FlatOut!
Image default
Car Culture FlatOut Revival

Por que o Alfa Romeo 155 DTM tinha o escape virado para o alto?

Com 38 vitórias no DTM, o campeonato alemão de carros de turismo, o Alfa Romeo 155 DTM certamente assegurou seu lugar entre os carros de corrida mais fodásticos do mundo. Mas ele tinha um detalhe que talvez você tenha deixado passar: quatro saídas de escape na traseira, todas apontadas para cima. Mas por quê? Antes de explicar, porém, talvez seja uma boa ideia revisitar brevemente a história deste italiano infiltrado entre alemães. O Deutsche Tourenwagen Meisterschaft original começou em 1984 e foi disputado até 1996 (rebatizado como ITC nos últimos anos). De início, todas as corridas aconteciam em circuitos da Alemanha, como Hockenheim e Nürburgring Nordschleife, mas não demorou para que etapas passassem a acontecer em outros países europeus e, mais tarde, no resto do mundo — em autódromos consagrados como Suzuka, no Japão, e Interlagos. https://www.youtube.com/watch?v=JvO_7rFZqj0 O DTM começou aproveitando as regras do Grupo A da FIA, que permitiam o uso de freios ABS, tra