mais um ano se aproxima do fim; 2023 ja ficou para tras e 2024 ja esta batendo na porta sabe o que isso significa que em apenas 11 anos a europa nao ira permitir que veiculos hibridos sejam vendidos apenas eletricos onze anos passam rapido janeiro de 2013 foi ha quase 11 anos o flatout ja tem 10 significa que em um piscar de olhos qualquer carro com pistoes sera banido das lojas europeias e de alguns estados americanos quando a ideia surgiu parecia que teriamos tempo para tudo mas o pessoal parece ter esquecido de combinar com a realidade porque a economia global que foi profundamente afetada por uma pandemia que ninguem esperava tambem esta se mostrando um desafio para o carro eletrico faltando apenas 11 anos para o prazo final da europa o mercado local tem apenas 25% de participaçao dos eletricos no volume de vendas de carros novos pior o negocio e localizado no norte do continente onde a renda media e mais elevada e ela e mais elevada em paises menos populosos como noruega holanda dinamarca suecia e finlandia — todos com renda media anual acima dos us$ 60 000 juntos estes paises tem apenas 45 milhoes de habitantes parece muito claro qualquer milhao e muito mas 45 milhoes de pessoas e a populaçao do estado de sao paulo ou da argentina e isso distorce um pouco a perspectiva porque embora eles ja tenham um quarto do mercado europeu estamos falando de um quarto de um volume relativamente baixo a holanda por exemplo vende 315 000 carros por ano — dois meses de brasil em crise dos cinco maiores mercados da europa — alemanha reino unido frança italia e espanha — o market share dos eletricos chega a 17% nos tres primeiros e a 5% nos dois ultimos como conseguir o volume necessario para a economia de escala necessaria para que o carro eletrico possa efetivamente substituir os carros de combustao interna atualmente os carros eletricos custam em media us$ 53 000 — ha carros de ate us$ 21 000 em alguns paises caso do dacia spring o nosso kwid eletrico mas este e o piso eles ainda nao substituem um dacia sandero de 13 000 euros por exemplo nem no tamanho nem no preço nem na autonomia uma analise superficial dos dados pode relacionar a participaçao dos carros eletricos no mercado europeu a renda media da populaçao afinal os paises onde os eletricos correspondem a 25% do mercado sao os paises mais ricos da europa com renda media superior a us$ 60 000 como ja mencionei mais acima alemanha reino unido e frança onde os eletricos sao 17% dos carros novos tambem tem renda superior a renda italia e da espanha onde os eletricos sao 5% dos carros novos mas ha um outro detalhe que da um empurrao no desempenho dos eletricos a ajuda do governo pois e existe tambem uma correlaçao entre subsidios e incentivos ao carro eletrico e sua participaçao do mercado na pratica o governo paga parte do carro eletrico das pessoas e governo nao gera receita ele faz caixa com impostos ou seja todo mundo paga o carro eletrico de uma minoria que pode comprar o carro eletrico — porque afinal eles sao beneficiados com a melhora na qualidade do ar entao parece justo que eles tenham este incentivo na noruega por exemplo ha desconto de 25% no imposto de valor agregado dos eletricos e eles nao pagam taxas de importaçao alem disso ha descontos em pedagios e licenciamento anual na holanda os carros eletricos tem cerca de 4 000 euros de subsidios na frança o total varia entre 5 000 e 7 000 euros nos eua o pais onde o governo nao tem um sistema de saude para a populaçao os incentivos chegam aos us$ 7 500 se voce morar na california ganha mais us$ 7 500 do estado e se morar em los angeles mais us$ 3 500 do condado nao precisa somar eu ja fiz isso us$ 18 500 em incentivos para um cidadao de los angeles comprar um carro eletrico nao admira que 60% dos carros eletricos estejam em apenas tres estados dos eua — california florida e texas — e que na maioria dos 50 estados a participaçao de mercado nao chegue a 5% mesmo no brasil temos alguns incentivos como a isençao de ipva e do ipi — um subsidio que pode passar dos r$ 100 000 tudo isso parece positivo para o longo caminho que temos ate a universalizaçao do carro eletrico proposta para as proximas decadas so tem um detalhe os subsidios vao acabar cedo ou tarde ate agora o sucesso dos carros eletricos foi em parte estimulado pelos incentivos e mesmo em locais onde eles tem incentivos como o brasil a italia e a espanha eles nao embalam por causa do poder de compra da populaçao nao apenas nestes paises mas tambem em mercados mais ricos eles irao enfrentar a realidade porque os governos ja estao aos poucos reduzindo os subsidios sera a hora da verdade para os eletricos as pessoas continuarao comprando estes carros qual foi o motivador da compra incentivos ou consciencia ambiental a noruega pais onde a politica dos carros eletricos foi mais bem sucedida ja tem algumas pistas do que pode acontecer em um futuro proximo no restante do planeta depois de atingir a marca de quase 90% da frota com algum tipo de eletrificaçao e de ter quase 80% do mercado formado por eletricos o governo começou a suspender os subsidios no inicio de 2023 e ate agora o volume total de vendas caiu 9 5% entre janeiro e outubro deste ano e pode nao atingir a meta de ter um mercado de veiculos novos totalmente eletrico ate 2025 justamente devido ao fim destes incentivos na california o programa de creditos tributarios sera encerrado ao fim deste ano devido ao fim dos recursos alocados para esta finalidade a partir do ano que vem somente consumidores de baixa renda terao tais creditos na frança os incentivos para carros importados ja foram suspensos e agora somente os eletricos fabricados localmente terao direito a estas concessoes ja no brasil onde os eletricos parecem estar invadindo as ruas — embora tenham somente 3 6% do mercado de veiculos novos — voltarao a pagar o imposto de importaçao progressivamente em janeiro de 2024 eles passarao a pagar 10% depois 18% a partir de julho 25% em julho de 2025 e finalmente 35% a partir de julho de 2026 o problema aqui e novamente a bendita economia neste caso a economia de escala que nao sera possivel sem o aumento da participaçao dos carros eletricos no mercado — alem da baixa demanda por eles ate agora parece claro que o sucesso do carro eletrico foi comprado pelos governos mas este quadro e temporario e insustentavel foi um auxilio as fabricantes uma contrapartida a obrigaçao de se fazer carros eletricos em um futuro proximo — algo como vamos te obrigar a vender apenas carros eletricos mas tambem vamos te ajudar a vende los ate que a demanda seja suficiente entre os early adopters dos carros eletricos o publico que os comprou entre 2012 e 2018 80% estao satisfeitos e querem mais os outros 20% voltaram aos carros de combustao interna por outro lado pesquisas de mercado indicam que a gadgetizaçao dos veiculos — algo muito evidente nos eletricos — deu origem a um novo tipo de motorista consumidor para ele nao basta o carro ser mais potente ou mais eficiente e preciso ter novos recursos e funcionalidades a mesma expectativa que os clientes tem dos gadgets mas isso e um papo para a proxima parte desta serie por enquanto vamos ver como o mercado dos eletricos reage ao fim dos incentivos para descobrir se eles vieram para ficar ou se foi uma paixao comprada leia os outros capitulos da serie https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 1 o preco/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 2 as baterias/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 3 a energia eletrica/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 4 a materia prima/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 5 a resistencia/
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