temple buell que colocou masten gregory para disputar os 1000 km de buenos aires na argentina o carro acabou trocado com luigi musso e eugenio castellotti que venceram a prova portenha a unica vitoria do chassi mesmo sem vitorias significativas a combinaçao de sua raridade com os ilustres nomes que a pilotaram em competiçoes oficiais foram suficientes para colocar esta ferrari como o quarto carro mais caro leiloado ate entao e o setimo carro mais caro leiloado ate hoje 8º lugar ferrari 275 gtb/4 s n a r t spider 1967 #10709 preço de venda us$ 27 500 000 2013 preço atualizado us$ 37 030 000 a ferrari 275 gtb/4 s nart spider foi uma versao feita exclusivamente para os eua sob encomenda de luigi chinetti o italiano que construiu a imagem da ferrari nos eua ao se tornar seu primeiro e por muito tempo unico importador a ferrari mandou para os eua apenas dez unidades do modelo baseada na 275 gtb/4 que usava um v12 de 3 3 litros e 300 cv uma destas unidades foi este chassi 10709 comprado pelo americano eddie smith em 1968 e desde entao ficou na garagem da familia sendo usado por seu filho eddie smith jr e por seu neto chris smith o carro era originalmente azul mas teve sua cor alterada nos anos 1980 https //youtu be/zazb14xihg8 apesar de nao ser a cor original quando o carro foi restaurado em 2007 apos a morte de eddie sr o vermelho foi mantido e nao afetou a avaliaçao do carro no leilao da rm sotheby’s no qual foi vendido em 2013 a combinaçao de raridade da exclusividade do mercado americano e do fato de ter ficado 45 anos na mesma familia falou mais alto que uma mera troca de cor 9º lugar ferrari 275 gtb/c speciale 1964 #06701 preço de venda us$ 26 400 000 2014 preço atualizado us$ 34 980 000 a ferrari 275 gtb/c foi uma evoluçao da 250 gto feita sob encomenda da scuderia para combater o ford gt40 em le mans ao lado da 250 lm de motor central traseiro foram feitos apenas tres carros com o motor de deslocamento maior e chassi aliviado pelo uso de tubos menores e mais estreitos que os da 250 uma ferrari classica com apenas tres unidades produzidas so de ler esta frase voce ja gastou uma fortuna so havia um problema a ferrari nao conseguiu homologar o carro jundo da fia porque antes disso ja havia tentado homologar a ferrari 250 gto antes de produzir a quantidade minima de exemplares necessaria o que irritou a organizaçao alem disso a 275 gtb/c pesava menos que o minimo permitido o carro em questao de chassi nº 6701 foi o primeiro carro a ficar pronto em abril de 1965 como nao conseguiu homologa lo a ferrari o vendeu no mes seguinte para um cara chamado pietro ferraro que o utilizou como carro de rua por quatro anos depois disso a ferrari passou por varios donos sendo que um deles ficou com o carro por 25 anos ao longo do tempo a 275 gtb/c teve diversas caracteristicas alteradas incluindo uma repintura em vermelho antes de uma restauraçao que a devolveu o aspecto original realizada em 1998 10º lugar ferrari 412p fantuzzi 1967 #0854 preço de venda us$ 30 255 000 2023 preço atualizado us$ 31 147 000 vendida em um dos leiloes de monterey/pebble beach de 2023 ele foi o sexto carro mais caro ja leiloado publicamente — em valor nominal nao corrigido o motivo do preço e a raridade do carro claro e seu historico nas pistas o historico foi pilotado por richard attwood piers courage lucien bianchi o tio avo de jules bianchi jo siffert e david piper nas 24 horas de le mans de 1967 6 horas de brands hatch 1000 km de paris 9 horas de kyalami 3 horas de cidade do cabo e 1000 km de spa na qual terminou em terceiro lugar a raridade bem e o unico 412p que manteve chassi motor cambio e carroceria originais um carro de corrida com esse historico e que se manteve assim e algo quase impossivel nao o valor para se ter isso agora esta claro para todos note que o atual top 10 e dominado pela ferrari com apenas dois modelos mercedes impedindo o dominio da scuderia — e aqui vale usar o termo pois todos eles foram carros de corrida os dois candidatos deste ano a integrar esta lista sao novamente mercedes e ferrari — um mercedes de formula 1 e uma ferrari de le mans nada de novo por aqui a ferrari ainda ocupa tambem a 11ª posiçao com o chassi 0592cm da ferrari 410 sport so depois dela na 12ª posiçao e que começam a aparecer outras marcas e aqui que esta o carro britanico mais caro de todos os tempos aston martin dbr1 dbr1/1 1956 preço de venda us$ 22 550 000 2017 preço atualizado us$ 28 860 000 ele e o primeiro dos cinco exemplares do aston martin dbr1 criados para disputar le mans na segunda metade dos anos 1950 como seus irmaos ele foi equipado com um seis em linha de tres litros e 252 cv e tinha um transeixo manual de cinco marchas e freios a disco nas quatro rodas o carro e