FlatOut!
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Sessão da manhã

Pegue uma carona alucinante no Subaru WRX STI recordista do circuito da Ilha de Man

Parece que a Subaru ouviu nossos lamentos e decidiu divulgar o vídeo onboard da espetacular volta de Mark Higgins pelo circuito da Ilha de Man! Se você quer saber como é andar a 267 km/h em um dos circuitos mais perigosos do planeta, esta é sua chance! Tem coragem?

O WRX STI de Higgins foi ligeiramente modificado com gaiola de proteção, novas pinças de freio e amortecedores mais resistentes — segundo a Subaru por óbvias razões de segurança. Contudo, talvez tenha sido por desencargo de consciência — nos 22 minutos de vídeo não faltam trechos que deixam bem claro que, caso algo desse errado (um pouso mal calculado, uma curva mal planejada), o acidente resultante seria fatal.

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E não só para o piloto: em vários pontos do circuito a multidão estava na beira da pista para ver e ouvir o STI de perto. Do ponto de vista de Higgins, eram só várias cabecinhas borradas — imagine, então, o desastre que seria se o carro escapasse da pista e fosse para cima do público (como aos 8:30 do vídeo, quando ele faz uma curva à direita com o pé embaixo a 140 mph, ou 225 km/h). Na verdade é melhor nem pensar nisso — muito melhor é tomar esta aula de pilotagem, com direito a velocímetro e monitor cardíaco em tempo real.

Muito melhor é se concentrar na pilotagem precisa e calculada de Higgins — que comenta no vídeo e conhece o circuito, as curvas e cada um dos movimentos que seu corpo realizou para controlar o Subaru WRX STI 2015 com maestria ao longo dos 60 km e mais de 200 curvas do Snaefell Mountain Course.

O vídeo abaixo traz alguns detalhes interessantes sobre o WRX STI recordista. Além das modificações de segurança, o carro também teve a assistência elétrica da direção trocada por um sistema convencional de direção hidráulica — para que o piloto tivesse maior feedback sobre o piso acidentado — e o módulo de controle do motor teve o limitador de velocidade retirado.

Dominick Infante, gerente de produto da Subaru, explica que os carros vendidos no mercado tem velocidade limitada a 250 km/h por questão de segurança — algo que talvez não signifique muito para alguém que se dispõe a quebrar um recorde em Manx.

Agora, dizem que a volta seria ainda mais rápida se os colhões de Mark Higgins não fossem gigantescos e feitos de adamantium

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