o salao de genebra tradicionalmente e o favorito dos jornalistas automotivos e do publico nao apenas por ser um dos mais tradicionais mas por duas questoes praticas o recinto e menor e mais intimista e e la que costumam se apresentados superesportivos e projetos das grandes marcas europeias [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] no entanto uma tendencia tem acabado com o apelo do salao da metropole suiça o excesso de teasers e vazamentos de carros que estao para ser lançados as fabricantes estao adiantando cada vez mais detalhes de seus carros novos geralmente poucos dias depois que um monte de fotos oficiais em baixa qualidade da as caras na internet quando chega o dia da apresentaçao publica o fator novidade ja se dissipou a maior novidade do salao de genebra 2018 por exemplo foi o toyota supra de corrida a maioria das outras atraçoes e de versoes diferenciadas ediçoes especiais e coisas do genero isto vale tambem para os dois hipercarros que estao roubando a cena o bugatti chiron sport e o mclaren senna gtr mas nao e nada que nos impeça de querer saber mais a respeito deles nao e mesmo bugatti chiron sport vamos começar pelo superlativo e sempre desconcertante bugatti chiron talvez a esta altura voce ja nao precise de uma repassada em suas especificaçoes tecnicas afinal ele foi apresentado em genebra ha exatos dois anos mas o caso e que o bugatti chiron sport tem exatamente os mesmos numeros da versao comum ei los entao oito litros dezesseis cilindros quatro turbocompressores 1 500 cv a 6 700 rpm e 163 15 mkgf de torque a 2 000 rpm cambio de dupla embreagem e sete marchas dados do fabricante zero a 100 km/h em 2 4 segundos zero a 200 km/h em 6 5 segundos zero a 300 km/h em 13 6 segundos o zero a 400 km/h foi aferido em 32 6 segundos e o chiron levou mais 9 4 segundos para desacelerar ate o zero novamente por fim a velocidade maxima e limitada em 420 km/h por questoes de segurança mas a velocidade maxima sem o limitador e estimada em 463 km/h o bugatti chiron sport tem exatamente estes mesmos numeros pois o carro nao passou por nenhuma modificaçao no motor na verdade as mudanças se resumem a alguns ajustes de suspensao reforços para enrijecer o chassi novos controles eletronicos e alguns quilos a menos graças a aplicaçao de mais fibra de carbono sim mais porque o chiron ja utiliza quantidades copiosas de fibra de carbono em sua construçao o monocoque e feito com o material assim como os paineis da carroceria e boa parte do acabamento do interior no bugatti chiron sport porem a fibra de carbono vai ate nos limpadores de para brisa cujos braços sao feitos com o material de acordo com a bugatti os braços dispensam as articulaçoes usadas nas peças comuns e tambem da a eles um perfil mais aerodinamico as palhetas por sua vez tem suportes de aluminio impresso em 3d que tambem reduz o peso final dos elementos a bugatti diz que no total os limpadores de para brisa do chiron sport sao 1 4 kg ou 77% mais leves do que as encontradas no chiron normal a barra estabilizadora tambem e feita de fibra de carbono enquanto as novas saidas de escapamento empregam a mesma tecnica de impressao 3d em aluminio usada nos limpadores de para brisa as novas rodas chamadas course tambem contribuem para a reduçao de peso assim como a adoçao de vidro mais fino na janela traseira e de um defletor mais leve no sistema de escape o resultado 18 kg a menos ou menos de de 1% dos 1 996 kg que o chiron pesa em ordem de marcha se quando traduzida em numeros a reduçao de peso nao impressiona tanto os ajustes na suspensao e as modificaçoes na eletronica do carro sao mais significativos e nao foram tao alardeados por ai a suspensao ficou mais firme segundo a bugatti a rigidez dos amortecedores aumentou em cerca de 10% a direçao tambem foi recalibrada para de acordo com a fabricante ficar mais rapida sem sacrificar a responsividade e a comunicatividade na hora de esterçar esta mudança so e efetiva no modo handling do chiron sport nos outros modos a calibragem permanece igual a do chiron basico por outro lado o diferencial do eixo traseiro foi recalibrado e conta com um sistema de vetorizaçao de torque eletronico nao atuado pelos freios que distribui individualmente a força do motor para as rodas melhorando a agilidade do chiron nas curvas a bugatti diz que esta mudança se aplica a todos os modos de conduçao a exclusividade no visual no