em 25 de março de 2023 a cidade de sao paulo recebera o primeiro e prix realizado no brasil voce sabe e prix os grandes premios da formula e a categoria que foi inaugurada em 2014 teve varias tentativas de vir ao brasil antes mais especificamente com uma corrida no rio de janeiro mas acabou cancelada depois em 2017 houve uma tentativa de se fazer um e prix em sao paulo mas um desacordo com a sp turis que administra o anhembi/sambodromo acabou impedindo a realizaçao da prova agora contudo parece que teremos a primeira prova dos eletricos no brasil ela foi confirmada na semana passada quando lucas di grassi e sergio sette camara os dois brasileiros que disputam a categoria voltaram ao pais para anunciar a realizaçao do evento como voce deve saber a formula e nao costuma correr em circuitos tradicionais dando preferencia a circuitos de rua no brasil nao sera diferente os monopostos eletricos irao disputar ao e prix de sao paulo em um circuito formado no sambodromo de sao paulo usando alguns trechos do antigo circuito da indy porem sem usar trechos da marginal tiete caso realmente seja realizado sera o retorno dos monopostos as ruas brasileiras entre a metade dos anos 1980 e o final dos anos 2000 o brasil teve uma serie de circuitos de rua que colocaram o automobilismo ao alcance do publico atraindo milhares de pessoas as corridas e apresentando a todos um automobilismo diferente daquele que se ve pela tv e justamente deles que vamos falar neste post que ira lembrar de um automobilismo que fascinava e atraia multidoes ate nao muito tempo atras — e claro tambem vamos lembrar de outros dois circuitos do passado mais distante salvador a primeira capital do brasil teve tres circuitos de rua diferentes o primeiro foi criado para receber o renault speed show um evento patrocinado pela fabricante francesa que reunia etapas da formula renault e da copa clio e aconteceu em novembro de 2005 o circuito foi organizado na cidade baixa sob o olhar do elevador lacerda e usava a avenida da frança a avenida lafayete coutinho e a avenida estados unidos para formar o traçado a beira mar que segundo os relatos da imprensa sobre o evento reuniu 200 000 espectadores apesar do sucesso os organizadores decidiram nao realizar uma segunda ediçao em 2006 supostamente porque o circuito era perigoso demais https //www youtube com/watch v=hrr8f5davhy o segundo circuito foi o chamado circuito do cab sigla de centro administrativo da bahia um complexo que abriga boa parte das secretarias de estado baianas ele foi formado em 2009 quando a stock car anunciou que faria sua primeira corrida em um circuito de rua tinha 2 8 km e foi desenhada com a ajuda do piloto baiano diego freitas mas quando os carros entraram no circuito ele se revelou estreito demais para ultrapassagens a entrada dos boxes era perigosa e o unico ponto de ultrapassagem tinha bandeira amarela permanente por conta do risco de acidentes na entrada dos boxes para a ediçao de 2010 da prova os organizadores mudaram o traçado para torna lo mais competitivo e mais largo o circuito foi rebatizado como circuito ayrton senna ganhou um monumento ao piloto tricampeao e 60 000 cadeiras para o publico e desde entao recebe anualmente uma etapa da stock car vitoria considerado por muitos o melhor dos circuitos de rua do brasil o circuito da enseada do sua na capital capixaba foi criado em 1989 quando a cidade firmou uma parceria para receber as provas da formula ford formula chevrolet copa clio e formula renault entre 1989 e 1993 eram os formula ford que roncavam pelas ruas da enseada em 1994 a prefeitura ficou sem verba e cancelou as provas no circuito mas em 1995 e 1996 a formula chevrolet deu as caras por la https //youtu be/csnhvslhhbk depois disso o circuito foi reativado em 2002 para o renault speed show que trazia a copa clio e a formula renault foram seis ediçoes realizadas entre 2002 e 2007 ate que a fabricante francesa encerrou as categorias no brasil o circuito combinava trechos de alta com junçoes travadas e nenhuma area de escape florianopolis ha quem diga que o circuito de vitoria era a monaco brasileira mas esse titulo talvez seja