a formula 1 chegou ao circuito toscano de mugello neste ultimo fim de semana exatamente como fora a monza no fim de semana anterior a austria e ao reino unido tudo exatamente igual 10 equipes 20 pilotos e 20 carros mercedes na liderança ferrari e red bull racing logo atras uma briga boa na intermediaria liberty media no comando lewis hamilton tentando mudar o mundo em sua posiçao privilegiada tudo como sempre foi exceto na garagem da williams pela primeira vez em 51 anos de formula 1 frank williams ou sua filha claire nao estavam presentes ao menos nao como atores do circo a williams agora e definitivamente a empresa profissionalizada que foi desenhada para ser em 1977 quando frank ainda sem o sir a frente do nome encontrou patrick head tambem ainda sem o titulo honorifico que hoje ostenta apesar de ter sido um coadjuvante discreto nas ultimas decadas frank williams e um dos nomes mais importantes da historia da formula 1 nao por ter sido chefe de uma equipe vencedora — quem concederia um titulo nobiliarquico a flavio briatore — mas por ter sido uma peça chave na transiçao da formula 1 garagista para a formula 1 multibilionaria frank williams foi ao mesmo tempo o ultimo garagista e o primeiro ceo da formula primeiro com sua frank williams racing cars criada com todo o dinheiro que tinha levada ao longo de oito anos sob sangue suor e lagrimas — um eufemismo para a condiçao de courage frank e ginny respectivamente — ate a venda para walter wolf o que lhe permitiu fundar a williams grand prix engineering foi quando ele mudou a historia transformando se em uma empresa voltada a engenharia de ponta foi tambem quando ele deu inicio a uma serie de vitorias e titulos que nenhum garagista alem de enzo ferrari conseguiu conquistar frank williams alias foi o unico garagista que conseguiu superar a ferrari no campeonato de construtores em 1998 com apenas duas decadas de vitorias sua equipe ja tinha conquistado nove mundiais — um a mais que a ferrari que so igualou a williams no ano seguinte e como nao poderia ser diferente a williams ainda criou ao menos quatro carros que se nao mudaram a historia da formula 1 aceleraram a evoluçao tecnica da categoria e escreveram a historia como alguns dos mais importantes de todos os tempos fw07 1979 a 1981 por que foi importante foi o primeiro carro da williams com efeito solo o primeiro a vencer um gp o primeiro a vencer o campeonato de pilotos e o primeiro a vencer o campeonato de construtores apesar do numero sete no nome este foi apenas o segundo carro da williams e o tambem o carro que levou a equipe a sua primeira vitoria ao seu primeiro titulo de construtores e ao primeiro titulo de pilotos depois de receber uma quantidade inimaginavel de dinheiro saudita em 1978 frank williams e patrick head projetaram o primeiro de todos os williams o fw06 usado na temporada daquele ano o carro era rapido porem tinha problemas de confiabilidade entao para a temporada seguinte head juntou se a neil oatley e frank dernie para desenvolver seu sucessor o fw07 era um carro de efeito solo muito parecido com o lotus 79 que havia vencido a temporada anterior — ele ate foi desenvolvido no mesmo tunel de vento que o rival ha quem diga que ele era basicamente uma copia do lotus 79 suficientemente modificado para nao causar controversias embora peter wright da lotus tivesse certeza de ter sido plagiado https //youtu be/d6qidolc1gq alem da aerodinamica avançada o carro tambem usava o motor cosworth dfv e se mostrou um candidato forte ao titulo com alan jones e clay regazzoni o problema e que o carro nao foi confiavel como o lotus 79 nas primeiras corridas minando a chance de a williams conquistar o titulo naquele ano mesmo assim jones venceu quatro corridas e regazzoni uma alem de ter pontuado em todas as provas que terminou com isso a williams se tornou a vice campea daquele ano pressionando a lotus e mostrando que ja havia encontrado o caminho para a vitoria em 1980 regazzoni foi substituido por carlos reutemann que junto de alan jones evoluiram o desenvolvimento da suspensao e do acerto do carro com as mudanças a capacidade de produzir downforce era tanta que o fw07 dispensou as asas dianteiras e foi rebatizado como fw07b o desempenho do ano anterior se repetiu jones venceu quatro enquanto reutemann venceu uma mas pontuou em todas as corridas que terminou desta vez sem o desempenho capenga das primeiras provas jones conseguiu pontos suficientes para se tornar o primeiro campeao pela williams e a dupla deu a