carro levado a genebra esta na cor da carroceria fibra de carbono visivel na porçao traseira e vermelho italian red na porçao frontal esta tambem pode ser azul french racing blue prata gris rafale e cinza gun powder a linha em formato de c nas laterais do chiron recebeu um friso de aluminio e e pintada na mesma cor da porçao central na qual tambem sao pintadas as pastilhas de freio e alguns os emblemas do carro por fim ha um enorme numero 16 pintado na grade em referencia ao motor w16 o interior e predominantemente preto e opcionalmente pode contar com fibra de carbono a mostra no painel de instrumentos e demais superficies rigidas do interior tambem pode se optar por inserçoes na mesma cor da parte frontal da carroceria segundo a bugatti o chiron sport e cinco segundos mais rapido que o chiron comum na seçao dinamica do circuito de testes de nardo que pertence a volkswagen vale lembrar a fabricante tambem diz que a etiqueta de € 2 98 milhoes cerca de r$ 11 9 milhoes em conversao direta provavelmente fazem do bugatti chiron sport o carro mais caro em exposiçao no salao de genebra [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mclaren senna gtr tradicionalmente a mclaren aplica a sigla gtr as versoes feitas exclusivamente para as pistas de seus modelos mais rapidos foi assim com o mclaren f1 nos anos 90 com o mclaran p1 mais recenemente e agora esta acontecendo com o mclaren senna — que ja era um dos carros mais extremos em todos os sentidos ja feitos nao apenas pela mclaren mas por toda a industria automotiva recapitulando estamos falando de um hipercarro que em sua versao civil e movido por um v8 biturbo de quatro litros capaz de entregar 800 cv sem a ajuda de motores eletricos vamos reforçar pois bem o mclaren senna gtr tem pelo menos 825 cv de acordo com mclaren a companhia contudo ainda nao da mais detalhes tecnicos a respeito do conjunto mecanico a transmissao por exemplo e descrita apenas como sendo ao estilo de um cambio de competiçao eles dizem tambem que a suspensao por braços triangulares sobrepostos foi recalibrada e os pneus sao slicks da pirelli agora se voce achava o visual do mclaren senna radical a versao gtr consegue supera lo com diversas modificaçoes aerodinamicas o conceito sim e um conceito ficou ainda mais extremo o splitter frontal por exemplo e estupidamente maior assim como o difusor na parte de tras o deck traseiro do senna gtr ficou ainda mais baixo e perdeu as saidas de escape na parte superior elas migraram para as laterais com isto segundo a fabricante a eficiencia do sistema de arrefecimento ficou maior os para lamas tambem sao mais largos a mclaren diz que com o novo perfil o senna gtr consegue gerar mais de 1 000 kg de downforce em alta velocidade como se nao bastasse o senna gtr ainda e 50 kg mais leve que sua versao de rua uma vez que abriu mao dos airbags freio de mao abafadores de escape e pode substituir os vidros laterais por material plastico como o plexiglass estamos falando de aproximadamente 1 150 kg sem fluidos — uma relaçao peso/potencia de 1 4 kg/cv a mclaren diz que apesar da mudança drastica no visual por conta dos novos componentes os mesmos sao de facil instalaçao pelo modo como os paineis da carroceria sao fixados a estrutura permitindo exatamente que se realize grandes modificaçoes de forma facil e as rodas tambem sao novas projetadas especificamente para uso em pista outros detalhes interessantes sao as portas cujos paineis externos foram empurrados em direçao ao centro do carro para melhorar o fluxo aerodinamico; e as janelas laterais de policarbonato a mclaren contudo faz questao de deixar claro que o conceito ainda nao e o produto finalizado mas que da uma boa noçao do direcionamento que esta sendo tomado e que rumo e este bem eles dizem que o mclaren senna gtr so nao sera mais rapido na pista do que os carros da equipe da mclaren na formula 1 alem disso como vimos ontem no zero a 300 a mclaren pode estar planejando um retorno ao endurance o ceo zak brown ja manifestou a vontade de colocar a marca no wec e o atual regulamento tecnico permitiria que o senna gtr fosse inscrito na gte pro com algumas vantagens sobre os rivais dado que ja e um carro extremo em sua versao de rua a gente torce para que isso aconteça ver o mclaren combatendo ferrari bmw aston martin corvette e porsche em mans seria epico
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.