nao sei se e o mesmo para voces mas quando o assunto e peugeot no automobilismo instantaneamente penso no 205 turbo 16 o monstro turbinado que foi o maior vencedor do mitico grupo b na era mais insanamente irresponsavel do campeonato mundial de rali o hot hatch de motor central traseiro conquistou 13 vitorias em 1985 e 1986 garantindo dois titulos para a fabricante francesa depois penso no peugeot 405 t16 com o qual ari vatanen subiu o percurso de 20 km da montanha de pikes peak nos eua em 1988 um carro que nao por coincidencia usava o mesmo powetrain do 205 t16 na forma de um motor 1 8 turbo que passava tranquilamente dos 600 cv embora a peugeot dissesse que ele tinha no maximo 550 cv nao e a toa que a peugeot construiu sua reputaçao entre os entusiastas usando seus pocket rockets eles se aproximam mais do sucesso da marca nos ralis https //www youtube com/watch v=ueuzg37gfdm acontece que nem so de ralis viveu a peugeot sport foi em 1988 que os franceses deram inicio a seu programa no campeonato de prototipos esporte da fia o wsc/wec world sportscar championship ou world s endurance championship um esforço que foi extremamente bem sucedido ainda que acabe ficando na sombra das conquistas da peugeot no wrc estou tocando no assunto porque como voce deve ter visto no zero a 300 de hoje a peugeot anunciou seu retorno a le mans e ao wec disputando o campeonato na nova categoria hypercars nao queremos nos precipitar mas isto abre a possibilidade de um futuro hipercarro de rua da peugeot feito em parceria com a oreca e a rebellion o quartel general da equipe peugeot talbot sport no mundial de endurance ficava em velizy villacoublay nos suburbios de paris fundada em 1988 a equipe tinha a missao de entrar no wsc como o campeonato se chamava na epoca em 1990 ou seja eles tinham dois anos para trabalhar no carro e deixa lo pronto para as pistas talvez como aquecimento a peugeot mostrou no salao de paris daquele mesmo ano o conceito oxia descrito na epoca como uma mistura de monstro do grupo b e prototipo do grupo c ele tinha uma estrutura do tipo favo de mel ou honeycomb em ingles carroceria de fibra de carbono e atras dos bancos um v6 prv peugeot renault volvo o mesmo motor do delorean dmc 12 com dois turbos e preparaçao para superar os 800 cv o bastante para levar o carro ate os 350 km/h embora fosse um conceito o peugeot oxia era totalmente funcional [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243989 243990 ] a equipe de endurance assim como a equipe de rali era comandada por jean todt embora houvesse suspeitas de que o oxia fosse servir como base para o prototipo no fim das contas o projeto tomou um rumo diferente a partir de 1990 o wsc passou a exigir que os carros tivessem motores naturalmente aspirados de ate 3 5 litros a peugeot na epoca nao tinha muitas restriçoes orçamentarias e imediatamente começou a desenvolver um novo motor do zero como contamos na nossa serie sobre as lendas do wrc ja ha alguns anos o v10 chamado sa35 a1 era todo feito de aluminio tinha comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e bancadas separadas por um angulo de 80° com diametro e curso de 91 mm por 53 8 mm o motor deslocava exatos 3 499 cm³ girava alto e roncava muito bonito e ainda desenvolvia 650 cv a 12 500 rpm ele era acoplado a uma caixa manual de seis marchas bons tempos que levava toda a força para as rodas traseiras detalhe ele so pesava 750 kg minimo exigido pelo regulamento graças ao uso de fibra de carbono e ao emprego do v10 como componente estrutural tanto o motor quanto a construçao do carro lembravam bastante os formula 1 da epoca mas a peugeot disfarçava este fato usando uma belissima carroceria de fibra de carbono inspirada pelos carros de rali e aos modelos de rua da marca francesa e tambem havia traços do proprio oxia especialmente na dianteira a suspensao era do tipo duplo wishbone na dianteira e na traseira com amortecedores do tipo push rod nas rodas da frente a direçao tinha assistencia hidraulica e os freios eram de carbono ceramica nas quatro rodas https //www youtube com/watch v=cy_vvny8xhs o carro ficou pronto em meados de 1990 e ainda teve tempo de competir em algumas corridas a titulo de experiencia ja nao havia tempo de disputar o campeonato foi o suficiente para dar cabo de alguns problemas mecanicos e tambem de modificar a carroceria para melhorar a aerodinamica ainda que em detrimento da semelhança com os carros de rua a temporada de 1991 disputada por completo acabou muito bem para a peugeot embora a jaguar tenha sido a campea com os prototipos xjr 12 e xjr 14 a peugeot ficou logo atras com o vice campeonato nas maos com vitorias da dupla mauro baldi e philippe alliot em suzuka; e de yannick dalmas e keke rosberg