particularmente nao vejo com bons olhos a criaçao de empresas estatais ainda mais aqui no brasil lugar em que o governo continua por geraçoes a explorar a populaçao manipulando tanto desejo quanto a realidade dela com promessa de emprego eterno e tranquilo dentro da vasta maquina do estado e onde esta vasta maquina que existe nao para servir a populaçao e sim a si propria serve como instrumento de controle e poder politico e economico mas nao ha como negar que em certas situaçoes uma estatal bem feita e uma maneira de avançar o pais em uma direçao antes estagnada ou inexistente um governo com algum plano de longo prazo acaba por precisar as vezes investir no mundo real numa empresa para avançar o pais nesta area especifica a industria automobilistica e uma dessas areas bem como a aeronautica e aeroespacial sem investimento estatal essas duas ultimas seriam bem menores do que sao talvez ate inexistentes se nao criando estatais pelo menos com investimento militar como ocorre nos eua a industria automobilistica exige muito investimento projeto e teste fora uma vasta rede de venda e manutençao para progredir o inicio e sempre dificilimo o que faz o aparecimento de novas empresas raro tirando os eua com seu vasto mercado interno e economia pujante e raro outro lugar em que o governo nao tenha se envolvido com a industria em algum ponto da historia e mesmo la alguns emprestimos salvadores ja foram providenciado pelos governantes em situaçoes criticas para que a industria nao morresse de renault a rover de vw a alfa romeo a lista de nomes famosos que ja foram estatais em algum ponto da historia nao e pequena muitas vezes como no caso da renault e da vw foram intervençoes ou criaçoes de sucesso ao seu fim ja no caso da bmc/leyland/rover e da alfa romeo nem tanto mas no minimo garantiram que por um tempo emprego tecnologia e tradiçao de empresas importantes sobrevivessem mais alguns anos; acredito que sempre foram validas mesmo em seus fracassos economicos afinal de contas vamos falar a verdade os governos mundo afora de esquerda e direita ricos ou pobres nobres ou pulhas sempre queimam uma quantidade exasperante de dinheiro do contribuinte de forma veloz e constante claro o terço retirado do trabalho do povo e uma fonte inesgotavel; um velho ditado diz que as certezas da vida sao a morte e os impostos entao gastar mantendo empresas de verdade operando gerando empregos e tecnologia e automoveis me parece comparativamente um otimo negocio mesmo que de errado no fim pelo menos fez algo real e palpavel nao apenas fumaça de grana queimada aqui no brasil tivemos nossa fabricante estatal de automoveis a fabrica nacional de motores de xerem ou fnm no estado do rio de janeiro mas nunca teve um objetivo realmente claro ou perseguido com afinco começou no meio da segunda guerra em 1942 para produzir motores aeronauticos quando conseguiu faze los a guerra tinha acabado e ninguem os queria anos de duvida se prosseguem ate que começa a fazer caminhoes diesel em 1949 um contrato com a falimentar isotta fraschini italiana com o fim dessa um novo contrato e firmado com a alfa romeo outra estatal mas uma da italia a estatal foi importante para o inicio de nossa industria formou gente treinada desenvolveu fornecedores ajudou para que engatinhassemos nesta tecnologia os caminhoes feneme de origem alfa romeo começam a ser produzidos em 1952 sao emblematicos do brasil presentes desbravando as novas estradas do pais nos anos 1950 e 1960 como nenhum outro mas o mais importante para nos foi o automovel lançado em 1960 pela empresa o seda fnm jk quase que nao acontece a vinda dos automoveis alfa romeo para o brasil uma das primeiras açoes do governo de juscelino kubitschek de oliveira em 1956 foi criar o geia grupo executivo da industria automobilistica coordenado pelo idealista almirante lucio meira em 1957 o projeto da fabral fabrica brasileira de automoveis alfa era aprovado pelo geia com intençao de produzir o alfa romeo 1900 este era o primeiro alfa romeo moderno criado no pos guerra para ser produzido em serie em grandes quantidades antes da guerra a alfa era basicamente o que conhecemos com a ferrari nos anos 1950 uma fabrica de carros de competiçao que os vendia para uso na rua tambem em baixa quantidade mas alto preço [caption id= attachment_269217 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo 1900 1950[/caption] o 1900 era um carro modernissimo para 1950 um seda monobloco de chapa de aço estampado sem chassis a suspensao era sofisticada com molas helicoidais e amortecedores telescopicos independente na frente por triangulos sobrepostos traseira por eixo rigido freios eram a tambor nas quatro rodas