nas ultimas semanas a ferrari anunciou que aproveitaria a quarentena para criar uma especie de remake ou sequencia para c etait un rendez vous usando uma sf90 e charles leclerc no principado de monaco e isto reacendeu o interesse de muita gente agora que o video foi revelado esta e uma boa oportunidade para falar do original e tambem para dar nossos 2 cents sobre o remake c etait un rendez vous lançado em 1976 e um curta metragem feito apenas com um carro ou dois se formos detalhistas uma camera e muita sensibilidade o bastante para ser considerado por milhoes de entusiastas a mais iconica ou mesmo a melhor produçao cinematografica sobre carros ja feita e e mesmo surpreendente o quanto ha para falar de um curta metragem de pouco mais de oito minutos mas para se ter uma ideia as criticas sao impecaveis jeremy clarkson ja disse que e o melhor filme de perseguiçao do mundo — melhor ate mesmo do que o proprio bullitt mesmo que nao seja uma perseguiçao c etait un rendez vous e um filme minimalista as ruas de paris com seus carros pessoas e belas construçoes sao tomadas pelo ronco incontrolavel de uma ferrari 275 gtb por volta das 5 30 da manha da para ver que o motorista sabe se virar ao volante de um carro rapido com um ronco destes a centimetros dos ouvidos em plena decada de 1970 quando crianças viajavam de pe no chiqueirinho dos fuscas e cintos de segurança eram considerados muito mais uma incomoda sugestao do que um equipamento fundamental para se manter vivo daria para entender se o dono da ferrari quisesse apenas aproveitar o transito menos intenso das primeiras horas da manha para curtir seu esportivo italiano ele dirige na contramao desvia de veiculos vindo no sentido contrario fura sinais vermelhos e percorre vias de mao unica pelo lado errado a unica trilha sonora e o ronco do v12 e muitas vezes mal se pode ver o cenario que se torna um borrao em alta velocidade os sete minutos passam rapido mas ao fim do video voce consegue soltar a respiraçao quando ve que sao e salvo o rapaz consegue encontrar a garota afinal era um encontro e o que significa o titulo do filme em traduçao direta https //www youtube com/watch v=zbxyjpqzteg o percurso começa em um tunel na boulevard peripherique e segue por diversos pontos turisticos importantes da capital francesa como a praça charles de gaulle a praça da concordia com seu obelisco a avenida de l opera o famoso teatro palais garnier o arco do triunfo e finalmente a praça da basilica do sagrado coraçao considerando a duraçao do video e a extensao de exatos 10 6 km do percurso reproduzido no mapa abaixo e possivel afirmar que a velocidade media do carro era de aproximadamente 80 km/h nao faltam ocasioes em que uma tragedia parece prestes a acontecer e a gente começa a se perguntar o motivo de tanta urgencia era um encontro e quando ja esta quase amanhecendo a ferrari estaciona em frente a um passeio com a basilica do sagrado coraçao de paris ao fundo uma garota loira vem subindo as escadas e o motorista apressado vai ate ela os dois se abraçam era um encontro agora estamos falando de uma obra de ficçao e isto significa que nem tudo e como parece na tela primeiro — talvez voce ja saiba disso mas nao custa relembrar — o carro nao era uma ferrari 275gtb claro o ronco que se ouve e do v12 de 3 3 litros e quase 300 cv do esportivo italiano reduzindo marchas da ate para escutar o punta tacco as vezes e acelerando a ate mais de 200 km/h em determinados momentos mas o carro que percorreu loucamente as ruas de paris em 1976 era outro um mercedes benz 450sel 6 9 bem mais macio que uma ferrari com sua suspensao autonivelante controlada por um sistema hidropneumatico seria uma boa soluçao para deixar a camera mais estavel na hora de filmar o sleeper alemao ja apareceu aqui no flatout quando fizemos uma lista com os melhores sedas esportivos de todos os tempos seu motor v8 m100 de 6 9 litros — derivado daquele usado na limusine ultra luxuosa 600 grosser — desenvolvia 290 cv e 55 9 kgfm de torque aliado a uma caixa automatica de tres marchas o v8 era capaz de levar o seda alemao de quase duas toneladas aos 100 km/h em apenas sete segundos o que e uma bela marca para um carro enorme lançado em 1975 alias isto significa que o mercedes havia acabado de ser lançado quando c etait foi gravado e era mais do que habilitado para interpretar uma ferrari na telona a proposito a ferrari que cedeu a voz para o filme pertencia ao proprio diretor claude lelouch assim como climb dance c etait un rendes vouz faz parte do genero cinema verite que como o nome diz consiste em documentar a realidade de forma artistica e provocadora fazendo uso de angulos ousados trilha sonora envolvente e pouco ou nenhum dialogo no making of abaixo lelouch explica um pouco sobre o processo de filmagem do curta e esclarece alguns misterios https //www youtube com/watch v=xorlgu qkpg alem de dirigir o filme lelouch fez questao de tambem dirigir o carro como voce deve ter suspeitado tudo foi feito de forma independente e para quem nao notava a camera enorme no para choque do carro se tratava apenas de um maluco acelerando um mercedes as 5 30 da manha no centro de