no inicio da decada de 1980 o mercado automotivo norte americano estava passando por uma crise de identidade os anos 70 foram marcados pela crise do petroleo que tirou o foco dos carros grandes e beberroes com motor v8 e consolidou os importados japoneses no mercado afinal eles ofereciam economia de combustivel bem mais razoavel; mecanica moderna robusta e confiavel; e preços competitivos aproveitando o momento os japoneses começaram a inundar os eua com carros esportivos como o mazda rx 7 o nissan 300zx e o toyota mr2 este ultimo e um dos esportivos japoneses mais populares entre os entusiastas norte americanos pois reunia estilo atraente motor central traseiro razoavelmente potente o 1 6 supercharged tinha respeitaveis 145 cv e dinamica para la de bem acertada e nao custava uma pequena fortuna identificando esta tendencia a pontiac decidiu colocar no mercado algo parecido em 1984 o fiero um carro bem intencionado mas que nao entregava exatamente o que prometia e se tornou quase um mico no caso do pontiac fiero o quase faz toda a diferença magoas passadas desde os anos 1960 a pontiac tentava convencer a general motors a autorizar o desenvolvimento de um esportivo mas sempre esbarrava em um obstaculo o chevrolet corvette menina dos olhos da gm que nao poderia ter suas vendas ameaçadas por concorrencia interna voce deve lembrar do pontiac banshee conceito criado em 1964 por john delorean que previa um cupe esportivo compacto e acessivel para brigar com o ford mustang pois a gm barrou o projeto e ainda aproveitou suas linhas em 1968 na terceira geraçao do corvette injustiça o pontiac fiero quase teve o mesmo destino concebido na segunda metade da decada de 1970 o projeto propunha originalmente um esportivo compacto com suspensao independente totalmente nova e um motor v6 atras dos bancos algo que nao foi recebido muito bem pelos executivos da gm por novamente representar uma ameaça ao corvette; e tambem porque aquela altura a crise do petroleo ainda reverberava em 1978 porem os engenheiros responsaveis pelo conceito do fiero propuseram uma mudança no foco do carro manter suas linhas futuristas e bem resolvidas e claramente inspiradas pelos carros japoneses porem utilizar componentes de prateleira e um motor de quatro cilindros bem menos potente para oferecer aquilo que seria considerado um carro esportivo por fora porem popular por baixo da carroceria que por acaso tinha dois lugares e motor central traseiro ainda assim a pontiac deu um jeito de incorporar algumas caracteristicas bastante inovadoras ao fiero o que de certa forma era refletido no nome do carro em italiano fiero quer dizer orgulhoso enquanto em espanhol quer dizer feroz ou valente era incrivel o que a pontiac havia conseguido fazer com um orçamento tao pequeno apenas us$ 400 milhoes uma fraçao do que a gm geralmente reservava para os projetos mais importantes como o corvette o carro tinha um visual decididamente distinto dos outros gm com formas compactas retilineas e quase futuristas estrutura do tipo spaceframe feita de aço e paineis de fibra de vidro neste aspecto ele era um carro totalmente inedito mecanicamente porem ele era uma coleçao de peças de prateleira a suspensao por exemplo utilizava o arranjo macpherson do chevrolet citation na traseira e pegava emprestado o sistema de braços sobrepostos do chevrolet chevette o norte americano na dianteira o motor era o quatro cilindros iron duke quatro cilindros de 2 5 litros derivado do motor v8 pontiac frequentemente confundido com o motor quatro cilindros usado pelo chevrolet opala no brasil o iron duke era igualmente rustico todo de ferro fundido e comando no bloco era um motor pesado com injeçao de combustivel monoponto capaz de entregar 92 cv quase anacronico em um carro como o fiero a gm havia acabado de lançar um novo quatro cilindros mais moderno com cabeçotes de aluminio e um novo sistema de injeçao mas o orçamento limitado da equipe por tras do fiero forçou o carro a adotar o arcaico iron duke o mesmo aconteceu com a transmissao a antiquada porem confiavel caixa manual de quatro marchas da chevrolet havia tambem uma igualmente antiga transmissao automatica de tres marchas como opcional nao era o pacote mais inspirador mas o carro que chegou as concessionarias em 1983 impressionou pelo que se via nao pelo que estava escondido sob o que se via alem do toyota mr2 o fiero tambem lembrava uma ferrari contemporanea e este era o cartao de visitas de sua campanha a gm tratou de vender o fiero como um carro feito para o dia a dia com o visual e o comportamento dinamico de um esportivo porem os custos de manutençao e o consumo de combustivel de um carro popular https //www youtube com/watch v=pi 04bw2zys os objetivos foram parcialmente cumpridos embora tivesse desempenho fraco por conta do motor antiquado o fiero tinha dinamica excepcional para sua faixa de preço um esportivo popular parte da campanha de lançamento incluiu colocar o pontiac fiero como pace car da indy 500 de 1984 dando origem a uma ediçao especial de 2 000 replicas do carro usado na corrida vendidas ao publico bom de olhar e de dirigir alem de razoavelmente bem acabado apesar da quantidade copiosa de plastico no interior o fiero foi um sucesso instantaneo entre que entre agosto de 1983 quando teve inicio a produçao do fiero e o fim de 1984 foram vendidos mais de 136 000 exemplares do pontiac fiero para se ter ideia a meta era de 80 000 exemplares era como se os engenheiros por tras do fiero tivessem provado seu ponto seu esportivo popular era um sucesso e foi por isso que para a linha 1985 eles finalmente colocaram no carro o motor que ele deveria ter tido desde o inicio um v6 tanto que