mais adequado ao circuito de rua de floranopolis que via os carros rasgando sua beira mar a poucos metros do oceano o circuito foi formado em 1986 e recebeu provas ate 1997 com 2 910 metros ele passava pelo centro da cidade e pela baia sul entre predios as duas famosas pontes que ligam a ilha ao estreito e a rodoviaria municipal neste circuito correram a formula 2 sul americana a formula 3 sul americana e a formula ford — esta ultima em 1989 quando rubens barrichello conquistou sua primeira vitoria na categoria https //www youtube com/watch v=ycbtgudwzns tal como vitoria o circuito foi desativado no fim dos anos 1990 mas a cidade ainda teve um segundo circuito de rua formado para o renault speed show desta vez em vez de usar a beira mar norte o circuito foi formado na recem inaugurada via expressa sul e recebeu corridas da copa clio e da formula renault ate 2004 gp da cidade de sao paulo foto sao paulo antiga a formula 1 chegou a sao paulo ha 45 anos com uma corrida extra oficial em 1972 apesar da presença das principais equipes da f1 e do nome grande premio do brasil de 1972 aquela prova nao foi o primeiro gp realizado em sao paulo o primeiro gp aconteceu em 1936 em um circuito de rua o circuito foi instalado no jardim america e se estendia da junçao da av atlantica hoje rua atlantica com a av brasil ate a rua canada dali o traçado juntava se a rua chile hoje parte da av 9 de julho depois a rua estados unidos de novo a rua canada e finalmente voltava a av brasil sendo uma corrida nos anos 1930 e claro que a estrutura era precaria havia apenas uma arquibancada na av brasil barreiras de feno para segurar carros desgovernados e espectadores atravessando a pista sempre que quisessem como resultado a talentosa pilota helle nice acabou envolvida em um acidente que matou cinco pessoas na volta 56 enquanto disputava a terceira posiçao com manuel de teffe circuito da gavea o rio de janeiro teve diversos circuitos de rua na primeira metade do seculo 20 como o circuito de botafogo de marependi e do fundao mas o mais famoso deles — e de todos os circuitos de rua brasileiros — foi sem duvida o circuito da gavea https //www youtube com/watch v=np7tx67a9xw o traçado se estendia por mais de 11 km tinha mais de 100 curvas quatro tipos de piso diferentes asfalto concreto paralelepipedos e areia e ainda tinha trilhos de bonde cruzando a pista em determinados pontos foi criado em 1932 para receber o grande premio cidade do rio de janeiro e teve provas realizadas ate 1954 https //www youtube com/watch v=jqferscqmzi o traçado iniciava na rua marques de sao vicente seguia pelas avenidas bartolomeu mitre visconde de albuquerque niemeyer e estrada da gavea onde atualmente e o bairro da rocinha ali os pilotos encontravam cotovelos para a subida de 170 metros em 2 km o que rendeu a pista o apelido de trampolim do diabo circuito do anhembi o mais recente desta lista e o circuito de rua formado em 2010 para receber a indycar no brasil a categoria que ja correra em jacarepagua nos anos 1990 voltou ao pais desta vez para um circuito de rua formado na zona norte de sao paulo provavelmente devido as restriçoes do contrato da formula 1 com interlagos o traçado usava trechos da avenida olavo fontoura da marginal tiete das ruas massinet sorcinelli e marechal leitao de carvalho e terminava/começava no sambodromo a reta na marginal tiete tinha 1 500 metros e era uma das mais longas dos circuitos da indy permitindo que os carros chegassem aos 340 km/h https //www youtube com/watch v=6e3sczqvhqy a ediçao de 2013 completa o circuito recebeu apenas quatro ediçoes da prova ate deixar o calendario na temporada de 2014 uma variaçao deste traçado seria usada para a prova da formula e em março de 2018 ribeirao preto em 2010 a stock car anunciou a realizaçao de uma nova corrida de rua — a segunda de sua historia a prova foi organizada nas ruas de ribeirao preto no norte do estado de sao paulo https //www youtube com/watch v=j5dqnljfr1q a corrida foi realizada ate 2015 com uma mudança significativa no traçado em 2011 que retirou a rotatoria gigante do caminho
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