paris dois amigos de lelouch se posicionaram nos pontos mais criticos do trajeto para avisar o diretor pelo radio caso ele precisasse reduzir a velocidade so que os radios nao funcionaram e em um golpe de sorte todos sairam inteiros da produçao e quem e a garota a atriz gunilla friden que na epoca era namorada de lelouch e recebeu apenas a instruçao de esperar na basilica e aparecer quando ele chegasse c etait un rendez vous atravessou decadas um tanto desconhecido pelo grande publico isto mudou em 2003 quando o documentarista richard symons conseguiu convencer lelouch a recuperar o filme de 35mm cuja capacidade de armazenamento foi o que limitou a duraçao do curta e remasterizar a obra e permitir que a companhia de symons a spirit level films a distribuisse em dvd pouco depois a banda escocesa snow patrol pediu permissao a spirit level para utilizar imagens de c etait un rendez vous no clipe de open your eyes single do album eyes open lançado em maio de 2006 https //www youtube com/watch v=fk1q9y6vvy0 foi a primeira vez que lelouch permitiu que trechos de sua obra fossem usados comercialmente o que acabou apresentando o famoso curta metragem a toda uma nova geraçao e graças a internet o processo continuou pelos anos seguintes e ate deu origem a dois remakes feitos recentemente com duas abordagens distintas c etait un rendez vous recriado o primeiro remake foi feito pela ford com o mustang em 2017 usando o entao novo mustang de sexta geraçao para homenagear os 40 anos do curta original foi uma recriaçao honesta a produçao em si foi fiel contando apenas com o ronco do motor como trilha sonora e o roteiro e o mesmo o carro atravessa paris em alta velocidade e no final descobrimos que o motorista e uma garota apressada para encontrar seu namorado https //www youtube com/watch v=4vv mt5ct_o o toque high tech ficou por conta do uso de uma camera de 360° que filma em resoluçao 4k e possivel girar a camera em tempo real e o resultado e interessante apesar de curto tres anos depois temos a versao oficial da ferrari que ganha pontos por usar uma ferrari como protagonista e desta vez foi realmente a sf90 seu primeiro hibrido plug in apresentado em maio de 2019 o carro usa um v8 biturbo de 3 9 litros mais tres motores eletricos para entregar 1 000 cv e ainda pode rodar so com eletricidade alem disso foi o proprio claude lelouch quem dirigiu o novo curta contudo nao ha muito mais o que elogiar na produçao se o fato de o diretor do original dava a esperança de vermos uma sequencia digna a obra prima o que se tem e pouco mais que uma campanha publicitaria glorificada a ferrari decidiu investir mais na produçao em vez da atmosfera caseira e proibida que fez tao bem ao original o que se tem e um curta feito com varias cameras em um principado de monaco vazio por conta da pandemia em vez da historia subjetiva do classico que te mostrava apenas a pressa do rapaz e a alegria do encontro deixando todo o resto para nossa imaginaçao o remake da ferrari tenta contar uma historia mais elaborada que envolve uma florista uma carona ao principe albert ii e o piloto charles leclerc recebendo dois buques o principe entao saca o celular e tira uma foto do casal enquanto os funcionarios do hotel onde o percurso termina assistem tudo e aplaudem tudo no momento exato e tudo extremamente bem feito talvez ate demais ao ponto de ficar evidente que e tudo coreografado sabemos que e mas este nao e o ponto o ponto e que nao deveriamos perceber mesmo sabendo https //www youtube com/watch v=7nftmtx5n_a nem mesmo a tipografia retro e a trilha sonora epica inspirada nos filmes de james bond ajuda na verdade sao elementos que parecem deslocados e a trilha sonora domina tudo deixando apenas alguns segundos de ronco de motor puro quando finalmente podemos ouvir o v8 sozinho ele esta baixo demais de qualquer forma a ferrari usada no filme sequer e a ferrari certa se tivesse realmente se empenhado em homenagear c etait un rendes vouz a fabricante italiana poderia ter usado a 812 superfast por exemplo assim como a 275 gtb ela e um cupe com um v12 naturalmente aspirado na dianteira e seu ronco a mais de 8 000 rpm certamente faria mais bonito desde que nao fosse apagado pela musica e claro o curta poderia ter seguido de forma mais fiel a formula que lelouch empregou em 1976 em vez de tentar inovar demais com multiplos angulos de camera e a presença de um principe apenas uma camera pendurada na frente do carro um abraço no final e boa pilotagem por parte de leclerc seria algo mais honesto e ainda custaria bem menos nesse caso em especifico inovar nao era uma boa ideia mas certamente os executivos e membros do departamento de marketing de maranello tiveram mais do que um dedo na produçao e isto acabou engessando o produto final fica claro que o principal objetivo de le grand rendes vouz nome do filme da ferrari e cumprir um papel publicitario usando a presença do diretor lelouch e o throwback a decada de 1970 como chamarizes o que se recebe porem e uma produçao substancialmente diferente do original e sem metade do charme uma oportunidade perdida
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.