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Carros Antigos História

Pontiac Fiero: quando a GM transformou um carro popular em um esportivo de motor central-traseiro

No início da década de 1980 o mercado automotivo norte-americano estava passando por uma crise de identidade. Os anos 70 foram marcados pela crise do petróleo, que tirou o foco dos carros grandes e beberrões com motor V8, e consolidou os importados japoneses no mercado. Afinal, eles ofereciam economia de combustível bem mais razoável; mecânica moderna, robusta e confiável; e preços competitivos. Aproveitando o momento, os japoneses começaram a inundar os EUA com carros esportivos, como o Mazda RX-7, o Nissan 300ZX e o Toyota MR2. Este último é um dos esportivos japoneses mais populares entre os entusiastas norte-americanos, pois reunia estilo atraente, motor central-traseiro razoavelmente potente (o 1.6 supercharged tinha respeitáveis 145 cv) e dinâmica para lá de bem acertada. E não custava uma pequena fortuna. Identificando esta tendência, a Pontiac decidiu colocar no mercado algo parecido em 1984: o Fiero – um carro bem intencionado, mas que não entregava exatamente o que promet