quando eu era pequeno meu sonho era um carro de verdade totalmente funcional mas todo em miniatura perfeito para uma criança de cinco ou seis anos eu realmente nao entendia muito de carros e achava que era so procurar alguma fabricante como a volkswagen ou a fiat e fazer minha encomenda crianças sao ingenuas e inocentes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o que eu nao sabia naquela epoca era que decadas antes em meados dos anos 1950 os hungaros estavam fazendo algo muito parecido carros pequenos tao pequenos que sequer poderiam ser considerados carros de acordo com a legislaçao da epoca legislaçao esta definida pela uniao sovietica e acordada entre outros paises entre eles a antiga tchecoslovaquia bulgaria romenia polonia e claro a propria hungria era o chamado comecon ou conselho de assistencia economica mutua que vigorava entre os paises da urss e definia campos de atuaçao para as industrias das naçoes do leste europeu a uniao sovietica ditava as regras e os outros paises acatavam na pratica e assim a hungria ficou proibida de produzir carros de passeio algo que nunca havia conseguido decolar naquele pais mesmo desde o começo do seculo passado a industria de veiculos hungara concentrou se nos utilitarios e veiculos de carga e para a urss a harmonia economica da comecon se beneficiaria se as coisas continuassem assim mas os hungaros queriam mesmo fazer carros de passeio ja em 1946 esta ideia quase foi colocada em pratica por uma empresa chamada weiss manfred que antes disso fabricava scooters e antes ainda fabricava muniçao e equipamentos belicos passada a segunda guerra mundial a weiss manfred pretendia produzir seu primeiro automovel um carro deliberadamente inspirado pelo vw fusca pelo fiat 500 topolino ele tinha as formas arredondadas os para lamas salientes e o motor traseiro do fusca e as dimensoes reduzidas e motor de 500 cm³ do topolino nao literalmente claro e o plano era que ele custasse metade do que custava o pequeno fiat chamado weiss pente em referencia ao seu projetista janos pentelenyi o carrinho chegou a ganhar prototipos ja em dezembro de 1946 o motor de 500 cm³ so aguentava chegar ate os 60 km/h com quatro pessoas a bordo mas como carro urbano pequeno e barato o pente mostrava potencial so que no ano seguinte uma crise no abastecimento de petroleo na hungria e a estatizaçao da industria colocaram uma pedra nos planos naquele mesmo ano porem havia gente brincando com esta ideia um deles era endre suranyi que na decada de 1940 era piloto de motocicletas e na decada de 1960 tornou se motorista particular de oficiais do governo hungaro ele tambem era entusiasta da engenharia automobilistica e em 1946 criou o suranyi cipo sapato em hungaro que tinha um motor de 50 cm³ e pesava pouco mais de 80 kg ele era quase um brinquedo e ate chegou a ser proposto oficialmente mas jamais deixou a fase de prototipo foram feitas outras duas versoes com motores de 150 cm³ e 250 cm³ mas todos foram considerados pequenos demais para terem uso pratico ou oferecer alguma vantagem real sobre uma scooter tentativas mais serias de criar um carro hungaro vieram na decada de 1950 quando o acordo do comecon ja estava em vigor o ministerio da metalurgia e industria da hungria teve iniciativa de juntar uma equipe de engenheiros para desenvolver um automovel pequeno e barato que fosse tolerado pela uniao sovietica e eles foram de todos os lugares a alemanha para buscar inspiraçao um bmw isetta sobre o qual o marco antonio oliveira fez uma bela materia ha alguns dias e um messerschmitt possivelmente os dois microcarros alemaes mais relevantes da epoca foram importados para a hungria onde seriam minuciosamente estudados e serviriam como inspiraçao para os hungaros [caption id= attachment_262881 align= aligncenter width= 976 ] foto marc redmond[/caption] em 1956 foram apresentados os dois automoveis que resultaram do esforço o balaton e o alba regia ambos eram praticamente iguais do ponto de vista tecnico com carroceria de aluminio e motor traseiro de 250 cm³ os criterios que eles seguiam ter motor de motocicleta e serem capazes de levar duas crianças e dois adultos alem de alguma bagagem o motor vinha da motocicleta pannonia que era fabricada pela ja citada weiss manfred e girava ao contrario para que o carro andasse de re o motorista so precisava desligar o motor apertar um botao na cabine e ligar novamente esta soluçao veio do messerschmitt enquanto que o posicionamento do motor na traseira era influencia direta do bmw isetta as rodas eram as mesmas usadas na traseira de avioes pequenos os carros tinham design pouco convencional e ambos tinham soluçoes curiosas para acesso ao interior o alba regia tinha uma portas suicidas com uma porta que abria para cima; e o balaton tinha uma especie de canopi removivel nenhum dos carros porem acabou chegando a linha de produçao eles foram avaliados ao lado de um goggomobil alemao que tinha um motor de 247 cm³ e 14 cv e foram considerados inferiores provavelmente tornando se sucata pouco depois ainda existiram outras tentativas particulares de construir um microcarro na hungria nada que pudesse ser levado muito a serio pela falta de recursos mas ainda assim ideias interessantes ou no minimo inusitadas o uttorő era uma delas um roadster que usava a mesma mecanica dos projetos do governo e era capaz de atingir os 80 km/h e que tambem chegou a ser avaliado com os outros dois mas era o que tinha menos probabilidade de ser aprovado por ser um projeto independente outro era quase um devaneio o fesztival que foi criado por um artista chamado kalman szabadi seu projeto pessoal ele era inspirado pelas banheiras norte americanas da decada de 1950 com rabo de peixe na carroceria e pintura em dois tons o motor era da bmw isetta com 300 cm³ e era de longe a parte mais normal do carro todo a carroceria por falta de materiais disponiveis foi produzida usando ingredientes alternativos sangue de porco penas de galinha e goma laca o resultado era uma resina leve e embora nao fosse muito resistente era moldavel e parecia fibra de vidro uma vez seca e finalizada no fim das contas porem todos estes carros acabaram como experimentos a industria automobilistica hungara so veio nascer em 1988 com a queda da cortina de ferro e a construçao de fabricas da suzuki e da general motors no pais
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