ha pouco mais de 20 anos quando eu estava no ensino medio nosso professor de matematica teve um infarto e precisou se afastar do trabalho por seis meses em seu lugar veio ironicamente seu antecessor um sujeito baixinho de quase 80 anos que nos ensinou a usar o microsoft messenger tao bem quanto ensinou os numeros complexos era um genio incompreendido o velho paulinho na primeira prova com ele um colega mais malandro que estudioso perguntou se poderiamos usar calculadora pode voces nao sabem matematica mesmo foi a resposta o velho mestre tinha razao nao adiantava usar uma calculadora sem conhecer a teoria por tras dela a calculadora evidentemente nao ajudou ninguem a tirar uma nota superior a nove a turma sabia usar a calculadora para fazer as operaçoes basicas mas elas eram apenas uma parte do assunto a formulaçao destas operaçoes a teoria e a logica que as formavam era o que estava sendo colocado a prova se soubessemos colocar isso na calculadora seria justo tirar um 10 se nao soubessemos a calculadora nao faria diferença um exemplo pratico deste ponto de vista do meu antigo professor sao as estatisticas despejadas no noticiario dezenas de vezes por dia numeros sao apenas numeros se voce nao atribui significados a eles mas as estatisticas vao alem disso recentemente uma consultoria chamada kantar divulgou um estudo global chamado mobility future no qual entrevistou mais de 20 000 pessoas de 31 cidades e 53 especialistas para formular uma perspectiva da mobilidade ao longo desta proxima decada segundo o estudo 25% dos habitantes gostariam de usar um modo de transporte diferente atualmente e 10% irao de fato mudar sua forma de transporte em sao paulo o percentual de cidadaos que efetivamente mudara seu meio de transporte chegara a 21% com base nisso sites de noticias divulgaram que o uso do carro em sao paulo ira diminuir 28% ate 2030 o problema e que o dado foi divulgado isoladamente ou seja nao ha um contexto que permita sua interpretaçao e mais ou menos como minha turma com a calculadora em maos sem saber o que fazer temos os numeros temos uma ferramenta mas nao sabemos como aplica los a realidade pare por um instante releia a afirmaçao 25% dos habitantes gostariam de usar um modo de transporte diferente atualmente e responda a si mesmo o que ela significa ela nao significa nada alem da disposiçao das pessoas em mudar a forma de se locomover na cidade mas o que isso significa de fato absolutamente nada porque nao ha um contexto eles estao dispostos a mudar para qual meio de transporte em quais condiçoes eles estao dispostos a mudar por quais razoes eles querem mudar o que precisa acontecer para que a mudança ocorra [caption id= attachment_251766 align= aligncenter width= 689 ] 75% nao quer mudanças[/caption] ao mesmo tempo o estudo fala que 43% dos usuarios de transporte coletivo gostariam de encontrar uma alternativa de transporte as perguntas de contextualizaçao tambem se aplicam aqui por que as pessoas que usam o transporte coletivo estao dispostas a mudar seu meio de locomoçao com base nestes dados — talvez em outros nao divulgados — os especialistas acreditam no potencial de crescimento de novas modalidades de transporte em todo o mundo porque as pessoas estao dispostas a mudar mas a mudança apesar de ser uma caracteristica humana nao e o nosso estado normal estamos dispostos a mudar quando nao estamos satisfeitos sem o contexto que aponte a insatisfaçao das pessoas como os especialistas e analistas chegaram a conclusao de que motoristas deixarao de dirigir e passageiros de onibus irao em busca de outras modalidades de transporte nao parece estranho que as perspectivas sobre o transporte do futuro nao considerem os anseios das pessoas ok sabemos que elas querem mudar mas por que querem mudar quais os motivos sera que so existe uma soluçao para estes anseios da populaçao [caption id= attachment_251767 align= aligncenter width= 985 ] finja surpresa quanto menos motorizado menos satisfeitos por que sera [/caption] sera que um motorista quer deixar seu carro porque ele acha o carro caro demais sera que ele acha que seu carro destroi o meio ambiente ou ele acha que perde tempo demais no transito ele continuaria disposto a mudar seu meio de transporte se em vez de perder 1 hora no deslocamento para o trabalho gastasse apenas 20 minutos o mesmo vale para o passageiro do transporte coletivo qual o motivo da insatisfaçao superlotaçao horarios distancia do ponto de onibus falta de desodorante tarados de plantao sao perguntas quase nunca respondidas pelos profetas da mobilidade que preferem atacar o automovel o urbanismo o suposto egoismo das pessoas que optam pelo transporte individual — como se o egoismo fosse sempre uma coisa ruim [caption id= attachment_251765 align= aligncenter width= 999 ] quem disse que estar no carro e necessariamente ruim [/caption] olhando mais adiante o estudo fala que 39% dos motoristas vao ao trabalho sozinhos em seus carros parece um numero alto nao mas 39% significa que a cada 100 carros que saem das garagens diariamente 39 tem apenas uma pessoa e 61 tem duas ou mais isso significa que estes 39 motoristas poderiam estar em um onibus significa mas tambem significa que eles podem se inscrever em um programa de caronas pagas e passar a levar um passageiro diariamente so que a soluçao nao sera encontrada com especulaçoes — especialmente sobre sistemas teoricos nunca testados anteriormente ela sera encontrando pela pergunta fundamental por que estes 39 motoristas saem sozinhos em seus carros por que eles nao tem um passageiro por que eles nao optaram pelo transporte coletivo talvez a pergunta nao seja feita por uma razao muito simples ela individualiza as causas como atender 39 interesses diferentes com uma unica soluçao — que e a proposta de todo grande projeto visionario para a mobilidade voce vai obrigar as pessoas a desejarem a mesma coisa vai proibir uma pessoa de ter preguiça de caminhar se esse for o caso vamos obrigar as pessoas a fazer o que elas nao gostam em nome de uma utopia nao obrigar nao mas vamos convence las de que seu comportamento e socialmente inaceitavel e sem que elas percebam vamos taxa la por querer ficar presa no transito do centro da cidade em horario comercial vamos tributar seu carro para que ele se torne tao caro para que voce decida compra lo somente em caso de extrema necessidade vamos proibir as pessoas terem vagas de garagem em suas casas vamos fingir que todos querem morar em apartamentos empilhados em dezenas de andares proximos as linhas de onibus e estaçoes de metro e que ter uma casa em uma rua pacata no suburbio e uma ma ideia e vamos fingir que esse empilhamento de gente perto dos corredores de transporte e sustentavel vamos considerar o transporte individual o grande vilao da qualidade de vida — ainda que ele traga um pouquinho de qualidade para cada pessoa que optou por ele vamos basear nosso futuro em abstraçoes e estatisticas sem nexo causal como estudantes do ensino medio sem saber como usar calculadoras na prova de matematica iremos modificar nossas cidades nossa mobilidade em nome de um bem estar que na melhor das hipoteses ira elitizar o transporte individual e ira limitar a liberdade das pessoas em usar o proprio tempo viveremos em um mundo melhor mas melhor para quem
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