equipe seu primeiro titulo de construtores o carro ainda teria uma evoluçao para 1981 com uma nova suspensao ainda mais firme para compensar o banimento das saias laterais moveis usadas para gerar o efeito solo ate entao elas eram feitas de material flexivel o que permitia manter o fluxo aerodinamico sob o carro apesar das ondulaçoes e do trabalho da suspensao contudo com a proibiçao do uso de saias moveis a suspensao precisou ficar mais firme para manter a altura do carro estavel e conter o fluxo sob o carro o resultado foi um carro extremamente rapido a ponto de brigar pelo titulo novamente mas desta vez com o argentino carlos reutemann porque alan jones detestou o carro — segundo ele o fw07c destruia seus orgaos internos — e se concentrou no desenvolvimento de uma suspensao hidraulica o que lhe rendeu algum atrito com frank williams enquanto isso reutemann disputou o titulo ate a ultima volta da ultima prova contra nelson piquet mas acabou perdendo o campeonato por apenas um ponto a williams contudo manteve o titulo de construtores por mais um ano pois a brabham teve 80% de seus pontos conquistados somente por nelson piquet o fw07 ainda teve uma quarta evoluçao que jamais disputou um gp o fw07d ganhou um segundo eixo traseiro para se tornar o segundo carro de seis rodas da formula 1 depois do tyrrell p34 diferentemente dele contudo o williams tinha quatro rodas motrizes visando melhorar a aderencia na saida de curvas o carro foi testado por alan jones em donington park e o conceito acabou adotado em seu sucessor o fw08 fw11 1986 e 1987 por que foi importante foi o carro que fez a suspensao ativa funcionar na formula 1 alem de ter motivado frank williams durante sua recuperaçao e trazido mais dois titulos de construtores para a williams em 1986 a formula 1 ja era bem diferente daquela categoria de 1981 quando a williams venceu seu ultimo titulo com o fw07 os carros usavam motores turbo o efeito solo era proibido e nelson piquet agora defendia a williams para aquela temporada patrick head e frank dernie desenvolveram um carro completamente novo com um projeto aerodinamico avançado e um chassi mais equilibrado para aquele que na epoca era o motor mais potente do grid o honda ra166e — que chegava aos 1 250 cv em configuraçao de classificaçao e passava dos 800 cv em configuraçao de corrida segundo patrick head https //www youtube com/watch v=qfxkmaqkoae naquela primeira temporada o carro era mais equilibrado que os demais especialmente em termos aerodinamicos e seus dois pilotos tinham tudo para conquistar o titulo se nao fosse propria disputa interna entre nelson piquet e nigel mansell e o tragico acidente que deixou frank williams tetraplegico com isso alain prost correu por fora marcou mais pontos que cada um dos dois e levou o caneco para a frança a williams ao menos ficou com o titulo de construtores porque a dupla venceu nove das 16 corridas e ainda faturou cinco segundos lugares e cinco terceiros lugares a esposa de frank williams ginny disse na epoca que o desempenho do carro na temporada de 1986 acabou estimulando seu marido durante a recuperaçao do acidente que o deixou tetraplegico alem disso naquele mesmo ano nelson piquet fez um acordo com a williams ajudaria o time a desenvolver a suspensao ativa e teria a vantagem de usa la exclusivamente em algumas provas enquanto mansell continuaria com a suspensao passiva [caption id= attachment_269252 align= aligncenter width= 999 ] mansell o 11b foi o carro mais incrivel que ja pilotei [/caption] foram 18 meses de desenvolvimento ate a estreia do sistema no carro de nelson piquet no gp da italia na classificaçao nelson quebrou o recorde de velocidade da temporada a 352 135 km/h largou da pole position e ainda venceu a prova com quase 2 segundos de vantagem sobre ayrton senna e 49 segundos sobre nigel mansell embora nao tenha sido o primeiro carro com suspensao ativa da formula 1 o fw11b de 1987 foi o primeiro a vencer uma corrida com esse tipo de suspensao isso porque a lotus testou um sistema ativo em 1983 quando mansell dividia a garagem da equipe com elio de angelis mas o sistema da lotus nunca funcionou como deveria e era bem mais pesado que o da williams https //www youtube com/watch v=mpjkhge6fpi devido a ma experiencia com a suspensao ativa da lotus o desenvolvimento na williams ficou a cargo de nelson piquet o primeiro setup foi testado no fw09 de 1984 que rodava suavemente mas era dificil de controlar o sistema foi evoluido ao longo da temporada de 1986 e 1987 