mas unidades de aluminio aletado altamente eficientes para seu tempo e desempenho o motor era um quatro em linha com duplo comando de valvulas no cabeçote acionado por corrente camara de combustao hemisfericas e valvula de escape recheada de sodio tradiçoes alfa romeo mas rarissimo em carros de rua de produçao normal entao com cilindrada de 1 9 litro 2 0 nos 1900 super tinha de 80 a 115cv e pesavam de 900 a 1100 kg o que fazia um desempenho ainda interessante hoje mas sensacional para um seda familiar da epoca era um carro caro na sua classe porem obviamente o projeto fabral acaba nao dando certo mas a sua licença acaba com a fnm nada mais logico se ja produzia os caminhoes da marca automoveis seriam o passo adiante uma sorte para nos teriamos alfa romeo fabricados no brasil algo extraordinario pois estava no topo da tecnologia automobilistica entao mesmo com a marca fnm teriamos alfa romeo no brasil; a argentina por exemplo teria que se contentar com o ika bergantin um alfa 1900 com motor willys mas melhor ainda em 1960 recebemos nao o 1900 retirado de linha em 1959 mas o novo alfa romeo 2000 sua evoluçao conhecido internamente como tipo 102 este novo seda mantinha muito da mecanica do 1900 mas agora deslocando dois litros em todas as versoes e com uma carroceria mais moderna cinco marchas na coluna de direçao eram absoluta novidade e tinha varios detalhes interessantes como encostos reclinaveis luzes de cortesia diversas e ventilaçao forçada some se a isso um motor moderno e forte pneus radiais freios eficientes e uma estabilidade sensacional e se tinha um carro moderno e altamente desejavel aqui se chamou fnm jk em homenagem ao presidente que tanto fez por nossa industria a fnm e o alfa romeo 2000 a historia da fnm como produtora de automoveis e extremamente conturbada problemas com treinamento nao so de funcionarios mas tambem de uma rede de mecanicos que pudessem entender o complexo automovel num pais agrario como o nosso atrapalharam a aceitaçao do jk o preço alto nao ajudava o carro sofisticado tecnicamente ainda tinha muitas peças importadas e portanto era o mais caro automovel brasileiro mas foi incorporado a nossa paisagem e cultura de qualquer forma o alfa romeo brasileiro um italo carioca so nosso com a grade alfa romeo adornada com um logotipo fnm logo uma equipe fnm aparece competindo e os carros sao grande sucesso nas pistas aumentando sua fama frente aos aero willys e simcas de entao era absurdamente superior mas seu preço o fazia concorrer nao com eles e sim com importados e a fnm nunca foi administrada como uma estatal deste tipo deveria ser com investimento para subir a barra tecnologica brasileira a administraçao e os objetivos fluiam como a brisa do mar cada dia para um lado e de um jeito diferente e sempre sem ajuda; era cronicamente carente de fundos de 1960 a 1967 a media de vendas era de 330 veiculos/ano [caption id= attachment_269225 align= aligncenter width= 817 ] o onça[/caption] no meio disso tudo vem o golpe militar de 1964 renomeando o carro fnm 2000 jk era persona non grata entao e provocando um quase fechamento da empresa entre 1965 e 1966 se faz uma tentativa de investimento aparece um face lift com grade dianteira menor e o timb modelo esportivo com carburaçao dupla aparece tambem o onça um cupe criado por rino malzoni obviamente inspirado no mustang apenas oito onça sao criados em 1968 a fnm deixa de ser estatal e vendida de maneira pouco explicada a alfa romeo italiana o que se seguem sao anos de pouco investimento em meio a promessas de produçoes mais baratas como o giulia e depois o alfasud o fnm 2000 vira 2150 em 1969 um pequeno aumento de deslocamento em 1974 o alfa romeo brasileiro aparece o 2300 um veiculo que juntava uma carroceria e mecanica moderna da marca inclusive com freio a disco nas quatro rodas e cambio de giulia com o velho motor do 1900/2000 aumentado para 2 3 litros um hibrido brasileiro em 1976 a fiat comprava a alfa romeo do brasil e a partir de 1978 passa a fabricar o 2300 em suas instalaçoes ate seu fim em 1986 a historia da fnm e do alfa romeo 2000 no brasil acaba como quase um ramo genetico separado da empresa italiana o 2300 foi projetado pela matriz mas era so para o brasil; o motor do 1900 tinha sido abandonado na italia desde 1962 temos sorte de ter tido um alfa romeo brasileiro mas conhecendo a historia do modelo na matriz nao podemos deixar de ficar tristes com o que podia ter sido nem o governo na fase estatal nem a alfa romeo ela tambem estatal na italia tiveram interesse de investir realmente em xerem e por isso pouco mais aconteceu era inevitavel claro o mercado para o carro aqui nao permitia mais investimentos