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Técnica

Por que o cabeçote de fluxo cruzado é melhor para motores aspirados?

Por que o limão é azedo? Pergunta infantil, não? Aposto que você vai responder que o gosto azedo da fruta se deve à sua acidez natural, e provavelmente vai pensar que explicou a razão do azedume. Mas este é só o começo da resposta. O limão é azedo porque é ácido. Mas por que o ácido é azedo e não é doce ou amargo ou salgado ou insosso? Esse mesmo tipo de simplificação acontece quando a gente fala de fluxo cruzado. Por que o cabeçote de fluxo cruzado é melhor? Por que ele tem fluxo otimizado em relação aos cabeçotes de fluxo unilateral. Pronto, explicou... nada. É o velho "porque sim" da nossa infância, agora com uma maquiagem de 5W30 e WD40. Por que o ácido é azedo? Por que o fluxo cruzado é melhor?   O cabeçote unilateral não é como você pensa Para começar, vamos tirar do caminho esse "melhor". Na mecânica nem sempre existe um melhor absoluto; o que é melhor, normalmente, é algo mais adequado à sua aplicação. E é por isso que os cabeçotes de fluxo uni