com 38 vitorias no dtm o campeonato alemao de carros de turismo o alfa romeo 155 dtm certamente assegurou seu lugar entre os carros de corrida mais fodasticos do mundo mas ele tinha um detalhe que talvez voce tenha deixado passar quatro saidas de escape na traseira todas apontadas para cima mas por que antes de explicar porem talvez seja uma boa ideia revisitar brevemente a historia deste italiano infiltrado entre alemaes o deutsche tourenwagen meisterschaft original começou em 1984 e foi disputado ate 1996 rebatizado como itc nos ultimos anos de inicio todas as corridas aconteciam em circuitos da alemanha como hockenheim e nurburgring nordschleife mas nao demorou para que etapas passassem a acontecer em outros paises europeus e mais tarde no resto do mundo — em autodromos consagrados como suzuka no japao e interlagos https //www youtube com/watch v=jvo_7rfzqj0 o dtm começou aproveitando as regras do grupo a da fia que permitiam o uso de freios abs traçao integral e babas eletronicas como controle de estabilidade — tres tecnologias que haviam sido banidas da formula 1 contudo eles deveriam ser baseados em modelos que eram vendidos ao publico — diferente da dtm de hoje que usa bolhas parecidas com as dos carros que estao nas ruas porem com uma estrutura de composito semelhante a dos monopostos mais rapidos do mundo o alfa romeo 155 dtm começou a competir em 1993 e mantinha as formas projetadas por ercole espada do estudio de design italiano i de a e a estrutura basicas do carro de rua bem basicas mesmo porque o regulamento era bastante permissivo e as equipes tinham liberdade para mexer em muita coisa nos carros a alfa corse equipe de fabrica da alfa romeo modificou tudo o que podia ser modificado de modo que tudo o que ha por baixo da carroceria nos da uma visao bem diferente da que estamos acostumados a ver no alfa 155 de produçao os para lamas da carroceria de plastico reforçado com fibra de carbono eram bem mais largos para acomodar os avantajados pneus slick que calçavam rodas oz de 18 polegadas a geometria da suspensao tambem teve todos os seus pontos de fixaçao repensados e a suspensao traseira era independente com braços triangulares sobrepostos os amortecedores tinham regulagem eletronica ativa que ajustava automaticamente sua rigidez de acordo com as condiçoes de pilotagem e levava em consideraçao ate mesmo a variaçao de peso do carro a medida que o tanque esvaziava o sistema de traçao integral era o chamado q4 que tinha suas raizes no lancia delta integrale e tinha um diferencial central eletronico que variava a distribuiçao do torque entre os eixos — a divisao padrao era 50 50 o cambio era manual de seis marchas no inicio da temporada mas depois foi substituido por uma caixa semiautomatica sequencial bem parecida com a dos carros de formula 1 esta fantastica obra de engenharia porem nao seria a mesma sem o motor v6 de 2 5 litros e ate 495 cv embora seu bloco fosse o mesmo do v6 dos carros de produçao todo o resto era exclusivo do carro como o sistema de injeçao direta de combustivel — e o resultado era um motor capaz de girar a ate 11 800 rpm por todas estas caracteristicas o dtm era considerado o apice da tecnologia em carros de turismo e o 155 era sem duvida o carro mais avançado no grid que tambem era dividido com bmw m3 mercedes 190e cosworth e opel calibra entre outros http //www youtube com/watch v=w0wpjpimrbe o v6 tinha um ronco maravilhoso — pudera tinha aspiraçao natural e limite de giro em quase 12 mil rpm acontece que havia uma clausula no regulamento que definia uma intensidade maxima para o ronco dos carros 98 decibeis os quatro catalisadores exigidos pelas regras da fia ajudavam nisso mas havia dois problemas um deles era a reduçao na potencia do motor e o outro o calor gerado pela tubulaçao que aquecia demais o interior e aqui começamos a responder a pergunta feita no titulo deste post mas primeiro outro video https //www youtube com/watch v=fbrvw3fndhq o livro alfa romeo 155/156/147 competition touring cars the cars development and racing history escrito por peter collins com a ajuda do engenheiro italiano sergio limone — que se envolveu pessoalmente com o projeto do alfa 155 dtm — explica a soluçao criada para contornar este problema quatro catalisadores foram posicionados abaixo do assoalho na parte traseira do carro; dois para cada bancada de cilindros parecia um forno gigante tipicas deste sistema eram as saidas de escape voltadas para cima por causa do baixo nivel de ruido permitido pelas regras do dtm esta orientaçao das saidas de escape impedia qualquer efeito espelho do ronco pelo chao de modo que pudemos fazer o carro mais barulhento possivel ainda dentro do proprio limite de ruido entao basicamente os escapes eram voltados para cima para que o ronco nao fosse refletido pelo asfalto e o carro pudesse roncar mais alto so que isso nao e tudo voce deve ter notado como o stance do 155 dtm era baixo todos os componentes do kit aerodinamico como os difusores dianteiros e as saias laterais eram bem grandes e colados ao chao isto se dava porque o regulamento definia que todos os componentes que gerassem downforce deveriam ficar abaixo do centro das rodas do carro com exceçao de um a asa traseira mas so a asa traseira nao era o bastante — e as saidas de escape voltadas para cima ajudavam nisso tambem o rapido fluxo de gases quentes expelidos em direçao ao firmamento acabava gerando downforce adicional o sistema pode ser encarado como uma versao primitiva dos difusores soprados ou difusores soprados usados na formula 1 desde a decada de 1990 e adotados e devidamente aperfeiçoados por adrian newey no red bull rb6 carro que deu a equipe do energetico seu primeiro titulo da f1 em 2010 newey colocou deu ao carro escape ovais achatadas foto acima que direcionavam os gases sobre os difusores traseiros e assim aumentavam a downforce o sistema foi usado no ano seguinte no rb7 que foi um carro dominante e venceu 11 das 19 corridas com sebastian vettel ao volante com o alfa romeo 155 dtm os pilotos italianos nicola larini e alessandro nanini venceram juntos as 38 corridas que deram ao carro seu titulo de recordista que permanece ate hoje — alem do titulo de 1993
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