antes de se tornar uma fabricante de automoveis e criar lendas como o civic type r e o nsx a honda produzia motocicletas as primeiras motos sairam da linha de produçao em 1955 e somente quatro anos depois ela se tornou a maior fabricante de motos no mundo nao demorou para que as ambiçoes do visionario soichiro honda ganhassem mais duas rodas foi assim que em 1962 nasceram os primeiros esboços de um pequeno roadster com motor de moto era o inicio de uma historia epica que rendeu a honda sua atual reputaçao e deu inicio a tradiçao dos motores giradores eficientes e deliciosos de acelerar — mesmo que naqueles distantes anos 1960 estes motores tivessem menos de 500 cm³ e 44 cv porque eles giravam nada menos que 8 000 rpm o motor descrito acima pertence ao s500 lançado em outubro de 1963 quatro meses antes em junho a honda lançara a pequena picape t360 equipada com um quatro cilindros de apenas 356 cm³ e 30 cv a 8 500 rpm dizem que o mini utilitario foi o primeiro carro produzido pela honda mas carro nao e exatamente a definiçao desse veiculo certo de qualquer forma em junho de 1962 exatamente um ano antes a honda havia lançado o s360 um roadster equipado com esse mesmo motor e que se propunha a ser um automovel popular barato e capaz de chegar aos 100 km/h sendo assim e justo dizer que o pequeno s500 lançado naquele outubro de 1963 foi o primeiro carro de verdade da fabricante japonesa o s500 foi um carro importante pelas inovaçoes que trouxe — fora o fato de ser o primeiro carro esportivo da marca se o motor era pequeno ao menos tinha quatro carburadores o motor era derivado das motos da honda duplo comando no cabeçote e gostava de girar — agora deslocando 531 cm³ entregava 44 cv a 8 000 rpm com corte de giro a empolgantes 9 500 rpm por estas caracteristicas o pequeno quatro cilindros era considerado um mini motor de formula 1 a transmissao era manual de quatro marchas e força era entregue ao eixo traseiro por uma corrente banhada em oleo a suspensao era independente nas quatro rodas — barras de torçao na dianteira e coilovers diagonais na traseira — e com apenas 725 kg garantia o conjunto um comportamento mais do que animado dava ate para chegar aos 130 km/h antes de tudo porem o s500 era uma experiencia — uma experiencia que felizmente deu certo entre outubro de 1963 e setembro de 1964 foram produzidas cerca de 1 300 unidades e nao foram realizadas muitas modificaçoes em vez disso a honda preferiu melhorar a receita de uma forma bem simples quase obvia aumentando o tamanho do motor foi assim que em março daquele mesmo 1964 a honda lançou o s600 que se mostrou superior em tudo durante os meses em que conviveu com seu antecessor e continuou sendo produzido ate 1966 mas o que ele tinha de especial para começar os centimetros cubicos a mais agora eram 606 cm³ garantiam um belo ganho de potencia 57 cv a 8 500 rpm o bastante para chegar aos 140 km/h — como os carros populares 1 0 de ate poucos anos atras a diferença e que o s600 tinha quase metade do motor e foi lançado ha exatamente cinco decadas como nao admirar alem disso foi com o s600 que a honda se aventurou pela primeira vez com a produçao de automoveis em larga escala se pouco menos de um ano o s500 teve pouco mais de 1 300 unidades fabricadas o s600 durou mais que o dobro e teve dez vezes mais unidades fabricadas tendo sido o primeiro automovel da honda produzido em maior quantidade o s600 foi o escolhido para expandir a atuaçao da marca para outros paises desse modo a fabricante realizou a conversao do modelo para receber o volante a esquerda a fim de torna lo apto para exportaçao alem disso passou a investir mais em publicidade vendendo o s600 como um carro perfeito para casais sem filhos e homens de negocios — ou ao menos e o que as propagandas impressas da epoca nos levam a crer [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 32293 32292 32291 32290 ] o s600 tambem foi oferecido em versao limitada com carroceria cupe lançada em 1965 — antes dele a unica opçao com teto rigido era o s500 que tinha uma capota de fibra de vidro opcional acontece que todos nos sabemos que a verdadeira vocaçao do s600 era acelerar que o digam os caras da revista motor trend que em 2007 testaram um deles e elogiaram o comportamento do motor que parece acordar as 5 000 rpm quase como um vtec e o que dizer do ronco com o pe plantado no assoalho alem do pico de potencia as 8 500 rpm voce consegue os melhores resultados e ainda curte o ronco inspirador e surpreendentemente grave do motor sem nunca soar estridente o ronco parece mais com o de um monoposto da formula ford ou de um s2000 moderno https //www youtube com/watch v=hw21kf1h_um a citaçao ao s2000 alias e mais do que simplesmente uma analogia ja em 1965 a honda decidiu aprimorar a receita do s600 mais uma vez apresentando no salao de toquio o s800 novamente em essencia era o mesmo carro com algumas diferenças esteticas como as lanternas traseiras retangulares em vez de redondas e um motor maior de 791 cm³ e 70 cv a 8 000 rpm mais potente e girador a faixa vermelha começava nas 10 000 rpm o motor do s800 permitia uma velocidade maxima de 160 km/h o s800 foi fabricado ate 1970 quando saiu de linha sem deixar sucessor a linhagem ganhou continuidade somente em 1999 quando foi apresentado o s2000 — este considerado por muita gente nao apenas um dos melhores honda ja fabricados mas um dos melhores esportivos da historia por seu desenho e equilibrio perfeito entre dinamica e potencia — e com um motor que girava acima de 9 000 rpm como manda a tradiçao
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