mas nao podemos deixar de imaginar como seria legal se algumas outras versoes do carro tivessem vindo para ca e por isso vamos hoje lembrar delas; para imaginar a realidade alternativa onde um grande sucesso do jk trouxesse outras versoes dele da italia para o brasil o 1900 gerou um sem fim de carrocerias especiais e versoes esportivas mas mesmo em termos do que era normal de produçao o alfa romeo 2000 tipo 102 o carro que conhecemos como fnm jk era bem mais interessante e variado primos italianos que infelizmente nao cruzaram o atlantico alfa romeo 2000 spider touring o alfa romeo 2000 foi lançado na europa no fim de 1957 como ano/modelo 1958 junto com o seda aparece tambem um roadster conversivel de dois lugares o spider era um belissimo carro desenhado por touring de milao que tambem o produzia em serie mas obviamente tomando inspiraçao do primeiro giulietta spider de 1956 desenhado por pininfarina mas talvez seja ainda mais belo que o giulietta seu maior comprimento e entre eixos o fazem extremamente proporcional mais longo e belo que o carro menor e tambem um grande sucesso de vendas vende mais que o quatro portas ainda que fosse mais caro mecanicamente era quase identico o motor de 1 975 cm³ com bloco de ferro fundido e cabeçote em aluminio era o mesmo mas no spider tinha taxa de compressao ligeiramente maior e dois carburadores solex duplos horizontais em vez de apenas um o resultado era 115 cv a 5 700 rpm contra 105 cv a 5 300 rpm do seda e a alavanca do cambio de cinco marchas que ficava na coluna de direçao no seda ia para o console na spider alfa romeo 2000 sprint bertone o cupe sprint era um 2+2 e mecanicamente era identico ao spider aparentemente a versao era para ser mais uma carroceria de touring como o spider o desenho e conhecido foi mostrado no salao de turim em 1960 com o nome de praho barco indonesio com janela traseira convexa que inspirou o desenho mas este carro seria unico; bertone acaba com o contrato final de desenho e produçao de carrocerias [caption id= attachment_269236 align= aligncenter width= 999 ] o sprint de touring praho [/caption] e ainda bem o cupe sprint de bertone lançado em 1960 era muito mais proporcional e bonito e seria influente quando bertone faz um cupe para o giulia tipo 105 em 1963 obviamente se inspira neste faz uma versao menor e ainda mais proporcional e bonita no detalhe o cupe bertone da serie 105 um dos mais adorados classicos da historia e certamente nao existiria sem este seu direto antecessor alfa romeo 2000 sprint vignale alem da carroceria normal de produçao o sprint era oferecido a custo extra tambem com uma carroceria cupe de vignale por ser caro e exclusivo vendeu pouco apenas 15 unidades o desenho era de giovanni michelotti definitivamente especial era uma carroceria bem mais retlinea e elegante com a marca clara do estilo de seu desenhista michelotti em seguida faria o bmw 700 carro que inspiraria o futuro da marca de munique o que faz esta versao do alfa romeo 2000 hoje ter claros e obvios tons bavaros alfa romeo 2600 tipo 106 este carro lançado em 1962 e corrente ate 1968 na verdade e o que mais da tristeza de nao ter vindo ao brasil porque e basicamente o 2000 tipo 102 nosso jk com um novo motor de seis cilindros em linha o motor em si era derivado nao do velho 1900; era uma versao seis em linha do motor de quatro cilindros dohc do giulia tipo 105 era um belissimo motor de 2 6 litros todo em aluminio criado em resposta das criticas de que o 2000 era um carro lento para ser o topo de linha da alfa romeo o sprint bertone e o spider touring recebem tambem o novo motor o seda recebe apenas um pequeno face lift alem do motor para se tornar o novo 2600 vendeu o dobro do 2000 anterior e calou criticos eram agora capazes de 200 km/h a policia italiana criou um esquadrao de 2600 sprint para perseguiçao a alta velocidade chamado pantera no seda com dois carburadores e taxa de 8 5 1 o seis em linha dava 130 cv o spider e o sprint de novo tinham pequenas mas interessantes alteraçoes para maior potencia taxa de 9 1 e tres solex duplos horizontais belissimos para 145 cv a imagem de um jk de seis cilindros em linha no brasil e boa demais para se esquecer mesmo se tivesse vindo em 1968 quando sua produçao se encerrou na italia mas vive somente na nossa imaginaçao fertil alfa romeo 2600 sprint zagato talvez o mais interessante dos primos italianos do jk seja esse certamente e o mais veloz de fabrica baseado no sprint normal a carroceria de zagato era mais leve 120 kg e aerodinamica e o motor era ainda mais potente 165 cv para uma final acima de 220 km/h um senhor jk nao e mesmo
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