Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Os carros mais vendidos em junho de 2018
Mais um mês encerrado, primeiro semestre encerrado e quem continua na liderança do mercado? Ele mesmo, o Chevrolet Onix, que vendeu 16.218 unidades em junho e fechou o semestre com 89.621 unidades vendidas em 2018.
Logo atrás vem o Hyundai HB20, que estacionou na segunda posição e parece que irá ficar por lá. Foram 8.292 unidades em junho que engrossam a conta do semestre para 50.420 unidades. Na sua cola continua o Ford Ka, que emplacou 7.833 unidades em junho e fechou o semestre com 48.262 unidades. A menos que o facelift do Ka traga alguma surpresa, tudo indica que o top 3 continuará como está, uma vez que a vantagem do HB20 se amplia a cada mês. Em março a diferença entre os carros era de apenas 13 unidades, em maio já havia chegado a 1.699 unidades e agora está em 2.158 unidades.
A quarta posição volta a ser ocupada pelo Sandero, que saiu do top 10 em abril quando estava em uma modesta oitava posição. Em junho foram 6.139 unidades emplacadas, que apesar de fazê-lo superar o Polo na conta mensal, não ajudam a recuperar o desfalque sofrido após o lançamento do Kwid. Foram apenas 25.094 unidades vendidas no primeiro semestre, enquanto o hatch da Volkswagen acumula 34.139 unidades, mesmo com um 11º lugar em junho.
Quem aparece em quinto é a picape Fiat Toro, que subiu da nona posição depois de vender 5.500 unidades em junho para somar 26.062 unidades no primeiro semestre — o que a coloca à frente até mesmo do Renault Sandero. Logo atrás vem o Fiat Argo, que volta ao top 10 depois de quatro meses fora, com 5.485 unidades vendidas em junho. Apesar do bom desempenho no mês, os números modestos ao longo do semestre somaram apenas 27.987 unidades.
A sétima posição ficou com a Fiat Strada, que caiu uma posição depois de vender 5.472 unidades em junho. No total acumulado do semestre, contudo, a picape já soma 32.510 unidades e mantém a posição de picape mais vendida no Brasil. Em oitavo vem o Jeep Compass, que também caiu uma posição com 5.054 unidades em junho, mas também garante a liderança do segmento com 28.197 unidades no semestre, fazendo dele o SUV/crossover mais vendido no País.
Fechando o top 10 temos o Volkswagen Gol, que despencou da quarta para a nona posição com 5.029 unidades, e o Renault Kwid, que voltou para a lista dos dez mais com 5.004 unidades em junho. No total do ano o Gol agora tem 32.512 unidades, enquanto o Kwid vai para 24.674 unidades.
O ranking anual de vendas fica da seguinte forma: 1º – Onix (89.621), 2º – HB20 (50.420), 3º – Ka (48.262), 4º – Polo (34.139), 5º – Gol (32.512), 6º – Strada (32.510), 7º – Prisma (32.016), 8º – Corolla (28.555), 9º – Compass (28.197), e 10º – Sandero (25.094).
Volkswagen volta a mostrar o T-Cross
Depois de mostrar a dianteira do carro e de mostrá-lo em testes em Nürburgring, a Volkswagen agora divulgou um teaser da traseira do carro e um vídeo com detalhes do design.
O modelo é inspirado pelo conceito T-Cross apresentado no Salão de Paris em 2016, e será o menor SUV da Volkswagen até o lançamento do T-Track baseado no Up. A imagem revela que o T-Cross terá as lanternas unidas por uma barra luminosa sobre o nicho da placa, para-lamas salientes, barras no teto e um pequeno spoiler traseiro, provavelmente para auxiliar na redução do arrasto. Já no vídeo é possível ver diversos sketches da dianteira, com luzes de neblina retangulares e uma dianteira bastante parecida com o atual Tiguan.