quando nelson piquet fez um teste em imola com a suspensao redesenhada e ja instalada em um fw11b nestes testes ele completou 59 voltas com um tempo tres minutos mais baixo que o de mansell na vitoria do gp de san marino de 1986 a suspensao estreou com piquet na italia mas a carencia da exclusividade de uso de piquet nao foi respeitada e mansell acabou recebendo o mesmo setup ja na corrida seguinte em portugal nelson nao voltou a vencer na temporada depois da italia mas assim mesmo faturou o titulo de pilotos daquele ano fw14 1991 e 1992 por que foi importante foi o carro de formula 1 mais avançado de todos os tempos em sua configuraçao final mansell teria novamente sua chance cinco anos mais tarde com outro super williams o fw14 desenvolvido em 1991 por pressao da renault que nao estava contente a williams apesar do desempenho competitivo de 1989 e 1990 seu projetista chefe foi adrian newey que foi trazido da march depois de passar os anos 1980 nos eua e viu nos cofres da williams o orçamento para tirar suas ideias do papel o projeto era tao promissor que nigel mansell desistiu de se aposentar e voltou a equipe em 1991 https //www youtube com/watch v=bqpso4eeknq como tantos novos projetos o fw14 era instavel no começo com muitos problemas de confiabilidade apesar de ter um motor ja bem desenvolvido — o renault v10 de 3 5 litros a medida em que evoluiu contudo o carro se tornou imbativel mansell venceu na frança na inglaterra na alemanha na italia e na espanha enquanto riccardo patrese venceu no mexico e em portugal alem disso eles ainda conquistaram cinco segundos lugares e quatro terceiros lugares nao deu pra vencer o titulo — que foi levado por senna e pela mclaren com berger no outro carro — mas foi um vice campeonato promissor especialmente porque a williams nao parou de evoluir o carro principalmente na problematica transmissao semi automatica que era a causa dos problemas de confiabilidade em 1991 no controle de traçao e na suspensao ativa com tudo isso bem acertado o fw14 se tornou o carro a ser batido em 1992 a dupla mansell patrese quase fez cinco dobradinhas seguidas — o italiano abandonou aquela que poderia ter sido a quarta consecutiva no gp da espanha vencido por mansell https //www youtube com/watch v=erkae7hdwky com o acerto de suspensao muito mais adequado ao estilo de mansell ele ainda venceu outros tres gp em sequencia frança gra bretanha e alemanha e conquistou o gp de portugal no fim da temporada nove vitorias em 16 provas mais tres segundos lugares e o trofeu finalmente iria para sua sala de estar patrese venceu apenas o gp do japao e terminou outras oito provas no podio a williams voltava a conquistar o mundial de construtores depois de cinco anos https //www youtube com/watch v=bzkxgsogc54 por um curto periodo de tempo o fw14b como era chamada a versao de 1992 foi o carro mais avançado a disputar uma prova de formula 1 ele tinha cambio semi automatico suspensao ativa controle de traçao e abs — alem da aerodinamica superior a da concorrencia fw18 1996 por que foi importante manteve a competitividade da williams apos o banimento de seus carros tecnologicos levou o desenvolvimento aerodinamico a um novo patamar e serviu como base para os ultimos titulos da equipe com as assistencias eletronicas proibidas a partir da temporada de 1994 a williams voltou a estaca zero como o fw16 daquela temporada evoluiu para o fw17 no ano seguinte ate que em 1996 o regulamento exigiu uma nova celula de proteçao que modificou o layout dos carros adrian newey fez sua magica e criou o carro mais rapido e mais equilibrado do grid https //www youtube com/watch v=o6ekhesyhrq com o novo regulamento a posiçao do piloto acabou mais baixa tornando se mais confortavel mas tambem reduzindo o centro de gravidade do carro e newey o desenvolveu em torno desta caracteristica alem disso o carro ainda usava o confiavel e bem desenvolvido motor v10 da renault e foi acertado ao longo de 9 000 km de testes pre temporada por damon hill as caracteristicas do carro ainda se mostraram adequadas ao estilo de pilotagem de hill e seu equilibrio ajudou na adaptaçao do estreante jacques villeneuve ao longo da temporada o fw18 venceu 12 das 16 provas — oito vezes com hill e quatro com villeneuve eles ainda chegaram sete vezes em segundo lugar e pontuaram em outras duas provas cada um resultado damon hill campeao como seu pai e a williams com mais um titulo de construtores na sala de trofeus
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