considerado o mais importante da historia da aston — o fato de ser o aston mais caro da historia comprova ele estreou nas 24 horas de le mans de 1956 com reg parnell e tony brooks mas abandonou a prova seus principais destaques foram um quarto lugar no gp da belgica de 1957 com roy salvadori disputou as 12 horas de sebring com carroll shelby e roy salvadori chegou em primeiro nos 1000 km de nurburgring de 1959 com stirling moss e um segundo lugar no rac tourist trophy de 1958 com jack brabham e roy salvadori depois dele vem o segundo carro britanico mais caro de todos os tempos o jaguar d type 1955 xkd501 atualmente o 13º carro mais caro vendido em um leilao o 14º carro e — adivinhe so — mais uma ferrari a 290mm #0628 de 1956 e logo na sequencia vem o carro americano mais caro de todos os tempos duesenberg ssj 1935 #2594 preço de venda us$ 22 000 000 2018 preço atualizado us$ 27 480 000 a duesenberg nao e a primeira e nem a decima marca que voce pensa quando se fala em carros americanos mas com um nivel de luxo e refinamento superior ao dos rolls royce da epoca ela foi sem duvida a melhor das marcas americanas e o tipo de carro que celebridades compravam na era de ouro de hollywood os anos 1930 celebridades como gary cooper o primeiro proprietario deste exemplar isso por si faria dele um carro extremamente valioso afinal trata se de um dos modelos mais raros e especiais da historia americana — sob o capo ele tem um oito em linha de 6 9 litros sobrealimentado por compressor com 400 cv e capacidade de superar os 200 km/h somente dois exemplares do ssj foram fabricados um para cooper e outro para seu amigo e ator clark gable — dizem que os dois faziam rachas nas estradas desertas da california dos anos 1930 mas nao foi so por isso que o carro ganhou tanto valor https //flatout com br/como era feito o mellhor carro do mundo/ depois de cooper o carro foi parar nas maos do lendario briggs cunningham que o vendeu para o piloto miles collier antes de ir para a sam and emily mann collection uma das coleçoes mais valiosas e prestigiadas do mundo note que o duesenberg tambem e o primeiro carro desta lista sem relaçao com o automobilismo todos os outros disputaram corridas o carro seguinte da lista e o 16º carro mais caro ja leiloado e um dos rivais europeus do duesy e tambem o carro frances mais caro de todos os tempos bugatti type 41 royale kellner coupe 1931 #41141 preço de venda us$ 9 867 000 1987 preço atualizado us$ 27 245 000 os bugatti royale foram os primeiros classicos a atingir a marca dos us$ 10 000 000 quando este mesmo kellner coupe foi vendido em uma negociaçao privada em 1990 por us$ 15 700 000 us$ 37 680 000 em dinheiro de hoje foi um negocio e tanto uma vez que o vendedor do carro o magnata sueco hans tullin havia o arrematado em um leilao da christie’s no royal albert hall por us$ 9 867 000 em 1987 o carro e um dos seis unicos royale restantes e passou a segunda guerra mundial lacrado em um galpao na casa da familia bugatti como forma de impedir que ele fosse encontrado e apreendido pelos nazistas a parte mais bizarra da historia deste royale e que ele foi vendido pela propria familia bugatti ao piloto americano briggs cunningham por us$ 571 e duas geladeiras — algo dificil de encontrar na frança pos guerra cunningham gastou us$ 2 858 para restaurar o carro em 1951 us$ 34 500 em valores corrigidos e o colocou em seu museu onde ficou ate 1987 https //flatout com br/a historia dos seis bugatti royale/ este exemplar do royale foi o carro mais caro leiloado de 1987 ate 2008 quando a ferrari 250 gt swb california spider #2377gt foi arrematada em um leilao por us$ 10 894 900 — se considerarmos o valor nominal sem correçao a partir deste bugatti a lista começa a alternar carros pre guerra e modelos de corrida dos anos 1950 e 1960 contudo na 21ª posiçao da lista aparece um outsider um carro que foge a regra dos carros mais caros leiloados um modelo que e o carro moderno mais caro ja leiloado mclaren f1 lm spec 1994 #018 preço de venda us$ 19 805 000 2019 preço atualizado us$ 24 300 000 o carro mais caro leiloado em 2019 este mclaren f1 foi um dos dois exemplares de rua do mclaren f1 de 64 no total a receberem a conversao lm spec inspirada no carro que venceu as 24 horas de le mans de 1995 ele recebeu o pacote high downforce que incluia uma grande asa traseira fixa e um spoiler maior na dianteira alem disso o motor v12 de 6 1 litros recebia folego extra para chegar aos 780 cv sem qualquer tipo de restriçao ao contrario do carro de corrida que tinha apenas 600 cv https //flatout com br/a historia do mclaren f1 e de seus recordes de velocidade/ esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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