No Brasil o T-Cross deverá ser equipado com os motores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, o que o permite brigar na faixa dos R$ 85.000 a R$ 120.000, e ainda mantém espaço para um terceiro SUV, posicionado entre ele e o Tiguan 2.0 TSI — que provavelmente substituirá o Tiguan 1.4 TSI. O modelo terá somente tração dianteira e deverá usar o câmbio Tiptronic de seis marchas ou um manual de seis marchas.
Lister quer fazer o SUV mais rápido do mundo
Você deve lembrar que há alguns meses a Lister anunciou sua versão do F-Type, o Lister Thunder de 666 cv. Agora, eles estão preparando um novo Lister baseado no F-Pace SVR, que promete ser o SUV mais rápido do mundo.
Ainda não há detalhes sobre o modelo, mas ele deverá usar os mesmos upgrades do F-Type “Thunder”, como um compressor de maior volume, um novo sistema de escape e admissão, bem como um remapeamento da ECU do motor, e terá sua potência elevada de 545 cv para 670 cv .Isso deverá ser suficiente para levar o SUV além dos 305 km/h — que é a velocidade máxima do Lamborghini Urus, atualmente o SUV mais rápido do planeta.
Por ora tudo o que a Lister mostrou foi a combinação verde e amarela tradicional dos carros de corrida britânicos e o novo conjunto de rodas e freios de carbono cerâmica. Serão feitos apenas 250 carros. A Lister não mencionou uma data de lançamento do carro, mas é provável que ele apareça daqui a duas semanas em Goodwood.
Fusca pode voltar como modelo elétrico
A Volkswagen aparentemente não desistiu do Fusca. Mesmo já tendo anunciado o fim da atual geração do besouro, a marca ainda considera um revival do carro sobre sua nova plataforma elétrica, que chegará ao mercado no início da próxima década.
Soa herege? Sim, e fica ainda mais estranho se você considerar que a Volkswagen pretende relançá-lo com quatro portas, mas ao menos o powertrain elétrico poderá devolver a ele a tração traseira com a qual o Fusca veio ao mundo há 80 anos.
O retorno do Fusca faz parte da estratégia da Volkswagen em dar um apelo mais emocional aos veículos elétricos. A marca pretende lançar uma série de modelos com esse tipo de relação com o público, caso do ID Buzz, inspirado na simpática Kombi, previsto para 2022. O Fusca pode ser o segundo modelo deste segmento, mas ele precisará fazer concessões para chegar às lojas.
Segundo o chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, o atual Fusca é um cupê/conversível muito atraente, mas é limitado em termos de vendas porque é um nicho muito restrito. Com a plataforma MEB, é possível torná-lo mais versátil e, desta forma, mais atraente a um público maior. Ele até mesmo já fez um esboço de como um Fusca de quatro portas ficaria sobre a plataforma, mas antecipou em entrevista à Autocar que ainda teremos dois ou três anos pela frente antes da aprovação do modelo.
McLaren P1 terá versão GT Longtail em Goodwood
Depois de transformar o McLaren P1 GTR em um “carro de rua” e torná-lo um dos carros mais rápidos em Nürburgring Nordschleife, a Lanzante agora está criando uma versão GT Longtail do hipercarro da McLaren, inspirada claramente no clássico F1 XP GT Longtail.
O carro será apresentado no Festival of Speed de Goodwood no próximo dia 12 de julho, e por isso ainda não há nenhuma imagem nem informações oficiais sobre as características técnicas do carro. Ao menos a Lanzante revelou um teaser com a silhueta do carro, claramente alongado em relação ao P1 original. O carro também parece ter um scoop no teto como o F1, e terá respiros nos arcos de roda e um splitter de fibra de carbono bastante pronunciado. Apesar de não aparecer no teaser, ele deverá ser pintado com o mesmo tom de verde do F1 XP GT Longtail.
Ainda não se sabe se ele será baseado no P1 básico ou no GTR, mas é provável que tenha os mesmos 1.000 cv do P1 LM, também feito pela Lanzante. Também não se sabe quantos carros serão feitos, mas considerando que a McLaren fez três F1 GT, a Lanzante deverá fazer três exemplares deste P1 GT Longtail.