mesmo dizendo a cupula da gm que o fiero so teria um quatro cilindros a equipe responsavel pelo carro fez questao de tornar o projeto compativel com um v6 desde o inicio com bloco de ferro fundido cabeçotes de aluminio comando atuado por varetas e um inedito sistema de injeçao multiponto o motor de 2 8 litros tinha 140 cv um salto de 48 cv em relaçao ao quatro cilindros era o bastante para que o fiero v6 fosse de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com maxima de 198 km/h o quatro cilindros para se ter ideia levava 11 3 segundos para chegar aos 100 km/h e nao alcançava os 170 km/h os incrementos a linha continuaram com o passar dos anos em junho de 1986 foi adotada uma nova caixa manual getrag de cinco marchas em janeiro de 1987 foi apresentado o pontiac fiero gt que tinha uma dianteira mais aerodinamica e caimento mais suave entre o teto e a extremidade traseira fazendo do carro um fastback o motor de quatro cilindros tambem passou por atualizaçoes naquele ano ganhando um sistema de igniçao sem distribuidor e um novo coletor de admissao para entregar 98 cv um ganho de 6 cv a versao com motor de quatro cilindros alias vendia mais que o modelo com motor v6 pois era us$ 5 000 mais barata foi em 1988 que o pontiac fiero passou por sua ultima revisao de projeto recebendo um sistema de suspensao traseira independente do tipo three link e freios a disco nas quatro rodas solucionando um dos pontos fracos do fiero de acordo com a imprensa especializada [caption id= attachment_215839 align= aligncenter width= 1300 ] sony dsc[/caption] apesar das constantes melhorias o desempenho do pontiac fiero nas vendas nao seguiu o mesmo caminho com o passar dos anos em 1985 foram produzidos cerca de 76 000 exemplares com uma leve melhora em 1986 quando foram fabricadas 83 000 unidades em 1987 foram feitos 46 500 exemplares e a produçao de 1988 nao chegou aos 27 000 ainda que o desempenho do fiero ficasse aquem do que seu visual sugeria o maior de seus problemas nao era o carro em si mas a concorrencia tambem em 1984 foi lançado nos estados unidos o honda cr x fastback de traçao dianteira feito com base no excelente honda civic de terceira geraçao embora fosse um carro muito mais simples que o fiero e menos potente com um motor 1 5 de 91 cv o honda cr x conseguia ser tao rapido quanto ele nas retas e ate superior a ele em dinamica graças a seu baixo peso e ao excelente acerto feito pelos japoneses costuma se dizer que o cr x foi o carrasco do pontiac fiero no mercado https //www youtube com/watch v=jncdhu5 _s4 embora esta noçao faça sentido o fato e que ja no fim dos anos 1980 a general motors começou um processo de diluiçao da marca pontiac o fiero com todos os seus defeitos era um bom representante da imagem inovadora que a pontiac havia construido na decada de 1960 nao vamos esquecer que foram eles por exemplo quem criaram o primeiro muscle car na forma do pontiac gto em 1964 e a medida em que a gm transformava a pontiac em uma marca de carros rebatizados acabando com boa parte de sua identidade carros como o fiero nao tinham mais espaço na linha a pontiac ate chegou a dar inicio ao trabalho de desenvolvimento da segunda geraçao do pontiac fiero um carro de linhas mais arredondadas e suaves que deveria estrear em 1989 como modelo 1990 alguns prototipos chegaram a ser feitos mas ja em agosto de 1988 a matriz deu a ordem para que a produçao fosse encerrada para piorar no ano seguinte chegou aos eua um pequeno roadster de origem japonesa com motor dianteiro traçao traseira baixo peso e excelente dinamica chamado mazda mx 5 miata que simplesmente dominou o segmento as vendas do fiero nao justificavam o investimento em uma segunda geraçao com um rival tao dificil de enfrentar o legado se nos aspectos tecnicos o pontiac fiero era um carro frustrante de certa forma o fato de oferecer layout de motor central traseiro suspensao traseira independente manutençao barata e visual interessante fez dele um classico cult com mais de 360 000 exemplares vendidos em quatro anos o fiero nao e exatamente raro e hoje em dia e um carro muito barato nos eua e possivel comprar um exemplar integro e rodando por us$ 5 000 enquanto os melhores nao passam dos us$ 10 000 se voce so quiser um project car e pretende fazer um overhaul completo trocando o motor existem kits prontos que lhe permitem colocar um v8 ls no cofre sem alteraçoes no chassi ou na carroceria colocando freios melhores e modificando a suspensao pode encontrar um carro meio judiado para servir como base por ainda menos mas o que realmente tornou o fiero parte da cultura automotiva popular norte americana sao os kits de conversao ja na decada de 1980 alguns fabricantes de replicas perceberam que era possivel remover todos os paineis da carroceria de um fiero em uma tarde e trataram de criar kits com outros desenhos de carroceria para serem instalados sobre a estrutura do pontiac nao muito diferente do que as fabricantes fora de serie fizeram no brasil nos anos 70 e 80 e muito comum ver kits para transformar o fiero em uma replica de ferrari os famosos fierorrari mas tambem existem conversoes para modelos da lamborghini como o countach o diablo e o miura; e alguns hereges ate transformam o pontiac fiero em uma replica do ford gt40 https //www youtube com/watch v=ouvrkovtz68 a propria pontiac ofereceu seu proprio kit de conversao em 1987 e 1988 algumas concessionarias ofereciam o pontiac fiero mera que recebia uma carroceria praticamente identica a da ferrari 308 apenas 241 exemplares do fiero mera foram feitos o que tornam a versao uma das mais cobiçadas entre os fas do esportivo
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