nas etapas da frança magny cours e mexico autodromo hermanos rodriguez https //www youtube com/watch v=xge0f mqlqq a gloria veio em 1992 quando o peugeot 905 estreou um novo motor o sa35 a2 que entregava 670 cv a peugeot venceu nada menos que cinco das seis corridas a exceçao foi a primeira etapa em monza onde os vencedores foram os japoneses da toyota nas demais provas so deu peugeot com destaque para a vitoria de yannick dalmas derek warwick e mark blundell nas 24 horas de le mans a verdade porem era que o wsc estava em seu pior momento as mudanças no regulamento haviam afastado as equipes pequenas por conta dos altos custos e mesmo as equipes de fabrica estavam mais preocupadas com outros campeonatos como o wrc que estava indo bem sob o regulamento do grupo a e a propria formula 1 a peugeot tinha um carro e tanto mas nao havia concorrencia a altura https //www youtube com/watch v=z4vk7vqu0rw assim o campeonato foi cancelado e nao houve disputa por titulo sem 1993 as 24 horas de le mans foram realizadas e novamente a peugeot tomou a prova de assalto as tres primeiras posiçoes ficaram com tres peugeot 905 atras deles os toyota a unica outra fabricante que se inscreveu e um pelotao de prototipos antigos de equipes particulares com o fim da festa a peugeot decidiu explorar outras aguas aproveitando que tinha um belo v10 praticamente pronto os franceses migraram para a formula 1 fornecendo motores para a mclaren a jordan e a prost entre 1994 e 2000 sem grandes resultados foi uma maneira dura de perceber que a formula 1 estava em outro nivel tecnicamente falando mas que o ronco era bonito ah isso era https //www youtube com/watch v=lw5monxbtyo e foi por isso que ja em 1999 a peugeot retornou ao wrc onde com o peugeot 206 conseguiu novamente se destacar conquistando titulos em 2000 2001 e 2002 o retorno aos prototipos esporte so veio em 2007 em um esforço encabeçado pelo diretor michel barge como acontecera em 1988 o primeiro indicativo da nova empreitada foi a apresentaçao de um conceito no salao de paris desta vez porem o carro era um seda de luxo com um motor v12 a diesel de 5 5 litros i 908 rc com seus 710 cv e 122 4 kgfm de torque moderados por uma transmissao sequencial de seis marchas o carro revelava o powertrain que prototipo le mans da peugeot usaria no ano seguinte tanto que o v12 ficava montado em posiçao central traseira exatamente como no carro de corridas o chamado peugeot 908 hdi fap estreou nos 1 000 km de monza de 2007 prova que foi vencida pelos pilotos marc gene e nicolas minassian revezando ao volante nas 24 horas de le mans que eram o principal objetivo da peugeot stephane sarrazin conseguiu a pole para os franceses superando a audi que vinha desde o ano 2000 como uma das maiores forças da competiçao na corrida porem a superioridade da audi prevaleceu ainda assim no fim da temporada a peugeot ficou com o titulo e o bom desempenho se repetiu no ano seguinte sarrazin obteve a pole novamente com outros dois peugeot nas duas posiçoes seguintes os tres carros terminaram a corrida em segundo terceiro e quinto lugares a vitoria em le mans veio enfim em 2009 sob o comando de olivier quesnel que ja era diretor da equipe da citroen no wrc e merecia credito por dois titulos consecutivos em 2008 e 2009 outros dois viriam em 2010 e 2011 sarrazin de forma que ja estava ficando previsivel ficou com a pole position mas foi o carro de david brabham gene wurz e alexander wurz que venceu a corrida o trio composto por franck montagny sebastien bourdais e o proprio sarrazin foi o segundo https //www youtube com/watch v= ezeyj2ohfy o fim da historia porem estava proximo depois de uma corrida abaixo da media na ediçao de 2010 onde problemas mecanicos favoreceram a audi em sua vitoria tripla em 2011 a peugeot estava com as duas maos no caneco mas o audi r18 conduzido por marcel fassler andre lotterer e benoit treluyer acabou cruzando a linha de chegada com menos de 14 segundos de vantagem sobre o segundo colocado o peugeot 908 de sebastien bourdais simon pagenaud e pedro lamy a peugeot aproveitou a deixa para anunciar em janeiro de 2012 que nao iria participar do recem criado mundial de endurance wec citando como motivos a recessao da economia e as baixas vendas de seus carros que minavam os recursos para continuar o desenvolvimento dos prototipos como sabemos atualmente as coisas dentro da psa estao melhores a fabricante europeia adquiriu a opel recentemente e esta em uma otima fase no mercado e a criaçao da categoria hypercar tornou a competiçao atraente para as fabricantes mais uma vez com isto nao se surpreenda se a peugeot mostrar mais um conceito especial para celebrar seu retorno ao wec
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