a ford do brasil tem uma historia curiosa ela esteve aqui desde 1919 quando se instalou na rua florencio de abreu no centro de sao paulo para montar modelos importados em regime ckd seu primeiro carro de passeio produzido em solo nacional contudo so foi lançado em 1967 seu segundo carro de passeio nao era exatamente um ford e sim um willys com sotaque frances na mesma epoca ela ainda produzia o jeep willys que havia sido seu principal rival nos tempos de guerra e no inicio dos anos 1990 nao tinha um misero motor de concepçao propria — ou eram os cht de origem renault ou os ap de origem volkswagen mas esta historia poderia ter sido ainda mais interessante se a ford tivesse colocado em produçao uma serie de veiculos que ela pensou em produzir mas na ultima hora achou melhor deixar para la sao estes carros que conheceremos agora belina quatro portas no final dos anos 1960 quando a ford começou a desenvolver a linha corcel ela chegou a fazer um prototipo da belina com quatro portas o modelo foi flagrado pela revista quatro rodas em fevereiro de 1969 mas na hora de coloca la no mercado a ford decidiu lança la somente com duas portas e assim ela ficou ate 1990 quando a del rey belina foi tirada de linha corcel cobra 1970 apesar da origem europeia do corcel — sua plataforma e motores eram compartilhados com a renault e seu visual inspirado pelo escord mk 1 — na hora de criar as versoes esportivas do compacto a ford decidiu buscar inspiraçao nos modelos americanos entre eles estava o corcel cobra que foi apresentado no salao do automovel de 1970 o corcel cobra era baseado no corcel gt daquele ano e trazia apenas modificaçoes esteticas — o motor era o mesmo 1 3 com carburador solex de corpo duplo e 88 cv do modelo produzido em serie a inspiraçao era claramente os modelos preparados pela shelby na america do norte ele trazia scoop no capo faixas decorativas ao longo da carroceria spoiler integrado na traseira com um pequeno aerofolio na tampa do porta malas o vigia era coberto com uma persiana plastica e o painel traseiro da carroceria era pintado de preto o carro foi para o salao apenas como um conceito para testar a receptividade do publico aparentemente o publico nao gostou tanto da ideia de um corcel cobra corcel ii lançado em 1978 o corcel ii foi o primeiro carro brasileiro a usar farois retangulares mas esta primazia poderia ter sido diferente quando a ford decidiu reestilizar o corcel depois de quase dez anos de mercado ela novamente buscou inspiraçao no escort europeu que chegara a sua segunda geraçao no final de 1974 por isso os primeiros prototipos do corcel ii ja tinham os angulos retos e as laterais vincadas como conhecemos em 1978 porem sua dianteira usava uma grade recuada em relaçao a borda do capo e farois circulares — exatamente como o escort mk ii da epoca no fim a ford achou melhor adotar o estilo do granada europeu mais limpo e contemporaneo que o do escort o visual tambem inspiraria o del rey tres anos mais tarde corcel quatro portas depois de lançar o corcel ii a ford cogitou criar uma versao quatro portas do modelo assim como na primeira geraçao do modelo um dos prototipos chegou a ser flagrado pela revista auto esporte em 1979 curiosamente ele tinha apenas a porta traseira esquerda no fim das contas o projeto foi cancelado provavelmente porque a ford ja planejava o del rey que foi lançado dois anos mais tarde jampa o ford jampa foi o avo que o ecosport nunca teve nos anos 1980 a ford brasileira decidiu criar um jipe usando como base a pampa 4x4 em uma tentativa de substituir o jeep ford/willys da mesma forma que o bronco substituiu o jeep cj5 nos eua como conta carlos meccia no autoentusiastas a ford chegou a produzir um prototipo funcional que usava a mesma mecanica da pampa 4x4 e tinha capota dupla — uma de lona e outra rigida o problema e que assim como a pampa a jampa como acabou apelidada nao tinha diferencial central para equalizar a velocidade dos dois eixos nem caixa de transferencia reduzida o que limitaria seu desempenho e versatilidade diante do problema a ford fez estudos de viabilidade para trazer o sistema do bronco americano porem os custos inviabilizaram o projeto e ele acabou engavetado del rey ii em 1985 a ford ja pensava em modernizar o del rey para torna lo mais competitivo frente aos modernos santana e monza a marca chegou a fazer ao menos dois prototipos com para choques plasticos envolventes grade dianteira integrada ao capo farois com piscas integrados traseira mais elevada e com lanternas verticais e ate uma versao alongada com uma janela integrada a coluna c a revista quatro rodas chegou a dar o carro como certo para a linha 1987 mas a ford manteve o del rey exatamente como era em 1985 ate o fim de sua produçao em 1991 del rey omega foto carlos meccia/autoentusiastas nessa mesma epoca a ford trabalhava em outro projeto para o del rey batizado omega o projeto visava uma evoluçao do modelo de modo que ele ficasse maior e mais potente como tambem contou carlos meccia no autoentusiastas a ford pretendia adotar o motor 2 3 de quatro cilindros lançado nos anos 1970 para o maverick e tambem adotado no ford sierra argentino o motor seria instalado em posiçao transversal e a ford previa uma perua e uma picape alem do seda visto nestas fotos o visual era claramente inspirado no scorpio de primeira geraçao foto carlos meccia/autoentusiastas o projeto acabou cancelado apos a fase de prototipo possivelmente devido as negociaçoes com a autolatina e a possibilidade de usar o santana como base para um seda medio como aconteceu em 1991 quando o versailles foi lançado ford gol ele parece um ford aspire — o compacto baseado no kia avella que a ford vendeu nos eua e canada entre 1993 e 2000 — mas na verdade era um compacto que a ford estava desenvolvendo com base no gol de segunda geraçao durante os tempos da autolatina na epoca a volkswagen vendia o logus e o pointer baseados no escort/verona e a ford pretendia desenvolver um compacto menor que o escort para entrar no segmento dos compactos que base poderia ser melhor que o campeao nacional de vendas ha poucas informaçoes concretas sobre o projeto mas segundo rumores da epoca a volkswagen nao gostou nem um pouco de ver que a ford pretendia concorrer com o gol com um modelo proprio o conflito de interesses entre as marcas levou a decisao de mutua de encerrar a parceria em 1994 algo que se concretizou dois anos mais tarde sem o gol para servir de base ao seu compacto a ford passou a importar o fiesta da espanha em 1995 e a produzi lo no brasil a partir do ano seguinte ford ecosport courier ainda enquanto a courier baseada no fiesta estava em produçao a ford começou a estudar a possibilidade de uma picape derivada do ecosport a novidade chegou a ser noticiada pela imprensa brasileira na epoca — por volta de 2008/2009 — e segundo fontes internas na ford a fabricante chegou a produzir um prototipo funcionante da picape mas decidiu manter a courier em linha ate 2013 depois eles repetiram a dose com o ecosport de segunda geraçao que tambem teve um prototipo mas a ideia acabou abandonada — e a ford deixou o caminho livre para renault e fiat inventarem a picape medio compacta de monobloco no brasil perdendo a oportunidade de inventar um segmento pela segunda vez com um mesmo carro
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