por que o limao e azedo pergunta infantil nao aposto que voce vai responder que o gosto azedo da fruta se deve a sua acidez natural e provavelmente vai pensar que explicou a razao do azedume mas este e so o começo da resposta o limao e azedo porque e acido mas por que o acido e azedo e nao e doce ou amargo ou salgado ou insosso esse mesmo tipo de simplificaçao acontece quando a gente fala de fluxo cruzado por que o cabeçote de fluxo cruzado e melhor por que ele tem fluxo otimizado em relaçao aos cabeçotes de fluxo unilateral pronto explicou nada e o velho porque sim da nossa infancia agora com uma maquiagem de 5w30 e wd40 por que o acido e azedo por que o fluxo cruzado e melhor o cabeçote unilateral nao e como voce pensa para começar vamos tirar do caminho esse melhor na mecanica nem sempre existe um melhor absoluto; o que e melhor normalmente e algo mais adequado a sua aplicaçao e e por isso que os cabeçotes de fluxo unilateral com admissao e escape no mesmo lado conviveram tanto tempo com os cabeçotes de fluxo cruzado com admissao e escape em lados opostos — a volkswagen por exemplo os utilizou ate o inicio dos anos 2000 na linha gol o cabeçote unilateral contrariando a crença popular otimiza a mistura ar combustivel na camara de combustao porque o turbilhonamento do fluxo de admissao acontece no mesmo sentido que o fluxo do escape porque este acontece pelo mesmo lado do cabeçote — por isso ele se chama reverse flow em ingles fluxo reverso esse movimento em loop força a saida dos gases da queima e tambem a homogeneizaçao da mistura gas combustivel que foi formada no coletor de admissao ou carburador falando em carburador a configuraçao unilateral tambem e mais adequada a esse tipo de alimentaçao devido ao regime de rotaçoes inferior e facilidade de montagem/produçao alem disso para motores turbo sem intercooler a configuraçao unilateral tambem e mais adequada porque a saida do compressor pode ser conectada diretamente a admissao seja antes ou depois do carburador blow through ou draw trough para reduzir o tempo de enchimento do turbo o turbo lag e minimizar as restriçoes do fluxo de admissao https //www youtube com/watch v=non68lszn6c os problemas do fluxo unilateral começam a aparecer quando se deseja obter mais potencia regimes de rotaçoes mais elevados ou um sistema turbo com intercooler o maior inconveniente dessa configuraçao e a falta de espaço para usar portas e dutos de maior diametro para otimizar angulos de valvula valvulas de maior diametro e posiçao de velas alem disso quando se tem o coletor de escape entremeado ao coletor de admissao ele acaba transferindo seu calor para a admissao que diminui a densidade do ar admitido reduzindo a massa de ar admitida e por consequencia afetando o desempenho do motor pela reduçao da eficiencia volumetrica e o calor tambem afeta a temperatura geral do cabeçote o que pode aumentar a tendencia a pre igniçao e detonaçao o que limita a taxa de compressao adotada pelo projeto o fluxo cruzado a soluçao de todos estes problemas veio com a separaçao dos fluxos a admissao feita por um lado o escape feito por outro com isso a admissao deixou de ter sua temperatura elevada pelo escape tambem foi possivel usar portas e dutos mais largos permitindo um volume maior de escape e admissao — o que possibilitou a adoçao de regimes mais elevados de rotaçoes com as valvulas contrapostas tambem foi possivel usar valvulas de maior diametro e reposicionar a vela na camara de combustao mas acima de tudo o reposicionamento das valvulas permitiu adotar angulos de valvulas mais eficientes em termos de fluxo de gases e aqui chegamos a resposta la do inicio do texto por que o cross flow tem fluxo melhor o primeiro motivo sao as valvulas maiores o segundo sao os angulos das valvulas o angulo das valvulas e medido em relaçao a uma linha perpendicular ao topo do bloco do motor quanto menor o angulo desde que diferente de zero — maior poderao ser os dutos e as valvulas de admissao o que permite um maior volume de ar admitido sem necessitar um maior levante das valvulas o angulo de valvulas foi a principal modificaçao do motor volvo cinco cilindros usado na perua 855 do btcc desenvolvida por tom walkinshaw e tambem era o maior trunfo do cosworth dfv que acabou copiado pela bmw em seu m12 de formula 1 https //www flatout com br/como e por que o ford cosworth dfv se tornou o motor mais vitorioso da f1/ por ultimo no fluxo cruzado como a admissao e o escape acontecem em lados opostos do cabeçote durante o overlap das valvulas o turbilhonamento dos fluxos acontece em direçoes opostas por isso o fluxo de escape acaba aumentando a pressao negativa no cilindro que ocorre naturalmente com o pistao descendo durante o tempo de admissao como a pressao negativa aumenta ela consequentemente otimiza a admissao de ar dai tambem a necessidade de se ter valvulas em posiçao otimizada e com angulo mais adequado essa e a resposta para o fluxo de ar melhor no cabeçote de fluxo cruzado ja sobre o acido eles sao definidos como substancias que transferem ions de hidrogenio quando combinados a outra substancia os acidos portanto quando em contato com a lingua transferem seus ions de hidrogenio aumentando a concentraçao de ions na lingua esse ganho de ions estimula as papilas gustativas e este estimulo e transferido para o cortex gustativo onde e identificado como o que conhecemos como azedo
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